Uma vitória.
Uma vitória a saber a pouco.
Uma exibição pobrérrima, contra uma equipa fraca.
Voltámos a ver uma equipa triste, sem chama, sem garra.
Como dizia um pai perto de mim, «dá dó ver estes miúdos a jogar...»
Eu repito o que ando a dizer há várias semanas: Há um problema grave de falta de motivação no grupo.
Continuamos a não ver ninguém fazer nada.
Eu desisti!
Já não espero nada dali...
É incompetência demais.
Pela primeira vez desde que o meu filho foi para o Almada, já lá vão 5 anos, pela primeira vez vejo-o a jogar numa equipa sem qualquer vontade... vejo-o numa equipa triste, desmotivada, sem autoestima.
Lamento dizer... Desde 2008 sempre achei que tinha tomado as decisões acertadas, hoje tenho de reconhecer que a decisão de o manter no Almada esta época foi um erro. Um erro grave.
Tenho de reconhecer que eu, assim como muitos pais, avaliámos muito mal o que tínhamos à nossa frente.
Tenho de o dizer com frontalidade: A equipa técnica deste grupo é um desastre!
Semana a semana a equipa está a destruir-se... o Varandas desiste do futebol... O Abreu sentiu que tinha de sair. Cada semana que passa há miúdos a saírem (julgo que hoje mesmo abandonaram o grupo mais dois atletas...) Cada vez jogamos pior futebol. Os miúdos estão a perder a vontade de ir treinar...
Lamento dizer, não gosto de criticar por criticar, mas de facto não há como evitar assumir a verdade:
A equipa técnica é um desastre, mas um desastre é também a coordenação do Almada. Veem um grupo talentoso a morrer, semana a semana... e nada fazem! Já nem vão ver os jogos, já ninguém quer saber dos juvenis... É um grupo a abater! É triste... É muito triste!
Só vejo duas opções: Ou é tremenda incompetência, ou é propositado! Se é incompetência, ainda se desculpa, quem faz o melhor que sabe... mesmo que seja pouco... merece o nosso respeito. Se o objetivo é humilhar o nosso grupo, aí entramos numa coisa bastante mais grave!
Para quem não saiba, eu relembro. Temos neste grupo pelo menos uns 6 ou 7 miudos que podiam estar a jogar num Vitória de Setúbal, num Belenenses, num Piedade, num Sacavenense, num Barreirense, num Corroios, num Beira-Mar... Todos eles receberam convites. Alguns de vários destes clubes. Escolheram ficar no Almada.
Para quê?
Para esta miséria que vimos hoje????
Hoje vi uma coisa que me deixou tristíssimo: estamos a jogar contra o último lugar, vencemos por 1-0 e vejo o nosso guarda-redes a queimar tempo... Como sei que o miúdo é inteligente, só há uma explicação. Teve ordens para proceder dessa forma.
Confesso. Deixou-me muito triste!
Nunca, mas nunca mesmo. Nunca tive o meu filho numa equipa dirigida por tão fraca ambição. Nunca!
Estamos contentes por estar a vencer por 1-0 o último lugar? Estamos satisfeitos por estar a vencer por margem mínima uma equipa fraquíssima?
Ao escrever estas linhas, lembro com saudade o que dizia e repetia o Carlos Varandas: «João, já viste que não há nenhuma equipa como a nossa. Podemos estar a perder, empatados, a ganhar por 1, por 2 ou por 10... somos a única equipa que sempre que a bola vem ao centro do terreno nós metemos toda a nossa energia para ter a bola e marcar mais um golo... e isto é de facto muito bonito de se ver! Temos uma equipa com garra, com vontade... Do primeiro ao último minuto de jogo».
Pois, o Carlos dizia e repetia isto.... durante anos e anos... até esta época, em que o filho decide desistir de jogar, num início de época desastroso, em que, pela primeira vez vemos o nosso grupo sem chama, sem garra... O nosso grupo perdeu toda a sua identidade!
O nosso grupo era conhecido pela sua identidade de uma equipa sempre insatisfeita, sempre a querer mais e mais... mais futebol mais jogo, mais golos. Mais, e mais... Muita intensidade em campo e uma fome de futebol, uma fome de golos. Era esta a nossa marca!
