domingo, 4 de novembro de 2012

A diferença entre o clube do courato e o clube de boa formação



Os processos evolutivos fazem-se com avanços e recuos.



Eu não tenho a mínima dúvida de que o Almada está num processo de crescimento sustentado.

Semana a semana se vão notando os resultados, fruto de um trabalho que foi iniciado há 5 anos. Um projeto com pés e cabeça, que tinha como uma das suas ideias base: A boa formação não dá resultados de um ano para o outro, mas a médio prazo vai dar os seus frutos. O resultado nao vale por si proprio. O Resultado vale como uma consequencia logica  de um bom futebol.
Se ensinarmos as boas praticas do futebol, mais tarde ou mais cedo vamos ganhar jogos, porque jogamos melhor que os adversarios.


Ora, logo no início desta nova fase do Almada, estávamos nos idos de 2008, tinha eu iniciado este blogue, e ainda os dirigentes do Almada percebiam que tinham neste blogue um aliado para difundir a imagem deste novo momento do clube, e lançou-se neste mesmo blogue uma discussão sobre dois tipos de clubes.

A ideia, basicamente, e generalizando, era que existiam dois tipos de clubes. Os que se movimentavam na área da formação com pouco critério organizativo e sem modelos de formação, mas com grande pressão do resultado, em que se pretendia era apenas o resultado, não interessava como.  E do outro lado, os clubes como o Almada, que apostava tudo na boa formacao, pouco se importando com os resultados pouco positivos de inicio.

Na altura, eu lancei aqui o debate e coloquei-me do lado dos coordenadores Geração Benfica na defesa do clube da boa formação, enquanto alguns pais acusavam o projeto geração Benfica de ser um mero esquema comercial para se ganhar dinheiro através das mensalidades que os pais pagam.

Eu sempre fui defendendo aquilo que me venderam, e aquilo em que ainda hoje acredito, que esse dinheiro pago pelos pais era fundamental para que o clube tivesse bons treinadores, num clube que detenha bons equipamentos desportivos próprios para esquemas de treinos modernos de acordo com uma metodologia definida pelo Sport Lisboa e Benfica.

Do outro lado, insistia-se, que era tudo uma treta, quais bons treinadores, qual quê, era só para sacar dinheiro, e que havia muitos melhores treinadores nos ditos «clubes do courato» e que a prova disso estava nos resultados. Esses clubes tinham, de facto, melhores resultados que o Almada.

Argumentava eu, na altura, que esse era um argumento desonesto, porque o Almada estava a começar com esta metodologia, não se pode esperar que os miúdos comecem a aparecer num clube que praticamente não tinha miúdos e que de um mês para o outro começasse a ganhar todos os jogos. Esse era um argumento demagógico e falso.


Passados cinco anos, dá-me algum gozo poder hoje dizer, com algum à-vontade, que eu e os responsáveis da Geração Benfica tínhamos razão. O Almada passou a ser um clube de resultados muito positivos.

De 13 escalões em competição, 9 estão ou no 1.º ou no 2.º lugar…

Há melhor prova de que a formação do Almada é efetivamente das melhores do distrito?


Dá-me especial gozo até que algumas pessoas tivessem usado essa argumentação do intuito dito lucrativo da escola Geração Benfica para acusar a lista vencedora às eleições à direção do Atlético Clube de Almada, em Abril, de que foi vencedora a lista de Fernando Matos, precisamente um dos responsáveis da Geração Benfica.

Fiz campanha por essa lista, na certeza de que era a melhor opção para o futuro do clube.
Não estou arrependido de o ter feito, apesar de ter sido objetivamente «afastado» do clube simplesmente porque me recusei a acatar ordens «salazaristas» de que não podia escrever sobre arbitragens neste blogue.

Não me levem a mal, mas há princípios na minha vida e há certas coisas que jamais aceitarei. Uma delas é aceitar censura!

A direção do clube tomou essa decisão, afastou-me do clube, renegou um trabalho de 5 anos de promoção do clube, simplesmente porque quis agradar a uns senhores árbitros, que não sei quem são… mas sei que já na direção anterior tinham tentado o mesmo… mas na altura houve mais coragem, e mandaram os senhores dar uma curva…

Ora, para concluir. Dá-me especial gozo saber que a metodologia de treino, a organização, os princípios básicos, a escolha criteriosa de treinadores bem formados e a prioridade dada à formação estão a dar os seus resultados. Praticamente todas as equipas estão a competir pelos primeiros lugares dos seus campeonatos.
É obra!


