Um jogo em fim de semana de temporal.
Um jogo com um plantel comprometido com vários jogadores fragilizados.
Havia vários fatores para este jogo correr mal.
O adversário - Arrentela - tem vindo a moralizar. Nas últimas jornadas tem feito bons jogos. Na semana passada vencera em Pinhal Novo por 2-1 depois de estar a ganhar 2-0...
Ou seja, tudo apontava para um jogo difícil.
E foi.
Um empate a uma bola.
A meu ver são dois pontos deitados ao lixo, tínhamos tudo para ter vencido este jogo.
Mas enfim...
É o que temos, não há nada a fazer...
RESUMO DO JOGO:
O tempo está péssimo, chove imenso e o vento é fortíssimo.
Não temos as condições ideais para jogar, mas mesmo assim é o Almada quem mais domina.
O vento está a nosso favor. Qualquer remate de longe é extremamente perigoso, porque o vento é imenso, o piso escorrega, a bola está pesada. Usámos essa estratégia de chutar de longe?
Pois, acho que chutámos uma ou duas vezes... Pior, os vários livres que tivemos a nosso favor, bolas desperdiçadas... ou força a mais, ou força a menos... Com os cantos a mesma coisa. Atiramos a bola para o pinhal...
Quando começo a ver jogos destes em que desperdiçamos demais... fico logo com um pressentimento mau... No futebol é muito comum, quando uma equipa desperdiça... normalmente a outra aproveita bem cada pequena oportunidade.
A primeira parte é repleta de oportunidades nossas. Grandes defesas do guarda-redes do Arrentela, é verdade, não lhe podemos tirar o mérito. Mas falhamos demasiado... marcamos mal os livres e cantos, não rematamos à baliza... jogamos com o vento a favor, se não marcamos na primeira parte, está escrito nos livros que na segunda parte vamos sofrer, e muito.
Pois, finalmente conseguimos um golo. Um grande golão do Renato, depois de uma insistência do Iuri - que esteve muito bem em todo o jogo - centra para a área, o Renato domina no peito vira-se para a baliza e faz golo.
Vencem,os 1-0, mas ainda há muito tempo para marcar mais.
Mas não... continuamos a desperdiçar...
Vamos para o intervalo com aquela estranha sensação: «Jogámos bem e criámos oportunidades, mas desperdiçámos demasiado... agora vamos sofrer...»
Vamos para intervalo com uma certeza: Fizemos um jogo extremamente superior. Mais posse de bola, mais futebol pensado de bola no chão, mais jogadas à linha, centros para a área. Fomos indubitavelmente superiores.
O Arrentela com alguns jogadores faltosos, o árbitro a perdoar alguns cartões, mas pouco antes do intervalo o João Lopes faz uma falta à entrada da nossa área. Foi a única maneira que encontrou para evitar que o jogador do Arrentela entrasse na área. O miúdo não gostou da falta, levantou-se e deu uma palmada na cabeça do João... o árbitro estava muito perto, não podia fazer outra coisa: Cartão vermelho direto. Expulsão.
Para nós é um alívio, porque sabemos que na segunda parte vamos jogar com mais um, o que nos dá algum conforto.
Na bancada alguém lembrava que a superioridade numérica não significa nada. E lembrava o jogo de véspera dos juniores, o Almada foi à Arrentela vencer por 3-2 a jogar com 9 jogadores, dois expulsos.
Ou seja... não se fiem na vantagem numérica, sejam inteligentes.
Ora, vamos para intervalo a vencer 1-0.
Início da segunda parte.
Agora estamos nós contra o vento. O tempo continua péssimo.
Ao contrário de todos os receios, entramos muito bem, temos logo duas ou 3 jogadas de imenso perigo... Não marcamos por azar...
Depois dá-se ali um momento absurdo, este árbitro, o senhor Gil, já nos habituou a arbitragens com alguns erros absurdos. E mais um hoje. O Renato ganha a bola e foge com ela para a área adversária... está já entre o defesa e a baliza e é rasteirado... era obviamente bola para falta, livre direto, e cartão vermelho para o defesa do Arrentela.
Mas o senhor Gil não queria prejudicar demasiado o Arrentela e então tirou da cartola um subterfúgio: Cartão amarelo ao Renato por simulação de falta...
Ehehehe...
Ridículo...
Quem conhece o Renato sabe que jamais desistiria de uma jogada com possibilidade de fazer golo...
Conheço outros jogadores que seriam capazes de tentar enganar o guarda-redes atirando-se para o chão, - curioso que esses sim, enganam quase sempre os árbitros - mas o Renato, não creio!
Erro clamoroso do senhor Gil, que prejudica em muito a nossa equipa.
E é a partir daqui que o nosso jogo passa a ser miserável.
