Depois de terem jogado no sábado, tanto juvenis como juniores, eis que foram marcados jogos também para domingo.
Depois de uma semana em que treinaram todos os dias, na quarta-feira treinaram de manhã e jogaram à noite, acho que a coisa está um bocadinho «pesada» demais, mas acredito que esteja tudo controlado, há pessoas no Almada com formação específica e conhecimentos na matéria, certamente saberão o que faz bem e mal...
Ora, os juvenis, depois de terem jogado ontem contra o V. Milhaços, vencendo por 8-0, hoje visitaram o Paio Pires, uma equipa mais forte, e venceram por 3-2.
Já os juniores, que ontem foram ao centro de Estágios do Seixal jogar contra o SLbenfica, equipa de juvenis (parece que jogam sempre com um escalão abaixo do do adversário, para tornar os jogos mais competitivos...) perderam aí por 1-0, e hoje de manhã deslocaram-se à Encarnação para jogar contra os juniores do ADCEO.
Fui ver este último jogo e faço um pequeno resumo:
ADCEO - 3 Almada - 0
Como não havia banco, parece que esta semana se lesionaram 6 jogadores e alguns não puderam vir domingo, o mister Emanuel viu-se forçado a convocar 3 juvenis (um deles não conseguiu ir) mas notou-se uma equipa muito cansada, uma equipa a jogar em esforço. E não é para menos. Se jogaram ontem ao final da tarde contra o Benfica e hoje de manhã jogavam outra vez...
é normal que estivessem exaustos.
Temos de realçar o valor do adversário. Gostei de ver este grupo do Adceo. Primeiro, uma equipa que adaptou o estilo de futebol ao tamanho do sintético (é semelhante ao nosso, com comprimento aceitável, mas muito estreito de largura) um jogo muito simples, bola ao primeiro toque, bola na linha, centro para a área... Futebol bonito, gostei de ver.
Ao contrário, a nossa equipa não gostei mesmo nada. Um futebol muito mastigado, todos muito lentos a trocarem a bola, passes muito toscos, charutada lá para a frente... sinceramente, não gostei!
Acredito que fosse do cansaço, sei que o plantel estava curtíssimo e faltavam alguns dos jogadores essenciais, como o Freddy e o Mémé, o Gongas, entre outros.
Fiquei a conhecer alguns jogadores novos no plantel do Almada que não conhecia, alguns são agradáveis surpresas, outros não estiveram bem hoje, mas notava-se muito cansaço nas pernas...
Em termos gerais, tenho de elogiar os dois centrais, Chico e André Santana, estiveram excelentes, também gostei muito do lateral direito e do extremo direito que já conheço de há várias épocas, o «Joãozinho» Valério.
Lá à frente esteve o regressado Cris, que saiu do Almada há duas épocas, andou pelo Beira-Mar mas agora voltou ao Almada.
Está com um aspeto físico impressionante, mas hoje também não foi o seu dia. Raras vezes conseguiu desequilibrar, muitas vezes o defesa se antecipava... enfim, tenho a certeza que fará jogos muito melhores do que aquilo que vi hoje.
Gostei do novo n.º 6, não sei o nome, não tem grande estatura, mas nota-se logo no toque de bola que é um jogador inteligente. Mais uma vez, percebeu-se que está ali um jogador de talento, mas hoje a não ter muita sorte... Seria cansaço também?
O Diogo a lateral esquerdo a mostrar que aquele é o seu lugar, esteve muito bem, quer a subir à linha, quer a defender. Também foi dos dos melhores em campo, e dos mais lutadores.
O Rafa a médio ofensivo... sinceramente... não me parece que seja o seu lugar! Conheço-o a central e a trinco, e é brilhante nessas duas posições, hoje vi-o muito perdido lá à frente... Talvez fosse também do cansaço! Será preciso ver mais jogos para perceber se se encaixa naquela posição ou não. É que ali não tirou proveito da sua força física, estás de costas para os adversários, não é aquilo que está habituado a fazer. Eu, sinceramente, que tenho grande admiração por jogadores lutadores como o Rafa, hoje não gostei de ver.
Há mais 3 jogadores novos que não conheço que tiveram prestações razoáveis.
Gostei do guarda-redes, é muito decidido, parece-me que funciona!
