segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Nova equipa técnica nos Juvenis B do Almada

A equipa de Juvenis B do Almada teve hoje uma surpresa.
Emanuel Mesquita despediu-se do grupo e para o seu lugar entraram dois novos treinadores, César e Gabriel.
Pelo que percebi, por alguns pais, já treinaram no Benfica, estavam agora no Corroios numa equipa de futebol 7 quando foram convidados para o Almada, por terem sido identificados como treinadores de grande talento.


As pessoas que acompanham este blogue sabem bem que sou muito crítico de algumas atitudes e decisões da direção do clube, mas há um aspeto que não posso negar, o Almada tem efetivamente um dos melhores leques de treinadores de todos os clubes que conheço aqui por perto.

Sei que essa era uma das condições essenciais do projecto Geração Benfica que sempre defendi com afinco desde o primeiro minuto da sua entrada no Almada, no Verão de 2008.


Nestes últimos 5 anos nunca vi razões para criticar o talento dos treinadores escolhidos, de facto, esse é o grande trunfo do Almada, e é nessas pessoas talentosas que reside o segredo do sucesso do Almada que semana a semana vai dando provas de muita qualidade. É neles que está o futuro do clube.

Tenho, por isso, que desejar os maior sucessos aos novos treinadores, esperar que se adaptem bem ao clube, ao grupo de trabalho, aos dirigentes, à comunidade desportiva  no geral.

Não posso também deixar de fazer um rasgado elogio ao Emanuel Mesquita.

Jovem treinador que se iniciou no clube esta época, vindo do Atlético Clube de Portugal, e que tem feito um trabalho fabuloso pelo grupo, apesar de todas as dificuldades de, semana a semana, nunca saber com quantos e quais os jogadores que conta,  já que eram/são convocados sempre alguns para acompanhar a equipa A.


Os habituais "malhadores", os treinadores de bancada, com uma única motivação, promover os seus filhinhos, nem deram tempo ao jovem Emanuel.
Poucas semanas passavam de adaptação ao clube e já se multiplicavam nas bancadas os papagaios do costume, a criticar, criticar, criticar...
Felizmente alguns foram coerentes com o que diziam e abandonaram o clube, o ambiente melhorou consideravelmente, segundo me contam.

Agora, a saída do mister Emanuel acontece envolta em algum mistério, mas acredito que faça parte de uma revolução que em breve deverá ser comunicada a toda a comunidade desportiva.

ASSIM, REPITO, OS MEUS PARABÉNS AO MISTER EMANUEL MESQUITA, um excelente trabalho, quer em termos  disciplinares (no início chocou alguns pais a frieza com que resolveu problemas de comportamento no grupo) hoje julgo ser consensual que foi muito importante que actuasse com pulso, que metesse na ordem aquele grupo, baixasse a crista a alguns egos exacerbados e, na verdade, os resultados apareceram. Mas parabéns também pelo desempenho nos treinos e nos jogos.
Pelo que me contam tem tido uma fabulosa leitura de jogo, identificando prontamente os erros, corrigindo posições,tem sido extremamente eficaz.


Uma equipa B que está a morder as canelas aos primeiros lugares, é de se lhe tirar o chapéu. Ainda para mais com um plantel que muda semana a semana...

Se o mister Emanuel contasse todas as semanas com os 23 jogadores de 1997, não tenho  muitas dúvidas de que  hoje poderia estar mesmo a disputar o primeiro lugar com o Quinta do Conde...







assim, para terminar, OS MAIOR SUCESSOS PARA ESTA NOVA FASE DO ALMADA QUE TODOS ESPERAMOS SEJA DE MUITAS ALEGRIAS.

FELICIDADES A TODOS




SOUBE HOJE QUE AFINAL O MISTER EMANUEL VAI FICAR COM OS JUVENIS A.
O MISTER NUNO VIEIRA SAIU DO GRUPO.

Não sei, não faço ideia de quais foram as razões invocadas, mas parece-me óbvio que a saída se prende com a dificuldade em cumprir os objetivos.

Ninguém duvidará das capacidades do Mister Nuno Vieira, aliás o seu currículo não engana. Do que oiço dos miúdos, é uma pessoa repleta de qualidades. Na minha modesta opinião, nunca esteve, nem nunca estará em causa a capacidade do mister!
É um grande treinador, ponto final!

Julgo que o problema daquele grupo estava precisamente numa relação que é muito antiga, já ninguém tinha que provar nada, já ninguém tinha que se esforçar em nada, tudo estava garantido, todos sabiam que tinham os seus lugares garantidos, ninguém lhes fazia sombra... E quando um grupo está acomodado, o talento está lá... mas não se usa sequer 25% dos recursos disponíveis.

Na verdade é triste, percebo que exista  tristeza no grupo, muitos daqueles miúdos eram treinados
pelo mister Nuno há várias épocas, já há ali muito mais que uma relação jogador/treinador, são muitos anos, centenas de treinos, dezenas de jogos, muitas alegrias, muitas tristezas...

