O derby de Almada voltou a acontecer, agora no escalão de juvenis B.
Este jogo estava envolvido de uma série de curiosidades.
Senão vejamos:
Estas foram as duas equipas que lideraram o Campeonato 1.ª distrital de Iniciados da época passada.
O Almada dominou o campeonato praticamente todo, mês após mês, e a 4 jornadas do fim teve um desaire no campo pelado dos Pelezinhos, perdeu aí, o C. Piedade passou para a frente e nunca mais perdeu pontos, subindo ao Nacional.
Deve-se a estes miudos que jogaram hoje o facto de o Piedade ter os iniciados no Campeonato Nacional.
Ora, então estas duas equipas, que lutaram jornada a jornada, até à ultima, pela liderança. Os jogos entre as duas equipas resultaram em empates, empate em casa, empate fora... ou seja, estamos a falar de equipas muito semelhantes em termos de qualidade de plantel.
De tal maneira que, nesta época, tanto no Almada como no Piedade há 4 ou 5 jogadores que jogam nos juvenis A.
Curiosamente, no jogo de hoje dos Juvenis B, tanto a equipa do Almada como a do Piedade recorreram aos jogadores que estão no escalão acima.
Apesar de este ser um campeonato sem ambições, ambas as equipas estão impedidas de subir de divisão (são as regras da associação de Setúbal) a rivalidade entre os dois grupos era tanta que usaram de todos os trunfos que dispunham.
Posto este cenário, esperava-se um jogo altamente competitivo, duas equipas de valor semelhante, com uma história de rivalidade.
Curioso também que tanto uma como outra equipa são praticamente iguais aos grupos do ano passado. Praticamente não existiram saídas nem entradas nos grupos.
Apenas uma transferência, e esta sim, muito relevante:
O Tiago Pereira, que saiu do grupo do Almada para o grupo do Piedade. Se no Almada era claramente um dos melhores jogadores, nos juvenis do Piedade A é claramente o melhor elemento, e nesta equipa de juvenis B obviamente continua a ser o melhor elemento do grupo.
Talvez por isso tenha tido ainda mais valor a vitória de hoje:
O Almada vai à casa do Piedade, a equipa que lhe roubou a taça de campeão na época passada, joga contra o mesmo grupo, agora enriquecido com um dos seus ex-melhores elementos, e mesmo assim ganha o jogo!
Como se estivesse a querer mostrar ao Tiago que fez mal em ter mudado... «A nossa equipa era melhor, vês?» Mas notei que os miúdos continuam muito ligados ao Tiago, há ali grandes amizades...
Foi uma vitória muito sentida pelos miúdos, e com muito mérito!
BREVE ANÁLISE DO JOGO:
Um jogo muito disputado em que se jogou muito com o coração e pouco com a cabeça.
Logo a começar o Almada cria várias situações de perigo, mas não consegue concretizar.
Depois uma fase de jogo mais disputado.
E já a meio da 1.ª parte uma excelente jogada à direita, o Pimenta ganha uma bola a meio campo, aguenta a pressão, leva a bola adiante e coloca na perfeição para o Luís Lopes, à direita, que entra na área e, de frente para o guarda-redes teve o sangue frio necessário para fazer o golo!!!
1-0 para o Almada...
Naquela altura era merecida a vitória. O Almada era a equipa mais esclarecida.
Minutos depois, acontece daquelas bolas azaradas. Um defesa do Almada é pressionado e atira uma biqueirada para aliviar a bola da área, ora a bola vai contra o corpo do defesa central e fica ali, mesmo ao centro, quase no sítio do penalti, a saltitar. Obviamente um jogador do Piedade aparece e faz o golo...
É uma infelicidade... um golo de sorte, a dar ao Piedade um mérito que não tinha tido em campo.
Feito o empate!
