domingo, 8 de setembro de 2013

Almada - 4 Charneca. - 0. Treino. 08set2013

Mais um jogo de treino e mais uma prova de que temos uma equipa consistente.
Para quem viu, percebe-se que ha ali um plantel muito forte e muito equilibrado.
Ao longo dos 80 minutos trocaram se muitos miudos e nunca se sentiu a equipa a fraquejar.
O grupo esta todo ao mesmo nível. E é isso que eu sempre disse. Uma equipa para ter sucesso nao pode estar dependente de um jogador que se lesiona ou que fica doente, ou que fica com menor rendimento.
Uma equipa para ter sucesso precisa de ter para cada lugar em campo pelo menos 2 jogadores.
E, parece-me, este ano vai conseguir se isso, muito à custa da qualidade dos miudos de 1998.
Na verdade, nao se nota nada quando se fazem substituições.
Aliás, eu diria que, pela primeira vez desde que estou com o meu filho no Almada (desde 2008) nao vejo jogadores que possa dizer "este é o titular", "aquele vai ser o número 2".

Nao. É impossível fazer uma analise dessas porque os miudos estão todos ao mesmo nível. Cada um com as suas características, uns melhores numas coisas, outros noutras, mas são todos de elevado nível.

Nao temos um único jogador que nao procure meter a bola no chão, nao temos um único jogador que tenha como estilo de jogo o pontapé prá frente, nao temos jogador que nao tenham capacidade  de dominar bem uma bola e colocá-lá jogável no segundo seguinte.
Ou seja, temos um grupo que se pauta pela qualidade técnica, pelo empenho em campo, pelo espírito de grupo, e pelo posicionamento tático.

Com estas condições acho que vamos fazer um bom campeonato. Sem ambições, sem vitorias antes do empo, sem gabarolice.
Nao conhecemos os nossos adversários, vamos ter de os enfrentar a todos da mesmíssima maneira: ou seja, entrar em campo a dar o litro para ganhar.
E tem de ser esta a atitude jogo a jogo.


Nao ha cá estrelas, nem campeões antes do tempo. Ha uma equipa humilde que promete causar muitas dificuldades a todos os adversários, e depois os resultados serão o que forem.
Nao há vitorias antecipadas.

Para ja, com os 4 jogos de treino que ja fizeram, curiosamente 4 vitorias, já deu para perceber que vamos ter qualidade para lutar com os melhores. Mas cada jogo é um jogo, cada adversário êh diferente. O caminho faz-se caminhando.

Se todos trabalharem como têm feito até agora, tenho a certeza que temos um grupo que vai dar muitas alegrias ao Almada.


BREVES NOTAS DO JOGO

O Almada foi sempre a equipa superior, sendo que logo de início o Charneca tenha mostrado muita força e mais posse de bola. O Golo do leo, num azar do guarda-redes do Charneca que não consegue agarrar um remate de muito longe vem dar a vantagem à equipa mais esclarecida, mas naquele momento o jogo era ainda muito equilibrado.
Depois vem o 2-0 e a partir daí tudo se tornou mais fácil.


UMA EQUIPA PARA SUBIR DE DIVISÂO

O Charneca é mesmo um grupo com possibilidade de lutar pela subida de divisão. tenho a certeza que é muito mais forte que algumas equipas que disputarão a 1.ª distrital.
Tem um plantel muito completo, como já se sabia, e com uma boa troca de bola.
Só tenho pena de uma coisa, embora reconheça que se ganham muitos jogos assim: É aquele estilo manhoso do encostozinho, o toque na canela, o cotovelo nas costas do adversário, o salto de cabeça com o braço em cima do adversário, o empurrãozinho pelas costas quando o adversário vai dominar a bola, o puxão na camisola, ou seja, todos aqueles truquezinhos manhosos próprios de um futebol do antigamente que hoje já nem se usa nos escalões de formação, já começa até a ser raro nos campeonatos distritais. Mas infelizmente neste escalão do Charneca ainda se ensina a jogar assim...
Não é com esses truquezinhos que os miudos se vão tornar melhores jogadores. São apenas jogadores mais manhosos. Pode até dar resultados, disso não duvido. mas eu prefiro que o meu filho aprenda as boas regras.
Fazendo um paralelo com a escola, é como se um professor ensinasse os miúdos a estudarem, com bons métodos (Almada) e outro professor ensinasse truques de copianços, técnicas de enganar os professores sem ter de estudar. Não gosto. mais tarde ou mais cedo vai revelar-se um fiasco!
Eu prefiro a boa formação.

