sábado, 14 de setembro de 2013

Corroios - 1 Almada -3 Jogo-treino 14SET2013

Mais um jogo de treino, e mais uma vitória.
Só que este jogo tem uma história diferente dos anteriores.
Hoje ganhámos, mas não fomos superiores.
Hoje a equipa que mostrou melhor futebol foi mesmo o Corroios.
Aliás, para mim, este Corroios foi uma agradável surpresa, um conjunto muito coeso, com processos de jogo muito oleados, gostei muito das tabelinhas rápidas, um futebol simples e eficaz.

O Almada hoje fez, a meu ver, o pior jogo desta pré-época.
Não sei se teve a ver com a escolha da equipa, se tem a ver com o facto de os miudos se habituarem muito a jogar no nosso sintético pequeno, se foi apenas um dia «não» do grupo... Sinceramente não sei o que se passou, mas a primeira parte então foi um desastre completo.

Jogadores muito afastados uns dos outros, a jogarem pouco apoiados, um meio campo em que cada um para seu lado, jogadores a dmorarem muito tempo a soltar a bola, os passes quase todos mal feitos... enfim, uma trapalhada em 3 atos...

Espero, sinceramente (não vi ainda um único treino esta época) que os treinadores estejam a corrigir todos os jogadores que se agarram demais à bola...  E digo, todos... Porque hoje foi mesmo um desastre!

Na verdade, quem merecia ter ganho este jogo foi o Corroios. Futebol esclarecido, simples, apoiado. Sempre que um tinha a bola, apareciam logo dois a receber (ao contrário do Almada, em que estavam todos escondidos...)

Acho que hoje o Corroios deu uma lição de futebol ao Almada. E é bom que estas coisas aconteçam na pré-época, para se perceber a tempo os erros cometidos.

A merecer elogio na nossa equipa, hoje, apenas o processo defensivo. Conseguimos evitar demasiados perigos atrás, fomos eficazes a anular o adversário, mas fomos totalmente incapazes a construir bom futebol. Uma sombra daquilo que estava habituado a ver...

Mais uma vez, destaque para o nosso guarda-redes da segunda parte, o Gonçalo Raposo voltou a mostrar a sua categoria!
Fabuloso em todos os aspetos, a sair-se nas alturas, a defender livres, a sair-se nos pés do avançado, a colocar  a bola em campo.
Assim, uma equipa sente-se segura.
Na primeira parte o Pedro Jorge também esteve bem nas poucas situações em que teve de intervir.
Podemos dizer que os juvenis estão bem servidos de excelentes guarda-redes. Temos 4 opções para duas equipas. E todos os quatro são exclentes guarda-redes: O Gonçalo, o Hugo, o Pedro Jorge e o Pedro Galamba.




QUAL É A ESTRATÉGIA?

Sinceramente, ainda não percebi qual é a estratégia, mas se calhar tem de ser mesmo assim. Para ninguém perceber. Não faço ideia...
Eu hoje, a jogar contra uma equipa que tem jogadores que sabemos foram convidados em tempos para ingressar no Almada, contra um adversário do nosso campeonato, uma equipa vizinha, enfim, uma série de razões. Acho que havia todas as razões para levarmos hoje o nosso melhor plantel, a equipa mais forte que tínhamos. Para mostrarmos o nosso valor, a nossa qualidade, talvez criar algum sentimento de admiração nalguns desses jogadores que nos interessam.
Mas não!
A opção foi jogar hoje praticamente toda a equipa jogadores de 1998. Uma espécie de equipa B, se bem que não se pode dizer isto... na verdade metade daqueles miúdos  (de 98) são mesmo «Equipa A» e mesmo dos melhores da equipa «A»... mas pronto, eram quase todos de 98.

Eu não percebo, aliás, esta opção de hoje!
Guardaram a equipa mais forte para amanhã? Será isso?
Mas amanhã é contra o Linda-a-Velha... uma equipa de Lisboa, uma equipa que não conhecemos, miudos que não conhecemos... miúdos que não esperamos cativar, equipa que dificilmente iremos defrontar no futuro, ou seja...  pouco importava o Linda-a-Velha.
Importava, sim, era mostrar ao Corroios o nosso valor... é assim que eu penso, mas devo estar errado.

Também há outra hipótese, é a equipa tecnica achar que esta equipa que jogou hoje é mesmo o melhor grupo, a equipa mais forte que conseguia ter. Também pode ser isso e eu não esteja a ver bem o filme... Mas duvido, sinceramente!

