quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Porquê preocupação com a imagem de uma organização, de um clube?


Muitas vezes as pessoas pensam que não há necessidade de fazer um esforço por melhorar a imagem de uma organização, de uma empresa, de um clube.

Acham algumas pessoas que como o projeto é bom, os profissionais são bons, a melhor «propaganda» será a que passa de boca em boca...

Também é verdade, mas não chega.
Nos dias de hoje em que as pessoas vivem a correr, se calhar é nas redes sociais, nos sites, nos blogues que se difunde melhor a mensagem.

Dou um exemplo simples:

O Zé Manel, presidente do Charneca, conseguiu este ano o sintético, conseguiu fazer algumas obras, uma bancada, etc... e num gesto simples que demora 2 minutos criou uma página no facebook e todos os dias mete novas informações, fotos, marcações de jogos, resultados. etc etc etc...

O que é que está a acontecer?
Pois, claro que é o que estão a pensar. Há uma enchente de miúdos a aparecer no Charneca.
Só no escalão de juvenis soube que esta época apareceram mais de 40 miúdos...
E um clube que tem todas as equipas na 2.ª distrital, está a fazer jogos treino com equipas da 1.ª distrital e está a ganhar tudo, ou quase tudo!

Isto é porque se deu algum milagre no campo do Cassapo?
Claro que não!
Mera inteligência.
Zé Manel percebeu que se «vender» bem a imagem do clube, cada vez mais e melhores jogadores vão lá tentar a sua sorte. As equipas ficam mais fortes, os melhores treinadores também aderem ao projeto, aparecem os resultados.
É assim tão complicado?
A mim não me parece...


E isto acontece porquê? Simples. As pessoas vão sempre atrás de uma ideia de sucesso, de mudança para melhor, vão à procura de uma nova fase, que esperam seja melhor.
Há uma onda positiva, uma ideia de que o Charneca está a crescer, está a apostar em boas condições, bons técnicos... essa imagem positiva reforçada diariamente com novas mensagens no facebook atrai cada vez mais jovens, mais pais, mais profissionais do futebol.

É complicado? Não! Simples.
É ser transparente.
Dar informação às pessoas.
Mostrar o que se está a fazer.
Mostrar que há trabalho e investimento a ser feito.

E tudo sem gabarolices. Simples.
Ao contrário de outra gente que conhecemos, o Zé Manel não mete no Facebook apenas os resultados dos jogos que ganha. Não. Estão lá todos. Dos jogos que ganha, dos jogos que perde!
É assim, com verdade, humildade, transparência, que se cresce.


Infelizmente há pessoas no Almada que acham que o clube é tão bom, tão bom, tão bom, com treinadores tão bons, tão bons, tão bons, com responsáveis dirigentes tão bons, tão bons, tão bons, que não é preciso fazer nada para promover a imagem do clube.

Os miúdos vão cair no Almada por obra e graça do nosso Senhor...
Estão lá em casa a pensar e de repente surge-lhes uma voz de fundo.... e lá vão eles ao Almada!


Obviamente estas pessoas que pensam assim estão redondamente enganadas.

Curiosamente, desde que estou no Almada, desde 2008, o ano em que se registaram maiores sucessos foi precisamente quando promovi através deste blog todas as iniciativas do clube, dava notícias sobre a compra de equipamentos, do novo sintético, as iniciativas em torneios, as ideias que existiam para melhorar métodos de treino, novos equipamentos... enfim! Criou-se essa imagem de que o Almada era um clube diferente dos outros, que estava a mexer muito e que tinha um bom projeto.


Depois de esta direção ter decidido que afinal este blog já era dispensável (quando em 2008 ninguém ligava ao Almada não pensavam assim... ligavam-me várias vezes ao dia a pedir ajuda... depois cresceram, e tornaram-se ingratos. é assim a vida...)   porque a grande preocupação era que eu não escrevesse sobre arbitragens, porque esses senhores árbitros  ameaçavam penalizar o clube por causa do blog...
Acobardaram-se.!
A pior coisa que um homem pode fazer!
Um péssimo exemplo para miúdos!

A verdade é que o clube perdeu muito. Deixou de haver essa imagem positiva sobre o clube e registaram-se muitas saídas... e menos entradas!

Eu tenho muita pena que isso tivesse acontecido!
Mas quem tomou as decisões que tomou deve assumir essa responsabilidade.
No ano passado o Almada foi o clube dos 2.ºs lugares...
Não ganhou nadinha... ficou ali à rasquinha,  quase, quase a ganhar...

Bem, o que já lá vai, já lá vai...

Quem tem passado pelo Almada sabe que este ano foi feito um grande investimento para que as condições melhorem, algumas equipas estão a ser reforçadas, o Almada pode, talvez, este ano conseguir ganhar alguma coisa...

Mais uma coisa que julgo pouca gente sabe, mas julgo não ser segredo:
O Almada tem neste momento vários treinadores que são profissionais do Almada.
É verdade. Treinadores a tempo inteiro!
Quantos clubes existirão no distrito com treinadores a tempo inteiro?
Duvido que muitos...

Embora o Presidente já tenha dito em entrevista que, em seniores, não quer ganhar nada...
Bem, talvez queira ganhar nos escalões de formação... não sei...

Noto que a política de comunicação, a defesa da imagem do clube continua a ser uma coisa difícil...
Parece que cada linha que sai no facebook tem de ir ao Comité Central... fica lá em reflexão...

Há coisas óbvias que valorizam o clube mas que ninguém se lembra de divulgar!

