sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Prospeção, recrutamento de atletas, queres ser «olheiro» do Almada?

Mais um sinal de que o Almada pretende passar para outro patamar.
de facto, um clube com uma excelente formação, que começa a ter agora os resultados do bom trabalho feito nos últimos anos, tem agora de dar o salto para uma estrutura organizativa capaz de sustentar e fazer crescer o projeto.

Sem uma boa raiz... a árvore cresce, cresce... e a dada altura parte-se e cai...

É fundamental que o Almada tenha um conjunto de pessoas qualificadas para observação de jogadores.

Como clube que pretende ser a referência do distrito, tem de ter referenciados todos os maiores talentos da região.
Tem de ter a capacidade de os identificar, de os caracterizar, de os convidar, de lhes explicar qual é o projeto do Almada.

Em termos de multimédia e informática (confesso que não sei em concreto qual é a ideia da direção do clube) julgo que se pretende uma mais presente divulgação das atividades do clube.

Vivemos na geração da informação, da banda larga. Hoje a informação corre o mundo à velocidade da luz... pelas redes sociais, os emails, os blogues, os sites, nos smartphones, nas Tablets... nas televisões interativas...

Em todas essas plataformas o Almada tem de estar presente.

E estar presente não é aquilo que vemos em dezenas de clubes...  informação desatualizada... sites sem qualidade, sem informação...

hoje em dia os sites só vivem com informação atualizada.

O Almada tem de ter a capacidade de, organizando um torneio, ter o resultado dos jogos nos 30 segundos seguintes...

Nas 2 horas seguintes tem de ter fotos desse jogo... no fim do dia tem de ter vídeos do jogo...

Tem de ter a capacidade de criar plataformas interativas...

Porque não ter o relato ao minuto de cada um dos jogos dos seniores? Como se faz em tantos sites?


E porque não rentabilizar e satisfazer a vontade de tantos pais e operacionalizar um processo de produção e venda de fotos e vídeos de cada escalão?

Eu, por exemplo, filmo todos os jogos dos juvenis B.
Não me importo de garantir que no 1.º treino da semana entrego no clube um DVD com o filme do jogo da semana.

O Clube deveria ter capacidade para fazer cópias, umas capinhas todas catitas e vender aos pais.
Qual é o pai que não dá uns 10 euros por um vídeo do jogo em que o filho participou, para ver em casa???
Contas de cabeça: Imaginem que dos 18 jogadores convocados, 10 pais querem coleccionar semanalmente o vídeo do jogo do filho?
Pois, são 100 euros por semana... Quanto é que se gasta em DVD's e capas? Sei lá, talvez 10 euros... Lucro para o clube? 90 euros...

E fotos?
Só no nosso grupo já vi 3 ou 4 pais com boas máquinas fotográficas. Se cada um deles deixar no clube um CD com as fotos... havia no clube um espaço para ver no computador... os pais escolhiam as fotos, o clube mandava imprimir e vendia com margem de lucro???

Tudo isto são possíveis fontes de receita que se conseguem apenas com a boa vontade de pessoas que queiram ajudar o clube. E há tantas...









NOVIDADES??? Já temos diretores nos JUVENIS B

Foram hoje apresentados os diretores dos juvenis B.

O Nuno Morais mantém-se com o grupo e entrou agora o Jaime Vilarigues.
 Com dois diretores, embora nenhum deles tenha toda a disponibilidade do mundo, será mais fácil gerir as questões administrativas e práticas do grupo. Para nós, pais, é mais uma prestimosa ajuda, mais uma pessoa com quem podemos contar para tudo o que tem a ver com o grupo.

 Obrigado Jaime, obrigado Nuno! 


Soube também que hoje iniciou-se o novo treinador-adjunto que vai acompanhar o mister Emanuel Mesquita no grupo dos juvenis B. Soube ainda que não se vai ficar por aqui. Vai haver ainda um terceiro treinador-adjunto para o grupo, para além de um treinador de guarda-redes. 

Passadas duas semanas de treinos, que posso dizer? 



Por motivos profissionais não me foi possível ver nenhum treino, mas sei que têm aparecido muitos miúdos à experiência. Tal como esperávamos, não apareceram nenhumas «estrelas», mas soube que no grupo dos miudos que nos estão a acompanhar nestas semanas há vários com talento e com possibilidades de incorporarem o nosso grupo de trabalho.

 Sei também que a direção do Almada fez convites a vários miúdos (1997) talentosos de outros clubes, alguns disseram ter já tomado decisões quanto a ficar noutros clubes, outros pediram algum tempo para decidir, agradecendo o convite. Não sei porquê, mas tenho uma fézada que ainda entrarão um ou outro bom jogador... Nesta fase das suas vidas, têm de pensar com algum futuro no horizonte.

 No Almada, o projeto é a pensar no futuro. Daqui a 2 ou 3 anos ter todo o futebol11 no Nacional não me parece que seja um sonho absurdo... eu diria mesmo que é capaz de ser uma previsão com muita razoabilidade. 

Basta olhar para trás, para a evolução da qualidade dos vários grupos. Basta notar que as equipas têm vindo a ganhar qualidade ano para ano, e, ao mesmo tempo, a atrair jogadores com qualidade. Sabemos que enquanto não há equipas do Almada  no Nacional há muitos bons jogadores que preferem tentar outros clubes que jogam no Nacional. É da vida... não há nada a fazer!

 Mas tudo vai mudar! Imaginem que na época que vem 2 dos 4 escalões de futebol11 entram no Nacional? Já estão a ver o que vai acontecer no ano seguinte? Pois...  vão fazer fila para tentar a sua sorte... 

