quinta-feira, 26 de setembro de 2013

C. Piedade - 1 Almada - 0 JOGO DE TREINO 26SET2013

Mais um jogo de treino da nossa equipa de juvenis, e mais uma boa exibição.

Foi um jogo bem disputado, com muito empenho em campo (em certos momentos não parecia um jogo de treino, mais parecia uma final...) e que mostrou duas equipas muito equilibradas.

O C. da Piedade ganhou, e ganhou bem, porque conseguiu num remate daqueles que acontecem 1 por época, marcar um golo do outro mundo, mas em termos de jogo jogado, não me parece que tenha havido hegemonia do C. da Piedade ao longo dos 80 minutos.

Melhor, houve momentos que foram claramente do Piedade, houve momentos que foram muito divididos, ora o Almada atacava, ora o Piedade atacava, e houve momentos claramente do Almada.

Se o resultado tivesse sido 1-1, ou 2-2, ou mesmo 0-0, não destoava daquilo que se passou em campo.
Mas se o Almada tivesse ganho também não seria uma surpresa para quem viu o jogo.

Em termos globais, gostei do que vi, duas boas equipas, com bom futebol, com excelente atitude em campo, e o que fez a diferença em determinados momentos foram coisas de pormenor.  Mas já lá vamos.

Não nos esqueçamos que temos duas diferenças flagrantes entre estas duas equipas (entre outras):
1. Uma compete no Campeonato Nacional de Juvenis: A meu ver isso conta pouco, ou nada, há certamente adversários do Piedade no Nacional mais fracos do que alguns dos adversários do Almada na 1.ª distrital... garanto-vos que há. O que faz a diferença é o facto de, estando no Nacional, a equipa técnica beneficiou de uma «peregrinação» de bons atletas que foram treinar ao Piedade na esperança de ter lugar. Ou seja, o Piedade formou um plantel de 26 ou 30 jogadores (não sei...) depois de uma escolha entre 40 ou 50 miúdos...

1. Outra compete na 1.ª distrital: é um campeonato muito competitivo, mas não atrai tantos miúdos. É verdade que ainda apareceram talvez uma dezena de miúdos a tentar a sua sorte, mas não tivemos a possibilidade de escolher entre tantos e tão bons jogadores como o Piedade... nem por sombras!


2. O C. Piedade vai na 6.ª jornada do campeonato nacional. Está a competir há mês e meio, e a treinar há pelo menos 2 meses e meio...

2. O Almada começou a treinar no último fim de semana de Agosto, ainda nem um mês passou.  Já fez alguns jogos de treino, mas nenhum jogo oficial. Falta-lhe ritmo, entrosamento entre os jogadores, automatismos. Ainda há muito a corrigir no grupo.


EVOLUIR DO JOGO:
Os primeiros minutos foram claramente do Piedade. Entrou com muita convicção, boa posse de bola, e o Almada esteve a ver bonés durante alguns 10 minutos...  No entanto, o Piedade nesses minutos não criou uma única jogada de grande perigo. Esteve mais em cima de nós, mas o jogo controlado.
Depois, o Almada começou a fazer aquilo que os comentadores chamam «pressão alta». A pressionar desde o primeiro jogador que tem a bola. O Valter em cima do central, o Varandas em cima do lateral direito, o Edu em cima do lateral esquerdo, o leo em cima do Tiago pereira, o Nuno em cima do Alex...

Foi uma pressão bem sucedida porque a partir daí o Piedade teve muitas dificuldades em conseguir sair com a bola jogada.
As poucas vezes em que conseguiu sair com sucesso deveram-se quase em exclusivo ao talento individual do Tiago Pereira (ex-jogador dos Iniciados do Almada).
De facto, o Tiago é o maestro da equipa, joga com muita inteligência, é rápido a decidir, é excelente na posse de bola, muito difícil de desarmar, desmarca-se com grande sabedoria e tem uns passes desconcertantes. Foi o Tiago que, na primeira parte deu «show de bola» e permitiu que o Piedade tivesse alguma hegemonia em determinados momentos.

O Tomás Santos esteve lá à frente muito preso aos nossos centrais, a procurar uma oportunidade que não surgiu. mesmo assim deu para mostrar em alguns momentos de falhas defensivas nossas, que é um jogador perigosíssimo, porque é muito rápido. Ao menor deslize, e é a morte do artista...
Na minha modesta opinião, o Tomás é um avançado que deve procurar a bola no espaço vazio, para tirar proveito da sua rapidez, mas não foi esse o tipo de jogo que vi... um desperdício, a meu ver!

Do lado do Almada a defesa esteve muito sólida, o meio campo esteve bem a construir, mas teve muitas dificuldades na marcação dos médios do Piedade... Por um lado porque o Gonçalo funciona como pivô, é muito rápido na desmarcação, e na saída com a bola no pé,  mas nem sempre está atento à marcação do adversário... o Piedade criou alguns desequilíbrios a meio campo.

O Varandas, que voltou de uma longa lesão há pouco mais de uma semana, é naturalmente um jogador sem ritmo, e ainda sem competitividade nos pés, nesta época, mas considerando que só treinou com bola uma semana, esteve fantástico, ainda conseguiu subir com a bola nos pés 2 ou 3 vezes até á área, faltou-lhe foi o discernimento no momento de passar, ou rematar... No entanto, já ficou ali um «cheirinho» do que é o Varandas. Deem-lhe mais 2 ou 3 semanas de treinos em pleno e vão ver como é...

Há uma coisa que parece óbvia para todos os que viram o jogo, o Piedade tem outro ritmo, nota-se os jogadores mais rápidos, mais coordenados, e isso tem a ver com a vantagem de estarem a treinar há mais de 2 meses, e levam já 6 jornadas de campeonato...

