quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Mercado de transferências + novidades 02OUT2013








EIS MAIS ALGUMAS NOVIDADES NAS TRANSFERÊNCIAS EM JUVENIS:



João Fernandes - Jogador da seleção distrital de sub14 de 2011, um defesa central muito rápido, passou a época passada uma fase muito complicada, com uma lesão grave que o obrigou a cirurgia. 
Voltou esta época a treinar, no V. de Setúbal, mas dois meses depois de iniciados os treinos percebeu que a equipa técnica não o iria utilizar e optou por sair. Soube ontem que foi para o Fabril. Na verdade, um jogador que é talentoso e regressa aos treinos precisa de treinadores que acreditem na sua capacidade e lhe vão dando oportunidades. Se isso não acontece... mais vale sair e procurar um clube onde faça minutos para ganhar a confiança e jogar ao nível que jogava há duas épocas atrás.
Boa sorte João!

Diogo Santana - Era o jogador mais antigo no Almada no grupo de 1997 (nem sei se não seria dos mais antigos de todos os escalões)  desde escolinha... Este ano teve o convite do Vitória, foi tentar a sua sorte e correu-lhe bem logo de início. Entretanto, começaram as aulas, e tornou-se incompatível, com as deslocações, etc. Voltou ao seu clube, o Almada, representando um grande reforço no plantel.


Ricardinho - O extremo esquerdino fez uma época de infantis no Almada, destacando-se entre os melhores, mas na época seguinte decidiu tentar o Corroios que tinha os Iniciados no Nacional. Ficou no Corroios duas épocas e depois tentou a sua sorte no C. da Piedade. Na época passada jogou na equipa B de juvenis. Ingressou agora no Almada para tentar a sua sorte. Entretanto, desistiu do futebol. É pena, era um bom miúdo, e tinha muito talento. Um dia destes relembro algumas jogadas suas geniais, de quando jogava nos infantis do Almada... Tenho vários vídeos dele.

Elísio Carvalho - Extremo direito muito rápido, estava no Arrentela, ingressou no Vitória de Setúbal, onde tem jogado mas não de forma regular. Quem sabe se não é mais um que vai saltar...

Bruno Sousa - Estava no C. Piedade, veio ao Almada tentar a sua sorte e tem mostrado excelentes qualidades para jogar numa posição defensiva, seja a central, lateral ou mesmo a trinco.


Pedro Capitão - Médio que jogava há uns anos nos Pescadores, depois teve passagem pelo Sporting e agora está no conjunto do C. Piedade. Julgo que ainda não ganhou titularidade.


Xavier. - Fazia parte da seleção de sub14 de 2011, o defesa central com mais de 1,90, fez um excelente torneio pela seleção e logo a seguir saiu do Alcacerense para o Sport Lisboa e Benfica, onde esteve nas duas últimas épocas. Neste momento não o vejo no plantel dos juvenis do Benfica, não sei se terá ido para outro clube, ou se voltou ao Alcacerense. Um dia destes conseguirei falar com ele ou a mãe.


DESTAQUES DO MÊS PASSADO:

Breno. O lateral direito que chegou a estar na seleção de Setúbal numa fase inicial, esteve estes anos no Pescadores, mas mudou-se este ano para o C. Piedade. pelo que me dizem, não gostou do C. Piedade e mudou-se recentemente para o Arrentela. Parece que é o clube para onde os «sabichões» agora «empurram» os miúdos que saem do Piedade...


Diogo Silva. Era jogador da seleção de Setúbal SUB14 em 2011, fazia lugar de extremo esquerdo. Andou pelo Corroios, depois pelo Beira-Mar, agora está no Charneca.


João Aiveca. Soube que o João se mudou para o Cova da Piedade, e assim junta-se a outro ex-Barreirense, o avançado Tomás Santos.
João Aiveca também é um jogador com  um longo historial no Barreirense, mas por alguma razão terá achado que era a altura de mudar. João jogou na seleção SUB14 a defesa direito, aliás foi fazer o lugar do nosso Iuri Vilarigues que se lesionou mesmo antes do Torneio Lopes da Costa. Mas no Barreirense o Aiveca tem jogado sempre a Central. Não faço ideia a que lugar irá jogar no Piedade, mas tenho a certeza que irá ser titular, é um jogador muito rápido, inteligente a sair com a bola no chão e tem uma elevação fora do normal.
Do Barreirense, só falta sair o Luís Rosa, o extremo direito que também jogou nessa seleção de Setúbal em 2011.


