segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O melhor jogador do mundo é português! Ponham os olhos no Ronaldo


Estou convencido que entre os 10 ou 11 anos e a fase dos 16 ou 17 anos muita coisa muda na cabeça dos miúdos.
Se calhar, quando tinham 10 ou 11 anos sonhavam muito que um dia gostariam de ser jogadores de futebol. Adoravam os grandes craques, tentavam imitar algumas das suas fintas, dos seus penteados...

O tempo vai passando, a realidade revela-se muito dura, e o sonho vai-se desvanecendo.

Estou convencido que a maioria dos miúdos com 16 ou 17 anos que jogam futebol já não têm esse sonho do futebolista profissional tão vivo, tão presente.

É natural, porque conforme vão tendo mais experiência vão percebendo que não é fácil, não é nada fácil.

O Ronaldo é uma inspiração, uma inspiração para quem quer ser jogador futebol, mas não só, uma inspiração para quem quer ser alguma coisa na vida.

O Cristiano Ronaldo é a prova provada de que se lutarmos muito por aquilo que sonhamos é possível chegar lá.

Ouvimos à exaustão argumentos dos especialistas em futebol  sobre o mérito do Cristiano Ronaldo para vencer este prémio de melhor jogador do mundo.

E ninguém tem dúvidas sobre isso. O Messi é um talento nato, nasceu com aquele dom, aquela finta curta e aquele jeito jingão de transportar a bola sem que ninguém consiga desarmá-lo, mas o Ronaldo é um jogador muito mais completo, o Ronaldo é um jogador que pode fazer muitas posições no campo,
é um atleta formidável, com capacidades técnicas e físicas acima do normal.

Agora vão passar nas tv's muitos programas sobre a história do Cristiano, desde pequenino.
A história do Cristiano é a história de alguém que se focou em que iria ser um dos melhores do mundo, e chegou lá!
Com muito, muito trabalho. Muito sacrifício.
Muita abnegação.
Resistir às tentações, disciplina. Esforço. Concentração.

Hoje ouvia o empresário do Cristiano, o Jorge Mendes, dizer que Cristiano chorava ao receber o prémio porque ele trabalhou muito para aquilo, ele sofreu muito para chegar a este nível, ele é o exemplo de quem deu tudo para lá chegar...

---------------------------------------------

Estes momentos em que se valorizam e glorificam ídolos - ainda esta semana vivemos com emoção a morte de um outro gigante do futebol, o grande Eusébio -  fazem-nos pensar naquilo que queremos para a nossa vida.

Vocês, miúdos, que jogam por esses clubes. Alguns de vós ainda têm esse sonho do futebol.
Pois, não se cansem de ver o que levou o Cristiano ao patamar de ser o melhor do mundo!
Hoje ouvi várias pessoas falarem na disciplina de comportamento: «Ele faz questão de todos os dias dormir uma sesta depois de almoço, ele deita-se cedo nas vésperas dos jogos...»

Alguns de vós adoram o futebol, sabem que têm talento, mas quando toca a decidir o que fazer... estão-se nas tintas. Não fazem o mínimo de sacrifício. Decidem meter-se a consumir tabaco, bebem álcool, deitam-se tarde nas vésperas dos jogos, dormem mal, alimentam-se mal, esforçam-se pouco nos treinos...

Depois querem milagres?

Pois, o talento não chega!

O mundo está cheio de talentos que nunca conseguiram nada na vida. Cheio!
Não se contentem com o vosso talento.
O vosso talento vale zero se não forem disciplinados.

Se pensarem bem, os únicos jogadores portugueses que foram melhores do mundo, Eusébio, Figo e Ronaldo, foram pessoas exemplares enquanto jogavam. Nunca ouviram falar de escândalos com o Eusébio, o Figo ou o Ronaldo.  Cada coisa no seu tempo.
As discotecas, a brincadeira, acontece em período de férias!

Ao mais alto nível não há margem para erros!

Este ano já me apercebi de vários jogadores que eu via como grandes talentos que tinham a possibilidade de virem a seguir o futebol como profissão. Olho para eles hoje e digo... Não. Não chegam lá!
O talento ainda está lá... Mas não chega!

Consoante o futebol vai sendo mais competitivo, de infantis para iniciados, de juvenis para juniores...  menos margem vai havendo para erros. Um jogador que se alcooliza na véspera de um jogo, vai ter o seu rendimento seriamente afectado no dia de jogo! Não tem lugar numa equipa de sucesso.

Noto que muitos desses miúdos que continuam a basear a sua vida num engano (acham que podem continuar no futebol e ao mesmo tempo a fazerem uma vida desregrada, tabaco, álcool, noitadas etc etc...) ainda acreditam que podem continuar no futebol. Nada mais errado...

Qualquer jogador menos talentoso mas dedicado e disciplinado vai ter muito maior rendimento, chega primeiro à bola, é mais rápido a pensar, mais rápido a executar, mais focado na equipa, mais dedicado. O outro, o talentoso desleixado, passeia-se no campo, consegue disfarçar quando tem a bola nos pés, porque tem o talento inato, mas nenhum treinador pode deixar um jogador destes em campo durante 80 minutos... Estes jogadores não servem, não vão a lado nenhum...  Vão arrastar-se pelos campos enquanto conseguem, mas não chegarão sequer a seniores.


A dedicação, a disciplina individual e o empenho não devem ser vistas como exigências para quem quer ser o melhor do mundo. Não! Devem ser exigências para quem quer ter sucesso na vida.

Já o escrevi várias vezes neste blogue.
O vosso comportamento no clube vai dar-vos lições para o futuro. Mais tarde quando entrarem no mercado laboral, seja no futebol  ou numa empresa, numa instituição, o exemplo do empenho, da dedicação vai ser muito útil.

As empresas, as organizações, as instituições querem pessoas dedicadas, pessoas que dão o litro para cumprirem as suas tarefas.

Se tiveres sucesso na tua equipa de futebol, se fores um elemento agregador, motivador, mobilizador, solidário, estás a ganhar competências para a tua vida futura.

Entrámos em 2014, todos vocês vão fazer 17 anos, não tarda serão adultos, mais ano menos ano entram na vida ativa.

Ponham os olhos no Cristiano Ronaldo...
Tentem amanhã serem melhores que hoje.



PS: Não podia deixar de fazer aqui este apelo. Num dia em que consagramos um português como o melhor do mundo! O Cristiano começou como vocês. Num pequeno clube de bairro. Chegou ao Sporting (por onde alguns de vocês também já passaram - e ainda estão a ser observados) Com a vossa idade estreou-se nos seniores do Sporting contra o Moreirense...

Nenhum de vocês chegará ao nível do Cristiano. Com a vossa idade já ele era uma promessa muito sólida, mas todos vocês podem ser melhores do que aquilo que são hoje!
Todos vocês podem ser muito mais do que aquilo que são hoje.
Não é fácil, pois não! Exige dedicação, disciplina, rigor, sacrifício...

A vida não é fácil, pois não.
Mas alguns chegam ao sucesso, e outros não...

Cada um é que escolhe o que quer da vida. Se quer estar entre os que têm sucesso, ou entre os que fracassam...





Sem comentários:

Enviar um comentário