Ainda há pouco tempo, no Complementar, nós dávamos 6-0 ao Corroios... Foi há meia dúzia de meses atrás, e eram os mesmos jogadores! Que raio!!! Ainda ninguém percebeu que a nossa equipa está a morrer???
É muito triste! Para não dizer que é uma vergonha porque não se vê ninguém preocupado com isso!
Estava um jovem nas bancadas a tirar muitas notas do jogo. Provavelmente um olheiro de um clube grande. Deve ter saído do Pragal tremendamente desiludido... O nosso grupo foi um tremendo fiasco. Não jogámos nadinha...
Eu olhava para o jovem olheiro e pensava: «Que raio, estão em campo o Santana, o Mário, o Gonçalo, o Leo, o Iuri, o Raposo, entre outros... todos eles já foram chamados por várias vezes a Alcochete. Estão referenciados no Sporting como jovens talentosos que vão sendo monitorizados com frequência. Que dirá aquele olheiro quando falar com os seus superiores em Alcochete? Não me parece difícil de adivinhar: «epá, os miúdos estão a andar de cavalo para burro, são jogadores banais, numa equipa a jogar um futebol péssimo, a queimarem tempo num jogo contra o último classificado»...
Ou seja, os nossos filhos estão a perder valor. Estão sem autoestima, não jogam nadinha...
É triste...
E mais ninguém vê que é preciso mudar qualquer coisa????
A queimar tempo contra o último classificado... quem diria...
Ando eu há anos a criticar as equipas que queimam tempo pelo resultadinho.... e eis que me bate à porta esta... Com o último lugar!!!!
Afinal qual é a nossa ambição? Agora passou a ser não descer de divisão? Será isso?
Agora vamos somar pontinhos???
É muito triste!
-----------------------------------------------------------------
E vai continuar tudo na mesma, já sondei e já percebi tudo.
A aposta é nos juvenis de 98.
Os de 97... não contam. Estão ali apenas para não descer de divisão...
Para o ano que vem é que os juvenis de 98 vão tentar subir ao Nacional para depois darem esse campeonato de topo à equipa maravilha do mister Tiago Coelho, o novo Mourinho das camadas jovens almadenses...
Só assim se percebe que se faça um jogo de treino em que se mete de um lado os miúdos de 1997 e do outro os de 1998.
Como sabemos que o plantel total de 98 é mais completo e globalmente tem mais qualidade, pois os de 98 ganham e temos os mais velhos humilhados... num treino....
Os pais estavam indignados. O que é que se ganha com um treino destes numa altura em que a moral dos miúdos está em baixo?
Ninguém percebeu!
Hoje fiz umas perguntas... e pelas hesitações nas respostas percebi tudo!
Os de 1997 não interessam para nada... os nossos miúdos estão ali apenas para a equipa não descer de divisão... São carne para canhão!
Assim se percebe porque é que ficamos contentes a ganhar 1-0 ao ultimo lugar...
Assim já tudo faz sentido...
Só contam mesmo os 3 pontinhos... as balelas da boa formação, do bom futebol, tudo tretas. Agora somos iguaizinhos aos outros, só contam os 3 pontinhos, para não descer...
Só é chato é que os nossos filhos estejam ali a fazer de palhaços numa estratégia manhosa...
Cada vez mais triste com o Almada.
O clube que queria ser diferente, com valores, com boa formação... pois, pois... uma vergonha!
Tnho muita pena, estou tremendamente desiludido. Fiz tudo o que tinha a fazer. Chamei a atenção, contactei os dirigentes máximos do clube e avisei, há um grupo com miudos talentosos a morrer. Ninguém faz nada?
Sabem qual foi a resposta de um dos principais responsáveis do Almada?
Pois, não vão fazer nada!
Parece que sou só eu que estou a ver mal a coisa... afinal a nossa equipa é maravilhosa, «só está a 9 pontos do Barreirense» e eu é que não acredito no grupo. De resto, está tudo a correr de forma formidável. Quando metemos miudos de 98 contra miudos de 97, tudo isso foi planeado. Tem os seus objetivos... só é pena é que não tenha tido coragem de me dizer quais são esses objetivos.
