quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A boa formação do Almada, a trabalhar para os grandes


O Nuno Morais colocou esta informação em algumas páginas do Facebook na noite de terça-feira, e
logo na manhã de quarta era informado que saíra mais um miúdo, também para um dos grandes.


Pelo que me contaram, nos últimos 5 anos já saíram do Almada para os grandes algumas dezenas de miúdos.
Podem dizer que é por sorte, por acaso calhou estarem a vir para o Almada bons jogadores.
Pois, podem acreditar na casualidade.

Mas podem também acreditar noutra coisa, podem acreditar que há uma boa formação no Almada e que há miúdos que chegam ao Almada com algum talento, mas depois é neste clube que desenvolvem algumas das mais importantes qualidades.

Há muitíssimos exemplos.
Por exemplo, no caso destes miúdos que saíram nas últimas semanas para Benfica e Sporting há um miúdo que estava num clube modesto, era até considerado um jogador banal, com algumas fragilidades,  ingressou no Almada na época passada e, em apenas alguns meses de treinos mostrou características que o tornaram um jogador acima da média.

Outro caso. Contavam-me um dia destes o caso de um miúdo que já joga futebol há uns 8 anos. É um jogador interessante, daqueles que não se desperdiça, mas mostrava nos treinos muitas falhas e debilidades. A dada altura o treinador já achava que não valia a pena... tinha demasiadas deficiências, e já não era agora que se iria conseguir corrigir. Ora, as semanas foram passando e o treinador descobriu que o jovem, de facto, tem um talento natural, simplesmente esteve tantos anos a treinar em tantos clubes mas nunca teve um bom treinador que o orientasse em algumas questões básicas. Ou seja, falhou-lhe a boa formação, tem o talento, mas não teve  quem lhe dissesse algumas regras essenciais.
Está agora a corrigir essas lacunas e poderá provavelmente vir a ser um grande jogador, e não apenas um jogador interessante.

Mas há muitos mais casos.

Muitas vezes os pais aconselham os miúdos apenas por razões de ganância do resultado. Que interessava se o miúdo em escolinha ou em infantil estava numa equipa que ganhava muitos jogos??? O que interessava nessa altura era que fosse corrigido, que lhe dessem uma boa formação, que aprendesse o básico para que pudesse evoluir como jogador.

Infelizmente muita gente ignorava esse aspeto, o que interessava era ganhar. ganhar, ganhar!!!
Mesmo que fossem em equipas que não se pretendia jogar bom futebol, só interessava era ganhar!
Depois, os miúdos chegam a uma certa idade e já lhes faltaram demasiadas etapas.... é tudo muito mais difícil...


Todas estas saídas de jogadores dos escalões de formação do Almada transmitem alguma tristeza, claro. Ninguém gosta de perder os melhores jogadores do grupo. Claro que não! Bons jogadores são sempre bem vindos às boas equipas.
Mas por outro lado, o facto de saírem para Benfica e Sporting só revela que o Almada está a trabalhar bem.
Perderam-se os bons jogadores, mas ganhou-se em «prémio» de formação. É um orgulho estar a formar jogadores para os clubes grandes, mostra que se está a formar ao mais alto nível.

E quando se torna público que estão a sair muitos miúdos do Almada para clubes grandes há também uma consequência imediata, com os dois lados da moeda:

- Se por um lado atrai mais miúdos, porque as pessoas querem que os seus filhos estejam numa boa escola de formação, que tenha boa organização e bons treinadores, por outro, há também uma maior observação das equipas do Almada... há muita gente atrás de jogadores dos vários escalões, e isso também é preocupante! Mas para isso, costumo dizer que só há uma solução: Não adianta esconder que o Almada é uma boa escola de formação. A única forma de lidar com essa pressão externa é criar boas condições no clube, fazer com que os miúdos se sintam tão bem que recusem os convites.

Todos sabemos que isso tem acontecido nos últimos anos em vários escalões. Nomeadamente no nosso grupo de 1997.
Ainda esta época foram vários os miudos convidados a saírem para clubes que estão a competir no nacional. Sem qualquer hesitação, esses miúdos optaram por ficar!











Atletas Infantis B, do Almada AC, reforçam "grandes" de Lisboa

Os nossos jogadores Miguel Pires (médio ala) e Hugo Silva (defesa central direito) realizaram no passado sábado, na Trafaria, o último encontro pela nossa equipa.

Acedendo ao convite endereçado pelo SL Benfica, o atleta Miguel Pires iniciará amanhã uma nova etapa da sua vida futebolística, representando o clube da Águia.

Igualmente nesta terça-feira, mas no outro lado da segunda circular, o atleta Hugo Silva junta-se à equipa 2002 do Sporting CP.

O Almada AC agradece, publicamente, aos dois jovens atletas, pela sua dedicação e trabalho em prol do projeto 2002, vocês são um exemplo dentro do nosso balneário. Boa Sorte!

Com os ingressos do Miguel Pires e do Hugo Silva, ascende a cinco, o número de atletas que em dois anos de projeto 2002 Almada AC, transitaram para o SLB e SCP.

Sem comentários:

Enviar um comentário