Blog sobre o futebol junior, com especial atenção aos clubes do distrito de Setúbal e aos jogadores nascidos em 1996 e 1997. Pequenas crónicas Fotos, Vídeos, classificações. Autoria de um pai, todas as opiniões são da minha exclusiva responsabilidade. jpedro.1966@gmail.com Colabore, contacte-me!
domingo, 27 de abril de 2014
Mais uma época a terminar, e agora?
Tenho vindo a acompanhar o grupo dos melhores talentos de 1997 aqui da região.
Este ano os miúdos voltaram a dividir-se por vários clubes.
A maioria foi tentar a sorte nos clubes a competir no Nacional, a maioria voltou à distrital...
Obviamente os planteis não são infinitos, os treinadores têm de fazer escolhas, a grande maioria voltou aos distritais.
Alguns tentaram clubes do Nacional e lá ficaram, como os que foram para o C. da Piedade, ou V. de Setúbal, ou Belenenses. Mas muitos voltaram para os clubes de origem. E outros ficaram nos clubes a competir no Nacional mas jogaram pouco, ou mesmo muito pouco. São opções duvidosas, mas sempre legítimas.
Dos que optaram por ficar nos clubes onde estavam há mais tempo, nem sempre foram boas as opções.
Por exemplo, os que optaram por ficar no Almada, ou no Beira-Mar... Alguns desses miúdos teriam lugar em equipas mais fortes, optaram por ficar no Almada para um campeonato razoável... Mereciam melhor.
O Almada é capaz de ficar em 3.º lugar... o Beira-Mar em 5.º lugar.
Alguns dos jogadores destes dois planteis mereciam mais... No Almada conheço uns 5 ou 6... no Beira-Mar outros tantos. teriam feito excelentes épocas noutros clubes em que estes grupos tiveram melhor coordenação, mais ambição.
Os que optaram por ficar no Corroios tiveram uma época extremamente favorável. Terá sido uma boa opção, para os que jogaram muito, que não terá sido o caso de todos, já que o plantel era muito grande...
Tenho que admitir que os miúdos que optaram por tentar a sorte no C. da Piedade e tiveram lugar no grupos dos que mais jogaram, esses optaram bem. Foi uma boa opção. Foi uma equipa que atingiu e eu diria mesmo, que superou todas as melhores expetativas.
Fizeram uma época muito boa, num campeonato nacional. E esse feito tem de ser parabenizado. Não está ao alcance de todos. A construção do grupo funcionou. Houve equipa, houve grupo, houve sucesso desportivo, qualidade de jogo.
Parabéns ao mister Ricardo Silva!
Uma excelente época para o seu CV.
--------------------------------------------
Que vai acontecer na próxima época com todos estes miúdos nascidos em 1997?
Pois, este ano vai ser interessante verificar:
Alguns, os mais fracos, desistirão. Em juniores não há equipas «B», pelo que os juvenis que sobem a juniores ou são muito bons e conseguem lugar numa equipa de miudos mais velhos, ou então têm de fazer «downgrade». Ou seja, se jogavam num Nacional, vão ter de procurar uma 1.ª distrital. Se jogavam numa 1.ª distrital, provavelmente terão de procurar um clube com menos ambições ou mesmo a 2.ª distrital.
Ora, esta realidade torna tudo muito interessante.
Ainda para mais se verificarmos o que acontece na nossa região, concelhos de Almada e Seixal:
1. Beira-Mar subiu à 1.ª Nacional. Vai jogar na mesma série de Benfica, Sporting e Belenenses.
O que é que já sabemos como realidade conhecida? Pois, normalmente os miúdos têm a autoestima em alta e acham que vão ter lugar. Muitos miúdos nascidos em 1997 vão tentar a sua sorte no Beira-Mar. Não tenho a menor dúvida. Como estou a falar de miúdos com muita qualidade, vão ser observados e ficarão nos primeiros tempos.
O que é que vai acontecer depois? A meu ver, inicialmente vão lá tentar a sua sorte uma grande parte dos melhores jogadores de 1997. Inicialmente até vão achar que vão ter sorte. Mas depois vai acontecer o que acontece sempre: Alguns jogadores dispensados do Sporting e do Benfica (nascidos em 1996, mais velhos) vão ao Beira-Mar e, obviamente vão empurrar para a lista dos dispensados esses bons jogadores de 1997.
