sábado, 9 de agosto de 2014

Beira-Mar - 5 C. Piedade - 0 jogo de treino entre as duas equipas de Almada nos Nacionais de juniores

Fui ver o jogo de treino entre o beira-Mar de Almada e o C. da Piedade.
Uma equipa vai jogar na 1.ª divisão Nacional de juniores. Contra Benfica, Sporting, Belenenses etc.


Outra vai jogar na 2.ª divisão nacional de juniores, uma espécie de série F do nacional de juvenis.
São salvo erro seis equipas do Algarve mais o Atlético e o 1.º de dezembro. É um nacional, é verdade, mas continuamos a falar de clubes de outras dimensões...


Estes jogos de treino dão para perceber muito pouco, nem o resultado interessa muito, porque falamos de planteis ainda muito alargados e em que se pretende rodar todos os miudos.
É difícil perceber quais serão os 11 titulares.  é difícil perceber o fio de jogo.

O Beira-Mar foi a equipa claramente superior. Na primeira parte dominou quase todos os minutos. Muitas ocasiões de perigo. Muitos golos. Julgo mesmo que se marcaram todos os 5 golos na 1.ª parte.
Na segunda parte o Piedade subiu um pouco de rendimento, mas o Beira Mar continuou a ser a equipa mais esclarecida.

Comentava-se que os jogadores do Piedade começaram a treinar há pouco mais de uma semana, enquanto o Beira Mar já treina há cerca de 1 mês.

Pois, isso notou-se muito em campo.

Em termos globais gostei muito de ver o treino.

Não tanto pelos conjuntos, pelo futebol mostrado, que isso foi de facto muito fraco, mas mais pelos talentos individuais que voltei a ver com muito agrado.

Gostei de ver que quase 50% daqueles jogadores todos (dos dois planteis) e quase todos eles proeminentes em campo, passaram nos últimos anos pelo ALmada.

É verdade.

Excelentes jogadores, todos eles a mostrarem que não estão aquem de qualquer jogador de equipas do nacional. E tantos deles foram atletas do Almada.

É pena.
É pena e por outro lado é uma prova do bom trabalho que se foi fazendo no clube do Pragal.

-----------------------------------------------------

Se me perguntam o que foi que mais gostei de ver.
Digo prontamente:
O Flávio Semedo.
Jogador fabuloso que sigo com atenção há vários anos.
Aliás na época passada na 1.ª distrital de juvenis, o Flávio e o Jardel do Barreirense foram os dois jogadores que mais se destacaraam. Pela forma como atuavam nas suas equipas a fazer de tudo, a ajudar a defender, a construir, a atacar, a marcar golos. Foram dois jogadores a levarem as suas equipas às costas.

Dizem-me que o Jardel foi para o Rio Ave (que raio??? Não havia um clube mais perto???... ) e o Flácio vi-o hoje no Beira MAr. E voltei a adorar vê-lo.

Sempre a lutar imenso, a construir a ajudar a defender, é um completíssimo.
Arriscaria dizer que caso faça um bom início de campeonato no Beira-Mar, sendo de 1997, rapidamente vai ser chamado a um grande.
E, se isso acontecer, para mim será uma aposta altamente garantida para o clube que o contratar.
A ver vamos...

Força Flávio, sabes que sempre acreditei em ti.

Depois, a segunda agradável surpresa da tarde foi o nosso «Rafa», o trinco do Almada que tanta falta nos vai fazer...  Adorei vê-lo, confiante, firme, a segurar o meio campo.

Outra grande surpresa foi o nosso Hugo, o nosso guarda-redes que quase não teve oportunidades na época passada, ultrapassado por tudo e todos, só faltou meter a defender um guarda-redes infantil para não meter o HUgo...

Ora hoje vi-o confiante, a defender tudo. Na segunda parte do treino a baliza esteve muito bem  defendida pelo Hugo.  Parabéns Hugo!
Queremos ver-te asssim, a acreditar! Assim vais ter
sucesso! Continua rapaz. Continuaremos a ver-te com admiração! Para além de que és um excelente ser humano. E isso vale milhões...

Adorei ver o Leo a controlar o meio campo do Piedade. Mais um jogador que tem lugar onde quiser, e que o Almada não soube acarinhar... enfim...

O Natário, o rei do corredor direito, fez um excelente jogo, vê-se que está muito confiante e que vai ter sucesso naquela equipa. Outro jogador que o Almada viu fugir...

A grande contratação do Piedade, a meu ver, foi o Valter, sacado ao Corroios.
O Miudo  entrou e começou logo a criar desequilíbrios. Excelente. Já no ano passado foi o carrasco da equipa do Almada, fez gato sapato do nosso lateral direito, hoje vi-o outra vez a fazer granxdes jogadas. Um granxde trunfo para o Piedade nos corredores.