Por outro lado, se queriam mesmo que hoje jogasse uma equipa totalmente B, só miudos de 98, porque levaram o Iuri, o Leo, o Carracinha  e o Mário? Não chegavam todos os de 98 mais os novos que têm aparecido?
Parece que não!

Bem, eu não percebo nem quero perceber! Na verdade não me compete perceber essa estratégia... só gostava de compreender, como adepto.
Afinal, hoje queria provar-se o quê? Que só (ou quase...) com miudos de 98 ganhávamos ao Corroios?
Era isso?
Se era essa a ideia saiu o tiro pela culatra.
Ganhámos, é verdade, mas o desempenho em campo foi péssimo!
O Corroios mostrou um futebol muito mais evoluído. (Já agora aproveito para dar os parabéns à equipa técnica do Corroios, vejo que se está a trabalhar bem! E isso é bom...  É mais uma opção para os miúdos de outros clubes que não se sintam bem nos clubes onde estão!)
Ao contrário de outros pais, eu estou-me completamente nas tintas para as taças, para os 3 pontinhos... Eu gosto de ver bom futebol. Gosto de ver as equipas do meu filho a praticarem bom futebol.

E hoje não vi!
E fiquei triste por isso...


Depois, há outra questão. O que é que eu acho que já devia estar a fazer-se? A construir um grupo base. A formar uma equipa que vai ser a principal. Para os miudos começarem a criar mecanismos automáticos. Jogar num fim de semana no sábado com uma equipa, no domingo com outra, no fim de semana seguinte já se troca tudo e mistura-se, jogadores trocam de posição, ... sinceramente acho que se está a perder tempo!

Hoje eu esperava ver o melhor grupo de todos! E não vi!
E acho tudo isto muito esquisito.
 Mas enfim... alguém estará a pensar bem em tudo e há-de haver aqui alguma coisa que faça sentido.
Alguma lógica. Alguma vantagem nisto. Alguma aprendizagem. Espero eu!



NOTAS


Jogadores do Corroios que se destacaram: Gostei de ver o Rufio a central. Muito seguro. Não sei se foi para desenrascar ou se é agora a sua posição. Mas eu gostei muito.  O Luís Jesus a lateral direito foi fabuloso. Esteve muito bem, já vi que estabilizou naquela posição, mas está j+a com boas rotinas. Lembro que o Luís em infantis era avançado no Corroios, e marcava muitos golos.
Adorei o n.º 11, lamento, não sei o nome. Esteve na origem do golo do Corroios. É lutador, muito rápido, bons pés, é um jogador que encaixa em qualquer boa equipa. Parabéns. Um médio, que também não sei o nome, julgo que é irmão do Lucas (que  julgo estar lesionado) também fez um excelente jogo, muito esclarecido. O Ruizinho não o vi muito em jogo, não reparei no Mouzinho, ou não o reconheci ou não jogou. Gostei muito de um médio que chegou a treinar no Almada no ano passado no início da época, que me falha agora o nome.

No BANCO. Estavam dois jogadores do nosso plantel do ano passado, o Matheus e o André Carvalho. Entraram já mesmo no fim do jogo, não tiveram grandes oportunidades de mostrar.



EQUIPA:
Pedro Jorge
Márcio
Filipe
Alcino
Jacinto
João Lopes
Pimenta
Mário
Edu
Luís Lopes
Reis

NO BANCOGonçalo Raposo
Leo
Iuri
Rodrigo
Carracinha
Walter
2 novos que não sei o nome
???

GOLOS:
Walter
Edu
Jacinto


ARBITRAGEM:
Excelente. É sempre bom quando se mete árbitros mesmo quando são jogos de treino. Senão é grande confusão. Hoje foi optimo. Eram só 2 árbitros (como se faz em Lisboa) e alguns foras de jogo foram mal assinalados, mas no geral estiveram muito bem.


ASSISTENCIA:É interessante ver como nestes jogos aparecem muitos curiosos, e alguns «abutres» claro. Lá estavam eles, a desejar a desgraça ao Almada. No início era só sorrisos, porque o Almada perdia...  Enfim, é deixá-los na sua pequenez...
E havia também os treinadores de outras equipas. Acho normal. Querem ver se há mais possibilidades para as suas equipas.


OUTROS JOGOS DE TREINO

Ouvi nas bancadas que o C. Piedade fez um jogo treino com o Beira-Mar e que ganhou 9-1...
Safa, que massacre. Quem sabe dizia que faltaram pelo menos 3 jogadores, o Gonçalo Santos, o Moreno e o Bruce... Mesmo assim. Uma equipa que perde 3 jogadores e leva uma cabazada destas...





Sem comentários:

Enviar um comentário