segunda-feira, 20 de maio de 2013

Scouting, aplicação

Vi esta notícia no Diário do Minho.

Caros Eduardo Santos e Pedro Paiva, lembram-se de quando falámos intensamente sobre a criação de um sotware destes?


Pois é... Já houve quem o criasse para fazer dinheiro.
Nós pensávamos apenas para a utilização interna nos nossos clubes.


A F3M acaba de lançar no mercado uma plataforma online para o registo e gestão de dados sobre a prospeção de talentos no futebol. O scouting é uma atividade que movimenta milhares de pessoas em todo o mundo e que envolve não só os clubes, mas também profissionais independentes ou ao serviço de entidades desportivas. Além do mercado nacional, a Football Talent Spy pretende atingir outros países como Inglaterra, China, África do Sul e Brasil, onde o futebol é um desporto com forte implementação.

O processo de prospeção de talentos envolve a recolha, registo e análise de um conjunto de parâmetros relativos a vários jogadores e que podem variar desde atributos técnicos, como a velocidade e a posição de jogo, até estatísticas de jogos efetuados e dados pessoais. Com esta ferramenta, que vem colmatar uma falha no mercado deste tipo de soluções, os scouters poderão facilmente ter a informação armazenada, tratada e disponível em qualquer ponto. Por outro lado, os clubes conseguirão também reunir, num só espaço, informação recolhida por vários profissionais, ao mesmo tempo que poderão fazer análises comparativas entre os seus próprios jogadores e os jogadores observados.

A aplicação permite o registo, armazenamento e organização de dados relativos a jogadores, jogos e competições desportivas, apresentando uma avaliação cuidada e completa sobre cada atleta. De um modo profissional, rápido, eficaz e intuitivo, a plataforma dirige-se aos clubes, treinadores, agentes ou empresários, coordenadores ou gabinetes de prospeção, olheiros, observadores profissionais ou freelancers, agências da área, adeptos ou amantes do jogo.

Criação de relatórios de observação de jogadores, com informação detalhada (nome, idade, clube, posição, desempenho e múltiplos atributos), inclusão de elementos multimédia (fotos, vídeos), criação de perfis de jogadores e de equipas, bem como de relatórios de jogo (local, competição e incidências) são algumas das principais funcionalidades da solução.

Além disso, possibilita a pesquisa de jogadores (por variáveis como idade, posição e diferentes características), apresenta a listagem de jogadores referenciados ou o "11 ideal", faz a comparação de jogadores por atributos-chave, como velocidade, posicionamento ou capacidade técnica e também disponibiliza as estatísticas e médias de jogadores. A ferramenta permite ainda atribuir prioridades aos atributos (em função da perspetiva de cada scouter), bem como um módulo de pesquisas avançadas multi-critério, com possibilidade de armazenamento das pesquisas mais comuns para cada scouter.

As vantagens são muitas, nomeadamente a criação e atribuição de tarefas para a equipa de scouting, como por exemplo, o agendamento de observações de jogos e de jogadores. O utilizador tem ainda a possibilidade de escolher o tipo de acesso que mais se adequa à sua situação, entre a conta Free, Dream, Star e Sky, além de uma versão Corporate. Os dados são totalmente confidenciais e, tratando-se de uma plataforma online, não se corre o risco de perder  a informação armazenada.

"Utilizada tanto por profissionais, como por simples adeptos do desporto rei, Talent Spy é a solução tecnológica que vai fundir as componentes técnicas e emocionais em torno de um fator comum, que é a procura pelo talento escondido", explica Pedro Fraga, CEO da F3M.
 "Sentimos que no mercado havia necessidade de um software que facilitasse a gestão dos talentos que os olheiros procuram e que reunisse informação completa e detalhada associada ao processo de scouting. É uma área com um potencial enorme e a ferramenta vem trazer uma maior credibilização e organização", acrescenta o responsável.

Com o novo lançamento, a F3M alarga assim a sua atuação ao segmento desportivo, além das áreas de economia social, óticas, têxtil, imobiliário, construção civil, infraestruturas de software, telecomunicações e gestão. De registar que a tecnológica marca já presença em países como Angola, Moçambique, Alemanha, França, Espanha, Luxemburgo, Botswana, Zimbabué e Brasil. Com escritórios em Braga, Lisboa, Luanda e Maputo, conta atualmente com mais de 100 colaboradores e é uma das Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal.


Sem comentários:

Enviar um comentário