NAquela equipa ensina assim. Estão no seu direito. mas eu acho que é jogo feio.
Eu detesto.
Ainda por cima nem era preciso... eles até jogam bem. Não era preciso aquele treinador adjunto o jogo todo a incentivar, «vai, dá-lhe, encosta, empurra, vai, vai, não pode passar, dá-lhe!!» enfim... ainda se ensina a jogar assim! E é pena!

A esse nível, o Almada deu uma grande lição.
Ganha o jogo claramente, por 4-0, a jogar futebol, a jogar de bola no chão, a jogar bonito, sem truques, sem jogo manhoso...
É uma lição para jogadores e para treinadores!
Ensinem os miúdos a jogar bom futebol, por favor! Deixem-se de tretas, de manhas, de truques!!!

Pelo que vi no Facebook do amigo Zé Manel (Presidente do Charneca) esta equipa de juvenis tem tido excelentes resultados nesta pré-época. Já ganhou, pelo menos, dois jogos a equipas da 1.ª distrital.
Ganhou 6-3 ao Beira-Mar, uma equipa que me diziam que é quase toda composta por jogadores que fizeram no ano passado o nacional (embora sem qualquer êxito, desceram de divisão...) e que teve reforços, e ganharam 2-1 ao Pescadores, outra equipa da 1,ª distrital.
Ou seja, este Charneca promete fazer a vida difícil aos seus adversários da 2.ª distrital.
Eu apostaria numa subida de divisão!



VISÃO ROMÂNTICA DO FUTEBOL

Eu sei que muitos acham que tenho uma visão romântica do futebol, e que a dureza também faz parte do jogo. Eu sei disso. Sei que prezo muito o futebol bonito, o futebol que dá prazer ver jogar, em que os jogadores nem sequer se tocam, a bola circula rapidamente de pé para pé...

Eu sei que no sintético, que é pequeno, é mais fácil o contacto físico. os jogadores estão mais próximos.
tenho a certeza que quando começarmos a jogar no relvado, tudo será diferente. Vai haver muito espaço para as corridas do Edu, do Iuri, do Varandas, do Gonçalo, do Chiquinho, do Reis, do Valter e de muitos outros...


Eu sei que há jogadores que têm uma natureza mais agressiva. Eu sei disso.
Na nossa equipa não são todos anjinhos, também temos um ou outro jogador que faz mais faltas, que por vezes é mais agressivo. É da natureza das pessoas. E por isso quando os jogadores extravasam as regras do jogo ouve-se logo uma voz de ordem vinda do banco a pedir ao jogador «x» ou «y» para não voltar a fazer aquilo. E para pedir desculpa ao adversário.

O que eu estou a falar é de outra coisa. É de um padrão.

 É de uma equipa que toda ela joga com os mesmos truquezinhos...  Isto é diferente! Isto é uma forma de jogar orientada por técnicos.
E isso é que me entristece! É que haja quem ensina isto a miúdos. mas enfim, cada um sabe o que quer para os seus filhos.
Hoje, o que vimos no Almada, se fosse um jogo a sério, com um bom árbitro, dois ou três jogadores do Charneca teriam sido expulsos de cartão vermelho direto!
É uma vergonha! Cacetada na canela quando o jogador já passou? Num jogo treino?
Qual é a necessidade?
Eu acho que este tipo de jogo só envergonha quem ensina os miúdos. Eu acho! Mas se calhar o problema é meu. Se calhar sou eu que vejo o futebol de outra maneira!

Se vocês vissem num jogo da I Liga um Aimar, um Markovic ou um Salvio a parar a bola com o peito e a ser empurrado pelas costas para o chão tinham alguma dúvida de que era falta?
Pois, hoje no Almada os nossos médios não podiam parar a bola! Eram empurrados, puxados pelos braços, enfim... ficavam estatelados no chão e os treinadores a verem e a acharem normal!... Sem marcarem faltas! Sempre a seguir...
Se calhar queriam que os médios despachassem uma biqueirada pró ar! Se calhar querem que os médios apenas atirem a bola para a frente, esteja lá alguém ou não... se calhar é este futebol que querem. Não sei... Se acham mal que um jogador tente meter a bola no chão jogável, só pode ser isso!... enfim!
Vamos vendo e tiraremos as nossas conclusões.


EQUIPA
Gonçalo Raposo
Márcio
Rafa
Abreu
Jacinto
Mário
Leo
Nuno Martins
Iuri
Gonçalo Martins
Valter

SUPLENTES
Hugo
Edu
João Lopes
Pimenta
Alcino
Miguel Lopes
Bruno Sousa
Reis
Luís Lopes
Rodrigo

FALTARAM
(pelo menos)
Varandas (volta amanhã de férias)
Chiquinho (faltou a treinos)
Samuel
Carracinha (lesão)

GOLOS
Leo (2)
Luís Lopes
Reis



DESTAQUES:
Não é possível destacar individualmente, porque hoje a equipa foi mesmo, toda ela, um conjunto muito empenhado em campo. Deram o litro, esforçaram-se por fazer bom futebol, apesar de um adversário muito faltoso e criaram inúmeras jogadas de perigo.

