domingo, 4 de novembro de 2012

Almada - 0 Barreirense - 1 JUVENIS A 04NOV2012



O tempo ajudou e depois de uma noite a chover a cântaros, eis que a chuva para, e fazemos o jogo todo sem qualquer pinguinho.
No entanto, a marca já lá estava. A relva estava péssima, muito escorregadia.
Não ajudou muito ao espetáculo desportivo, mas não explica nada. A relva escorregou para ambas as equipas.

Tenho alguma dificuldade em encontrar explicações para mais esta derrota (segunda consecutiva) depois do desaire no Fabril.

As equipas do Barreiro estão a ser complicadas para este grupo de juvenis A.
A verdade é que se repetiram algumas das situações da semana passada.
Se no Barreiro houve uma equipa com mais garra, com mais atitude, que ganhava todas as bolas, todos os ressaltos, e essa equipa era o Fabril, hoje também houve uma equipa que acreditou mais, que deu mais o litro, que se esforçou mais, que se empenhou mais, que correu mais, e essa equipa foi o Barreirense.


Temos de ser honestos, o Barreirense viu um jogador ser expulso a 15 ou 20 minutos da 1.ª  parte  e nem por isso se notou que estivesse em desvantagem. Pelo contrário. É incrível estar a dizer isto, mas a verdade é que o Almada a jogar com mais um jogador que o Barreirense parecia que tinha menos jogadores em campo…

Sinceramente, alguma coisa não está a funcionar naquela equipa, os jogadores não estão motivados, não têm garra, não acreditam… e com esta atitude, lamento dizer, mas vão perder muitos mais jogos…

Sabemos que está lá o talento, temos excelentes jogadores, mas os jogos não se ganham com talentos escondidos, os jogos ganham-se com suor, com empenho, com o dar o máximo para ajudar a equipa…  vejo pouca atitude.

A dada altura, estávamos a perder por 1-0 e faltavam ainda 20 minutos para acabar o jogo e o que é que víamos em campo? Pois, alguns jogadores a recuarem devagarinho… jogadores fora do seu sítio posicional, jogadores a tentarem fintinhas, falta de atitude…

A questão não é ganhar ou perder.
O futebol é mesmo assim, umas vezes ganha-se, outras vezes perde-se.
A questão é olharmos para este grupo e não vermos uma atitude de vencedor. Não vemos isso… pelo contrário… vemos jogadores receosos… parece que quando vão à bola já sabem que não chegam antes do adversário… há uma atitude derrotista… Há falta de auto-estima!

Depois, temos de ser rigorosos. Uma equipa que está a jogar mal. Que está claramente a jogar mal… e só se faz 2 substituições….
Não me parece que a solução surgisse do nada de um momento para o outro!
Sempre achei que o banco de suplentes servisse para dar ânimo, dar novas dinâmicas, dar sangue novo à equipa. Não foi esse o entendimento. Não resultou!


PONTOS FRACOS:

1. Mais uma vez, tal como contra o Fabril, raras vezes ganhámos as primeiras bolas. Parece que o adversário salta mais alto, corre mais rápido, chega à bola mais depressa, segura melhor a bola.

2. Mais uma vez não vi bom futebol. Não vi bola no chão, não vi futebol esclarecido, de pé para pé, com jogadores a procurarem os espaços vazios. Não, infelizmente foram raras as boas jogadas.

3. Não sei se me engano muito se disser que o Almada não conseguiu fazer sequer dois centros da linha de fundo para a área… Os alas não funcionaram, ou então tentaram sempre a mesma solução, levar a bola para o meio do terreno, onde estavam sempre mais jogadores do Barreirense…

4. Bolas de perigo na área do Barreirense, quantas? Tirando as bolas paradas para a cabeça do Pedras…  e uma logo no início em que o Guga rematou ligeiramente ao lado… não me lembro!

5. Continuamos a insistir num futebol que culmina na tentativa de fintar mais um onde estão 2 ou 3 adversários… e obviamente culmina na perda de bola. Insiste-se muito na bola por trás dos defesas…  com piso escorregadio, não vale a pena!

