sábado, 20 de outubro de 2012

Onde andam os miúdos da seleção SUB14 de 2010/11 ?



Andei a espreitar os miúdos da seleção SUB14 do distrito de Setúbal que, não esqueçamos, conseguiu a melhor classificação de sempre do torneio Lopes da Silva com todas as seleções distritais do País, com um 5.º lugar.


Ora, espero não me enganar muito:
(contemplo os 18 convocados para o Lopes da Silva mais dois que saíram à ultima da hora, e merecem ser mencionados, o Marinheiro e o Iuri.

GUARDA-REDES:

Ruben Rocha - Estava no Arrentela, fez a época passada no Almada (campeão distrital da 2ª divisão de Iniciados) e está no Almada, no escalão de  juvenis.

Peixe - Estava na altura no Corroios, continuou na época passada no Nacional de Iniciados pelo Corroios, numa época não muito boa, e este ano não tenho a certeza, julgo que continua no Corroios.

José Marinheiro - Jogava na altura no Vitória de Setúbal, fez a época passada no mesmo clube, mas ingressou no final de época no Sporting Club de Portugal. Julgo que ainda continua na equipa de Alcochete.

DEFESAS:



João Aiveca - Lateral direito. Entrou na fase final depois da lesão do Iuri. Jogava no Barreirense e continua, fez o campeonato nacional de Iniciados, e este ano continua no clube, está na equipa de juvenis na 1.ª distrital.

Iuri Vilarigues - Lateral direito. Acabou por sair dos 18 mesmo no final devido a uma lesão. Jogava no Almada a extremo direito, fez a época passada também como extremo (Campeão distrital da 2ª divisão) e está este ano nos juvenis do Almada.

Xavier - Defesa Central. Logo após o torneio Lopes da Silva o Xavier, que jogava na altura no Alcacerense da 3.ª distrital, o Xavier ingressou no Centro de Estágios do Seixal fazendo parte do plantel do Sport Lisboa e Benfica. Fez a época do Nacional de Iniciados, tendo sido titular em alguns jogos da Equipa A, noutros ficou supelente, noutros fins de semana foi à equipa B... Este ano ainda não verifiquei, mas julgo que estará no plantel da equipa B.

João Fernandes - Defesa Central. Jogava no Fabril naquela época, no ano passado ingressou no Vitória de Setúbal, sei que teve outros convites, mas julgo que continua a jogar no Nacional de juvenis pelo Vitória.

Gonçalo Lopes - Defesa Central. Era jogador do Corroios, no ano passado manteve-se na equipa que fez o nacional de Iniciados e esta época ingressou no Cova da Piedade, para a equipa «A» de juvenis que disputa o Nacional de juvenis, mas não tenho a certeza que esteja a jogar como titular.

Gonçalo Mouzinho - Defesa Central. Era jogador do Paio Pires naquela época, ingressou no ano passado na equipa do Corroios, onde julgo ter jogado pouco, e este ano deverá estar no Corroios, na equipa de juvenis. (não consta o plantel no zerozero)

Diogo Silva - Defesa esquerdo. Era jogador do Corroios, mas normalmente jogava mais à frente, a extremo,  terá ficado na época passada no Corroios e esta época está no Beira-Mar, no Campeonato Nacional.

Joel Moreira - Defesa esquerdo. Era jogador um ano mais novo, sub13, e jogava nos Pelezinhos. Na época seguinte ingressou no Vitória de Setúbal, tendo feito a época do Nacional de Iniciados  pelos SUB15 - quando era sub14, e este ano julgo que estará finalmente a jogar no seu ano, nos Iniciados do Vitória. A verificar.


MÉDIOS:
Gonçalo Rufio 
- Trinco. Era jogador do Corroios, fez a época passada no Nacional de Iniciados, ainda pelo Corroios, e julgo que se mantém no clube de vermelho, agora a competir nos juvenis.

Mário Fonseca - Trinco. Foi o capitão da seleção distrital, jogava no Almada, na época passada foi campeão distrital de Iniciados pelo Almada e esta época continua no Almada, a disputar campeonato pelos juvenis.

Pedro Carmo - Médio Ofensivo. Jogava no Corroios e continua no Corroios, segundo me dizem. Fará esta época campeonato de juvenis.

Gonçalo Martins - Médio ofensivo. Jogava no Almada, fez a época passada no Almada (campeão distrital) e está este ano nos juvenis do Almada.

Márcio Delgado - Médio ofensivo. Jogava no Vitória de Setúbal, na época passada foi para o Belenenses, onde fez o campeonato nacional de Iniciados (embora uma época muito fraca para os de azul) e voltou ao Vitória onde está agora no plantel de juvenis.

