quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Já correm as inscrições para o Ibercup 2013

a

Eis as imagens da final do torneio, no escalão SUB16.
Ganharam os mexicanos do Chivas de Guadalajara, equipa que nos eliminou nas meias-finais, por 3-0 (estava 0-0 ao intervalo)

O Chivas já anunciou a participação na edição de 2013 e é, obviamente, candidato a reeditar as duas vitórias anteriores do torneio.

Pelo que vejo no site já estão inscritas 400 equipas, é um sinal do sucesso de marketing do torneio, mas não necessariamente um sinal de qualidade do torneio. Na verdade, sabemos que há torneios destes em que a componente económica acaba por ser mais importante que a desportiva.

Esperamos que este ano sejam corrigidas algumas das falhas do torneio do ano passado:

Eis algumas das principais deficiências que detetei:


- Os jogos decorrem numa época do ano em que já há muito calor. Nem sempre existiam as necessárias garrafas de água para hidratar jogadores exaustos. Não fossem os pais andarem com geleiras atrás.... Lamentável.

- Alguns dos campos têm falhas graves. Lembro-me de os miúdos se queixarem, por exemplo, nos jogos que fizeram no Carcavelos, de que os balneários eram insuportáveis, parecia que estavam numa fossa, cheiravam a urina de forma insuportável que os miúdos nem sequer aguentavam uns minutos lá dentro. Num torneio que pretende também ser uma imagem do país para tantos jovens estrangeiros que nos visitam, é inadmissível que não tivesse havido cuidado a verificar os equipamentos. Curiosamente lembro-me agora que a maior parte dos jogos naquele campo eram com equipas portuguesas... não deixa de ser vergonhoso...

- Lembro-me também, nesse campo do Carcavelos, de estarem largas dezenas de pessoas a ver, estar um calor insuportável e não existir um bar por perto... o bar do clube estava fechado... coisa inteligente...

- No campo desportivo, o maior problema foi claramente a escandalosa má qualidade das arbitragens da primeira fase. Os árbitros, todos estrangeiros, castigavam ostensivamente as equipas portuguesas.
Tão descarado que vi dezenas de pessoas a queixarem-se do mesmo...  De tal maneira que ouvi gente dizer que seria talvez uma estratégia, para permitir às equipas estrangeiras um maior sucesso desportivo, e assim ficarem com uma sensação positiva nesta participação e voltarem mais tarde ao torneio. No fundo, são os estrangeiros, que dormem em hoteis, comem em restaurantes, consomem nas lojas do concelho, que conferem a componente económica...  Tudo bem, mas então não aceitem equipas portuguesas, estarmos ali com os nossos filhos a fazermos de palhaços, isso é que não! As arbitragens da fase de grupos foram mesmo vergonhosas. Depois nas eliminatórias tudo mudou! Árbitragens excelentes. O trio das meias-finais, com o Chivas, por exemplo, era do outro mundo!

- Outra falha grave da organização foi no momento da apresentação das equipas, no estádio do Estoril.
Convidam os pais para um momento de festa, ver os nossos filhos a desfilarem no estádio, chegamos lá e não é que estão a cobrar à entrada julgo que era 7 euros por pessoa... Havia ali famílias inteiras, com amigos e tudo... as pessoas revoltadas. Começou tudo a ameaçar não deixar os miúdos desfilarem... acabava-se a festa e era uma vergonha. Lá abriram os portões e todos entrámos de borla...
Uma vergonha. Era escusado!
Desde quando pago para ver o meu filho desfilar??? Ridículo!



O Lado positivo:

- A experiência desportiva. O convívio com outras culturas.

- O elevado nível da grande maioria das equipas.






Sem comentários:

Enviar um comentário