quarta-feira, 22 de maio de 2013

Pensar na felicidade dos miúdos...

São muitos os casos de miúdos que são aconselhados pelos sabichões do futebol, os «empresários», pseudo-treinadores, patrocinadores, vendedores de banha da cobra, gente que alimenta o seu ego à conta dos miúdos...  Dizem-se grandes conhecedores do meio e aconselham meio mundo...

Há muitos por aí!


É claro que na vida todos nós já caímos no conto do vigário...   uma vez caímos todos, à segunda, só cai quem quer...

Há quem aconselhe miúdos a mudarem de clubes onde estão e onde têm resultados positivos, para depois esses miúdos fazerem épocas miseráveis... a serem convocados  em 50% dos jogos, a jogarem em 15% dos jogos... obviamente a desistirem do futebol...

Eu acredito que os bons conselhos resultam das reflexões que cada um de nós faz em conversa com os miúdos. A pensar nas vantagens e desvantagens das mudanças.

Mas há quem venda aquilo que não é seu!
Prometem o que não têm capacidade de cumprir!
E depois... depois, alguém vai sofrer com isso...

Soube que há gente que se dá ao trabalho de andar a ligar a miúdos e pais a empurrar todos os miúdos para um determinado clube denegrindo outros clubes...

Não é porque queira que todos esses miúdos tenham sucesso nesse clube... não... nada disso...
Não é porque ache que todos esses miúdos vão ser felizes nesse clube. Não, isso não pode ser, porque uma equipa só joga com 18 excelentes jogadores, e essa gente quer empurrar para o clube mais miúdos do que o clube pode aceitar... ou seja... os coitados dos miúdos... vão no engodo... e depois... bem depois. cada um que faça a sua avaliação!
Os que vão na cantiga do bandido... que vão. e depois peçam satisfações quando ficarem encostados...

Conheço bem um treinador de um clube que agora acolhe muitos miúdos, é uma pessoa que admiro e tenho a certeza que vai fazer um excelente trabalho. Vai certamente ultrapassar todas as pressões dos ditos vendedores de banha da cobra.... dos pseudo-empresários e dos grandes experts do futebol juvenil!


Vai certamente escolher o melhor grupo!
Vai ignorar as «sugestões», os «conselhos» para que observe este e aquele jogador...
Vai escolher de certeza os melhores! Porque tem provas dadas e não precisa de pseudo-especialistas em futebol que lhe expliquem quais são os melhores jogadores que precisa na sua equipa.


Mas vai, isso ele saberá já com toda a certeza, que vai ter a sua vida muito dificultada.
Ah pois vai!
Porque vai ter muito miúdo que entra ali com promessas feitas por terceiros...
Não, o treinador não prometeu nada, só está disponível para ver os miúdos ...
... mas os miúdos que ali chegam têm promessas de que sim, que vão jogar, que vão ser titulares... de que vão ser muito felizes.!
 Depois... vai haver frustração... vai haver revolta...  porque nem todos vão ser felizes e, depois, um qualquer vendedor de banha da cobra vai dizer que a culpa é do treinador, que não percebe nada daquilo, que não sabe escolher os jogadores certos, blá, blá, blá... e vai arranjar mais seguidores para a sua seita!... que vão formar o grupinho da maledicência sempre presente na bancada...

É assim a vida... já todos sabemos como é! Já muitos clubes viram essa história.... que se repete, e repete... e repete... e sempre com os seguidores, que vão atrás de ilusões...

Só tenho pena de todos os que vão na conversa... mas enfim, cada um sabe o que quer da vida!

Se quer pensar por si, como pessoa inteligente que é, decidir pela sua própria cabeça, ou se vai na carneirada, atrás dos «conselhos» de pessoas sem escrúpulos que têm sempre objetivos de proveito próprio...

Enfim. é da vida... há sempre os que decidem pela sua cabeça, e os que vão na onda... !

A vida é isto! É aprender com os próprios erros! E saber tomar decisões!

No entanto, considero que é irrelevante esse movimento de transferências momentâneas.
É normal que muitos queiram ver se conseguem ser felizes noutro clube. tentam a sua sorte!
É normal. Não devem ser apontados por isso!
Eu acho errado que se trate mal miúdos que digam, abertamente, com honestidade, que querem ir treinar noutro clube, porque têm essa curiosidade.
Acho mal que se feche as portas a esses miúdos!
Quem fizer as coisas com honestidade, com transparência, só tem de ser apoiado.
«Vai  à vontade, treina as vezes que quiseres, se achares que lá vais ser mais feliz, muito bem, tenta a tua sorte. Se tiveres dúvidas, volta, contamos contigo!»

Situação diferente é a dos dissimulados, dos manhosos! Que vão treinar a outros clubes sem dizerem nada no clube onde estão...
Quanto a esses, sou defensor do método antigo! Quando for rejeitado desse clube e quiser voltar... a porta estará fechada! Por bom jogador que seja! No futebol não vale tudo. Os princípios do civismo, do caracter, da honestidade, da lealdade, são muito mais importantes!
Quem não tem caracter, não faz falta a grupo nenhum!

Por isso é que os grandes treinadores, os treinadores bem formados e que pretendem ensinar miúdos com valores,  nunca desafiam jogadores sem avisarem os clubes! Querem tudo transparente, com honestidade, com lealdade!

Eu, mesmo quando os meus filhos eram escolinhas, nunca os levei a esses treinos de captação, como tanta gente fez. Sempre achei que se um dia forem mesmo bons jogadores, os clubes grandes estarão atentos!
Se nunca forem de nível superior, então que sejam felizes onde gostam de estar!
Mas não vejo problema nenhum em que os miúdos vão a treinos de captação... mesmo em juvenis.
O que acho perigoso é que os miúdos vão a esses treinos a pensarem que vão para ficar, porque algum sabichão lhes disse que sim, que claro, que vão ser escolhidos! E depois... alguns ficarão, mas outros sentirão o sabor da rejeição... e vem a frustração!

Há ainda muito tempo até começar a nova época, em agosto, quando as decisões finais são tomadas para o campeonato 2013/14!

Até lá... deixemos os propagandistas venderem a banha da cobra...
Depois logo se verá...

Por agora, muitos vão atrás de conversas... depois de treinarem umas semanas... quando se aperceberem do grupo em que estão envolvidos... muitos farão uma avaliação correta do seu lugar no grupo! Outros não... mas já sabemos que é assim a vida! Por isso é que uns evoluem ano para ano, e outros desistem...


O que acho vergonhoso é o que me contaram hoje. Que falaram com um miúdo que disse claramente que o «empurraram» para outro clube e que lhe disseram para não ir para outro, dizendo cobras e lagartos desse clube!

Isso é jogo sujo...  e quem alinha em jogo sujo... sujo fica!








Sem comentários:

Enviar um comentário