sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Balanço de pausa de Natal.

Ainda não chegámos a meio campeonato. Faltam duas jornadas.
Não conheço todas as equipas (na verdade nunca conhecemos totalmente as equipas, conhecemos apenas os jogadores que jogaram contra nós, mesmo assim é muito falível...  As equipas evoluem, os jogadores têm lesões, doenças, desmotivam, outros crescem, outros abandonam o futebol, há entradas e saídas nos grupos... enfim...)



Olhando para a classificação há alguns dados que parecem indiscutíveis:


O Barreirense está extremamente motivado.
Basta ver os resultados.
Ganham sempre com  muitos golos.
Perdeu apenas um jogo, ou seja, falham pouco, estão focados, motivados e têm plantel com qualidade.
É a equipa com maiores probabilidades de subir ao Nacional. E pelo que fez até agora, merecidamente.


O Corroios é talvez a equipa com o melhor plantel do campeonato, tem muitos e com muita qualidade. Não tem feito um campeonato perfeito, já tem alguns pontos perdidos, mas com os reforços que teve nesta pausa de Natal, acredito que daqui em diante consiga ameaçar a liderança do Barreirense.
A meu ver, é a única equipa capaz de ameaçar a liderança.  Tem um plantel fabuloso, estão motivados, têm bom futebol. Basta que não cometam erros e vão fazer um grande campeonato.


 O Sesimbra é daquelas equipas matreiras que tanto podem ganhar muitos pontos como podem perder muitos pontos. Jogam duro, metem muita pressão, mas o futebol praticado não convence. O jogo de contra-ataque às vezes dá resultados (contra o Almada deu...) mas nem sempre...

Julgo que dificilmente chegará ao fim do campeonato com uma posição tão boa como a atual, terceiro lugar.


O Beira-Mar é outra das boas equipas deste campeonato. Tem excelente plantel, procura praticar bom futebol. Parece-me, ainda não a vi jogar mas já várias pessoas amigas viram e contara-me o que acharam, que é um grupo parecido com o nosso do Almada. Têm equipa para se baterem contra todos os adversários, inclusivamente o Barreirense, mas a motivação não está ao nível das equipas da frente.

O Almada é um grupo forte, tem alguns dos melhores talentos do distrito, podia estar nos primeiros lugares, mas infelizmente a auto-estima e a motivação do grupo estão muito em baixo. Continuam a existir «guerrinhas» de balneário entre jogadores de 1997 e de 1998, e a equipa técnica tem sido completamente inábil em resolver o assunto.
Não tem havido capacidade de mobilizar o grupo, e é pena.
Esperamos que 2014 comece com outra força, outra motivação.
As próximas jornadas são decisivas. Ou voltam a mostrar que sabem fazer bom futebol... ou vão ser humilhados. Está nas mãos de todos, jogadores, técnicos, diretores, pais, todos têm um papel importante.

A minha mensagem é simples, estou cansado de a repetir: Esqueçam as divisões, tudo isso é ridículo. Procurem tudo o que vos possa unir. Concentrem-se no grupo, todos têm de dar o máximo pelo grupo. Todos, sem excepção.  E acreditem no vosso valor, entrem em campo como se fosse a última vez das vossas vidas. Só assim vão dar a volta a esta crise. Se insistirem em divisões infantis, criancices, todos vão perder. Os primeiros a pagar caro serão vocês próprios, os instigadores das divisões. Vão destruir o grupo e ninguém nos outros clubes os vai querer no futuro. Acabou o futebol para vocês!
Repito, só há um caminho: Esqueçam tudo o que está para trás. Entrem em campo com toda a atitude, todo o empenho, espírito de sacrifício. Ajudem-se uns aos outros. Se um falha, não fiques a olhar, vais compensar a falha do teu colega. Só com espírito de grupo vocês vão conseguir mostrar que têm valor.
Todos, mas todos, têm que entrar em 2014 com uma vontade diferente. Sem isso esqueçam...


Pinhalnovense tem sempre equipas aguerridas, lutadoras. Não vi este jogo, mas pelo que me contaram, a vitória dos de Pinhal Novo deveu-se mais a um dia péssimo do nosso grupo do que a mérito do adversário. No entanto, é uma equipa com muita atitude em campo. Lá está, aquilo que nos tem faltado. Curiosamente, aquilo que já foi a imagem de marca desta nossa equipa...


Quinta do Conde. Não sei o que hei-de dizer desta equipa. Quando jogámos contra eles, foi um jogo horrível. Muita porrada, do primeiro ao último minuto. Equipa que joga muito duro. Jogo jogado, vi muito pouco. No entanto, sempre achei que seria uma equipa difícil de vencer. Mesmo para as equipas da frente. Pois, não tem sido nada disso o que tem acontecido. O Quinta do Conde, se repararem, tem um score interessante, 16 pontos, mas tem 30 golos sofridos... neste último jogo levou 7-1 do Barreirense...  Não percebo. Alguma coisa se passa com esta equipa. É muito irregular...


Os Pelezinhos também me pareceu que seria uma equipa para se bater pelos lugares da frente. No entanto os resultados têm sido muito inconstantes. Mas mais consonantes com aquilo que praticam, 18 golos marcados, 15 sofridos.


O Olímpico sempre teve, neste grupo de 1997, grandes equipas. Muito competitivas. No entanto, parece ter perdido alguns dos seus melhores talentos e hoje já é uma equipa de um nível de qualidade bom, mas não tão acima do normal como era habitual.

O Amora é daquelas equipas que gostamos de ver jogar. Não sendo uma equipa com um plantel tão evoluído como a maioria das equipas deste campeonato, mostra um futebol muito interessante. Parece ser uma equipa bem orientada, se tivesse mais uns 3 ou 4 jogadores de qualidade técnica mais evoluída faria um excelente campeonato.

O Arrentela é a desilusão deste campeonato. Só me lembro das conversas de alguns pais, antes de começar o campeonato, de que o Arrentela ia ter uma equipa fabulosa para subir de divisão... Pois, aquilo que vi quando jogámos contra eles foi uma equipa de facto com 3 ou 4 jogadores de qualidade técnica acima da média, dos quais destaco o Flávio, um jogador com uma tremenda atitude em campo, e o Breno, um lateral excelente tecnicamente. No entanto, a equipa não aguentou as derrotas iniciais e tem sido o descalabro. Uma equipa que se apresentava com ambições, 10 jogos, 2 vitórias, 2 empates... é pobrezinho...

O Vasco da Gama de Sines é um grupo que, por tradição, luta para não descer de divisão. É uma equipa modesta mas que procura jogar bola no chão.


O Palmelense. Não vi o jogo, mas pela classificação, é uma equipa modesta.

O Pescadores, se não conseguir dar a volta, arrisca a descer de divisão. O que já não me lembro de acontecer há muito tempo.



1Barreirense30111001509+41Jogos
2Corroios23107213712+25Jogos
3Sesimbra23107212415+9Jogos
4Beira-Mar Almada19106132714+13Jogos
5Subiu 2 posições Almada18106042013+7Jogos
6Desceu 1 posições Pinhalnovense17105232214+8Jogos
7Desceu 1 posições AD Quinta do Conde16115152030-10Jogos
8Os Pelezinhos14104241815+3Jogos
9Olímpico Montijo11103251826-8Jogos
10Amora9103071219-7Jogos
11Arrentela8102261823-5Jogos
12Vasco da Gama Sines7102171852-34Jogos
13Palmelense510127731-24Jogos
14Pescadores410118927-18Jogos

Sem comentários:

Enviar um comentário