Eu não sei se este ano vamos receber mais miúdos com talento, eu acredito que ainda possa surgir um ou dois (De notar que a maior parte dos clubes só vão começar os treinos nesta semana que vem - ou seja, só agora os miúdos vão perceber se estão interessados em ficar no clube onde estão, ou se querem mudar) 

Certo certo é que, para já, do nosso grupo do ano passado não saiu ninguém e isso só demonstra uma coisa: O Almada pode ter os seus problemas, como todos os clubes têm, mas a verdade é que temos ali um grupo com muito valor e ninguém sentiu que poderia mudar para melhor. Ou seja, o Almada continua a ser uma boa opção para os miúdos de 1997. Boa formação, boas instalações, bom projeto, um clube em crescimento. Bom ambiente. 

Tudo isso conta!

 Terminámos a época com 22 jogadores, alguns (poucos) jogadores ainda não apareceram, ou têm aparecido pouco, mas já entraram novos uns 7 ou 8...


Quanto à polémica dos Juvenis A, a dúvida que tem atormentado muitas cabecinhas, de pais e filhos...

  «será que vou jogar na equipa A?», ou «será que vou jogar na equipa B?»...


 Bem, a verdade é que alguns aspiram a jogar na equipa A, outros aspiram a jogar na equipa B... na certeza que uns acham que por jogarem na «A» são melhores que os outros (nada mais errado... não passa de especulação... e alguma vaidade... que nestas idades não interessa para nada... sinceramente...) e outros preferem jogar na «B», porque o que querem é jogar, jogar muitos minutos, e sabem (têm olhos na cara) que na Equipa B vão jogar muito mais...


Acontece que algumas pessoas pensarão que a equipa técnica dos Juvenis A escolherá alguns miudos de 1997 para integrarem aquele grupo, e que esses miúdos irão de malas e bagagens para a «A», farão parte daquele plantel... e depois... nem querem saber dos destinos da equipa «B»...

Estão entre os mais velhos, entre os melhores... e isso deixa-lhes o ego preenchido!



  Pois, eu confesso que não tenho nenhuma informação oficial, mas aquilo que ouvi de alguns responsáveis do Clube, e não é de agora, terá sido uma determinação superior da direção do clube, e que não é nada disso.

 Equipa «A» tem jogadores de 1996
 Equipa B tem jogadores de 1997

Se a equipa técnica do grupo A precisar de miudos da B, é normal, vai buscá-los.

 Semana a semana vai pedindo este, aquele e aqueloutro jogador...
  Numa semana podem ser estes 3, na outra semana serão outros 2... noutra já serão 4...

E será assim ao longo da época. Imagino que um jogador da equipa B que esteja a sobressair muito, seja nos treinos, seja nos jogos, que o mister da equipa A queira levar esse miúdo numa semana para a sua equipa.
Normal. Premiar os bons, aproveitar os que se destacam para uma equipa mais competitiva? normal...



 O que não me parece que fizesse qualquer sentido era que a equipa tecnica do grupo de 1996 sacasse 3 ou 4 miúdos de 1997 para o seu grupo...  logo no início da época, com intuito definitivo.

Basicamente, para passarem (a maioria d') os jogos no banco à espera de uma oportunidade...

 O normal é que vão à equipa A, sim, e muitas vezes para o banco, mas pontualmente...



Ir à equipa «A» deveria ser não apenas para colmatar falhas no plantel do grupo superior, mas também para premiar jogadores que se empenham no trabalho do dia-a-dia dos treinos.

 Lugares cativos... a meu ver... não seria vantajoso para ninguém!


 SOube, no entanto, que em apenas pouco mais de uma semana de treinos, o grupo de 1996 já identificou uns 4 ou 5 miudos talentosos que deverão integrar o grupo.

2 vieram do Sesimbra, 1 do Beira-Mar e os outros confesso que não sei.

 Soube também que deverão surgir esta semana mais dois jogadores convidados para o Almada...

 Ou seja... assim, em duas semanas, o plantel de 1996 já deverá andar próximo dos 16 ou 17 jogadores...

Parece-me que o trabalho está a ser bem feito. Bem pensado. Mais uma vez, o enfoque na boa formação.

 Na continuidade dos bons modelos de formação.
E quando se trabalha assim, os resultados acabam por aparecer!

Se na época passada passámos do 5.º lugar para o 1.º lugar na formação do distrito... tenho a certeza que este será o ano da consolidação do bom trabalho.

 Acredito que os resultados vão continuar a surgir... mas surgem sem a pressão, sem a ganância, sem o «vale-tudo para ganhar»,  os resultados surgirão com a naturalidade de um trabalho que é feito a pensar na evolução dos jogadores...



Um dia destes ouvi a conversa de um pai para um responsável do Almada. Não resisto a contar-vos:

O filho tinha saído do Almada na época passada, fez o ano todo noutro clube do concelho, e agora voltou.: «Não me importo que o meu filho não tenha lugar na equipa principal, só queria que ele ficasse, porque aqui eu sei que ele vai evoluir, vai aprender... Um ano no clube «x» foi um ano perdido... não aprendeu nadinha... foi andar de cavalo para burro...»
Felizmente alguns pais sabem ver as coisas nestes termos. Por uma boa formação, nem se importa que o filho jogue pouco!


 Outros pais nem tanto...  Mas enfim! É assim a vida! FELICIDADES E UMA EXCELENTE ÉPOCA PARA TODOS!!! 
como site gratis