Ao contrário da primeira parte em que todos deram o litro e todos estiveram formidáveis, apesar dos golos perdidos, agora já vemos vários jogadores exaustos. O Jacinto não se mexia... perdia bolas por falta de atitude, o Edu já não conseguia ajudar a vir atrás, João Lopes e Mário estavam exausto... Nota-se o meio campo a fraquejar. O Renato não obstante o jogão que tinha feito na primeira parte continuava em grande forma.
Do que se via da bancada parecia óbvio. Precisávamos fazer o mesmo que fez o treinador adversário: refrescar a equipa. Tirar jogadores do banco fresquinhos.
A defesa parecia bem. O meio campo estava exausto. Podia trocar-se nos extremos.
Não!
A única substituição que fazemos é a troca do Gonçalo Raposo pelo Hugo, por lesão. O Gonçalo queixava-se da perna.
Nem refrescamos o meio campo, nem refrescamos nos extremos,
E eis que entramos nos 20 minutos absurdos:
O vento está fortíssimo contra nós. O Arrentela tem menos um jogador. E não consegue construir jogadas de perigo. A única coisa que consegue é despejar a bola para a nossa área. A nossa defesa está cada vez mais recuada... eles a despejarem para cima de nós, o meio campo a não conseguir segurar a bola, e pontapés de baliza nossos uns atrás dos outros.
Que é que fazemos? Pontapé pró ar, o vento a puxar a bola para trás e o Arrentela a causar perigo.
São 20 minutoa a meia hora disto.
O Santana a atirar biqueiradas no pontapé de baliza, a bola a rodar no ar e a voltar para trás... e o Arrentela a subir cada vez mais.
Pergunto eu?
Porque raio os miudos nos treinos são proibidos de atirar charutadas lá para a frente, e quando estamos num jogo importante, com um vento fortíssimo, em vez de fazermos aquilo que treinamos, bola no chão nos laterais, continuamos a atirar a bola para o ar, sabendo que não está a ser uma solução, e eles estão a cair-nos em cima???
Não percebo!
Sinceramente, tenho muita dificuldade para compreender.
Eu repito: O meu filho treuina há 5 anos consecutivos que a bola tem de sair da área no chão, para os laterais, os médios e os extremos recuam para receber a bola, e é a partir daí que se constrói o ataque.
Treinamos isto 5 anos seguidos, 3 vezes por semana... Depois num jogo em que o vento não deixa atirar um pontapé para lá de meio campo, e vemos a bola a cair ali á frente da grande área... e achamos normal? Deixamos isto acontecer 5, 10, 15, 20 vezes seguidas????
Desculpem-me... eu não percebo nada de futebol.
Mas quem estava ao meu lado a ver o jogo sabe que eu o repeti esta frase várias vezes: «Estamos à espera que eles marquem um golo????»
Bem, parece que estávamos.
Aparentemente, a jogar com mais um jogador, e a jogar contra uma equipa que já provamos ter um plantel inferior ao nosso, não sabemos encontrar soluções... Parece que era o destino... Parece que o vento era mais forte que tudo e não havia soluções... Parece que jogar no chão não era solução. Parece que atirar a bola para o ar para os pés deles era a única solução...
Desculpem-me, não percebo mesmo nada de futebol, mas há coisas que nos entram pelos olhos adentro! Muita gente nas bancadas dizia a mesma coisa! O jogo estava a correr-nos mal, e não mexemos uma palha para mudar as coisas...
Enfim!
Eu bem sei que ainda muitos pais tinham esperança que o nosso grupo conseguisse surpreender e fazer um bom campeonato. Eu sempre disse e continuo a dizer: Cometem-se demasiados erros!
Depois de uma primeira parte fabulosa, apenas com a falha de não conseguirmos fazer golos, fazemos uma segunda parte desastrosa. Mas estamos todos a assistir ao desastre e não se faz nada... não se muda nada... não se substitui jogadores... não se dá ordens para mudar estilo de jogo... nada!
Bem, aquilo que todos estávamos a ver, acontece: Uma bola acaba por cair na área e eles fazem o golo.
1-1
Um empate.
Os nossos miúdos são uns heróis. Apesar de tudo, exaustos, ainda encontraram energias para dar o litro. Faltavam 5 minutos +para acabar o jogo e ainda criamos mais duas grandes oportunidades de golo.
São dados 4 minutos de prolongamento, já no último minuto o Renato vai incansável pela esquerda, passa por 2 ou 3 defesas, fica de frente para o guarda-redes, tem ao lado o Mário e o Iuri... não remata e não levanta a cabeça para ver onde meter a bola, atira para onde não está ninguém...
Mais um grande desperdício!
Era o golo que repunha a verdade de jogo, mas mais uma vez não estivemos concentrados e falhámos.