6. Continuamos a ver laterais que sobem imenso no terreno, e isso é bom… mas depois  fica um buraco atrás…  se houvesse quem recuasse rapidamente para colmatar a posição… mas infelizmente não há…
Na semana passada no Barreiro sofremos um golo por causa dessa insufiência de não estarem defesas no sítio onde deveriam estar, hoje voltámos a sofrer outro golo porque aparece um jogador do Barreirense num sítio onde devia estar um defesa… mas não estava…


PONTOS FORTES:

1. Posso estar a exagerar um bocadinho, mas atrevo-me a dizer que o Pina foi o único jogador nota 5 em campo… É verdade, o Pina voltou a fazer umas defesas do outro mundo! Há pelo menos duas que são defesas monumentais…
Bem sei que os olheiros que por ali andam só procuram altura… mas quem viu os dois últimos jogos do Almada sabe que o Pina fez defesas do outro mundo! Eu, se treinasse a melhor equipa do mundo, queria o Pina na minha equipa...

2. Quando, já no final, o Pedras foi lá para a frente, conseguiu meter algumas bolas no meio dos defesas com bastante perigo. Mas há que dar mérito também ao adversário. Os centrais do Barreirense foram excelentes.



EQUIPA

Pina
Natário
Rafa
Pedras
Gongas
Mário
Guga
Mémé
Sandro
Pigoita
André Fonseca

SUPLENTES

Fábio
Varandas
Bruno
Luís Branca

Diogo
Diogo Évora


SUBSTITUIÇÕES

Saiu ao intervalo Guga, entrou Bruno
Uns 10 minutos depois saiu Pigoita entrou Varandas

BREVE RESUMO
O Almada até começa bem. Mais esclarecido, a procurar soluções. O Barreirense com uma estratégia que, já vimos, é comum a muitas equipas… o Importante é não deixar jogar, se tiver de ser em falta, que seja.

Pois, muitas faltas e algumas até muito feias que mereciam cartão. O árbitro foi complacente em pelo menos 4 jogadas de faltas mesmo muito feias. À quinta situação lá vai aplicar o cartão… um dos miúdos do Barreirense, deve estar habituado a jogar râguebi, porque nestas situações, pede-se desculpa e sai-se dali… mas não, este miúdo ainda se põe a questionar o árbitro… não sei o que disse, o árbitro perdeu a paci~encia e aplicou-lhe cartão vermelho.

Cá fora, pensamos que esta expulsão pode ajudar o Almada a encontrar os espaços que não conseguia. Inacreditavelmente, o barreirense ficam com menos um jogador, mas parece que tem mais posse de bola. Mais esclarecido a preencher espaços.
O Almada continua a desperdiçar jogadas umas atrás das outras, maus passes, tentativas pouco inteligentes de fintar dois ou 3… com o piso naquele estado… 

Chegamos ao intervalo com aquela sensação mista: «Bem, não estamos a jogar muito bem, mas eles têm menos um, talvez se consiga dar a volta…»
A segunda parte começa e não se vê grandes mudanças.
Continuamos a ver a mesma passividade, os mesmos passes errados, a mesma insistência em levar a bola para o meio…

A meio da 2ª parte há uma bola perdida ao meio, lançada para a nossa esquerda onde está um avançado do Barreirense e não há defesa… Ainda antes de entrar na área o «China» puxa da culatra e dispara um tiro mortífero… a bola passa por cima do Pina e vai agachar-se nas malhas…
É um golão!
Não sei se aquele rapaz costuma marcar golos assim, ou se este foi daqueles que saem um em cem… a verdade é que se trata de um golo fenomenal!

Ainda temos 30 minutos de jogo… apesar da insistência do Barreirense nas faltas, nós continuamos sem encontrar o caminho para baliza. Um jogo feito à base de centros para a área em bolas paradas… sem sucesso!

