terça-feira, 17 de setembro de 2013

Campeonato de juvenis 1.ª distrital



É difícil avaliar o valor das equipas sem as conhecer em toda a sua dimensão, nomeadamente em relação à qualidade do plantel, à consistência de jogo, aos automatismos da equipa, à sua entrega em campo, à percentagem de novos jogadores ainda a ajustarem-se ao grupo, etc etc etc...

São muitos os fatores que condicionam o valor de uma equipa.
E depois, há ainda outro fator importantíssimo: a evolução do grupo.



Barreirense: Por tradição tem sempre grandes equipas. Não só porque é um clube com facilidade na captação de valores em todos os clubes daquela região do Barreiro, Moita, Pinhal novo, Montijo etc...
Tenho conhcimento de que saíram já vários excelentes jogadores do grupo do ano passado, nomeadamente o Tomás e o Aiveca para o Piedade, o Jordão para o Sporting e mais alguns para o Vitória e para o Fabril. Deve-se àquele fenómeno que eu, pessoalmente, continuo a não compreender, que é a atração pelos clubes do Nacional... Todos sabemos que não quer dizer nada, não se joga melhor futebol, tem equipas bem mais fracas que muitas da 1.ª distrital, pauta-se, isso sim, por uma competição mais desesperada, tudo a lutar para não descer de divisão... e essa ganância, essa luta desesperada não contribui em nada positivo para o futebol praticado. pelo contrário. Muitas vezes as equipas fecham-se atrás só para defender o «pontinho» que pode ser essencial para não descer...
Ou seja, a meu ver, só tem interesse jogar numa equipa que esteja no Nacional se soubermos que é uma grande equipa, com bom futebol, bem treinada, preparada para ter muito sucesso.
Agora jogar numa equipa para o pontapé prá frente, como eu já vi tantas vezes... sinceramente...
Conclusão: Há fatores muito desfavoráveis, a saída de bons jogadores é sempre complicado. Mas pode já ter recuperado outros excelentes jogadores. Eu, à cautela, esperaria uma equipa forte!


Pescadores. Não faço a mínima ideia. No ano passado era uma das equipas mais fracas do campeonato, ficou em 9.º ou 10.º lugar. Não sei se reforçou o grupo. Uma incógnita!


Palmelense. Não conheço. Subiu da 2.ª distrital. As equipas que sobem de divisão são sempre grupos com talentos. Não sei se eram todos de 2.º ano e passaram a juniores, ou se ficaram bastantes. Só quando os virmos jogar perceberemos.


Vasco da Gama de Sines. Era no ano passado a segunda equipa mais fraca.  Não faço ideia se terá conseguido fortalecer o grupo.

Corroios. Tem uma excelente equipa. Fizemos jogo-treino com o grupo de Corroios e gostei muito do futebol praticado, gostei do espírito de equipa, está uma das equipas mais consistentes deste campeonato, certamente.

Sesimbra. Tem sempre equipas competitivas. Diria que no ano passado foi uma excepção, com uma equipa fraca, este ano será de esperar mais um grupo forte.

Olímpico Montijo. Foi uma das equipas mais fortes no ano passado. E atenção que os miudos de 97 desta equipa são fortíssimos. Agora, sei que saíram alguns miudos deste grupo, não sei se a equipa conseguiu renovar-se ou se ficou fragilizada.
Só quando começar a jogar.

Amora. Era no ano passado uma das equipas mais fracas. Mas este ano com o novíssimo sintético certamente que atraiu muitos bons jogadores.




PJVEDGMGS
0BarreirenseJogos
0PescadoresJogos
0PalmelenseJogos
0Vasco da Gama SinesJogos
0CorroiosJogos
0SesimbraJogos
0Olímpico MontijoJogos
0AmoraJogos
0PinhalnovenseJogos
0Beira-Mar AlmadaJogos
0Os PelezinhosJogos
0ArrentelaJogos
0AD Quinta do CondeJogos
0AlmadaJogos

Sem comentários:

Enviar um comentário