Já tinha ouvido de vários técnicos essa teoria de que na formação um treinador não deve acompanhar os mesmos miúdos por muito tempo. Que a da altura já não se consegue ter mão no grupo. Já há confiança a mais. As coisas deixam de funcionar. O treinador pede zelo, empenhamento, e já ninguém liga! A confiança atingiu patamares que prejudicam a dinâmica de gestão do grupo.

Se calhar a saída do mister Nuno pode ser a solução para este grupo.
Não sei.
Não faço ideia do que pode estar a passar pela cabeça dos miúdos que tinham essa relação especial com o treinador.
Provavelmente estarão revoltados.
Provavelmente sentem que foram traídos, que o clube não tinha o direito de lhes tirar o treinador com quem partilharam tantos e tantos momentos das suas vidas...

Provavelmente pela cabeça de alguns passa agora, a quente, a vontade de abandonarem o clube.
Provavelmente alguns terão pouca vontade de ficar. Mas eu acho que é agora o sentimento dos primeiros dias.

Tenho a certeza que dentro de 1 ou 2 meses todos estarão a reconhecer que foi boa esta mudança. Que foi boa para todos. Para eles, para o treinador, para o clube, eventualmente até para os resultados da equipa...


Há, no entanto, um grupo mais pequeno que estará, agora, com um novo ânimo. Os que não tinham quaisquer possibilidades de jogar. Os que semana a semana ficavam no banco... Os que já sabiam que não valia a pena esforçarem-se muito ou pouco, o resultado era sempre o mesmo: o banco.

Esses estarão agora a pensar que, com um treinador novo, que em princípio não tem relação especial com nenhum dos jogadores, que irá tratar todos por igual.
Que irá observar cada um dos jogadores e decidirá a escolha dos 18 semana a semana consoante o desempenho e o empenho que vê nos treinos.

Cada um dos jogadores saberá agora que tem de dar o litro para ter lugar a cada domingo.
E em cada jogo tem de dar o máximo para voltar a treinar com afinco semana a semana.

No fundo é aquela falta de competitividade no grupo que contaminava todo o espírito.
Não é normal que todos os adversários do Almada corram mais que nós...  Não é normal... Havia ali um problema de motivação!

E esse parece-me que é o principal sinal que a direção do clube terá pretendido com esta dança de cadeiras nos juvenis: Alterar esse estado de letargia, de conformismo que existia no grupo.

Estou convencido que vai ser bom para todos.

Na certeza que isto só aconteceu porque os objetivos não foram cumpridos.

Por mais que se queiram encontrar responsabilidades nas arbitragens, nisto, naquilo, a verdade é que este grupo não teve o sucesso que se esperava! Nove jogos, 5 derrotas... é um desempenho péssimo para uma equipa que se apresentava como candidata a subir de divisão...


Agora há que serenar os ânimos, retirar a pressão dos jogadores, do treinador, do clube...  e simplesmente trabalhar com afinco para criar um grupo que se empenhe a cada domingo.

FELICIDADES PARA TODOS!
E, O PRINCIPAL DE TUDO, QUE HAJA ALEGRIA A JOGAR, QUE HAJA ALEGRIA A TREINAR!
QUE SE DIVIRTAM!

O FUTEBOL É UM DESPORTO, todos deveriam divertir-se...




NOTA PARA OS COBARDES:

ALguns cobardes, são sempre os mesmos do costume, atacam-me no ZeroZero, alguns até usando técnica cobardes de mostrarem que me conhecem, que sabem o meu nome, que sabem a minha profissão, que conhecem o meu filho, colocam-se nessa posição de mostrar que me conhecem escondendo-se no anonimato, e é neste anonimato que depois me atacam (nunca vi gente tão cobarde como esta que pulula no futebol... mas enfim... sempre o disse, o meio do futebol atrai toda a podridão...) ...

Ora, para essa gente só tenho uma mensagem...  Podem usar de todas as técnicas cobardes que quiserem, continuarei a ignorar-vos... e se continuam indignados por eu continuar a escrever no blog apesar de todas as ameaças, eu explico-vos... É que por cada pessoa que me ataca pelo que escrevo no blogue há sempre 2 ou 3 a  telefonarem-me e a elogiarem-me e a incentivarem para que nunca desista...

E não... para o cobarde que se esconde no login Apinto66, que tenta descredibilizar-me dizendo que o blog está a perder credibilidade, lembro-lhe que não... cada vez tem mais leitores...

Azar... sabe, é que comigo há transparência, não há cá truques nem cobardias... eu podia esconder e inventar... mas não... foi eu que o coloquei, o contador está ali do lado esquerdo para todos lerem...  a média era ter 600 a 700 visitas por semana... agora anda pelas 1300...




1 comentário:

  1. A chicotada não foi pelos resultados... acho que deve ter sido por outra coisa qualquer... não me parece lógico que um treinador que entrou no início da época, consegue bons resultados,sair assim!!!

    ResponderEliminar