Gonçalo Raposo. O guarda-redes que jogou duas épocas no SLBenfica, nascido em 1998, ingressou no Almada e depois de uma semana de treinos não teve dúvidas em assinar pelo clube do Pragal. No início de época ainda andou pelo campo da Várzea, mas não terá corrido bem. No Almada deve juntar-se ao plantel de juvenis A (apesar de ter nascido em 1998) dada a sua elevada qualidade.


Tal como vaticinei ainda no final da época passada, este ano as equipas iriam ser ajustadas mais tarde, por causa do fenómeno dos nacionais, e da elevada competitividade em escalões de juvenis. Muitos bons jogadores quiseram tentar a sua sorte nos clubes do Nacional, seja no  C. Piedade, seja no Fabril, ou mesmo no Vitória ou no Belenenses, obviamente muitos deles foram dispensados, outros não gostaram do que viram... todos esses jogadores procuraram outros clubes e estão agora a procurar clubes onde possam fazer parte do 11 principal e assim ganhar competitividade.

 Alguns vieram ao Almada (nem todos terão lugar no nosso plantel  que está muito forte - é da vida... Agora só mesmo jogadores acima da média!) outros procuraram outros clubes, como o Corroios, o Beira-Mar... e depois há aqueles casos mais chatos, que são os miúdos que desistem do futebol...  Mais tarde falaremos deste chato 'dossier'... E dos miúdos e pais que vão atrás de conselhos dos ditos sabichões...  maus conselhos que levam os miúdos a desistir.




Eis o que vou sabendo:

OUTROS DESTAQUES:


Tomás Freitas - Devem lembrar-se da equipa de infantis A do Corroios que foi campeã distrital há uns 3 anos. O Tomás (nascido em 1998) era o médio esquerdino, com um remate e uma precisão de passe assinaláveis. Tinha estado antes no SLBenfica, mas como não era titular optou naquela época pelo Corroios, que tinha uma grande equipa. Curiosamente, muitos desses jogadores campeões em infantis estão agora no plantel dos juvenis do Almada. Ora, dizia eu, o Tomás depois dessa brilhante época no Corroios foi para o Belenenses onde permaneceu por duas épocas. O que é que soube um dia destes? Pois, o Tomás está agora no Sporting Club de Portugal. Vi numa foto de um jogo entre a equipa de juvenis B do Sporting e o Beira-Mar (Sporting venceu por 5-0) e depois conversei com o Jordão, um benfiquista que agora vai ter de comemorar os golos do Sporting... eheheh!!! Grande abraço Jordão, e muita sorte para o Tomás.

Tomás Santos -  Eu sou suspeito para falar do Tomás porque sou um grande fã do miúdo, do jogador, do rapaz, do cidadão. É, de facto um miúdo exemplar, com grandes capacidades a vários níveis, mas aqui falamos de futebol, e o que posso dizer é que se trata provavelmente do melhor avançado do distrito.  Por curiosidades estranhas, o Tomás tem sido «empurrado» para jogar a extremo, a médio... enfim, lugares onde faz sempre um bom papel, mas onde ele é mesmo brilhante é a ponta de lança.
Quem conhece os vídeos feitos pelo pai, o Eduardo (estão no youtube algumas dezenas) é de facto um jogador com uma eficácia, uma rapidez acima da média. Já andou em várias épocas a treinar no Sporting, só não está ainda num clube grande porque se calhar lhe falta ainda qualquer pequeno pormenor. Só não percebo é porque o Sporting e o Benfica apostam em jogadores que... sinceramente, ao lado do Tomás...  Mas enfim! São os mistérios do futebol.
Ora, soube hoje mesmo que o Tomás abandonou o Barreirense, o seu clube desde infantis. Já muito assediado por vários clubes, inclusivamente pelo Almada (ainda não desistimos de o ver numa grande equipa no Almada... calma. Esse dia chegará!) soube hoje que aceitou o convite do C. da Piedade e já começou os treinos no clube nosso vizinho.
Ao Tomás, que muito admiro, e à família os meus sinceros desejos de muitas felicidades e muita sorte no plantel do Piedade. Do que vi no jogo de há 15 dias, tenho a certeza que o Piedade vai beneficiar muito deste novo ponta de lança. Um jogador polivalente que se adapta a vários lugares, mas um jogador sempre muito empenhado, focado na sua missão, e, volto a repetir, metam a bola num espaço vazio e o Tomás faz milagres... Relembrando, o Tomás era o avançado da seleção de Setúbal SUB14 em 2011, e já aí não era surpresa nenhuma, pois já o conhecíamos do Barreirense.

