domingo, 20 de outubro de 2013

Arrentela - 1 Almada - 4 (jogo trocado da jornada 15) 20OUT2013

Este jogo não é simples de descrever.
Porque tem momentos concretos, com histórias diferentes.

Vamos então «partir» este jogo em 4 partes.
1.ª Um jogo muito equilibrado, ora o Almada a dominar, ora o Arrentela a dominar. O Almada faz o 1-0 após uma falha defensiva bem explorada pelo Gonçalo Martins, mas nem por isso passa a ser a equipa mais dominadora. Há até momentos de grande perigo do Arrentela.

2.ª Momento de algum domínio do Arrentela. Cria muito perigo, nomeadamente através das entradas à esquerda pelos pés do Breno. A meu ver um problema simples de resolver, a marcação. O Alcino marcava à zona, dando imenso espaço ao Breno. Ora, um jogador com boa técnica só precisa é disso. De espaço. Com o Almada a deixá-lo parar a bola e fazer tudo o que queria, foi muito difícil travar aquele corredor esquerdo. Boas fintas, muito rápido, o Breno foi um quebra-cabeças para a nossa defesa.
Felizmente os outros sectores fizeram o seu trabalho e o Arrentela nunca conseguiu marcar. Mas a mostrar um excelente futebol. Tal como nos tinha dito um pai que observara na semana passada o jogo com o Pinhalnovense, este Arrentela tem uma característica interessante: Uma defesa com fragilidades, mas um meio-campo e linha avançada muito fortes.
É uma equipa que vai dar cartas neste campeonato da 1.ª distrital.


3.ª O início da 2.ª parte tem uma diferença clara: a entrada de João Lopes, um médio com características defensivas, tal como Mário, vem conferir uma outra solidez ao meio campo. A partir daqui o Arrentela passou a ser uma equipa muito menos perigosa. Aqueles espaços que criavam no meio-campo, a troca de bola ao primeiro toque, aquelas tabelinhas vistosas (eu gosto deste futebol de primeiro toque...  sou mesmo fã de equipas que jogam assim... ) deixou de ter espaço, o nosso meio campo fechou muito melhor e o Almada passou a ser uma equipa bastante mais dominadora. Foi nesta fase que se viu o Arrentela com maiores dificuldades de construir jogo.

4.ª A proeminência do futebol do Almada foi ganhando consistência com o passar do tempo, e a última meia hora tornou-se mesmo o melhor período do Almada. Jogadas  muito perigosas, fossem pela esquerda, ou pela direita, o Almada teve aqui o melhor momento de futebol da época. Daí até à concretização de golos foi um pequeno passo. O Almada faz o 2-0, pelo Valter, mais tarde o 3-0, pelo Valter, e mais uma vez o 4-0, também pelo Valter.
Pelo meio ainda uma bola em que o Valter aparece com a baliza aberta... demora muito tempo e permite que o defesa defenda na linha de golo...  Logo a seguir outra jogada, o VAlter sozinho em frente à baliza, mas prefere oferecer o golo ao Varandas, cabeceia para o lado, mas o João não conseguiu... Uma pena! Mais uma jogada clara de golo!
A sequência de bolas perigosas foi, então, muito aplaudida. Se o Almada tivesse somado 6 ou 7 golos não espantaria...

Já no período de descontos, um canto do Arrentela marcado ao segundo poste, nem o guarda-redes chega à bola, nem o lateral que está encostado ao poste se faz à bola. Logo, foi fácil para o avançado do Arrentela fazer o golo. Flávio marca de cabeça, num golo simples, mas a premiar a atitude de um jogador que nunca desistiu, que teve uma atitude em campo fabulosa, do primeiro ao último minuto. A dada altura o Flávio vinha buscar a bola à defesa e construía sozinho.... Um excelente jogador.
Parabéns.
Julgo não me enganar se disser que o Almada o chegou a convidar para ingressar na nossa equipa.
O Flávio preferiu mudar para o Arrentela (julgo que a distância de casa também foi um fator importante), joga numa excelente equipa, sem dúvida.... Mas se fizesse parte do nosso grupo, encaixava muito bem...

--------------------------------------------------------------
DESTAQUES:

Quando a equipa joga toda ela com grande esforço, com grande sacrifício, é difícil escolher destaques.
Diria que hoje o destaque vai para toda a equipa. É que este resultado (4-1) parece mostrar um desnível entre as duas equipas, mas nada mais falso. Ambas as equipas são fortes, mas são equipas equilibradas. O que fez a diferença no resultado foi precisamente o empenho metido em campo. Jogar com toda aquela intensidade durante todos os 80 minutos. Notaram como, mesmo já a terminar o jogo e o Almada, a ganhar por 4-1, ainda metia pressão alta sobre o adversário?
Pois, fazer pressão sobre o adversário durante 80 minutos não é fácil...



VALTER: Pelo «hat-trick». O seu esforço, todo o suor que liberta durante os jogos, dá tudo o que tem, deu os seus resultados. Hoje marcou três golos, mas ainda ofereceu alguns, podia mesmo ter marcado 4 ou 5... Vale a pena dar o litro, é a lição a tirar com o empenho do Valter.

Centrais Santana e Abreu. Voltaram a ter um desempenho inexcedível. Decididos, conseguiram impedir perigos de uma equipa com uma ala avançada muito forte.


Gonçalo Martins. Nunca desistir de uma jogada é um bom lema para caracterizar o Gonçalo. E quando joga assim, joga muito bem. Parabéns.