Não esquecer que também lá vão tentar a sua sorte os melhores jogadores nascidos em 1996 de clubes como o Almada, o Piedade, o Corroios, etc etc... . Pois é... A concorrência não vai ser fácil. E há ainda aqueles que até jogaram no Vitória, no Belenenses, no Casa Pia, no Sacavenense... mas agora são de 1.º ano a coisa torna-se mais difícil...
2. O C. Piedade subiu ao Nacional. Compete na 2.ª nacional, na série sul, vai jogar contra equipas do Alentejo e Algarve, algumas de Lisboa. Se conseguir um bom plantel, pode ambicionar subir à 1.ª nacional. Tal como o Beira-Mar vai beneficiar desse fenómeno da tentativa de todos os bons jogadores. TAl como aconteceu este ano com os juvenis, vão ser mais de 50 a tentar a sua sorte... mas só vão ficar pouco mais de 20... O Fenómeno dos juvenis do ano passado vai repetir-se agora nos juniores. Tudo a tentar a sua sorte. Vão ser aos magotes...
3. Os bons jogadores de 1997 têm depois outras opções, que são as boas equipas da 1.ª distrital. Neste capítulo apresenta-se o Almada, o Charneca e os Pescadores. Estes 3 clubes vão aglomerar a grande maioria dos bons jogadores de 1997... porque, sejamos realistas, nos clubes do Nacional ficarão muito poucos com juniores de 1.º ano... Só os muito, muito bons, e provavelmente jogarão pouquíssimo. Depois só o Arrentela, ou o Sesimbra, ou os clubes do Barreiro... começa a ficar longe.
4. Depois temos a 2.ª distrital, com o Corroios, o Monte, o Trafaria, o V. Milhaços... duvido que os miúdos de quem estou a pensar vão para clubes da 2.ª distrital...
Em conclusão:
Em agosto vai ser a loucura no Beira-Mar e no C, da Piedade.Alguns até ficarão por lá mais um mês ou dois. Mas será quando vierem os dispensados do Benfica e Sporting que perceberão que vão ter de tentar a sua sorte a outro lugar...
No Almada não faço ideia o que vai acontecer.
Este ano o grupo de 1997 não foi muito acarinhado... deixou de haver grupo, muitos saíram do clube, outros desmotivaram... Sinceramente não faço a mais pequena ideia do que vai acontecer.
Os juniores vão de certeza receber muitos miúdos, numa segunda fase do início da época. Mais uma vez o Almada vai receber os dispensados dos outros clubes de Almada e Seixal...
Vai certamente fazer uma boa equipa. Mais uma vez uma equipa para lutar pelos 3.º, 4.º lugares...
Se repararem, o Almada especializou-se nos últimos anos, no futebol 11, em fazer equipas para estar ali abaixo dos que disputam os títulos. Todas as equipas a disputares os 3.º, 4.º e 5.º lugares...
Demonstra equipas com qualidade, mas mostra também uma falta de ambição e de capacidade para formar equipas ganhadoras.
A meu ver o problema está perfeitamente identificado. Falta ambição. Falta as escolhas certas. Falta dedicação. temos bons treinadores, boas condições de treino, boa organização. Mas falta a fibra dos campeões. Falta aquela vontade, aquela dedicação... não é por acaso que o Almada deixou de atrair novos jogadores ... Já não aparecem jogadores no início da época a acreditar num projeto... entram jogadores que não tiveram lugar noutro clube!
Houve em tempos uma dinâmica de atração de novos talentos. Falava-se muito do projeto Almada Geração Benfica, da organização, da fasquia elevada em termos de qualidade dos seus treinadores, da exig~encia, do rigor. Este blog foi prova disso. Eu contribuí amplamente para esse crescimento do clube.
Houve até momentos em que recebia telefonemas de inúmeros pais, havia muita gente a querer trazer o seu filho para o Almada.
Esse tempo acabou.
Uma certa arrogãncia de alguns dirigentes levou a que a maioria dos pais que se mostravam disponíveis para colaborar na formação desse novo Almada moderno, dinãmico, se afastassem... A maioria deles, tal como eu, magoados até pela forma como foram tratados...
O Almada foi-se tornando cada vez mais um clube igual aos outros. Perderam-se valores, perdeu-se a dinâmica, perdeu-se a mística de um clube que pretendia ser diferente, que privilegiava os valores aos resultados. Cometeram-se muitos erros. Demasiados erros.