Mas não somos burros.
Obviamente sabemos quais são os objetivos:
Motivar os miúdos de 98, humilhando os de 97.
Os de 97 servem apenas para alimentarem a autoestima dos de 98. Porque esses sim, para o ano que vem. ambicionam subir ao Nacional.
Esses é que contam.
Os nossos não contam para nada...
São meros peões de uma estratégia mais larga.
Uma vergonha!
Era esta a grande formação do Almada que nos vendiam???
Pode ser que tenham azar... é que do que tenho visto, não me admiro nada que alguns dos bons talentos de 98 do Almada para o ano deem o salto...
E até têm um clube bem perto com miúdos talentosos que vai competir no Nacional.
Aproveito para alertar alguns pais...
O meu filho já anda a algumas semanas a aparecer-me em casa com uma conversa, de que começa a estar farto do futebol e que um dia destes ainda desiste...
Isso deixa-me triste!
Muito triste!
Eu gostava que ele continuasse no desporto mais um ou dois anos, pelo menos até entrar na Faculdade, vou fazer tudo por isso.
Infelizmente, para conseguir isso vou ter de o convencer a sair do Almada... Este clube está a matá-lo como jogador... Semana para semana vai jogando cada vez pior... e um dia vai acabar mesmo por desistir... Uma equipa tecnica completamente desastrada, sem um mínimo de capacidade para moralizar o grupo... mas defendida a unhas e dentes pela direção... a amizade é muito importante...
Mas a direção do clube disse-me hoje que está tudo bem no grupo!...
Andamos todos a ver e a imaginar coisas, querem ver?...
---------------------------------
RESUMO DO JOGO:
Não há muito a contar.
Um jogo medíocre!
Uma equipa a jogar assustada contra o último lugar do campeonato... para quem anda distraído eu lembro, o penúltimo lugar, o Palmelense, ganhou 6-0 a este Pescadores...
Marcamos um golo a meio da primeira parte, por Meriacre, e depois voltamos a desistir de jogar...
Uma equipa apática, sem vontade, sem orientação... nadinha.
A única luz de esperança que nos aparecia vinha dos pés e da energia do Iuri.
Foi uma felicidade para mim ver hoje o Iuri. Já há meses que não o via assim... com garra, rapidíssimo.
Hoje, contra uma defesa tão fraca, era daqueles dias para lhe dizer: «Iuri, pega na bola e faz golos por favor»...
Era deixá.lo correr com a bola e entrar pela baliza a dentro...
Mas não... as instruções eram de voltar atrás, meter no meio, fazer isto e aquilo... e acabava a jogada irremediavelmente num fora de jogo do Meriacre... hoje foram mais de 30 foras de jogo...
Mas também não ouvi ninguém corrigir...
Deixa andar!
Bem, o Iuri, que era a nossa única luz de esperança... é substituído... genial!
Outros jogadores em campo com 10% da atitude do Iuri jogaram 80 minutos... brilhante!
Bem, a história não muda na segunda parte. Um jogo sofrido, o Gonçalo Raposo a queimar tempo com a bola nas mãos... alguns dos nossos miudos tremendamente desiludidos com essa atitude... eles queriam jogar... não queriam defender o resultado medíocre...
Jogamos pessimamente mal... e como se não bastasse, ainda há as substituições.
Contam-me que um central esteve muito doente com uma gripe das fortes, parece que só foi treinar uma vez...
Bem, estava no banco e acabou por entrar na segunda parte... e que se lixem as regras muito severas e rigorosas de que quem não faz os treinos todos não joga... pois, parece que é só para alguns...
Outro central que estava no banco... ficou a ver o outro entrar.... e nem contra o último lugar lhe foi dado um minuto de jogo...
Assim como ao segundo guarda-redes.
Que pensam os miudos? «Se não jogo contra o último, vou jogar contra quem?»
Pois... boa gestão de plantel.