Mesmo assim, considerando essa vantagem do Piedade, que foi muito óbvia, parece-me que o Almada esteve muito bem e conseguiu impedir que essa vantagem objetiva se revelasse em golos do Piedade.

Tirando uma ou outra falha defensiva nossa, e praticamente não houve grandes oportunidades de golo.
Há um livre na primeira parte concretizado pelo Tiago Pereira, mas o Gonçalo Raposo atirou-se e foi buscá-la ao ângulo.

E na segunda parte uma falha defensiva em que um médio da Piedade chega à nossa área mas o Hugo esteve muito bem, saiu-se e conseguiu defender a bola.

De resto... nada de muito, muito perigoso!

Na verdade, o Almada teve vários momentos interessantes junto à área do Piedade, mas temos de reconhecer que também não tivemos o sangue frio, a concentração necessária para traduzir esse ascendente no terreno em golos. Na verdade, lá à frente foi tudo muito atabalhoado, houve pouco discernimento. Ainda atirámos uma bola ao poste, outra foi tirada na linha de golo. Houve momentos muito bons em que o Almada podia ter feito golo. A bola nao entrou... E quis o destino que saísse dospés do Juninho aquela Bomba que deu o golo ao Piedade.

------------------------------------------------------------------------

DESTAQUES:

Os dois únicos jogos que vi do Piedade, um surpreendeu-me pela negativa, foi contra o Fabril, achei um jogo péssimo, muito fraco. Foi a primeira jornada do campeonato nacional. Hoje a equipa que vi já não tem nada a ver. Vi um grupo com outra atitude em campo, com um tipo de jogo muito simples mas rotinado. Bolas nos laterais por cima dos defesas, centros para a área. Confesso que gostei do futebol praticado e se no início achava que esta equipa não ia ter grande sucesso, agora já tenho outra opinião, completamente diferente. Este Piedade a jogar desta forma julgo que vai ter condições para se manter no Nacional.

Juninho. Curioso que nos dois jogos que vi do Piedade o jogador «chave» foi o Juninho. Já contra o Fabril foi dos pés do Juninho que surgiram as únicas bolas de perigo do Piedade! Hoje, foi dos pés do Juninho que surgiu o único golo do encontro.
É um golo do outro mundo, daqueles que se marcam uma vez por outra... Raramente.
Vai no corredor esquerdo à linha, puxa a bola para dentro, vai contronando os defesas na perpendicular da baliza e quando ganha espaço faz um remate em arco, forte, a bola vais mesmo ao ângulo, a fugir do guarda-redes. Ainda bate no poste e entra. É um golão!!!


Tiago Pereira. É o homem do jogo, apesar de só ter jogado na 1.ª parte. É de facto um médio muito forte e é o motor desta equipa. Na segunda parte a ausência do Tiago foi muito sentida. O Jogo do Piedade desceu de nivel drasticamente...


Gonçalo Martins. Foi incansável, correu, correu, lutou pela bola, procurou a baliza, e levou muita porrada...  É um jogador difícil de desarmar e depois os adversários só o conseguem parar com falta e às vezes com faltas feias... Depois o Gonçalo enerva-se e os ânimos aquecem.
Felizmente não passou de pequenos arrufos. Mais um grande jogo do Gonçalo.

Santana. O regresso do Diogo à nossa equipa foi muito festejado e é em campo que se vê essa vantagem. O Santana continua muito rápido  a antecipar-se e é uma âncora naquela defesa.

 Gonçalo Raposo. O nosso guarda-redes esteve muito bem, o golo que sofreu era quase impossível de defender mas resolvem bem outras situações. Tal como o Hugo na segunda parte que também esteve muito bem.




EQUIPA:
Gonçalo Raposo (98)
Alcino (98)
Rafa
Santana
Jacinto (98)
Leo
Nuno Martins
Gonçalo Martins
Varandas
Edu (98)
Valter (98)

SUPLENTES:
Hugo Rodrigues
Abreu
Pimenta (98)
João Lopes (98)
Luís Lopes (98)
Bruno Sousa
Reis (98)
Miguel Lopes
Mário
Samuel


AUSENTES:
Rodrigo
Chiquinho (faltou a treinos)
Iuri  (tinha que se deitar cedo)
Valdemar
Márcio


Curiosamente notei outra diferença entre as duas equipas, que são duas equipas muito equilibradas.
O Piedade quando troca os seus titulares notou-se alguma diferença. O Almada quando troca os seus titulares, pelo menos na maioria das posições não se nota grande diferença.
 E esse é um excelente sinal. Os campeonatos são provas longas, demoram muitos meses, às vezes um plantel equilibrado faz a diferença.


 PS. Bem sabemos que havia quem esperasse que o Almada fosse à Piedade e saísse de lá com uma cabazada de muitos, à semelhança do que aconteceu há duas semanas com o Beira Mar, que perdeu neste mesmo campo por 9-1.

 Ora, quem pensou assim, se viu o jogo, certamente saiu do campo com uma ideia completamente diferente sobre o valor da equipa do Almada.

 Um pai da equipa do Piedade até me dizia no final: "vocês até têm uma boa equipa. Ganhavam a algumas equipas do nacional..."

 Eu, sem querer ser ambicioso de mais, dizia até outra coisa diferente:
«Dêem-nos mais dois meses de treinos e alguns jogos oficiais, dois ou três jogadores totalmente recuperados (Mário, Varandas João Lopes e ainda o Iuri) e se fizermos outro jogo entre as duas equipas se calhar o jogo ainda fica mais equilibrado...

 Se formos honestos, no jogo de ontem não houve nenhuma equipa que se tenha mostrado superior à outra. Foi mesmo um jogo muito equilibrado.








Sem comentários:

Enviar um comentário