Diria que no jogo todo podíamos ter feito uns 5 ou 6 golos...
Oportunidades flagrantes.
Fizemos jogadas fabulosas, quer na primeira, quer na segunda parte.
Mas cometemos demasiados erros. E oferecemos o golo ao Arrentela na segunda parte.
FALHAS NOSSAS QUE DITARAM ESTE EMPATE:
- Não rematámos rasteiro na primeira parte, com o vento a nossa favor, piso molhado. DESPERDÍCIO
- Livres e cantos extremamente mal marcados. Escolhemos mal os marcadores de bolas paradas. DESPERDÍCIO
- Falhámos bolas de frente para o guarda-redes. MÉRITO DO GUARDA-REDES ADVERSÀRIO e FALTA DE CONCENTRAÇÂO
- Na segunda parte andámos 25 minutos a atirar biqueiradas para o ar a caírem nos pés do adversário - OFERTA AO ADVERSÀRIO
- A ganhar 1-0 começamos a querer queimar tempo... normalmente dá mau resultado. Quando o guarda-redes ganha a bola e tem os laterais livres podia meter logo a bola, mas prefere demorar para ganhar uns segundos... depois quando atira para o ar já estão eles todos posicionados, e a favor do VENTO - BURRICE NOSSA - FALTA DE LEITURA DE JOGO - MÁ ESTRATÈGIA - COM RESULTADOS ÓBVIOS
- Uma equipa que quer ter sucesso tem de querer ganhar todos os jogos e nunca desistir do jogo. Não podemos achar que estar a ganhar por 1-0 é bom... esta é a estratégia dos falhados! Os grupos de sucesso não se satisfazem com vitórias à tangente... - FALTA DE AMBIÇÃO
- Um piso encharcado, um jogo com vento fortíssimo, a bola pesada, jogadores que não estão a 100% - parecia-me óbvio que era preciso rodar jogadores, tirar do banco outros trunfos - PARECE QUE NÂO CONFIAMOS NOS JOGADORES QUE TEMOS NO BANCO - É MÀ ESTRATÈGIA - SE CONVOCÁMOS JOGADORES EM QUEM NÃO CONFIAMOS TAMBÈM É MÁ DECISÂO - SE NÃO FOMOS BUSCAR MAIS JOGADORES À EQUIPA B, OUTRA MÀ DECISÂO, A EQUIPA B VENCEU 7-0 E NÂO PRECISAVA SEQUER DE GANHAR NADA, É UMA EQUIPA SEM AMBIÇÃO QUE NÂO PODE SUBIR DE DIVISÂO . A EQUIPA A AINDA PODIA SUBIR DE DIVISÂO - ESTÂO A SER TOMADAS DECISÔES ERRADAS.
----------------------------------------------------------------------
NOTAS FINAIS:
Não obstante achar que estes dois pontos perdidos foram resultado de mais um jogo em que se cometeram demasiados erros em termos de orientação da equipa, achei que os miúdos foram fabulosos. Deram o máximo. Lutaram imenso. Foram muito esforçados.
EQUIPA:Gonçalo Raposo
Miguel Lopes
Rafa
Santana
Alcino
João Lopes
Jacinto
Mário
Edu
Iuri
Renato
SUPLENTESHugo
Carracinha
Nuno
Varandas
Reis
Pimenta
SUBSTITUIÇÔES:Saiu Gonçalo Raposo, entrou Hugo
Saiu Edu, entrou Varandas
GOLO:Renato
ARBITRAGEM: Alguns erros. O do cartão amarelo ao Renato acho caricato, parecia mesmo uma brincadeira. A somar outros erros no entanto não achei uma arbitragem assim tão má como ouvi algumas pessoas criticarem nas bancadas.
Pareceu-me até que esteve bem em algumas faltas cruciais, nomeadamente na expulsão do jogador do Arrentela. Desculpem-me mas já vi muitas, mas mesmo muitas arbitragens mil vezes pior esta.
Parabéns ao senhor Gil.
Tem vindo a melhorar.
DESTAQUES: Na primeira parte estiveram todos fantásticos. Iuri, Renato e Edu foram irrequietos, lutadores.
O meio campo foi dominador, a defesa implacável. O Miguel Lopes sobe de nível semana a semana.
Na segunda parte o rendimento diminuiu, com o cansaço, e parecia-me óbvio que era preciso refrescar a equipa. Podia ter entrado o Nuno Martins, o Varandas bastante mais cedo,
DO ARRENTELA:Como seria de esperar o Flávio voltou a fazer um grande jogo, ele ataca, ele defende, ele vem ajudar à defesa, vai à área, ele faz tudo! Incansável.
Gostei também de ver o nosso ex-Almada, o Valdemar. Gostei muito da sua exibição. Foi um central muito seguro, decidido. Parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário