quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Quando os pais sentem que o Almada é uma boa escolha


Não posso deixar de tornar pública uma troca de conversas com alguns pais cujos filhos ingressaram na equipa de juvenis nesta época.
São miúdos e pais que não conheciam o Almada, simplesmente «ouviam falar», alguns iam sabendo pelo que iam lendo neste blog e no facebook, outros porque ouviam de outros pais que passaram pelo clube.

Curioso é que algumas dessas pessoas tinham opiniões diversas, havia quem só ouvia dizer muito mal do clube (obviamente mentiras, e todos sabemos de onde vêm...) e havia quem só ouvia dizer bem.

Agora o que é que eu oiço desses pais que frequentam o estádio do Pragal?


Bem, são pessoas que não se cansam de repetir: «Não tenho dúvidas que tomámos uma excelente decisão em vir para o Almada».

Falam num ambiente formidável, falam num grupo de atletas de elevado nível, falam num conjunto de treinadores com uma qualidade como nunca tinham visto, falam num clube com condições de treino muito acima da maioria dos clubes do mesmo nível (obviamente não comparamos com Benfica e Sporting - mas se calhar já faz sentido comparar com Vitória de Setúbal e Belenenses.... Já ouvi algumas coisas muito más desses dois clubes...)

Falam num grupo de trabalho que treina muito a sério, muito organizado, muito exigente.
Falam de bons equipamentos para a prática do futebol, falam de boas instalações, de bons balneários...

E, não podemos esquecer, muitos desses pais falam da importância do diretor Nuno Morais, alguém que está sempre presente, disponível para ajudar no acolhimento, em tudo o que as pessoas precisam para se integrarem no clube.

Aliás, eu atrevo-me a dizer que muita gente no Almada não faz ideia a importância que o Nuno tem para o clube. Muitos nem sabem que algumas das equipas mais competitivas do clube só se mantêm porque tiveram o dedinho do Nuno...

Às vezes a diferença entre a decisão de ficar no clube ou sair tem a ver com o facto dessa relação com o clube passar por uma ligação ao Nuno Morais...
Sei do que falo, já por vários momentos aconteceu, se não fosse o Nuno, a atual equipa de 1997 estava praticamente toda disseminada por outros clubes... É pena que as pessoas não saibam valorizar aquilo que têm em casa... Quantos clubes gostariam de ter diretores como o Nuno... Mas enfim!



Eu não sei se todas as pessoas percebem a dimensão deste fenómeno que é a satisfação dos novos elementos do Almada.

Estamos a falar, em alguns casos, de miúdos que já competiram e só não competem num qualquer clube do Campeonato Nacional de Juvenis porque não querem. Simplesmente porque preferem ficar no Almada. Porque acham que ali sim vão ser mais felizes...

Alguns estão cansados de jogar em equipas que estão focadas em somar pontos, ali o que interessa é não descer de divisão. Qual formação qual quê... o que interessa são os pontinhos!

Ora, é isto que queremos para os nossos filhos?
Eu, garanto-vos, não quero mesmo! Estou-me completamente nas tintas para os nacionais, para essa ganancia de jogar no escalão acima! Sempre disse isto: Só gostava que o meu filho jogasse numa equipa do Nacional se por acaso o meu filho fosse titular de uma equipa que lutasse pelo primeiro lugar desse nacional.
Jogar numa equipa que luta para somar pontinhos... não. Por favor, não... Gosto demasiado de futebol para aceitar ver o meu filho a jogar num grupo que queima tempo, que chuta a bola para fora, que afasta a bola da área...

Não me consigo esquecer de um jogo que fui ver ao Seixal há 2 anos. O Benfica recebia, em Iniciados, a equipa do Corroios. Nessa altura havia uns paizinhos que me insultavam no blog por eu ter criticado uma equipa que se remetia a ficar dentro da área a despachar a bola com pontapé prá frente...
Aquilo até metia dó! E estavam lá alguns jogadores que eu admirava, que eu sabia que eram bons jogadores, pois tinham feito parte da seleção de setubal de Sub14, onde jogou o meu filho.
Eu olhava para aquilo e pensava: «Que raio, os miúdos são bons jogadores, eu sei que são, eles fazem tanta questão de jogar no nacional para isto? Pontapé para longe???»... que triste!

Por isso agora me dá especial gozo ouvir alguns pais cujos filhos jogaram no campeonato nacional a dizerem que estão a adorar o Almada, que acham que temos um grupo que joga melhor futebol que a maioria das equipas com quem jogaram no Nacional...

É muito bom ouvir isso, e só nos faz sentir orgulhosos, porque todos nós fomos confrontados com esses convites de vários clubes que jogam no Nacional, essa tentação de mudar, de sair.

Hoje não tenho dúvidas:
Ter ficado no Almada foi uma boa decisão! Eu sempre estive convencido disso.
E tenho de confessar que este ano muita coisa mudou.
Eu já tinha alertado que a estrutura crescera e era preciso melhorar a organização.
Ora, o Almada hoje tem, pelo menos que eu saiba, 4 profissionais. Há 4 pessoas que são profissionais do Almada, estão no clube o dia inteiro, para resolver problemas, organizar treinos, jogos, torneios.

E isso nota-se!
Nota-se uma maior organização. Nota-se mais profissionalismo.

Parabéns ao Almada.

Não resisto em evidenciar aqui uma frase de um pai de um novo jogador do nosso plantel:

«Não tenho dúvida alguma de que na margem sul ninguém está a trabalhar assim como o Almada (já conheço alguns clubes)»

PS: Não é hora de balanços, mas se eu tivesse que me lembrar agora de todas as 5 épocas que o meu filho fez no Almada desde que aqui chegou em 2008 (era infantil B) , assim de repente, sem pensar em inúmeros jogos de treino e torneios variadíssimos, eis algumas conclusões rápidas:


Infantis A - Campeões do Complementar
Infantis A - Campeões de Infantis A do Compostela CUP  (só vitórias)
Iniciados B - Chamado à seleção de Setúbal Sub14, que obteve a melhor classificação de sempre no Lopes da Silva
Iniciados A - Campeões distritais da 2.ª divisão
Iniciados A- Campeões do Complementar (só vitórias)
Iniciados A - meias finais no Ibercup (torneio extremamente competitivo)
Juvenis B - 4.º lugar de uma equipa B é sempre excelente (2.ª distrital)
Juvenis A - 5.º lugar - meia época na equipa A (1.ª distrital)
Juvenis B - Campeões do Complementar (só vitórias)
Juvenis A -  vai começar agora...

Tenho razões para me queixar em termos de resultados competitivos?
Há muitos miúdos que se possam gabar de ter ganho em todas as épocas pelo menos uma Taça de Campeões em campeonatos oficiais?
Não me parece...

Na verdade, em todas as épocas estes miúdos de 1997 ganham qualquer coisa!



1 comentário:

  1. Sem dúvidas,que o Almada nos últimos anos tem desenvolvido um notável trabalho na formação, trabalho mais frutoso nos últimos cinco anos, tudo isso graças também à Geração Benfica.
    O presidente da direcçaõ do Almada, frisou na última Assembleia Geral que o clube necessita se se profissionalizar em alguns setores chaves na vida do clube, um deles pela organização informática, dotar o clube de ferramentas de trabalho, para que isso se reflita na atividade desportiva, a outra passa pela alteração dos estatutos do clube para, para que o Almada Atlético Clube possa enfrentar os novos desafios.
    A finalizar queria deixar aqui os parabéns ao blog, pelos excelentes textos que tem publicado.

    ResponderEliminar