Em termos de jogo jogado, a equipa foi muito lenta a trocar a bola, nem sempre os passes eram endereçados aos jogadores adequados, em vez de passar pela certa a quem está mais perto, opta-se pelo passe mais longo... ora se não é um passe de grande precisão... não resulta! Muitos passes destes falhados. Depois, os jogadores do ADCEO têm aquela escola do empurrãozinho, do braço a empurrar... os nossos jogadores foram uns anjinhos, reclamavam muito, mas a verdade é que perdemos dezenas de ressaltos. Era tudo deles.
Não tendo sido um jogo totalmente deles, a verdade é que o Adceo mostrou mais qualidade de jogo, mais posse de bola, futebol mais bonito e mais eficaz.
O Almada teve um jogo muito mastigado, a bola a circular com dificuldade, muito remate para as alturas, dificuldade em meter a bola a circular no chão...
E depois os dois golos deles são dois erros nossos na defesa. Ali à frente da baliza não se pode deixar a bola aos saltinhos! Quando se dá essa fífia... o adversário aproveita e faz golo!
Foram dois golos semelhantes, falhas defensivas e jogadores do Adceo a entrarem na área sozinhos a fazerem golo!
Curioso que, ao intervalo, quando perdíamos 1-0, alguém me perguntava ao telefone como corria o jogo, e eu respondi: «Pois, a jogar assim, vamos ainda sofrer mais 2 ou 3 golos»...
E assim foi!
Na verdade o terceiro golo é uma aldrabice.
O árbitro era um jogador do ADceo. Obviamente um pouco caseiro o jogo todo, a deixar passar muitas faltas deles, a fingir que nâo vê um penalti nosso... mas enfim. Como eles é que jogavam melhor, não era escandaloso. Desculpa-se o árbitro caseiro.
Agora, o árbitro está antes de meio campo, o extremo esquerdo do Adceo centra para a área e a bola bate no corpo de um defesa nosso. O árbitro que está a mais de 50 metros, numa posição com ângulo de visão para o sentido da bola na perpendicular... decide marcar um penalti...
Enfim!
Esta decisão provocou muito desagrado em campo e nas bancadas.
Como alguém dizia nas bancadas, «inventar um penalti para quê? Já estás a ganhar 2-0, estás a dominar, isso é para tentar gozar connosco? Mais vale terminar o jogo e vamos embora... que iesto assim é uma palhaçada»
Bem, a coisa acalmou! Eles marcam o penalti. Fazem o 3-0
Passados uns minutos, mais uma jogadas duvidosas em que os jogadores deles agarram, empurram, e nunca há faltas...
Então dá-se o episodio final. O Mister dos guarda-redes levanta-se do banco e pede para falar com o árbitro!
Alguns segundos e vê-se o jovem jogador/árbitro a atirar o apito para o chão e a ir-se embora.
Segue-se um diálogo encalorado entre treinadores... e dá-se o jogo por terminado, aos 32 minutos!
É pena. É triste!
Ainda ontem dei o bom exemplo de um jogo de treino organizado no Almada. Em que eram os treinadores que assinalavam as faltas, mas com fairplay.
Aqui no ADceo não houve fairplay nenhum!
Parece que havia uma ganância de querer mostrar resultado volumoso. E isso é feio! Os jogos ganham-se com lealdade, não é com batotice.
NOTA FINAL:
Tenho de admitir que a equipa estava desfalcada e os jogadores exaustos (mas também, quem é que se lembra de marcar este jogo de manhã depois de ter jogado na véspera quase à noite? Não me pareceu muito inteligente... mas enfim!) mas não gostei de quase nada do que vi em campo.
Sei que faltavam ali muitos jogadores, mas o que vi foi muito fraco.
Espero poder ver em breve outro jogo dos juniores em que a equipa jogue outro futebol, mais evoluído!
Dois SUB17 a jogar com os SU B19
Mário e Abreu foram chamados aos juniores para ajudar a compor o plantel, senão só tinham um suplente.
Ambos entraram com falhas... mas passados uns minutos ambos entraram bem no jogo e cumpriram.
Equipamento branco
Confesso que nunca tinha visto este equipamento branco, mas é muito bonito.
O branco fica sempre bem!
Sem comentários:
Enviar um comentário