Rui Marques - Médio ofensivo. Jogava no Trafaria. Na época seguinte foi para o Corroios, onde fez a época no nacional de Iniciados. Este ano julgo que se mantém no Corroios.




AVANÇADOS:
Tomás Santos 
- Avançado. Jogador do Barreirense conhecido por todos os que acompanham o futebol juvenil como sendo um dos melhores marcadores do seu ano. Na seçleção o mister cometeu o erro de o colocar a extremo, a seleção não foi à fase final por causa do seu goal average, provavelmente se tivesse colocado o Tomás a avançado teria tido muitos mais golos marcados. Jogou a época passada metade no Nacional de Iniciados, metade no Nacional de juvenis. Este ano está no plantel dos juvenis, na 1ª distrital.

Luís Rosa - Avançado. Era extremo direito do Fabril, na época seguinte ingressou no Vitória de Setúbal e constato que está agora com o Tomás e o Aiveca no plantel do Barreirense.


Iuri Pinto - Após o torneio Lopes da Silva ingressou no Sporting Club de Portugal. Na época passada jogou quase sempre no plantel da equipa B, este ano está na equipa B de juvenis do SCP.



Vou também nomear outros jogadores que passaram pela seleção de Setúbal e que me merecem a atenção por serem, na minha modesta opinião, alguns dos melhores jogadores do distrito.

João Varandas. Extremo esquerdo. Jogava no Almada na altura, fez bastantes treino nas convocatórias do mister Chaby. Foi campeão distrital no ano passado pelo Almada, Continua no Almada.  Nos juvenis.

Miguel Freches. Extremo esquerdo. Jogava no Corroios na altura, ingressou depois no Belenenses, onde fez o campeonato nacional de Iniciados, numa época irregular dos azuis, e este ano ingressou no Beira-Mar de Almada, onde joga no campeonato nacional de Juvenis.

Bogas. Extremo esquerdo. Jogava no Trafaria, na época passada não sei onde jogou, alguns miúdos dizem que abandonou o futebol. Não sei se voltou a treinar.

Edi Fernandes. Extremo esquerdo. Jogava no Vitória de Setúbal, onde continua, jogando sempre nos campeonatos nacionais.

Fábio Moreno. Médio Ofensivo.  Jogava no Beira-Mar, fez a época passada  nos Iniciados do clube e este ano está nos juvenis que jogam no Nacional.

Breno. Defesa direito. Jogava nos Pescadores, fez a época passada nos pescadores e continua nos Pescadores.



E ainda outros grandes jogadores que não passaram pela seleção,  qualquer que tenha sido a razão:
Santana. Defesa central. Jogava no Almada e continua a jogar no Almada. Foi campeão distrital na época passada.

Leo. Médio ofensivo. Jogava no Almada e continua a jogar no Almada. Também foi campeão na época passada.

Carmelo. Guarda-redes. Jogava no Belenenses na altura, na época passada foi campeão distrital e este ano continua no Almada nos juvenis.

Nuno Martins. Médio centro. Jogava no C. Piedade, continua no Piedade.

Ricardo Gandum. Defesa/médio. Jogava no Beira-Mar e continua no Beira-Mar.

Filipe Miranda. Médio centro. Jogava no Corroios e está agora no C. Piedade, no Campeonato Nacional.

Gonçalo Santos. Médio ofensivo. Jogava no Corroios na altura, entretanto fez uma época no mesmo clube e esta época mudou-se para o Almada, onde joga com grande sucesso.


Bem, o treinador que conseguisse juntar numa equipa 18 destes miúdos teria uma das melhores equipas do país, para se bater bem contra as equipas mais fortes, Benfica, Sporting, Belenenses etc...

Obviamente há outros excelentes jogadores no distrito que não são aqui mencionados,
mas uma coisa é certa, estes que aqui são mencionados estão certamente entre os melhores.


Mas façamos aqui uma pequena análise ao percurso destes miúdos com quem contactei com grande atenção durante os treinos das convocatórias da seleção de Setúbal, em que não falhei a um único treino, nem um único jogo.

Ora, constatamos que a grande maioria dos miúdos procuraram estar a competir entre os melhores, ou seja, em campeonatos nacionais.

Os que já jogavam em clubes que competiam no Nacional, mantiveram-se nos seus clubes, nomeadamente os miúdos do Corroios, do Vitória de Setúbal e do Barreirense.

Alguns mudaram de clube para tentarem o Nacional, como o Mouzinho, o Rui Marques, o Joel Moreira.

