domingo, 1 de setembro de 2013

Campeonato nacional de juvenis (Zona Sul - jornada 3)

Decorreu mais uma jornada, e continuam a ver-se resultados algo surpreendentes.
 Desde logo, surpreende o Vitória de Setúbal, o clube que, por tradição vence esta série com grande avanço, está a ter um péssimo arranque de época.
Em 3 jogos já empatou dois...
 Hoje voltou a empatar, agora em casa, contra o Oeiras. A semana passada empatou com o Fabril... Não é habitual.
 Ou tem tido muito azar ou alguma coisa não está a correr bem com aquela equipa.
 Não é certamente um problema do plantel, de qualidade dos jogadores, conheço grande parte da equipa e posso dizer que estão ali alguns dos melhores jogadores de 97 do distrito. Aliás, dois deles foram chamados à seleção Nacional...  (Rui Leite e Joel Moreira - dois miúdos que conheci das captações para a seleção de setúbal SUB14 em 2011)
Mas posso destacar também o Santana, o Carmelo, o João Fernandes, o Fábio Oliveira, o Edi, o Pedro Valente que veio do Fabril, o Bruno Miranda que veio do Olímpico, O Elísio, o extremo que veio do Arrentela e o Iuri Pinto que veio do Sporting.
Para além de outros que não conheço mas serão certamente excelentes jogadores.
Como é que não ganham jogos? Estranho. Há ali algum problema de desempenho do grupo?
Não faço ideia.

Outro favorito a passar à segunda fase e que não tem estado bem neste início de época é o Belenenses, hoje finalmente arrancou uma vitória, a primeira da época, depois de um empate e depois uma derrota humilhante em casa contra o Estoril. Mas mesmo assim, uma vitória pela margem mínima...

A equipa sensação é mesmo o Estoril. Vai em primeiro, a única equipa só com vitórias.
Não podemos deixar de considerar outra equipa como sensação, o C. da Piedade, que após 3 jornadas está em 2.º lugar, depois de um empate em casa com o Louletano.
Dizem-me que o Piedade já fez neste encontro uma boa partida de futebol, que terá sido muito superior, mas continua com fragilidades na defesa... sofre dois golos algo negligentes.

O Fabril perdeu em casa, o que a mim não surpreende nada, depois do que vi na Piedade. Uma equipa que se fecha atrás do meio campo e atira umas charutadas lá para a frente a tentar que um avançado sozinho resolva um jogo... desculpem-me mas isto é muito pobrezinho para uma equipa que joga num Campeonato Nacional.
Não sei se já estará a jogar de forma diferente, mas a verdade é que perdeu em casa com o Juventude de Évora.




JORNADA 32013-09-01
Cova da Piedade 2-2 LouletanoSugerir Video
Fabril Barreiro 1-2 Juventude ÉvoraSugerir Video
V. Setúbal 1-1 OeirasSugerir Video
Imortal DC 0-1 BelenensesSugerir Video
Estoril Praia 4-1 Portimonense


Não queria deixar de partilhar convosco dois comentários que vi no jogo do Vitória de Setúbal, em que alguém se queixa do péssimo estado da relva da Várzea, onde jogam as equipas de formação do Vitória, e outra pessoa se queixa da forma como o Vitória jogou. Diz mesmo que foi «horrível»...



Comentários (2)

Batatal por bruno_migas2013-09-01 16h25m
Qualquer equipa que vá jogar a Setúbal vai ser considerada uma equipa fraca. . E passo a explicar porque! Um clube como o vitoria de Setúbal nao pode apresentar para um campeonato nacional um campo com tão más condições como o campo onde se disputam os jogos das camadas jovens do respectivo clube. É impossível circular se a bola o que impede que as equipas pratiquem o seu futebol. Isto retrata exactamente o que aconteceu esta semana com a equipa do AD Oeiras; uma equipa que pratica um bom futebol e que joga qualquer jogo para vencer; esta equipa foi entao obrigada a alterar o seu estilo de jogo, optando mais por um jogo directo pois as condições do relvado eram tão inadmissíveis e impeditorias da pratica de futebol que as equipas nao conseguem aplicar o que passam uma semana de treinos a praticar. Por isso gostaria de voltar a Setúbal um dia e ver que realmente um clube centenário e com tanta história como o vitoria detém um espaço que possibilite aos seus jovens e aos jovens doutros clubes que pratiquem o seu futebol com condições favoráveis para que o façam como eles sabem e nao como tem de se adaptar para conseguir jogar naquele batatal. Sendo assim acrescento so que nao são as equipas que são 'muito fracas' mas sim as condições que o vitoria apresenta para que os jovens pratiquem o seu futebol. 
Grande jogo Oeiras e parabéns pela raça, vontade, determinação e espirito de grupo que demonstraram ter neste jogo em que todas as condições so desfavoreciam a vossa pratica de futebol. E aguardo com particular ânsia a vinda do vitoria de Setúbal ao campo do Oeiras para ver esse jogo onde nao sei se o Setúbal sairá de lá com pontos como assim o desejera. 


jogo horrível por vitoria2342013-09-01 15h50m
marcador

Vasco

O vitória perde mais dois pontos contra uma equipa muito fraca. . . mais uma vez faltas desnecessárias em cima da área. . . golo do Oeiras em que fica tudo a olhar para a bola. . . jogo sem ligação entre setores . . . muito mau. . . 


Na verdade, ocorreu-me partilhar este comentário porque me foi suscitada a questão da qualidade dos campos depois de ter ouvido, sábado, uns senhores adeptos do Vale Milhaços quando iam a passar junto ao relvado do Pragal a caminho do sintético:

Dizia um para o outro:
«Isto não é relva nem é nada...»...

Eheheh. Diz um pai que tem o seu filho a jogar na terra, uma terra carregadinha de pedras, diria que o campo do V. Milhaços é um dos piores pelados (cada vez mais raros) do distrito.

Mais ridículo é o comentário para quem passou recentemente  pelo Pragal e viu a qualidade da relva. Está impecável...

E, afinal, as pessoas que criticam às vezes deviam estar caladinhas, porque pertencem a clubes com condições  bem piores.

Dou alguns exemplos:

O Relvado da Várzea onde joga o Vitória, pelo que perceberam é horrível.
O Relvado do Fabril é péssimo, cheio de buracos, muito irregular...
O sintético do Belenenses é igualzinho ao nosso. Pequeno, estreito, tal e qual.
O sintético do Pescadores é só borracha.
O sintético do Piedade está a precisar de um novo tapete. Está quase igual ao dos Pescadores, é mais borracha preta do que relva sintética...

Enfim, há por aí tantos campos piores...


Bons, bons, são os mais recentes, o do Charneca, o do Paio Pires, o do Arrentela, o do Quinta do Conde e o do Brejos, do Trafaria ... entre outros.







Sem comentários:

Enviar um comentário