E dá-me especial gozo porque sei quem são esses «velhos do Restelo» que insistiam, não sei se com alguma inveja, que esta formação do Almada não era, afinal, nada de especial… «só para sacarem dinheiro aos pais»…

Felizmente essas pessoas foram coerentes, levaram os seus filhos para outros clubes… parece que afinal esses clubes perfeitos onde tudo é maravilhoso não existem, e esses pais continuam a mudar os seus filhos de clube para clube…


Passados 5 anos, dá-me especial gozo olhar para os resultados do fim de semana, e ver, semana a semana, que são sempre cerca de 80% as vitórias… lá se perder uma vez ou outra, mas a regra é ganhar, ganhar muito… e isso dá-me especial gozo, porque eu sempre acreditei na formação do Almada.

Aos treinadores que tive com o meu filho, um especial agradecimento por terem feito dele o jogador que hoje é:

Especial agradecimento ao primeiro treinador nos infantis, Fernando Matos, também ao Pedro Alves, depois ao mister Daniel, infelizmente por pouco tempo, depois o mister Miguel Barata, depois o mister Ricardo Baltazar com quem tivemos tantas  e tantas alegrias (e por quem fomos campeões no ano passado) e mais recentemente ao mister Emanuel Mesquita e ao mister Nuno Vieira!

Ao longo de todos estes 5 anos, agradecimentos especiais ao Nuno Morais, o diretor atento e dedicado que qualquer equipa sonharia ter…



Para terminar este pequeno balanço de 5 anos do «Clube da boa formação» em oposição aos «clubes do courato», queria deixar aqui a manifestação de uma triste constatação, a de que apesar de se ter mexido, e bem, no «coração» do clube, que é a formação, há ainda muito «lixo» para limpar…

Hoje assistimos no estádio do Pragal a um dos mais tristes momentos que já vivi naquele clube:
Um amigo meu, por acaso é pai de um dos melhores avançados do distrito e por acaso até já lhe foi feito o convite para vir para o Almada, sentou-se na bancada e preparava o tripé para filmar mais um jogo, talvez o 300.º jogo que já filmou desde que o Tomás começou a jogar futebol aos 8 anos e foi proibido de o fazer.

É verdade.
Eu repito, foi proibido de filmar o jogo!
Não sei quem foi a personagem, e juro que nem quero saber quem foi, pois vai passar a ser mais uma pessoa no clube que passo a desprezar, virou-se para o pai do Tomás e disse que para filmar tinha de ter pedido uma autorização uma semana antes…

Já ouviram coisa mais ridícula????

Uma autorização para filmar um espetáculo que é público? Num jogo de juvenis? Da distrital?

Confesso-vos… o meu amigo Eduardo veio de propósito do Barreiro para ver este jogo e houve uma personagem que se deu ao trabalho de o proibir de filmar o jogo…

Excelente! Um clube que vai no bom caminho, na formação, mas vai de cavalo para burro em tudo o resto!

Para já, ficam a saber que perderam a possibilidade de terem no Almada um dos melhores jogadores do distrito… Ponto número 1 (que não é pouco)

Depois, sujeitaram-se à vergonha de terem todos os pais do Barreirense a desprezar o clube com uma atitude daquelas que ninguem percebeu…
Qual eh o objetivo?

Ridículo…

Simplesmente ridículo…

O que me faz impressão é como pode ser possível que, no mesmo clube em que se tomam as decisões acertadas quanto à formação, se podem tomar tantas e tantas decisões erradas em matérias tão simples como a cidadania…

Como eh que se aposta tudo na formacao, e depois se esta disposto a tudo para agradar a arbitros.


Proibir alguém de escrever num blogue pessoal para agradar a árbitros?

Proibir alguém de filmar um jogo de juvenis, porque tem de pedir autorização com uma semana de antecedência?

Enfim… ainda bem que eu ando longe do clube… se calhar tomam-se diariamente decisões destas…

Se calhar e sempre assim. Se calhar os clubes tendem a ser todos clubes do courato.

Se calhar um dia destes as pessoas serias cansam-se e vao embora... e so ficam os do courato...

Se calhar e mesmo assim... nao ha nada a fazer!
Mas eh pena!


Como me costuma dizer um amigo, nao ligues, isto eh o mundo do futebol...

Mas que eh triste eh...



Sem comentários:

Enviar um comentário