Um deles já disse adeus ao Almada... Mais um a somar... agora é sempre a somar, semana a semana...
------------------------------------------------------------
JORNADA 11.
Mais uma derrota do Arrentela, que continua a afundar-se no fundo da tabela.
O Almada vence o lanterna vermelha por 3-0
O Corroios, como uma equipa que quer mostrar resultados, vai ganhar ao difícil Sesimbra.
O Beira-Mar também não comete falhas e vai hanhar a Pinhal Novo.
O Barreirense j+á tinha ganho ao Quinta do Conde.
Os Pelezinhos empatam em Sines e o Palmelense vence o Olímpico, o que não deixa de ser uma surpresa.
CONCLUSÃO: Os 3 da frente a fazerem o seu trabalho de casa. Ganham em campos difíceis.
1 | Barreirense | 30 | 11 | 10 | 0 | 1 | 50 | 9 | +41 | Jogos | |
2 | Corroios | 26 | 11 | 8 | 2 | 1 | 39 | 13 | +26 | Jogos | |
3 | Sesimbra | 23 | 11 | 7 | 2 | 2 | 25 | 17 | +8 | Jogos | |
4 | Beira-Mar Almada | 22 | 11 | 7 | 1 | 3 | 29 | 15 | +14 | Jogos | |
5 | Almada | 21 | 11 | 7 | 0 | 4 | 23 | 13 | +10 | Jogos | |
6 | Pinhalnovense | 17 | 11 | 5 | 2 | 4 | 23 | 16 | +7 | Jogos | |
7 | AD Quinta do Conde | 16 | 11 | 5 | 1 | 5 | 20 | 30 | -10 | Jogos | |
8 | Os Pelezinhos | 15 | 11 | 4 | 3 | 4 | 21 | 18 | +3 | Jogos | |
9 | Amora | 12 | 11 | 4 | 0 | 7 | 16 | 22 | -6 | Jogos | |
10 | Olímpico Montijo | 11 | 11 | 3 | 2 | 6 | 20 | 29 | -9 | Jogos | |
11 | Vasco da Gama Sines | 8 | 11 | 2 | 2 | 7 | 21 | 55 | -34 | Jogos | |
12 | Arrentela | 8 | 11 | 2 | 2 | 7 | 21 | 27 | -6 | Jogos | |
13 | Palmelense | 8 | 11 | 2 | 2 | 7 | 10 | 33 | -23 | Jogos | |
14 | Pescadores | 4 | 11 | 1 | 1 | 9 | 9 | 30 | -21 |
PS. Acho revelador de carácter que se use anonimato para me insultar e depois se venha com esclarecimentos vagos sem respostas para as dúvidas e questões...
Mas em breve explicarei o que penso da estrutura deste clube... onde impera a arrogância... nos tempos em que se via e conversava com urbanidade com Pedro Alves e Fernando Matos sentia se que havia transparência e sentido de comunhão pelo clube... tudo isso se perdeu e ficou a arrogância...
Continuo à espera que me expliquem como se une um grupo dividindo jogadores por ano de nascimento num treino... com os resultados que temos vindo a assistir semana a semana... exibições medíocres.
Miúdos tristes... futebol pobre. Sem atitude.
Para as inquietações não há respostas...
Apenas insultos a quem denuncia o que está mal e que toda a gente vê... basta irem para as bancadas verem os jogos e oiçam os pais...
Mas mais fácil é acusar o blogue... enfim estamos habituados.
Este clube parece as ditaduras... convive mal com a crítica e gosta pouco de dar explicações... tiques de arrogância.
Enfia se a cabeça na areia fingindo que está tudo bem e tenta se matar os críticos... enfim.
A história está cheia de exemplos destes... acaba sempre mal para os ditadorzinhos...
Boa Noite,
ResponderEliminarO Almada Atlético Clube tem 13 equipas, e nenhuma delas é especial, a coordenação e direção, zela por elas de igual forma, logo, qualquer opinião contrária a esta posição, é falsa face à realidade da estrutura do futebol do Almada Atlético Clube.
Saudações Almadenses
A Coordenação
Tiago Coelho