Gostei de tantos e tantos outros jogadores que conheço tão bem, como o Gonçalo Santos, o Daniel Carvalho, o Ruben, o Migalhas, o Pipo, o Bruce, o Juninho, o Pina, O Peixe,o Aiveca, e ainda ali faltavam os grandes Tomás e Varandas, que hoje não puderam ir...



Muito talento. Gostei de ver.
Muito talento.
Só espero que haja capacidade para fazer de todo aquele talento duas grandes equipas.
Mas isso só o tempo o vai dizer!

A todos os jogadores os mais sinceros desejos de uma grande época!
E que consigam honrar o nosso concelho nos campeonatos nacionais da 1.ª divisão e 2ª divisão de juniores.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Esta época também vai ser um grande desafio para os dois treinadores.
Não conheço pessoalmente nenhum deles, mas reconheço-lhes capacidades.

O mister Henrique porque tem prosseguido um projetyo de formação e tem conseguido cativar excelentes jogadores para as suas equipas. Mérito seu.
O Mister Raimundo,  que eu costumo apontar como o exemplo maior de como a arrogância cega e evidencia a incapacidade. O mister Raimundo treinava uma equipa dde juniores do Almada há cerca de 3 épocas quando foi despedido.... estava em 1.º lugar... Ora, desde essa época o Almada já testou vários treinadores e não consegue mais que um 3.º lugar... Perdeu uma oportunidade gigante de meter o Almada nos nacionais...

Nunca, mas nunca se despede um vencedor. Porque um vencedor é uma pessoa com talento, e alguém com um pingo de inteligência quer ter consigo profissionais inteligentes. Pretendiam que o mister alterasse algumas práticas? Muito bem, tinham de o convencer com bons modos... Despedi-lo foi o maior erro. O mister Raimundo que mostrou ter talento, porque construiu uma equipa de sucesso, que mais nenhum treinador conseguiu meter a ganhar jogos...  Chegou ao Piedade, pegou numa equipa com a moral em baixo, depois de 3 chicotadas psicológicas, o grupo a perder tudo... ia descer de divisão. O mister pegou no grupo e começou a fazer pontos. Aguentou a equipa no nacional.
No ano seguinte chegou aos juniores e fez o Piedade subir aos nacionais. Cada tiro cada melro...
Este ano tem a tarefa facilitada... é mais difícil construir uma grande equipa a partir do nada do que construir uma equipa quando todos oss talentos dos arredores vão lá bater à porta...

Ambos os misters vão estar sob observaçãao. Uma época de sucesso nos nacionais pode ser uma projeção para outros voos. Quem sabe uma equipa de seniores?
UM campeonato a descer de divisão, será um desastre, uma mancha no CV...














Artigo do blogue jornal de desporto:





BEIRA MAR DE ALMADA»» Juniores apresentam-se este sábado, às 17 horas

Frente ao C. Piedade, no campo da Mutela

Para o campeonato os jogos em casa serão realizados na Costa de Caparica


A equipa de juniores do Beira Mar de Almada que esta época vai disputar o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão realiza este sábado, 9 de Agosto, pelas 17 horas, no Campo da Mutela, em Cacilhas, um jogo de carácter particular com o Cova da Piedade.

A anteceder a partida, pelas 16 horas, será feita a apresentação oficial do plantel e respectiva equipa técnica, aos associados e adeptos do clube, em jogo a realizar em cerimónia a realizar no auditório do seu parque desportivo.
A preparação para a época desportiva de 2014/2015 teve início no dia 14 de Julho, com os habituais exames médicos, aos quais se seguiram alguns jogos-treino com a uma Selecção ex-Profissionais Futebol, Selecção de Sub-19 Estados Unidos América, Cartaxo, Seniores do Loures, Associação Académica de Coimbra, Real Sport Clube e Cova da Piedade que serviram para o técnico Henrique Silva fazer algumas experiências com vista à sua participação na prova máxima do futebol júnior a nível nacional.

O Campeonato Nacional de Juniores da 1.ª Divisão tem início já na próxima semana, dia 16 de Agosto, e a estreia da equipa almadense será contra o Belenenses. Mas, atenção, os jogos do Beira Mar de Almada, na condição de visitado, não se vão realizar na Mutela mas sim no Campo dos Pescadores da Caparica, devido às reduzidas dimensões do seu campo. Portanto, quem quiser ver os jogos terá que se deslocar à Costa de Caparica.

Mais pormenores sobre o assunto e sobre a participação da equipa nesta importante competição foram abordados na conversa que o JORNAL DE DESPORTO manteve com o treinador, Henrique Silva que será coadjuvado nesta sua missão por Hugo Romão, Rui Lopes e Daniel Julião. A logística e organização estará ao cargo dos directores Carlos Alberto e Fernando Costa. O vice-presidente para o Futebol continuará a ser Rui Bicho e o coordenador para o Futebol o professor João Luís Mugeiro. O departamento médico será chefiado por José Relva onde também se inclui a fisioterapeuta Maria Inês.


