quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Regras para as substituições são as mesmas .- máximo de 5



CAMPEONATOS DISTRITAIS vs TORNEIOS COMPLEMENTARES DE JUVENIS
5 (cinco) substituições autorizadas durante o jogo, sendo que, após o inicio da segunda parte, só podem ser efectuadas 3 (três) substituições, por clube.



Esta regra, que foi alterada há umas 2 ou 3 épocas (antigamente no futebol11 só se podia substituir 3 vezes) é muito importante para os clubes que apostam mesmo na formação.

Bons treinadores, que saibam gerir bem os planteis, e que tenham um bom sentido de justiça, sabem dar minutos a todos os jogadores do seu plantel, sejam eles 20, 25  ou 30 jogadores.

Temos um exemplo concreto disso. Na época de Iniciados destes miudos de 1997, quando fomos campeões distritais a 4 jornadas do fim, o mister Ricardo Baltazar foi um excelente gestor do plantel.

Muitos dos jogos, nessa época, foram ganhos por 6-0, 8-0, 11-0... ora, quando se chegava ao intervalo a ganhar 3, ou 4-0...  qual era a dúvida? trocava-se logo 2 ou 3 jogadores ao intervalo. Mais 3 ao longo da segunda parte! Ou seja, jogava praticamente toda a equipa convocada.

Isso permitiu que alguns miudos que, num clube vulgar, com uma equipa normal a jogar no final da tabela, teriam jogador 3 ou 4 jogos 10 minutos do fim.... no ALmada jogaram praticamente tanto como os habituais titulares!

A isto eu chamo uma boa gestão do plantel!
Dar minutos a todos é sempre uma boa decisão.

Este ano, que temos um grupo muito homogéneo, não tenho quaisquer dúvidas que a equipa técnica vai rodar bastante, para dar competitividade a todos os jogadores do plantel!

Temos praticamente dois bons jogadores por cada posição, como são todos ao mesmo nível, não me choca nada que se mude a titularidade jogo a jogo...  

Jogos em que o Almada esteja a ganhar ao intervalo por 2 ou 3 a 0... não vejo porque não se troque logo 2 ou 3 jogadores...

Ou mesmo quando o jogo não está a correr nada bem, é de trocar logo ao intervalo...









Sem comentários:

Enviar um comentário