O Almada passou a ser líder no futebol 7 onde continua a manter uma dinâmica muito interessante, mas no futebol11 deixou-se cair por «amiguismos», por privilegiar o amigo em vez do bom profissional... e tornou-se um clube banal, como os outros.
Pelo meio ficaram as promessas de uma direção com muita ambição mas que desistiu nas primeiras dificuldades.
Esperamos para ver o que vai ser a próxima época.
Qual a ambição. Quais as escolhas. Que projeto. Que vontade. Que dedicação.
E depois todos tomarão as suas decisões.
Uma coisa vos posso já garantir:
- Os telefones já começaram a tocar. E ao contrário dos anos anteriores em que miúdos e pais resistiam aos convites porque havia um grupo, havia um espírito, havia ali algo que nos levava a manter a identidade do grupo, tudo isso acabou... Hoje tenho a certeza que a maioria dos talentos de 1997 vão tentar outras oportunidades. Se voltarão ao Almada, não sei... alguns voltarão, certamente.
Mas outros viram um projeto que está esgotado, vão tentar a sorte noutro lado.
Em tempos cheguei a pensar que havia um grupo base, desde os infantis, que iria progredir nos vários escalões e faria sempre grandes equipas, dada a qualidade que cada um tem.
Hoje tenho a certeza que cada um irá para o seu lado... atirado para o lixo esse capital de espírito de grupo que existia:
Santana e Rafa, Mário, Leo e Gonçalo, Iuri e Varandas... Esta era a coluna vertebral de um grupo que raras vezes teve pela sua frente equipas a mostrarem melhor futebol. Bateram-se com todos os adversários de igual para igual...
Tenho a certeza que deste grupo cada um dos miúdos irá tentar a sua sorte noutros clubes!
Esperemos que todos sejam felizes e ainda joguem mais uma ou duas épocas... seja onde for!
Afinal, o importante é que pratiquem desporto e se divirtam com isso.
------------------------------------
Quanto à equipa de juvenis A da próxima época desconfio que se vai voltar a cometer um erro grave.
Como vimos, o grupo de 1998 é muito forte, tem todas as condições para fazer uma excelente 1.ª distrital e lutar para subir os juvenis do Almada ao Nacional.
Mas o que é que vai acontecer?
Pois, claro...
Os juvenis B são os miúdos que subiram os Iniciados ao Nacional. Habituados a ganhar muito mais do que a perder, os miúdos não vão querer disputar uma segunda distrital numa equipa B, então vai cair-se novamente na tentação ( e erro...) de meter miúdos mais novos a jogar na equipa A. E com isto mais uma vez se vão estragar duas equipas...
Pior ainda se o treinador da equipa A de juvenis for o mesmo que treinou nos últimos estes miúdos mais novos, nascidos em 1999... Como é natural, há uma tendencia para se preferir os miudos que se conhece, a outros que não se conhece bem...^
Os erros dos jogadores que conhecemos bem perdoamos facilmente e nem sequer apontamos as falhas, os erros dos mais velhos parecem-nos imperdoáveis e somos implacáveis a corrigi-los, sistematicamente... O que é que acontece, os mais velhos desmotivam, percebem, que há diferenças de tratamento... perdem a auto-estima, deixam de jogar, desistem ou mudam de clube...
Estamos fartos de ver este filme... mas no Almada parece que nunca ninguém tira lições dos erros cometidos... a história repete-se, ano após ano...
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Não posso deixar de dar os mais sinceros parabéns ao C. da Piedade.
Na verdade, no espaço de dois anos... sem grandes conversas, sem grandes anúncios ou promessas, foram a par e passo construindo boas equipas e hoje têm todas as equipas de futebol 11 nos campeonatos Nacionais...
Apenas os Iniciados fizeram uma época desastrosa e vão descer de divisão... acontece!
De resto, juvenis, juniores e seniores estão ao mais alto nível.
O treinador (esta ficará na história do clube e será sempre apontado como o exemplo de decisões erradas...) que o Almada demitiu quando tinha os juniores do Almada em 1.º lugar há duas épocas... mudou-se para o Piedade e garantiu a manutenção dos juvenis no nacional e este ano pegou nos juniores e fez uma época fabulosa fazendo subir a equipa ao nacional.
Um erro crasso.
Não saber ver quando se tem à frente um bom treinador... é incompetência!
