domingo, 27 de outubro de 2013

Quinta do Conde - 0 Almada - 1 27OUT2013

Um daqueles jogos que chegamos ao fim completamente insatisfeitos.

Não gostámos do jogo, ponto final!

Não gostámos do futebol praticado pela nossa equipa, foi dos piores jogos desta época.
E detestámos o tipo de jogo do adversário (é cacetada do primeiro ao último minuto... muita maldade, jogo feio, estratégia montada para não nos deixar jogar... e, temos de reconhecer, estratégia montada com sucesso! De facto, não nos deixaram jogar...

Se a estratégia er impedir que o Almada fizesse o seu jogo, a qualquer custo, nem que tivesse de mandar 2 ou 3 para o hospital... se era essa a estratégia foi totalmente bem sucedida, obviamente com a ajuda complacente de um árbitro muito fraco, que viu tudo, deixou tudo correr e permitiu que fossem premiados os que tiveram a pior atitude em campo! Esse senhor deveria ir para o râguebi... no futebol não se safa!

Se a cacetada que o n.º6 do Quinta do Conde deu no Gonçalo Martins, pelas costas, não lhe mereceu um vermelho direto... este senhor, de facto, não percebe nem um bocadinho de futebol! Aquilo foi feio, foi maldoso, foi com intenção de aleijar (e aleijou mesmo...) e o rapazito caceteiro ainda se ficou a rir, de tal forma que ainda deu mais duas ou 3 castanhadas até ao fim do jogo...  Se calhar sabia que não lhe iria acontecer nada... só pode...

E perguntam-me, porque é que estou tão chateado, se ganhámos os 3 pontos???

Pois, aqui é que está a questão!!!

Eu estou-me completamente nas tintas para os 3 pontos... É por causa dessa ganância pelos pontos, da ganância pelas vitoriazinhas a qualquer custo, por causa de treinadores que ensinam os miúdos a dar na canela para impedir o adversário de jogar, é por causa de tanta gente destas, sem princípios, e para quem o que interessa são só os 3 pontos....  Não interessa ensinar aos miúdos bons princípios, civismo, camaradagem, respeito pelo adversário. Nada!
O que conta são os 3 pontinhos...  Mais nada!!!
Dizia eu que é por causa de toda essa  má influencia sobre o futebol, sobre os miúdos, sobre os árbitros, sobre os pais... é por causa disso que esta semana vamos ter 3 miúdos agarrados à fisioterapia, aos «voltarens», às consultas médicas, com pensos, ligaduras, muito gelo, muito anti-inflamatório... vão ficar fora dos treinos, fora dos jogos... E os caceteiros vão estar a rir-se a semana toda, a fazerem os seus treinos normalmente, todos contentes, como se nada tivesse acontecido!...

É por esta injustiça, por este estado do desporto juvenil, por esta ganância sem escrúpulos que eu fico triste com o futebol que muitas vezes vejo.

Não se ensina o bom futebol... ensina-se a ganhar! Ensina-se a conseguir os 3 pontos, custe o que custar!

Alguém acredita que os miúdos evoluam como jogadores a jogar desta maneira?
Se acham que sim, alguém vos anda a enganar!

Isso que viram hoje não é futebol! É uma coisa parecida com o futebol, mas mais abrutalhada, muita cacetada e muito pontapé pró ar...!

Desculpem-me mas não é isto que eu queria, que eu esperava ver hoje!

Acham que eu fico contente porque o Quinta do Conde montou uma estratégia de jogo sujo e perdeu os 3 pontos?

Pois... haverá neste momento quem esteja contente. Eu não! Eu estou mesmo muito triste!

Tenho pena do que vi, por todos. Primeiro pelos miúdos, os das duas equipas. Uns que iam para ali com vontade de fazer bom futebol e não conseguiram, outros porque se calhar gostariam de jogar de outra forma, mas foi aquilo que lhes ensinaram... pelos pais que foram para ali ver os seus filhos a aleijarem-se a a jogarem mal... muito mal..

Eu, digo-vos, estou mesmo muito triste com o que vi hoje de manhã.

Triste por ver miúdos a jogar futebol como se fosse râguebi, a darem pelas costas, a distribuírem cotoveladas, empurrões, até pitons na cara do Nuno que ficou com sangue na boca e as marcas dos pitons no peito!...  Uma vergonha! E sabem quem é que foi expulso?
Pois, foi o Nuno... porque respondeu indignado à agressão de que foi alvo!
Quem é que se ficou a rir? O caceteiro maldoso do Quinta do Conde...