“Isto é o culminar de 10 anos do projecto das escolas de formação”

Como está a encarar a participação do Beira Mar de Almada no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão? 
A participação do Beira Mar de Almada no principal campeonato de Juniores é o culminar de 10 anos do projecto das escolas de formação do clube. O Beira Mar de Almada entra neste campeonato conhecedor da exigência competitiva que irá encontrar, mas certo que será uma participação inédita de equipas do concelho de Almada, na 1ª Divisão Nacional de Juniores, que certamente orgulha todos os amantes do futebol e do desporto em geral. Apenas 24 clubes em todo o país figuram nesta elite, e entre eles estará, por direito próprio, o nome do Beira Mar Atlético Clube de Almada.

Será um desafio extremamente importante para todos; equipa técnica, jogadores e até mesmo para o clube? 
Será um desafio em que todos terão de elevar os seus níveis de dedicação e profissionalismo. Pessoalmente, para mim, como treinador da equipa, este é um momento de preparação para abordar esta competição, no entanto tenho total confiança nos meus jogadores porque conheço a determinação que cada um tem neste sonho. Fiquei muito contente com o convite do clube, e neste momento a vontade de começar é muito grande. O compromisso é de muita dedicação e empenho contando para isso com a competência daqueles que irão trabalhar comigo. Com a permanência de alguns dos jogadores que na época passada garantiram a subida, e com os reforços que conseguimos, não tenho qualquer receio em afirmar que a equipa me dá garantias para lutar pelo grande objectivo da época – a permanência. O desafio estende-se a todos, e aproveito para lançar o apelo a todos os que nutrem a paixão pelo futebol, compareçam a todos os nossos jogos, apoiem e gritem do primeiro ao último minuto por esta equipa as nossas vitórias serão as vitórias de todos.

“Contamos com o apoio das gentes da Costa de Caparica”

As reduzidas dimensões do campo do Beira Mar poderiam ser uma arma importante nos jogos em casa?
Poderia, mas não vai ser, porque vamos ter que jogar na Costa de Caparica. Devido às alterações regulamentares introduzidas pela Federação Portuguesa de Futebol, campos de dimensões inferiores a 100m x 65m não foram aceites. Deste modo, o Beira Mar irá jogar no campo dos Pescadores da Costa da Caparica, clube com o qual foi celebrado um protocolo, entre as direcções. Aproveitamos para agradecer a disponibilidade e cordialidade da direcção dos Pescadores da Costa da Caparica em todo este processo. Poderia ser um ponto contra jogar fora do nosso campo, no entanto estamos certos que os sempre presentes adeptos da Costa da Caparica irão ser mais um elemento de apoio às cores do nosso clube.

Ficou satisfeito com o facto de jogar em casa na primeira jornada? 
O facto de jogarmos o primeiro jogo em casa, será importante na medida em que pretendemos brindar os nossos adeptos com a estreia no campeonato. O fator casa será muito importante e sabemos que iremos ter um apoio grande que poderá em muito momentos fazer a diferença e levar a equipa a superar-se.

Concretamente, quais são os objectivos do Beira Mar de Almada? 
Representar as cores do Beira Mar de Almada e do concelho de Almada com a maior dignidade possível sublinhando em cada jogo os princípios deste clube: respeito lealdade e disciplina. Desportivamente iremos lutar pela manutenção na 1ª divisão Nacional, sabendo que num segundo ano poderemos propormo-nos a metas mais ambiciosas. Neste momento, a nossa concentração estará em garantir a permanência.

Constituição do Plantel

O plantel do Beira Mar de Almada é composto por 28 jogadores, 14 que se mantêm da época passada e outros tantos provenientes de outros clubes:

Permanências (14)
David Torres, Paulo Mendes, David Martins, Gonçalo Mimoso, André Costa, Ricardo Gandum, Mário Alcobia, Gonçalo Pereira, Bruce Correia, Gonçalo Santos, Gonçalo Gonçalves, Ricardo Santos, André Martins e Dino

Entradas: (14)
Daniel Batista, André Moreira e Rodrigo Silva (ex-Pescadores da Costa de Caparica); Ruben Rocha e Miguel Natário (ex-C. Piedade); Diogo Sousa (ex-Atlético Clube de Portugal ); Bruno Saraiva, Filipe Miranda e Carlos Lopes (ex-Belenenses); Rodrigo Falé (ex-Fabril); Rafael Henriques (ex-Almada); Miguel Silvestre e Flávio Semedo (ex-Arrentela) e Ruben Neves (ex-Charneca Caparica).

Sem comentários:

Enviar um comentário