Estas épocas que passaram voltei a ver erros destes. Bons treinadores afastados... sabe-se lá porquê. Parece que só os amigos de longa data, aqueles com quem os dirigentes fazem vida familiar, só esses contam.
Os outros... podem ser excelentes... mas relegados para segundo plano!
Azar.
Porque a competitividade não se compadece com amiguismos.
O rival do concelho, o C. da Piedade evolui ano para ano... O Almada, o mesmo que tinha um grande projeto, uma ambição, um «sonho», pois esse Almada continua ano para ano a marcar passo...
É hoje conhecido pelo clube dos 3.ºs lugares...
Sempre afastado das subidas de divisão, mantém equipas de qualidade, mas comete erros atrás de erros... Os campeões não podem cometer erros. Tem de haver um cuidado extremo nos pormenores. E se falamos de clubes amadores, é fundamental a ajuda de pais e amigos, todos a lutarem por um objetivo.
Mas no Almada isso não acontece. Os pais só interessam para transportar miúdos e pagar equipamentos, inscrições etc... De resto, são olhados de lado.
Ora, a arrogância paga-se caro.
Paga-se com incapacidade de evoluir.
Fica-se a marcar passo...
---------------------------------------------------------------
Mas não me interpretem mal, eu falo assim do Almada porque já conheço o clube há 6 épocas... é muito tempo.
Eu também sei o que acontece nos outros clubes.
E sim, há muito, mas muito pior.
Dentro do que conheço, o Almada é ainda assim dos clubes com melhor organização, melhores condições, melhores treinadores.
Só tenho pena... porque podia estar ao nível dos melhores, caso tivesse seguido a estratégia planeada mas sem arrogâncias, contando com o apoio de muitas pessoas que conheço, cheias de qualidades, cheias de vontade, de empenho...
Mas não.
Pessoas que conheço que se fartaram ao longo dos anos de dar muito de si pelo clube são tratados abaixo de cão... Pessoas que foram responsáveis pela formação de grandes equipas, anos e anos a cativarem novos talentos para o clube, são depois tratados como se fossem lixo... Ora, a ingratidão também se paga caro!
Tenho muita pena.
O projeto que me levou ao Almada em 2008... Hoje, em 2014 podia ter o Almada ao nível de um Belenenses, de um Sacavenense, de um Casa Pia... um clube com todos os escalões no Nacional e a bater-se com as melhores equipas do país em todos os escalões...
Infelizmente, passaram-se 6 épocas e o que vejo é o inverso... um clube a morrer ano para ano...
Grandes investimentos no futebol 7, onde se vão buscar elevadas receitas (os pequeninos pagam mensalidades elevadas) e um desinteresse e manifesto desinvestimento no futebol11.
Esquecem-se é de um aspeto básico: é que a formação é fundamental, mas se não houver equipas competitivas no futebol11, estará a formar miúdos para os outros clubes, porque eles chegam aos Iniciados, Juvenis e Juniores e fogem para outros clubes...
Não sei porquê, mas desconfio que esta época que vem todos os maiores talentos nascidos em 1997 e em 1998 vão saltar para clubes vizinhos... é só um pressentimento que tenho do que tenho ouvido.
sei que haverá quem pense que por ter uma excelente equipa de 1999 vai conseguir fazer subir todos os escalões com aquele grupo... Pois, é possível. Mas pode ser que não... Pode ser que essa aposta num único escalão, só porque é treinado por um elemento da direção dol clube seja um tiro pela culatra...
Nunca acreditei em projetos que se centram numa pessoa. Tanto no Desporto como nas Empresas, é o coletivo que faz a diferença. É o esforço de muitos em prol de um objetivo que consegue resultados.
Mas há pessoas que têm um ego hiper-valorizado que acham que conseguem tudo sozinhas...
Cá estaremos para ver.
Para já, o que temos visto no futebol11 tem sido um desastre...
E é pena.
Havia tanto potencial para se ir tão longe...
É mesmo pena!
.-------------------------------------------------------------------------
SEJAMOS JUSTOS;
O ALMADA DE HOJE NÂO TEM COMPARAÇÂO AO ALMADA DE 2008
Quando em 2008 levei o meu filho do Charneca para o Almada, o clube era isto:
- Todas as equipas de futebol 11 na mais baixa das divisões, na 2.ª divisão distrital... Se houvesse 3.ª ou 4.ª divisões seria aí que estaria o Almada...