A segunda parte começa e o Almada continua a mostrar melhor fluidez de jogo, ora à esquerda, ora à direita. Num canto, a bola ressalta para a entrada da área, o Pimenta remata... a bola não sai perfeita, vai lenta, o defesa central do Almada ainda vai lá rematar, não acerta na bola, mas engana o guarda-redes... a bola acaba por entrar... é golo do Pimenta...
Almada a vencer 2-1
Depois dá-se uma fase mais complicada. Foi quando o árbitro decidiu que ia intervir para ajudar o Piedade. Desata a aplicar cartões amarelos aos jogadores do Almada, por tudo e por nada... manda tirar uns calções térmicos a um jogador do Almada, vai ameaçar jogadores do ALmada em jogadas simples sem qualquer maldade, deixa passar as faltas feias do Piedade... e é precisamente na sequência de uma falta muito feia do Piedade, um pé em riste, com os pitons a ameaçaram a integridade física do avançado do Almada, que o árbitro obviamente não marca, e logo a seguir vê uma falta do Almada que mais ninguém viu... a falta é a meio campo. O Piedade faz um baláo para a área, alguns ressaltos, sai um remate alto... a bola vai alta mas muito lenta, entra ao canto. O Guarda-redes do Almada atira-se mas muito longe de chegar à bola.
É restabelecida a igualdade:
2-2.
Neste momento o resultado é muito injusto. O Piedade não criou qualquer perigo e não merecia este golo.
E agora dá-se a fase mais interessante do jogo, em que os miudos de 98 do Almada t~em de jogar contra o Piedade e contra o trio de arbitragem... Vêem-se coisas absolutamente caricatas... de fazer rir!
Desde obrigar um miúdo a levantar-se quando o miúdo está no chão cheio de caimbras, a aplicar um cartão amarelo ao guarda-redes por ter deixado a bola sair pela linha de fundo... eheheh!!! Esta foi muito gira!
Gostava que alguém explicasse àquele senhor que não existe nenhuma regra que obrigue um guarda-redes a apanhar a bola quando ela vai sair pela linha de fundo.... Coitadito do senhor... estava tão decidido em ajudar o Piedade que nem se apercebeu de que já nem aplicava regras nem nada... já era tudo ao seu gosto... só para ajudar o Piedade! Enfim... a tristeza a que já estamos habituados, infelizmente..:
E é nesta fase que o Almada mostra que tem um grupo muito forte, com muito espírito de sacrifício (de recordar que o Almada só tinha 3 jogadores no banco, dois de campo e um guarda.redes... Temos 4 jogadores de 98 lesionados e 2 que não estavam disponíveis)
Lutando contra tudo e contra todos, com muita humildade, foi criando oportunidades umas atrás das outras. E ainda faz o 3-2!
É o Gonçalo, um excelente jogador mas que vem de uma longa lesão, e que ainda não se sente a 100% para jogar, pega na bola à direita, dirige-se para área, passa por um, por dois, por 3... e remata com o pé esquerdo mesmo ao ângulo...
Bem, o jogo estava quase a terminar, mas o trio deixou o jogo seguir alguns minutos para lá dos 40... e depois decidiu 5 minutos de descontos... eheheh!
Estava decidido a fazer tudo para dificultar o Almada. Ainda inventou mais umas faltas absurdas... mas não conseguiu «empurrar» o Piedade para a vitória...
O jogo termina com uma vitória do Almada, a melhor equipa em campo. E, a meu ver, a equipa que mais lutou para jogar bom futebol.
Foi um jogo digno de um derby... entre duas equipas muito equilibradas!
Uma vitória merecida!
Parabéns miúdos!
Grande jogo!
Mostraram hoje que as vitórias conseguem-se com muita dedicação, muito esforço, muito suor.
EQUIPA:Pedro Jorge
Márcio
Bruno
Alcino
Jacinto
João Lopes
Pimenta
edu
luís lopes
Valter
Reis
SUPLENTES:Pedro Galamba
Gonçalo
Rafa
GOLOS:
Luís Lopes
Pimenta
Gonçalo
Sem comentários:
Enviar um comentário