Eu tenho vergonha de ver futebol assim!
E tenho vergonha que haja quem ensine miúdos a jogar futebol desta maneira e ainda tenham o desplante em falar em formação! Isto é formação?
Isto é deformação... é ensinar miúdos a serem violentos, ensinar a aldrabarem as regras... ensinar a destruir, em vez de ensinar a construir.

Triste por ver árbitros que não percebem um niquinho de futebol e aplicam cartões amarelos aos miúdos que se indignam com as cacetadas que levam... e os verdadeiros caceteiros se ficam a rir em campo (quando o crime compensa, é triste, é muito triste!)...

Triste por saber que o Jacinto, o Edu, o Gonçalo Martins e o Nuno Martins estão agora cheios de dores em casa agarrados ao gelo (o Gonçalo Martins soube agora que teve mesmo de ir ao Hospital)

Triste porque não conseguimos fazer o bom futebol que tanto gosto de ver, bola no chão, bola nas alas, equipa toda a subir, equipa toda a defender. A pressão alta no jogador da bola, os médios a triangularem a bola com inteligência... triste porque não vi nada disto hoje!




Mandaram-nos 3 jogadores para o estaleiro - O Gonçalo está a esta hora no hospital, tal foi a cacetada feia e maldosa do n.º6 do Quinta do Conde... um jogador maldoso, que passou os 80 minutos com truques feios... e nem o árbitro o expulsou nem o treinador o trocou... ambos devem gostar de ver... eu detesto jogadores assim! Se é aquilo que lhe ensinam na formação... fraquinha formação a do Quinta do Conde... desilusão... )


NOTAS SOBRE O JOGO:
Sobre o jogo, desportivamente falando, não há muito a dizer!
A história deste jogo é muito simples:

Há uma equipa que se fecha toda antes do meio-campo, e fica à espera do Almada. A estratégia é pressionar violentamente todos os jogadores que tenham a bola, vale empurrar, vale dar cacetadas nas canelas, vale dar cotoveladas, vale tudo! O Almada não pode é jogar a bola no chão!

Fechados lá atrás, parecia que estavam a jogar com o Barcelona.
Não, meus amigos, não era preciso tanto. A nossa equipa não é assim tão forte.
Podiam ter jogado de igual para igual, se calhar até conseguiam ganhar!
Não era preciso aquela tática, que eu acho uma vergonha, para um escalão de formação, todos atrás do meio campo????

Enfim...

Tendo a bola nos pés, charutada lá para a frente... e seja o que Deus quiser!
Foi esta a estratégia do Quinta do Conde.!
Com grande sucesso, convenhamos!

O Almada teve muita dificuldade em jogar.
Não conseguimos construir duas jogadas seguidas. Criámos algum perigo, podíamos ter feito mais dois golos, mas temos de aceitar que também criámos pouco perigo.
O Quinta do Conde só chegou à nossa área 3 u 4 vezes, com pontapés pró ar do meio da rua. Jogadas bem construídas... lamento, não vi!

Ou seja, este foi um jogo péssimo!
Cada vez que havia um miúdo de amarelo e um de azul a disputarem uma bola, havia faísca...
Confesso que me desiludiu muito esta equipa do Quinta do Conde!
Só conheço uma equipa a jogar num futebol parecido: é o Charneca! De resto, já vi dezenas de equipas de juvenis, todas têm as suas coisas boas, e menos boas, melhores e piores jogadores, uns mais duros, outros menos, mas equipas em que o padrão de jogo seja este, com uma regra única: Não deixar o adversário jogar!  Só conheço mesmo o Quinta do Conde  e o Charneca...

Tenho pena. São dois bons clubes...

EVOLUÇÂO DO JOGO:

A primeira parte é simples de contar. O Quinta do Conde fechada atrás, o Almada a procurar espaços, mas sem soluções. Uma ou outra jogada às linhas, mas sem sucesso!
O Quinta do Conde só saía do seu meio-campo em contra-ataque, mas raras vezes!
A meio da primeira parte fazemos o golo solitário. É uma jogada em que o guarda-redes se atira ao Gonçalo, na área, sem tocar na bola... O Gonaço fica no chão a queixar-se... obviamente que o árbitro principal não viu nada... para aquele senhor tudo era normal, mas foi o Fiscal de linha do lado da bancada que assinalou o penalti. Viu, e bem, que o guarda-redes atingiu o nosso jogador sem tocar na bola!
Penalti. sem dúvidas!