- No futebol7 havia vários escalões sem equipas. Por exemplo, o meu filho quando entrou era Infantil B mas fez a época nos Infantis A... Numa equipa que tinha metade de miudos infantil B a jogarem no escalão acima... Pois é. Não havia miúdos suficientes para inscrever duas equipas de infantis. (hoje há 4 equipas a competir nos infantis...)
- Escolinhas acho que havia também uma única equipa.
- Os iniciados, juvenis e juniores competiam para fim da tabela...
- Os seniores era basicamente uma equipa para levar alguns dirigentes a almoçarem fora... aquilo era mais para o convívio.
- O bar era uma coisa muito primitiva, velha, sem condições... bebia-se vinho ao balcão e pouco mais. (hoje o clube tem 3 bares, 2 em cima no Campo n.º1 e outro pequeno no campo n.º2)
- O campo n.º 2 era de terra. As balizas ferrugentas. só se podia jogar futebol7 lá em baixo (hoje tem um sintético e joga-se futebol11 tb lá em baixo - já há balneários lá em baixo)
- Os caminhos eram todos em terra. Hoje está tudo empedrado.
- A pala da bancada central era uma estrutura em risco. Hoje é uma estrutura nova.
- EM 2008 praticamente não se viam miudos no complexo desportivo, hoje treinam futebol mais de 300 miudos...
Hoje o Almada é um clube completamente diferente. Tem treinadores de qualidade, tem boas condições de treino (um relvado e um sintético - quantos clubes no distrito têm dois campos de treino de futebol11?) tem uma boa organização.
Tem grande sucesso no futebol7, está entre os 3 melhores clubes do distrito.
Hoje o Almada «cede» anualmente mais de uma dezena de miúdos para clubes grandes, Benfica e Sporting...
Hoje o Almada é um «produtor de talentos».
Fez tudo bem na formação.
Soube criar a estrutura, a organização, econtrar bons treinadores, bem formados e tem conseguido excelentes resultados.
Qual é o problema ?
O problema é que o Almada «exportar» miúdos de 10/11 anos para o Benfica e Sporting não tem qualquer vantagem nisso. Esses miúdos passarão a ser resultado da formação das academias dos grandes.
O Almada ganhava «nome» se «exportasse» jogadores nos escalões de iniciados, juvenis, juniores, seniores...
Aí sim, ganhava nome, e ganhava dinheiro!!!
Ou seja, um grande investimento no futebol7 sem investir no futebol11 é um absurdo, um desperdício de energia e recursos. É oferecer aos grandes o seu suor, sem qualquer vantagem de retorno.
Há anos que andamos a ver isso... há anos que esperávamos que o Almada investisse nas equipas de futebol11...
Incrivelmente, ano para ano as coisas têm piorado...
Este ano o Almada tinha todas as condições para fazer subir ao Nacional os juvenis...
Foi incapaz, por incompetência!
No ano passado podia tê-lo feito em juvenis A e também em juniores... mais uma vez, erros atrás de erros...
Desconfio que para o ano que vem será tudo igual...
Entretanto, quando foram as eleições a lista da direção tinha muitos «doutores», muita gente formada que apresentava promessas de grandes patrocínios, grandes parcerias com grandes empresas...
Não se vê nadinha!
Nadinha mesmo!
Um bluff completo...
Havia promessas de organização de um grande torneio que deixasse uma marca, um torneio com grandes equipas... nadinha... Mas outros clubes estão a ocupar esse lugar! Este ano até o Charneca organizou um excelente torneio de juniores...
O Almada fica a ver passar navios...
Organizar um grande evento desportivo: nadinha
Maiores sinergias entre o futebol e o andebol... nadinha!
É pena...
-------------------------------------------------------------------------------
quinta-feira, 17 de abril de 2014
As minhas desculpas aos seguidores...
Lamento não ter acompanhado a realidade desportiva nos últimos dois meses.
Problemas de saúde de um familiar, obrigaram-me a focar no que é verdadeiramente importante.
Pode ser que ainda venha a fazer um balanço da época em breve, talvez...
Problemas de saúde de um familiar, obrigaram-me a focar no que é verdadeiramente importante.
Pode ser que ainda venha a fazer um balanço da época em breve, talvez...
Subscrever:
Mensagens (Atom)