Iuri Pinto - Foi o avançado na seleção de Setúbal Sub14 do mister Chaby, em 2011. Apesar de não ter conseguido marcar muito, julgo que marcou apenas um golo no torneio Lopes da Silva em que ficámos em 5.º lugar, logo a seguir a essa experiência foi chamado ao Sporting, onde esteve estas 3 épocas, embora sempre nas equipas B. Esta época mudou-se para o Vitória de Setúbal e joga agora com os nossos ex-Almada Gonçalo Carmelo e Diogo Santana.  Julgo que será o ponta de lança titular.

José Marinheiro - Era um dos guarda-redes convocados na seleção de SUB14 do mister Chaby, continuou algumas épocas no Vitória, mas na época passada foi chamado ao Sporting e julgo ser titular da equipa de Juvenis A dos leões.

Gonçalo Santos - Foi médio ofensivo no Almada na época que passou, depois de várias épocas no Corroios. Saiu do Almada atrás do sonho do nacional,  esteve no início de época a treinar no C. da Piedade, mas não se terá adaptado ao clube e quis sair. Sei que foi convidado a voltar ao Almada, onde provavelmente teria lugar no plantel, mas preferiu ir tentar a sua sorte no Beira-Mar. Desejamos-lhe as maiores felicidades.

Lucas - Foi muitos anos jogador do Barreirense, um bom médio canhoto, soube que no início da época tentou a sua sorte no C. da Piedade, a coisa não terá corrido bem, dizem-me que está a treinar no Corroios.

Peixe. Era um dos guarda-redes da seleção de sub14 em 2011, esteve estes anos no Corroios, ingressou agora no C. Piedade onde é guarda-redes n.º 2.

Ruben Rocha - Foi o guarda-redes titular do Lopes da Silva de 2011, com excelente desempenho, na época seguinte deixou o Arrentela e ingressou nos Iniciados do Almada onde fez uma excelente época, (campeões distritais). Na época seguinte optou por tentar a sorte no Vitória de Setúbal, onde teve poucos minutos de jogo. Está agora no C. da Piedade onde é titular, e parece que para continuar!

Carmelo - Fez duas épocas excelentes no Almada, a primeira em Iniciados (partilhando a baliza com o Ruben) a outra nos juvenis B, e este ano tentou a sua sorte no Vitória onde tem jogado a titular.


Miguel Freches e Noah - Dois excelentes jogadores que estavam no Beira-Mar de Almada e que ingressaram no Belenenses.  Ambos estão a jogar na equipa de juvenis A.

Pipo - Excelente trinco que fez várias épocas no Corroios, na época passada tentou a sua sorte no C. da Piedade, apesar de ser ainda «B», mas foi titular e fez um excelente campeonato, este ano foi convidado para o Belenenses e lá está, segundo sei a jogar.

Pedro Carmo. O médio canhoto que fez parte da seleção sub14 de 2011 manteve-se estes anos no Corroios mas esta época mudou-se para o Belenenses.


Nuno Martins - Em infantis, não tenho dúvidas em dizer que era dos melhores jogadores do seu ano, uma inteligência a jogar, uma subtileza, era de facto um jogador superior. Continuou no C. da Piedade todos estes anos, mas foi muito fustigado por lesões e alguns azares. Este ano decidiu sair do Piedade e tentar a sua sorte no Almada onde esperamos que faça uma excelente época. Os jogadores talentosos também precisam de sorte, eu acredito que esta vai ser a época do Nuno!

