sexta-feira, 9 de novembro de 2012

As arbitragens, sempre as arbitragens...



Acabo de ler no Facebook um dramático relato de um jovem treinador, um jovem educadíssimo a que tive o privilégio de conhecer, um jovem com um enorme potencial, inteligente, perspicaz, aplicado, organizado, não me devo enganar muito se disser que daqui a uns 5 ou 6 anos será já reconhecido pela sua qualidade como treinador de futebol.

Pois, este rapaz, agora treina uma equipa de infantis num clube do distrito de Setúbal e aconteceu-lhe este fim de semana aquilo que eu já vi repetidamente... por esses campos fora, árbitros que por alguma razão distorcem toda a verdade de jogo para se vingarem de clubes, se vingarem de dirigentes, se vingarem de treinadores, pessoas frustradas que vão para o campo cheios de pensamentos prévios e quando começam a tomar decisões em campo aquilo que estão a ver não é a verdade desportiva, não estão focados nos miúdos, na bola, no jogo em si, estão focados em fatores externos, no que dizem os pais, nos comportamentos dos treinadores...

É uma vergonha!

São os mesmos senhores que se sentiram mal com este blog quando perceberam que eu aqui, semana após semana, falava das arbitragens... pois é, era desagradável? Pois, acredito que seja desagradável que alguém nos aponte todas as nossas falhas... todas as nossas manhas... todas as atitudes erradas... pois, é chato ver isso exposto publicamente.

Em vez de pensarem que a única solução é apitar bem, não! Pensam em calar o blogue.

Já o tinham feito na anterior direção, mas tiveram azar. Os anteriores responsáveis do clube eram pessoas sensatas, adultas, com valores, e disseram-lhes que sim, que me iam calar... mas não ligaram a menor importância ao assunto.

A atual direção, pessoas com outra estrutura moral, com outros valores, aceitaram a ameaça e esses sim, vieram ter comigo dizer-me que estava proibido de escrever sobre arbitragens.

Azarinho! A mim não me calam...  Não cometo nenhum crime. Não estou a difamar ninguém, não tenho nenhum objetivo de perseguição. Simplesmente vejo jogos e escrevo sobre o que vejo.
Alguns jogos têm arbitragens fabulosas (infelizmente são raras... mas existem...)  outros têm árbitros com exibições razoáveis, outras (a grande maioria) são péssimas, cheias de erros, cheias de pormenores que extravasam os critérios desportivos...

O relato que este meu amigo acabou de colocar no facebook é apenas um de tantos e tantos casos que vemos semana a semana nos estádios de futebol.

Infelizmente há coisas que não posso contar aqui porque envolvem terceiros...

É triste, é triste que pessoas frustradas decidam seguir a arbitragem... A arbitragem deveria ser para apaixonados pelo futebol. Pessoas que adoram ver o futebol, que compreendam o futebol, que saibam distinguir entre jogadores que só querem praticar bom futebol e jogadores que jogam com maldade, jogadores que cometem faltas por mera inabilidade e outros que as cometem com intenção de atingir o adversário...

Mas a arbitragem é como todas as atividades. Há os bons, os assim-assim e os maus.


Um bom árbitro sabe distinguir uma jogada duvidosa que é irrelevante para o desenvolvimento do jogo, e um erro que pode destruir um jogo...

Um bom árbitro sabe entender as pressões emocionais dentro de campo, quando há jogadores que sistematicamente vão às pernas do adversário. Quantas e quantas vezes em jogos destes com grande tensão em campo vemos que há uma equipa objetivamente a jogar duro e outra a jogar de forma leal, e quando a coisa começa a aquecer, as vítimas da violência começam a revoltar-se... e o que vemos? Vemos o árbitro a ir chamar a atenção ao jogador que se exalta por ser vítima de uma agressão...

O agressor vira as costas à jogada a rir-se...

Digam-me lá, quantas e quantas vezes não viram situações destas???

É uma vergonha. É incompetência pura. É não saber sentir o jogo. Não perceber o jogo. Não compreender as tensões em campo. Não saber ler o que se passa em campo...


Infelizmente, sou capaz de apostar que os campeonatos de iniciados e juvenis vão ser suspensos muito em breve.

Com a nova lei (que entrou hoje em vigor)  que desobriga ao policiamento dos campos, e sabendo nós que os clubes estão na penúria, não têm dinheiro para pagar esse policiamento, julgo que é fácil perceber o que vai acontecer.


Os clubes não vão pagar policiamento.
Os árbitros vão recusar-se a apitar sem policiamento.

Sinceramente, tenho que dar razão aos árbitros se assim decidirem.
Porque infelizmente há demasiadas pessoas sem escrúpulos a verem jogos de futebol.

Eu coloco as minhas reflexões num blog. Incomodo muitos desses senhores, pois incomodo. Mas não passa disso!
Nunca na vida me atreveria a abordar um árbitro... até porque a maioria são pessoas que não respeito, não perderia um minuto a falar com eles...
Mas há pessoas que não se dão a tal diplomacia de escrever.
Há pessoas que nos campos estão dispostas a tudo! Pelo que já vi em certos campos, estão mesmo dispostos a tudo.
Eu, infelizmente, já assisti a demasiadas situações em que foi necessário chamar a Polícia...

Percebo perfeitamente os árbitros!
Os competentes e os incompetentes.

Serei sempre contra qualquer tipo de violência. Nada na vida justifica violência!
Pelo que estarei do lado de todos os que se recusarem a jogar sem policiamento.

É triste... porque supostamente deveria ser uma festa, um espetáculo a que assistimos.
Mas enfim...






2 comentários:

  1. É bom abordar estas situações...
    Sem a sua voz ficaria sempre alguma coisa por dizer...
    Continue, o blogue é seu, e, nem árbitros, nem nenhum clube, o poderá impedir de escrever o sentir de todas estas situações.
    É uma voz livre, não amarrada a quaisquer intereses, a não ser à verdade desportiva...
    Parabéns!
    Fernando Santos

    ResponderEliminar
  2. É verdade, caro fernando.
    Agradeço a sua voz de incentivo.
    Confesso que muitas vezes tenho vontade de largar de vez o futebol, o blog e toda essa gente que vive em torno do futebol.
    De facto a maioria dessa gente é gente com que não me identifico.
    São pessoas que professam valores que eu abomino: o egoísmo, a ganância, o desrespeito pelo outro, a falta de fairplay, o resultado acima de tudo...

    Eu continuarei sempre a ser uma voz livre... a ganhar semana a semana cada vez mais inimigos... mas enfim!

    Resta-me o conforto de pessoas como o senhor Fernando, pessoas livres como eu, desinteressadas, que andam no desporto pelo paixão...


    ResponderEliminar