Outros, conscientes de estarem entre os melhores jogadores do distrito, e sendo contactados por vários clubes, optaram por manter-se no clube onde eram felizes.
Caso concreto dos jogadores do Almada, Iuri, Gonçalo, Mário, Varandas, Santana e Leo.
E dos jogadores do Beira-Mar, Fábio Moreno e Ricardo Gandum e ainda dos pescadores, Breno Nascimento.


Já na atual época novas alterações. Jogadores do Corroios que subindo a juvenis deixavam de competir no Nacional, saíram para outros clubes, nomeadamente para o C. Piedade e Beira-Mar.


SE OLHARMOS PARA ATUAL ÉPOCA,
 chegamos à seguinte conclusão:



Dos primeiros 20 da seleção SUB14:

Apenas 5 estão garantidamente  a jogar em campeonatos nacionais:

João Fernandes - No Vitória
Gonçalo Lopes - No C. Piedade
Diogo Silva - No Beira-Mar
Joel Moreira - No V. Setúbal
Márcio - No V. Setúbal


São 14 os que jogam no distrital:

Ruben - No Almada
Peixe - No Corroios
Iuri - No Almada
Mouzinho - No Corroios
Rufio - No Corroios
Mário - No Almada
Pedro Carmo - No Corroios
Gonçalo - No Almada
Ruizinho - No Corroios
Tomás - No Barreirense
Aiveca - No Barreirense
Luís Rosa - No Barreirense
Xavier - No Benfica (Equipa B na Liga de Honra)
Iuri Pinto - No Sporting (Equipa B, na Liga de Honra)

Não vejo o Marinheiro no Plantel do Sporting,
 (nem equipa «A» nem equipa «B») nem no do Vitória.


Dos restantes 13 jogadores que assinalei:

Apenas 5 jogam no Nacional:

Freches - no Beira-Mar
Edi - No Vitória Setúbal
Fábio Moreno - No Beira-Mar
Gandum - No Beira-Mar
Pipo - No C. Piedade

E são 7 os que jogam no distrital:

Varandas - Almada
Breno - Pescadores
Santana - Almada
Leo - Almada
Carmelo - Almada
Nuno Martins - C. Piedade
Gonçalo Santos - Almada

Bogas - não sei se joga e onde.



Ou seja, de um total de 33 jogadores, apenas 10 jogam em campeonatos nacionais e, há que sublinhar, não sei se estes dez jogam os 80 minutos, ou se haverá aqui alguns que nem sequer saem do banco, ou jogam 10 minutos por jogo.

Como tenho escrito, eu defendo que a coisa mais importante para os miúdos é jogar. Jogar muito, muitos minutos nas pernas. Fazer parte de um plantel fabuloso e depois ficar sempre no banco...  Pode ser bom para jogadores profissionais que recebem o seu salário na mesma, mas em termos de formação, sem se jogar não se evolui... é da vida!


Há que realçar que estes miúdos nasceram em 1997, pelo que são todos SUB16...
Os que jogam em equipas «A» estarão a jogar com miúdos mais velhos.

De sublinhar que destes miúdos todos apenas os que jogam  no Almada e no C. Piedade têm a possibilidade de jogar em equipas «B».  São as duas únicas equipas «B» do distrito de Setúbal.

Ou seja, na época seguinte, haverá apenas duas equipas com um lote muito grande de jogadores que levam nas pernas uma época de preparação muito competitiva (equipas B a jogarem contra equipas «A» é sempre um bom desafio...)

Se notarmos que nesta equipa «B» do  Almada há 8 jogadores entre os 32 eleitos como estando entre os melhores do distrito, no C. Piedade há 3, no Beira-Mar há 4, no Corroios há 5, no Pescadores há 1,
no Vitória de Setúbal há 3...

Percebe-se claramente que o Almada tem um enorme potencial de fazer um grande campeonato de juvenis  na próxima época.
Não se sabe se competirá na 1.ª distrital, se competirá no Campeonato Nacional (a ambição dos atuais juvenis «A» é a de subir ao nacional... a ver vamos)

Acredito, sinceramente, por tudo o que tenho visto, que a nossa equipa «A» de juvenis tem fortes possibilidades de subir ao Nacional, se não houver azares, e acredito que a nossa equipa de Juvenis «A» na próxima época, que já é um grupo muito bom, pode vir a acolher alguns destes jogadores em cima descritos, e que poderão enriquecer profundamente o nosso plantel.
Imaginem que, em vez de ter 8 dos melhores jogadores do distrito, o nosso plantel tem 14 ou 15 dos melhores jogadores do distrito?  Torna-se uma equipa extremamente competitiva.

A ver vamos...

Sem comentários:

Enviar um comentário