quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Valores éticos no Desporto



Retirado do site do senhor Candeias:
http://desportoalmada.blogs.sapo.pt/64306.html



Os valores éticos no Desporto projectam-se em acções de sensibilização

A AF Setúbal está de mãos dadas com o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) na promoção e divulgação da iniciativa criada pela entidade nacional. “Move-te por valores” é o slogan da campanha promovida pelo PNED que se prolongará até 2015.
A campanha, iniciada em 2012, assume por esta altura um reforço na divulgação dos objectivos a que se propõe. Um conjunto de importantes alertas, aconselhamentos e sugestões, onde sobressai a «promoção dos valores éticos associados ao desporto junto da população em geral, especialmente crianças e jovens».

Na região de Setúbal, a organização da campanha está a cargo da Direcção Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, que está disponível para desenvolver as ações de sensibilização sobre ética desportiva junto da população juvenil.

Mais informações sobre o programa de acção do PNED, pode ser consultado emhttp://www.pned.pt/.


A Ética e o civismo são valores fundamentais na vida em sociedade, mas no Desporto são também muito importantes. Este assunto vem mesmo a calhar. Quanto mais vou conhecendo o mundo do futebol, mais acredito que é fundamental sublinhar os valores do civismo, da ética, da lealdade, da verdade, do espírito de grupo, do companheirismo, da amizade, da entre-ajuda, tudo isso é fundamental no desporto, e na vida!!

São estes valores que nós esperamos que os nossos filhos aprendam também no futebol!

E quando falamos em clubes que defendem valores, acima dos resultados, esperamos sempre que privilegiem e se defendam os valores, o civismo. Quando há quem não compreende a mensagem, azar, tem de ser expulso. Tem de procurar outro clube!

É verdade que muitas vezes tendemos a aceitar as falhas, um ou outro erro grave no convívio do grupo. Perdoar é um valor cristão. Dar segunda oportunidade é um valor cristão. Mas quando as pessoas são avisadas uma, duas, três vezes, e insistem em não compreender o que são os valores da lealdade, do respeito pelo colega, a amizade, o companheirismo... Bem, quem não compreende isso, não pode ficar, sob pena de minar todo o grupo.

Esta é a minha opinião!

Na botânica é comum dizer-se que quando se quer uma boa cultura tem de se erradicar as ervas daninhas...  se se deixa as ervas crescerem, elas crescem, crescem, e tomam o lugar das plantas boas, no fim não temos cultura nenhuma, só temos uma grande quantidade de ervas que não servem para nada...


Nos grupos também é assim. Os maus elementos, se não forem estirpados na hora certa, vão minando o grupo e destroem tudo...

Uns acabarão por ter de sair, todos temos muita pena... mas temos de reconhecer, as ervas daninhas têm de ser arrancadas, banidas, para bem do grupo!

Há coisas que não são toleráveis. Há atitudes que não se podem permitir no seio de um grupo.
Há atos que se não forem de imediato reprimidos, tendem a criar norma... e depois não há nada a fazer!
É a bandalheira total!

Por vezes os dirigentes cometem erros.
 Por vezes pensa-se que por um jovem ser bom jogador que se pode perdoar tudo!
«Ah, é verdade, ele fez isto e aquilo, mas é tão bom jogador, vamos fechar os olhos...»
 Nada mais errado... Um jovem que mine todo o grupo, que seja um fator de divisões, que seja um fator de instabilidade e que crie obstáculos à unidade do grupo, pode até ser o melhor jogador do mundo, mas mais tarde ou mais cedo vai estragar tudo...

Infelizmente eu já vivi isso noutro escalão. Grupos de meninos mimados, em que uns não falavam com outros... em que uns não passavam a bola a outros...isso não é uma equipa... isso não é nada...

Lamento, mas o meu filho não voltará a viver isso...
Se certos miúdos continuarem a causar divisões no grupo... lamento, mas isto vai acabar mal... vai acabar muito mal... E a responsabilidade será fácil de atribuir: Ao líder do grupo! Se não for capaz de disciplinar, de moralizar, de motivar...  será um falhado!
 E será muito fácil identificar o responsável pelo fracasso...


Estaremos muito atentos nos próximos tempos!
Se não houver mão... se faltar a liderança e a capacidade de identificar os maus elementos, pois então... que fiquem com esses...  que fiquem com as ervas daninhas...
As boas plantas procurarão melhores terras!
Como é natural...









Sem comentários:

Enviar um comentário