domingo, 7 de setembro de 2014

Nacional de Juvenis: Piedade empata pela terceira vez

Pode ver-se pelo lado negativo, é o terceiro jogo sem ganhar!
Mas também se pode ver pelo lado positivo, é a par do 1.º lugar a única equipa que ainda não perdeu!


Hoje o Piedade empatou 0-0 com o Oeiras.

Eis o relato do jornal do senhor Pina:






JUVENIS»» Cova da Piedade 0 Oeiras 0

Equipa perdeu a oportunidade de subir ao 2.º lugar

Cova da Piedade vai já no terceiro empate consecutivo

A 4.ª jornada da Série E do Campeonato Nacional de Juvenis foi dominada pelas equipas que actuaram em terreno alheio, onde apenas uma [o Oeiras, que jogou na Cova da Piedade], não ganhou.


Quem alcançou o melhor resultado foi o Lusitano de Évora que venceu em Corroios, por 5-0, depois o Imortal que ganhou em Quarteira por 3-0 e finalmente o Belenenses e o V. Setúbal que triunfaram pela margem mínima [1-0] respectivamente no Estoril e em Beja.


Em relação ao Cova da Piedade será de referir que este foi o terceiro empate consecutivo, depois da vitória alcançada na primeira jornada da competição. O resultado não foi de forma nenhuma o desejado e a exibição também não foi das melhores mas ainda assim foi a equipa que dispôs da melhor oportunidade do jogo quando já perto do final um seu jogador atirou uma bola ao poste, que lhe poderia ter dado a vitória.


O treinador da equipa, Ricardo Silva, é da opinião que este “foi um jogo mal disputado, onde o Cova da Piedade tinha a obrigação de ser superior. Tentámos jogar mas o adversário com uma excelente atitude conseguiu equilibrar o jogo. O Oeiras foi melhor na atitude. Hoje não fomos uma equipa. Ainda assim, dispusemos da melhor ocasião de golo, aos 68 minutos, quando Iuri rematou ao poste”.

Frente ao Oeiras, o Cova da Piedade alinhou da seguinte forma: Silveira; Neves (Pedro Ferreira, 60`), Kiko, Longo e Galego (Iuri, 40´); Pedro Capitão (Récio, 40`), Fran e Vasco; Carvalho, Israel e Serrano.

De salientar, entretanto, que o campeonato vai agora sofrer uma longa paragem. O regresso está marcado apenas para o dia 5 de Outubro.


Resultados e Classificação

4.ª JORNADA: Corroios 0 Lusitano de Évora 5; Estoril 0 Belenenses 1; C. Piedade 0 Oeiras 0; Quarteirense 0 Imortal 3; Despertar 0 V. Setúbal 1.

CLASSIFICAÇÃO: 1.º lugar, Belenenses, 12 pontos; 2.º lugar, Estoril, Lusitano de Évora, Imortal e V. Setúbal, 7 pontos; 6.º lugar, C. Piedade, 6 pontos; 7.º lugar, Oeiras, 5 pontos; 8.º lugar, Quarteirense, 3 pontos; 9.º lugar, Despertar, 1 ponto; 10.º lugar, Corroios, 0 pontos.

PRÓXIMA JORNADA (05 de Outubro): Corroios – Estoril, Belenenses - C. Piedade; Oeiras – Quarteirense; Imortal – Despertar; Lusitano de Évora - V. Setúbal.


-----------------------------------------------------------
NOTA GERAL:


Noto com alguma pena, aquilo que começa a ser repititivo, pelo menos nas equipas da margem sul:
Equipas que sobem ao Nacional e no ano seguinte descem logo de divisão.

Isto é preocupante por duas razões: Por um lado, mostra a fragilidade das formações nos clubes. Não há grupos homogéneos. Há escalões muito bons, a baterem todos os adversários, e depois no escalão abaixo (miudos um ano mais novos) a equipa é fraquíssima.
É verdade que muitos dirigentes acham que isso não é proiiblema porque quando se sobe ao Nacional depois é fácil angariar miudos.
Basta ir à procura deles, e todos aceitam o convite, porque ficam entusiasmados de jogar num Nacional.
Pois, nada mais errado. Estão a repetir-se os casos de equipas que sobem num ano e descem no ano seguinte.
Por exemplo, este ano estou a ver a coisa muito mal para os juvenis do Corroios.
Já levam várias derrotas por cabazadas ... Isso é demolidor para os miudos. Deixa danos enormes nos miudos, ninguém gosta de participar numa equipa que só tem fracassos... Que só perde. Pior, que perde por resultados humilhantes.
Só nos anos recentes lembro-me de vários casos, o Fabril, em juvenis, que subiu e desceu. O Piedade em iniciados, que subiu e desceu.
O Corroios em juvenis... está a começar muito mal...  
Os iniciados do Almada... ainda só levam dois jogos, é muito cedo... mas são duas derrotas. Não começa bem...




Em segundo lugar, porque revela falta de planeamento. Uma equipa que está a um mês de se sagrar campeã na distrital, já devia ter feito a prospeção de todos os miudos talentosos das redondezas para garantir uma equipa de sucesso no Nacional.
Não se faz...
Infelizmente não se faz...

OS clubes continuam a trabalhar em cima do joelho e a confiar na sorte.
Não é assim que se garante sucesso!
Lamentavelmente os dirigentes dos clubes sobrevalorizam os seus clubes. Acham que ao dirigir clubes como o Almada, ou o Piedade, ou o Corroios ou o Beira-Mar...  estão a dirigir o Barcelona ou o Real Madrid.!!!! Pois, mas não estão!

Para se ter bons jogadores, não basta anunciar os dias dos treinos de captação (no caso dos juniores do Almada nem isso fazem... nem um post no facebook, nada... ninguém sabe as horas e os dias dos treinos... é lindo não é??? )

Para se ter bons planteis é preciso ir à procura dos bons jogadores. Identificá-los, contactá-los, e, o mais importante, CATIVÁ-LOS!!!
Apresentar-lhes um projeto ambicioso! Dizer-lhes que se pretende alcançar um título!
É assim que se constroem grandes equipas...

Obviamente nem todas as equipas técnicas e dirigentes desportivos têm essa capacidade!
Enquanto uns andam a multiplicar-se de campo em campo a observar jogadores, a conversar com pais, a ouvir treinadores, a falar com empresários... outros vão para a praia e metem posts no facebook ...


Eu fico completamente desolado quando percebo que há gente que vive do futebol e ainda não percebeu o essencial da coisa: EQUIPAS DE SUCESSO SÒ SE CONSEGUEM COM GRANDES GESTORES DE PESSOAS!

Continuam muitos a cair no engodo dos «grandes» treinadores que não conhecem jogadores, que não vão ver jogos, que não tentam captar talentos...  Depois querem milagres??







Sem comentários:

Enviar um comentário