--------------------------------------------------------------


EQUIPA:
Gonçalo Raposo
Alcino
Santana
Abreu
Jacinto
Mário
Leo
Nuno
Edu
Gonçalo Martins
Valter


SUPLENTES:
Hugo
Varandas
Pimenta
João Lopes
Miguel Lopes
Carracinha
Reis

SUBSTITUIÇÕES:
Saiu Nuno, entrou João Lopes
Saiu Edu, entrou Varandas
Saiu Jacinto, entrou Miguel Lopes
Saiu Leo, entrou Pimenta



AUSENTES:
Iuri - a recuperar de lesão
Rafa - a recuperar de lesão
Bruno - ainda a cumprir castigo da época passada
Rodrigo -

GOLOS:
Gonçalo Martins
Valter (3)

DISCIPLINA:Julgo que não houve cartões para nenhuma das equipas.

ARBITRAGEM:Muitos poderão dizer que foi péssima. Eu, sinceramente, como já tenho visto tanto desastre de arbitragens, até nem achei esta das piores.
É verdade que sim, que se cometeram muitos erros. Mas realço que muitos erros para ambas as equipas. E quando é assim, é apenas azelhice, não é grave! Acho grave quando os árbitros entram em campo com intenção de prejudicar uns e ajudar outros. Não foi o caso!

Diria também que esta arbitragem fica marcada por se terem cometido alguns erros em situações muito importantes e em situações muito básicas (lançamentos ao contrário, etc) mas o grosso dos episódios, as faltas feias, aí o trio de arbitragem esteve muito bem.

Há 3 erros muito graves, a meu ver. 3 jogadas para penalti. 2 a favor do Almada, 1 a favor do Arrentela. Duas delas são muito óbvias, outra até admito que deixasse passar...

1.ª O Gonçalo Martins vai a correr para a área com muito perigo, uma jogada que podia dar golo, e é empurrado pelas costas mesmo quando entra na área. O senhor árbitro estava muito perto e fingiu que não viu. É grave! Uma falha muito grave. (gravei em vídeo, se tiver tempo coloco aqui  no blogue...)

2.ª O avançado do Arrentela entra na nossa área, o Abreu vai a tentar chegar à bola, mas parece-me chegar atrasado e apenas acerta nas pernas do avançado que vai de mergulho para a relva. A mim pareceu-me penalti claro (tb filmei, tentarei editar em breve)

3.ª Há uma jogada à entrada da área do Arrentela, a bola vai à mão de um defesa do Arrentela. Tenho dúvidas que fosse intencional, mas o jogador está dentro da área. O árbitro marca livre à entrada da área... Tenho dúvidas. (o vídeo permitirá tirar as dúvidas.)

-------------------------------------------------------------------------------------------------

OUTRAS NOTAS:

LANCHES:Pelo que me contaram, vamos distribuir entre nós, pais, a compra dos lanches pós-jogo.
Se calhar fazia sentido fazer uma escala com todos os jogadores, os que não fossem convocados por razões diversas, avançava o nome da frente.
Sugeria que o gestor do Facebook da equipa de juvenis publicasse essa escala para apontarmos já na próxima semana quem tem de comprar:

O lanche consiste num sumo, ou leite achocolatado, um bolinho (pode ser um queque, ou uma madalena) e uma fruta (pode ser uma banana, ou maçã). A multiplicar por 18... os jogadores convocados!

É entregue ao diretor da equipa antes do jogo.


EQUIPAMENTOS DE TREINO:
Chegou a falar-se da compra de equipamentos de treino, mas nunca mais se definiu o valor exato e prazos de pagamento. A verdade é que já fazem falta, há vários miúdos que vieram de outros clubes e que precisam de comprar equipamentos de treino, fazia sentido que comprassem todos igual.
E que tal colocarem no facebook do Almada uma foto desses equipamentos e o valor que os pais precisam pagar, a quem pagamos, que prazos, etc.
Não é preciso mais reuniões. É apenas dizer o valor e pagamento até quando!
Nesta fase o importante era que se decidisse isso rapidamente!


JUNIORES:Dizem-me que os juniores fizeram ontem um jogo horrível. Perderam em casa por 5-1 contra o Arrentela. Acabei de ler um comentário no zerozero, diz o senhor do Arrentela que nem sequer foi grande o mérito dos jogadores do Arrentela, porque, escreveu, «jogámos contra tartarugas»...
Não vi o jogo, mas várias pessoas que viram contam-me que aquela equipa está cheia de excelentes jogadores, o problema é que não se mexem, não há atitude, não há espírito de grupo... nada funciona!
É pena... Podíamos ter ali uma grande equipa!
Esperemos que cada um dos miúdos tenha brio e perceba que são os seus nomes que estão em casa. A jogarem assim... sinceramente, ninguém os vai querer para nada...
Se não derem o litro, esqueçam o futebol! Vão para a praia brincar...



CAMPOS GRANDES:
Sempre achei que a nossa equipa desenvolve melhor futebol quanto mais espaço tiver para jogar.
Em casa jogaremos na relva, é provavelmente o maior campo de futebol do distrito.
A jogar fora, os campos grandes, como o do Arrentela, permitem jogar bola no chão, construir boas jogadas. O do Olímpico também é grande. O do Barreirense é aceitável, o do Pinhalnovense também é grande. Mas depois a maioria são pequenos. O do Vasco da Gama é semelhante ao nosso sintético, pequeníssimo, os do Corroios e Beira-Mar são também apertados,







Sem comentários:

Enviar um comentário