Gonçalo Abreu - O defesa que fez muitas épocas no Corroios esteve este início de época no C. da Piedade mas decidiu mudar e tentar a sua sorte no Almada. Mais um talento que desejamos encaixe bem no plantel para aquela que vai ser mais uma grande época dos juvenis do Almada. Eu acredito!

Hugo - É um guarda-redes com grandes capacidades, estava no C. da Piedade há várias épocas mas este ano decidiu alinhar nos juvenis do Almada, onde vai, certamente, fazer uma grande época.

Tiago Pereira. É um excelente médio ofensivo, (nascido em 1998)  fez várias épocas no SLBEnfica, mas na época passada ingressou no Almada onde fez uma excelente época de Iniciados. Este ano foi convocado para alinhar nos juvenis A do C. da Piedade, e tem jogado a titular.

Jardel. O médio forte fisicamente que jogava no Barreirense há algumas épocas foi chamado aoSporting Clube de Portugal.

Ronaldo Tavares. O avançado muito forte do Paio Pires, que dava nas vistas pela sua capacidade física, e que marcou muitos golos, nomeadamente contra o Almada, foi chamado ao Sporting e ficou lá!

Márcio Delgado. O Médio esquerdo que para mim foi o melhor jogador no Lopes da Silva de 2011 saiu na quela época do Vitória para o Belenenses, mas a época não correu bem, voltou ao vitótia e agora foi chamado ao Sporting Clube de Portugal.

Fábio Delgado. É um bom pé esquerdo. Na primeira época de iniciados, no Corroios, teve uma lesão grave que o obrigou a parar, esteve até para entrar no plantel do Almada. Hoje joga no Belenenses.

Daniel Carvalho. Esteve nos Pescadores. ingressou no Almada onde fez duas boas épocas, ingressou este ano no C. da Piedade.

Pedro Valente. Era o terceiro trinco da seleção sub14 em 2011, (depois do Mário e do Rufio) jogava no Fabril, (e era um dos melhores jogadores da equipa) vi que este ano ingressou no Vitória de Setúbal.

--------------------------------------

Mas para além dos bons jogadores que trocaram de clube, há muitos desses miúdos de destaque, a maioria deles são constantemente observados pelos clubes «grandes», que se mantiveram  nos clubes onde estavam:


No Almada:
Rafa
Mário
Leo
Gonçalo Martins
Varandas
Iuri
Chiquinho

No Corroios:
Rufio
Tiago Sabrosa
Mouzinho
Ruizinho
Luís Jesus

No Vitória:
Edi
Joel Moreira (chegou a ser chamado à seleção nacional) nasceu em 1998
Rui Leite

No Barreirense
Luís Rosa

No C. Piedade
Tiago Lopes
Gonçalo Lopes
Juninho
Alex
Muanza


No Beira-Mar
Fábio Moreno
Bruce
Ricardo Gandum




E mais 3 transferências - São jogadores que não conheço bem, mas que eram apontados como sendo dos mais fortes das suas equipas. Mas lamento nem sei os seus nomes.
Mas assinalo aqui: Dois jogadores do Olímpico (dizem-me que eram os mais fortes) mudaram-se para o Fabril. Um jogador do Beira-Mar também mudou para o Fabril.


CURIOSIDADES ESTATÌSTICAS


Anotei 54 bons jogadores de 1997.
Curiosamente, 27 mudaram de clube, 27 mantiveram-se nos seus clubes.

Dos que se mantiveram, 10 em clubes do Nacional, 17 em clubes da 1.ª distrital.
Dos que mudaram, 17 foi para clubes do Nacional, 10 para clubes da 1.ª distrital


Obviamente estes são apenas os jogadores que conheço melhor. Estes tenho a certeza que são alguns dos melhores jogadores do distrito.
Mas existirão se calhar outros tantos iguais ou melhores que estes, porque como sabemos uns miúdos evoluem muito, outros vão desmotivando. O fenómeno é dinâmico. E não é possível conhecer todos os clubes do distrito!

Sem comentários:

Enviar um comentário