Acaba o jogo! O Barreirense é justo vencedor.
Não nos podemos queixar senão de nós próprios.!
Uma equipa que se apresenta como candidata a campeã não pode ter esta atitude em campo.
Têm de comer a relva, correr para trás com a mesma convicção com que correm para a frente. Dar o litro quando o colega falha a bola para corrigir o erro, e não apenas quando  achamos que vamos fazer golo. Mais espírito de sacrifício! Dar o litro a cada minuto. Se aos 30 minutos damos o berro, e não aguentamos mais, não importa, há mais jogadores no banco para substituir…
Passar o jogo inteiro sem se dedicarem nem 70%...  Não chega!
Os adversários que queiram, como nós, ser campeões, vão de certeza suar muito mais e vão ter mais sucesso. Vão chegar á bola primeiro que nós, vão correr mais que nós, vão certamente ter mais oportunidades de golo!
Contra o Fabril não jogámos bem, mas ainda chegámos a criar algum perigo!
Hoje nem isso conseguimos… a jogar contra 10… dá que pensar…

ARBITRAGEM

Ficou a duvida se houve um penalti na area, uma mao na bola de um defesa do Barreirense. Confesso que vi a bola a ir ah mao, mas nao estou certo se seria mesmo penalti. Quando vir a gravacao darei a minha opiniao.

Acho que o arbitro foi demasiado brando quanto ah violencia das fltas do Barreirense. Uma coisa eh tentar ir ah bola, escorregar e acertar no adversario. Algo absolutamente aceitavel. Outra coisa eh o jogador ja ter passado e ir-se atras do jogador e dar na canela por tras... Vi mais de meia duzia de bolas dessas e isso eh uma vergonha.
Um arbitro pode nao ver uma vez, pode nao ver duas vezes, agora passar o jogo todo a considerar estas bolas como faltas normais... sinceramente prejudicou seriamente o Almada.

Eh que com um arbitro rigoroso o Barreirense teria levado para casa uma boa meia duzia de cartoes amarelos e se calhar alguns jogadores ja nao repetiam aquelas entradas feias.

Tirando isso acho que a arbitragem foi ate muito boa. Sem casos.
Os fiscais de linha perfeitos... nao me lembro de um unico erro. 
E nao me lembro de nenhuma decisao absurda do arbitro!
Apenas aquele criterio de permitir jogo feio e intencional...

Como essa falha se revelou decisiva no encontro, porque prejudicou o normal jogo do Almada, considero esta arbitragem fraca.
De 0 a 20, daria um 12...


O FUTURO

Eu sou uma pessoa optimista e quero acreditar que sou realista.
Logo, esta derrota nao me deixa nada pessimista quanto a esse objetivo de sermos campeoes distritais.
Nao eh por perdermos dois jogos que tudo esta perdido. Basta ver o campeonato do ano passado para perceber que a 1a distrital eh muito competitiva, o Beira Mar subiu ao nacional, ja nao me lembro, mas julgo que com umas 3 ou 4 derrotas e 3 ou 4 empates.
ou seja, ainda ha muito campeonato pela frente.
Era melhor comecar bem, so com vitorias, mas comecar mal nao significa que se acabe mal.

Esta derrota empurrou-nos para meio da tabela, agora estamos em 7.
Isso quer dizer que agora temos menos margem de erro, ou seja, nos proximos jogos temos de dar mais o litro, temos de ser mais solidarios, temos de defender melhor, temos de ser mais rapidos a atacar a bola, temos de jogar com mais cabeca e menos individualismo,  temos de ser mais inteligentes.

Se virmos bem, perdemos dois jogos. Mas alguem acha que estas duas equipas sao muito superiores ah nossa? Sao equipas intransponiveis? Obviamente que nao! Sao equipas ao nosso nivel. Sao equipas que provavelmente venceriamos se tivessemos jogado bem.

Eu nao perdi um milimetro das minhas conviccoes de que podemos ficar no primeiro lugar deste campeonato.  Mas eu digo que podemos... se... e o se eh que conta muito... vai ser preciso mais suor nesta equipa!


Sem comentários:

Enviar um comentário