Por exemplo, vocês sabem porque razão o relvado do Almada está impecável?
Pois, não devem saber... eu também só soube há pouco tempo.

É porque os juniores do Benfica vão treinar no Pragal esta época.

O Campo nº1 do Seixal entrou em obras para alargamento (para os jogos do Benfica B) e os juniores só treinam em relva, precisavam de um campo, Fizeram este protocolo com o Almada. Como treinam todos os dias de manhã, nem sequer interfere com os treinos do Almada. A contrapartida é um relvado impecável.


enfim...
Só espero que por falta de sensibilidade para a importância da comunicação nos dias que correm o Almada não volte a fazer mais uma época dos segundos lugares...
Simplesmente porque acha que não tem de comunicar nada... e aquela pequena diferença que pode fazer do Almada o melhor clube do distrito e não o segundo não se consegue... porque muita gente não sabe, não conhece algumas das características do Almada e alguns talentos acabam por ir parar a outros clubes.


Vejam o caso do Gonçalo Raposo, vem do Benfica, treinou noutros clubes, veio ao Almada experimentar e não teve dúvidas. É aqui que quer fazer a época!
Vejam na coluna à esquerda mais abaixo, quais os artigos mais lidos...


Pois, é o artigo sobre o Gonçalo Raposo!

Nestes últimos 3 dias este blogue teve uma média de 500 visitas por dia...
Quando o vulgar era ter 150, ou 200 por dia...
Que quer isto dizer?

Que a mensagem passa! As pessoas querem saber quem é o jogador que veio do Benfica para o Almada.
Quando uns mentirosos andam a denegrir a imagem do Almada, quem lhes deu ouvidos, agora fica a pensar, que raio, se o clube é assim tão mau porque é que tem lá tão bons jogadores? Será que o que me dizem é tudo mentira?

Ah pois é!



Por exemplo, ando há anos a dizer que o Almada podia criar um dia para limpar/pintar o clube!  todos os treinadores faziam o apelo nas suas equipas, papelinhos para os miudos levarem para os pais. Marcar um dia com a oferta de uma almoçarada ou um lanche... qq coisa... tenho a certeza que apareciam  mais de 100 pessoas...

Mas não!
Parece que é muito difícil. Há dois anos limpámos a lixeira que era a encosta junto às escadas para o sintético, fez-se o apelo... só apareceram os pais dos miúdos de 1997... e mais um ou outro!

Nem sequer os diretores do clube apareceram para ajudar... e alguns ficaram no bar a beber cervejas.!
E porquê?
Porque os treinadores e diretores nem avisaram os seus grupos!
Uma coisa tão simples como no fim de um treino passar a mensagem aos miúdos, ir às bancadas e em 30 segundos falar com os pais, deixar uns papelinhos para os miudos levarem para casa...
Mas nada!
Ninguém fez nadinha. Apenas o grupo de pais que teve a ideia apareceu!
Dá vontade de repetir a ideia? Claro que não! Outros que se metam ao trabalho...

Se o site do Almada tivesse uma galeria fotográfica com todos os planteis do Almada, com os nomes dos jogadores, não dava uma imagem de uma organização a sério?
Para um miúdo que estivesse na dúvida para que clube ir,  não ajudava a decidir se tivesse a possibilidade de ver todos os planteis, ter um pequeno texto sobre cada jogador? O seu percurso desportivo?

Olhava as fotos, reconhecia amigos, reconhecia qualidade no plantel...
Pois... quando peço para fazer umas fotos de grupo da equipa de 1997 dá-me a ideia que ainda ficam chateados comigo...

Falta visão, falta pensar mais alto...
E é esse o clique entre um clube que cresce e ganha títulos e um clube que forma boas equipas mas que  se fica pelos 2.ºs lugares...

É que, nos dias de hoje, não basta ser bom, é preciso que as pessoas o saibam!


PS: Bem sabemos que há umas pessoas miseráveis que fazem campanha negativa do Almada, que empurram miúdos para outros clubes e dizem mal do Almada, mas se houvesse uma política de comunicação mais profissional, com informações diárias sobre o clube, entrevistas, fotos, vídeos. No fundo estamos a falar de transparência, tudo seria diferente.

Não falamos em enganar ninguém. É só mostrar aquilo que somos!
Transparência, verdade!

Qualquer pessoa que ouvia falar do Almada, chegava ao site, ao facebook, e tinha ali as respostas para todas as suas dúvidas. Em alguns segundos percebia logo: «Então aqueles senhores que só dizem mal do Almada são, afinal,  uns grandes mentirosos...»

Assim, alguns, coitados, continuam a ser enganados pelos aldrabões...
Alguns desses crentes nesses aldrabões já aprenderam a lição, à custa da tristeza dos seus filhos, que acabaram por abandonar o futebol...

É assim a vida.
Todos os dias nos deparamos com encruzilhadas, e todos os dias temos de escolher, se vamos por aqui ou por ali... alguns continuam sistematicamente a escolher o caminho errado, até ao ponto em que já não há forma de voltar a trás... perdem-se para sempre! E é pena!

Infelizmente, já tenho uma lista de casos bastante alargada. Só esta época já lá vão uns 5 ou 6...
Não escrevo aqui sobre esses miúdos porque tenho respeito por eles, e não merecem ser lembrados como alguém que foi atrás das ideias de aldrabões e acabou por ficar num beco sem saída. Adeus ao futebol! Mas tenho pena, porque esses aldrabões continuam a enganar muitas pessoas...





Sem comentários:

Enviar um comentário