O leo marca, como sempre, bem!

Até ao intervalo continua o jogo feio, o Jacinto leva uma cacetada e fica arrumado, entra o Edu, Varandas recua para lateral.

Vamos para intervalo a vencer 1-0, com uma sensação amarga de um jogo muito fraco!

Começa a segunda parte e o Quinta do Conde entra com mais convicção. Na verdade, se ficassem fechados atrás como na primeira parte não fariam nenhum golo, perdiam o jogo com naturalidade! Assim sendo, tiveram de mudar a estratégia e atacar mais.

Houve, de facto, uns 5 minutos muito bons do Quinta do Conde.  O nosso meio-campo muito parado e eles a dominarem, mas sem conseguirem criar perigo. Fizeram 3 remates perigosos de fora da área. Grandes defesas do Gonçalo Raposo. Nesta altura o Quinta do Conde esteve superior.
Mas foram apenas alguns minutos!
Depois o Almada voltou a dominar mais, e agora as coisas pioram em termos de qualidade de jogo.
Os jovens do Quinta do Conde desatam a dar na canela descaradamente...

O jogo começa a descontrolar-se!
Sentindo que a falta maldosa passava impune (perante a incompetência do árbitro) os miudos do Quinta do Conde passaram a «dar» ainda mais, o jogo torna-se horrível e perigoso.

A dada altura o Nuno Martins embrulha-se com um médio do Quinta do Conde, caem os dois para o chão, e quando o Nuno se vai levantar o outro rapaz dá-lhe com os pitons na cara e no peito...

O Nuno indigna-se e vira-se para o árbitro, como quem diz: «Não viu o que ele fez?»

Como acontece com todos os incompetentes que não sabem distinguir entre o criminoso e a vítima, dá o cartão vermelho ao Nuno Martins...

O rapazinho que deixou o Nuno aleijado ficou em campo a rir-se... claro!!!

Daí até ao fim deixou de se ver futebol. Foi a gestão psicológica da violência... O Almada dominou mais a terminar... mas sem conseguir criar perigo!

Incrível como esta equipa de arbitragem apostou num árbitro para apitar e tinha dois ficais de linha de nível superior!

Ambos decidiram na perfeição... só mesmo o principal é que mostrou ser uma nulidade!

é pena...


EQUIPA:Gonçalo Raposo
Alcino
Santana
Abreu
Jacinto
João Lopes
Mário
Leo
Varandas
Gonçalo Martins
Valter


SUPLENTES:Hugo
Nuno Martins
Bruno Sousa
Pimenta
Edu
Miguel Lopes
Luís Lopes


GOLO:Leo (de penalti)

SUBSTITUIÇÕES:Saiu Jacinto (gravemente lesionado) entrou Edu
Saiu Gonçalo Martins entrou  Nuno Martins
Saiu Leo entrou Pimenta
Saiu  Valter entrou Luís Lopes

DISCIPLINA:
Vermelho para Nuno Martins, por ter chamado a atenção ao árbitro de um pontapé que recebeu na cara
Amarelos vários, quase todos por reações a agressões violentas de que foram vítimas: Valter, Gonçalo, João Lopes

ARBITRAGEM:Péssima. Do pior que vi nos últimos tempos!
Este senhor simplesmente não sabe o que é futebol! Tem umas luzes, mas confunde futebol com râguebi, andebol, hoquei no gelo, futebol americano, judo, entre outras modalidades!... devia voltar a ver as regras e pedir ajuda aos fiscais de linha... esses sim, podiam ensinar-lhe a apitar!


DESTAQUES:

Num jogo muito difícil para todos, fazer hoje um bom jogo tornou-se tarefa complicada. Destacaram-se, também porque tiveram menos problemas com a agressividade do adversário a dupla de centrais, Abreu e Santana, que estiveram impecáveis, o Gonçalo Raposo, que voltou a fazer uma exibição fabulosa, nas poucas situações que teve foi exemplar.

Depois toda a equipa deixou-se levar por aquele jogo quesilento, e não conseguiram fazer vingar o seu jogo habitual.


Sem comentários:

Enviar um comentário