Acho que não posso deixar de destacar o guarda-redes, que foi simplesmente fabuloso:

Gonçalo Raposo. Daquilo que já tinha visto, já tinha tirado as devidas conclusões, mas na verdade ainda não tinha sido testado como hoje foi. O Gonçalo é de facto um grande guarda-redes. A forma como se sai dos postes nos cantos, gritando «é minhaaaaaaaaaa!!!!!» e agarra a bola com as duas mãos.
A forma como mete a bola em campo, seja com as mãos, ou com os pés. Os remates de longe para ele são mera brincadeira. Não é daqueles guarda-redes que aproveitam a mais pequena oportunidade para fazerem voos desnecessários. às vezes para ir buscar uma bola ao ângulo basta ser rápido e dar três passos para o lado e levantar os braços. Simples, com uma segurança incrível.
Eu acho que a entrada do Gonçalo Raposo nesta equipa deu um sinal muito importante e tantas vezes crucial nas equipas: A segurança começa logo atrás! A equipa ganha outra confiança com um guarda-redes deste gabarito.
Não vai ser fácil marcar golos a esta equipa.
Hoje defendeu 2 ou 3 bolas aparentemente difíceis (mas quando o Gonçalo resolve até parece fácil) defendeu um penalti, tirou praticamente todos os cantos na pequena área, e foi perfeito a distribuir jogo.
Podia ter sido melhor? Acho difícil...
Hoje a minha única dúvida era esta: «Como é possível o Benfica ter deixado fugir um jogador deste nível?»... mas enfim! Já vi de tudo no mundo do futebol! Até treinadores que antes de verem um jogador com tempo já estão a dizer que o miúdo é fraquinho... e outros que convidam avançados fabulosos, mas depois dizem, «não, aqui vais jogar é a médio»... O futebol tem mistérios que ... enfim! Todos sabemos a podridão que há no futebol!


O MOMENTO DO JOGO

Acho que há vários momentos do jogo de hoje que nos mostram que é por isto que tantos milhões são apaixonados pelo futebol. São as jogadas fabulosas que volta na volta se consegue fazer.
Há uma jogada toda ela ao primeiro toque, chega aos pés do Nuno Martins que, encostado à linha, puxa da culatra e dispara um tiro, era um golo do outro mundo, a bola vai à barra, mas não entra...
Do nosso lado houve em todo o jogo umas 3 ou 4 jogadas mesmo muito boas, grande circulação de bola, passes perfeitos, um futebol simples e eficaz.

O Charneca também teve alguns momentos muito bons. Numa jogada conseguiu desmarcar um avançado que apareceu de frente ao nosso guarda-redes, rematou mas a bola foi ao poste. Foi azar. nessa altura só estávamos a ganhar 1-0. Se a bola entra, provavelmente o jogo ficaria mais equilibrado.

O penalti defendido pelo Gonçalo Raposo é outro momento decisivo.

Curioso que num jogo o Charneca tenha cometido um erro muito raro, e por duas vezes, o passe ao guarda-redes que resulta em livre indireto na área. Na primeira vez não concretizámos bem, na segunda vez meteram a barreira a uns 3 metros da bola, quando a barreira tinha de estar na linha de golo... obviamente também não deu nada!

O «árbitro» ter perdoado dois penaltis claríssimos de porrada de meia-noite dentro da área sobre o Gonçalo também marcaram o jogo. Qualquer uma das jogadas era para vermelho direto se fosse num jogo oficial. Num jogo treino eu acharia normal que ambos os treinadores se aproximassem e conversassem sobre a dureza metida em campo, num jogo amigável de pré-época. Mas não vi nem os nossos treinadores preocupados, nem os deles...  A coisa podia ter dado para o torto e os miúdos desatavam à estalada, e a culpa era dos adultos...  Mas lá acalmaram!








JOGOS DE PRÈ-EPOCA

Almada - Juniores Almada    5-3
Almada - V. Milhaços    8-0
Paio Pires - Almada    2-3
Almada - Oriental    4-1
Almada - Charneca   4-0


5 jogos
5 vitórias
24 golos marcados
6 golos sofridos




Não tem corrido mal!
Mas é preciso continuar a trabalhar bem nos treinos!


Sem comentários:

Enviar um comentário