sexta-feira, 31 de maio de 2013

Complexo do Pragal fez ontem 70 anos

Replico aqui o texto de Hugo Santos.
São 70 anos de um complexo que viu passar muitos milhares de atletas, muitos chegaram alto, outros nem tanto, mas todos certamente ficaram com memórias da sua passagem pelo Almada Atlético Clube.


Curiosamente, foi pelo meio destes 70 anos que passei pelo Almada como atleta, nas épocas de 1982/83 e 84, como juvenil e junior.
O Campo era de terra, claro, mas já existia a bancada central, já na altura era algo imponente, algo que não tinha par no concelho e arredores.

O Almada era o clube importante da margem sul, vinham para o clube jogadores vindos de todo o lado, inclusivamente de Lisboa.
Lembro-me do primeiro treino, quando vim de Lisboa.
Estávanos em Agosto, um calor incrível.
Ali junto ao Moinho dávamos uns toques enquanto se esperava que nos chamassem para o campo.
Os balneários eram lá em baixo, mas não havia pavilhão nem aquela bancada atrás da baliza.

Aos treinos de captação aparecia mais de meia centena de miúdos.
Era uma festa!
A grande maioria ia lá só para tentar a sorte, sabia que não ficava.

Era um Almada grande. Com juvenis e juniores a competirem ao nível do Benfica e do Sporting (já não me lembro do formato dos campeonatos, mas julgo que não havia nacionais, todos começavam nas distritais e depois havia uma fase final em que apanhávamos o Benfica, Sporting, Atlético  e Belenenses, CUF, Barreirense etc... Eram estes os grandes do futebol juvenil da altura! E o Almada estava lá...

Os clubes têm altos e baixos...


Diria que nesta fase o Almada está numa tendência de subida, mas tem ainda muita margem de crescimento.

Esperemos que haja inteligência, bom senso e  sentido estratégico para encontrar esse caminho do crescimento consolidado.
Sem tiros no pé...








Faz hoje precisamente 70 anos, a 30 de Maio de 1943, que o então designado Campo Atlético do Pedreirense Futebol Clube foi inaugurado. Rebaptizado muito mais tarde com a designação actualmente conhecida de Complexo Desportivo do Pragal, após à sua adquisição pelo Almada Atlético Clube, na sequência da herança que se procedeu ao nascimento do clube, e que se concretizou através da fusão dos então grandes rivais da vila de Almada, o Pedreirense FC e o União Sport Club Almadense. O estádio já teve várias designações ao longo dos anos como Campo Atlético do Pragal, Campo do Moinho, Campo Atlético António Nunes Castanheira e o actual Complexo Desportivo do Pragal. Na altura da sua inauguração era um dos melhores ao nível do concelho e até mesmo do distrito, e ainda hoje goza da mesma inspiradora paisagem sobre o tejo que facilmente nos fica na memória. Actualmente é o único estádio a dispor de campo relvado natural pertencentes a clubes desportivos em competição no concelho e foi recentemente reabilitado em muitas das suas valências, como a construção e remodelação dos bares de apoio, um dos quais com esplanada para o Tejo, passadiços em granito, reabilitação da canalização de água, colocação de novas torres de iluminação e de uma pala para abrigo da chuva sobre a arquibancada principal. No dia de inauguração o Pedreirense FC teve a honra de inaugurar o campo, com um jogo que se realizou por volta das 16 horas, com o seu então vizinho União Piedade Futebol Clube, (também conhecido pelo epíteto de “Espanhóis”, devido às cores do seu equipamento) clube entretanto extinto para dar origem ao actual Clube Desportivo da Cova de Piedade. Infelizmente não temos a informação do resultado final do jogo, pelo que se alguém tiver essa informação agradecíamos a sua divulgação. Participaram também nesta inauguração em jogo disputado pelas 18 horas desse mesmo dia, os então celebres Grupo Desportivo “Os Fósforos” e o Marvilense Futebol Clube. Deixamos aqui um repto para quem dispõem de fotografias antigas do nosso querido estádio nos possam fazer chegar através do email museu.almadaac@gmail.com para a posterior publicação neste espaço.

Sem comentários:

Enviar um comentário