domingo, 12 de janeiro de 2014

Beira-Mar - 1 Almada - 2 12JAN2014

Um fantástico passeio pela Arrábida impediu-me de ir ver o jogo, mas soube logo por vários telefonemas de pais amigos que foi um jogo espetacular.

O mais importante de tudo: A equipa reencontrou-se!
Voltaram a entrar em campo com alegria, com vontade e mostraram ao adversário que estavam ali para mostrar bom futebol.

O que me contaram vários pais deixou-me muito feliz, porque a nossa equipa voltou ao que era. Uma equipa com garra, a dar o litro em campo, e a mostrar grande espírito de equipa!

Aleluia!!!
Desde o jogo com o Quinta do Conde, já lá vão quase dois meses.... que não jogávamos nadinha!
Voltámos ao que éramos!
Voltou a ver-se alegria em campo, companheirismo, e isso é um sinal de que se deu volta à crise!!!


Confesso que já começava a ficar muito desiludido e a perder esperança que se conseguisse recuperar este grupo.
Cometeram-se muitos erros e demorou-se muito tempo a identificar os problemas.
Mas nada está perdido!
Ainda podemos fazer uma boa época.
E a entrada hoje em campo, que deixou toda a gente entusiasmada pela forma empenhada como os miúdos mostraram entrega, só nos dá mais esperanças para o futuro.

Toda aquela apatia e falta de união no grupo poderá estar resolvida!
Todos esperamos que sim!

Pessoas estranhas ao clube estarão a pensar, «mas o que é quie aconteceu para tudo ter mudado?»

Pois, lamento, mas há coisas que devem ficar dentro do grupo. São questões de plantel, e devem ficar na intimidade do grupo.
A verdade é que foram tomadas medidas e a verdade é que para já não restam dúvidas de que deram resultados.

Afinal, parece que a chamada de atenção que tenho vindo a fazer neste blogue, o «murro na mesa» que dei a semana passada, depois da vergonhosa exibição contra o último lugar, contribuiu de alguma forma para espoletar discussão sobre o grupo, para se tomar medidas, para haver acção, para se fazer alguma coisa.

O que mais me desiludia era o facto de se estar a ver  o grupo a morrer semana para semana e ninguém fazer nada, nadinha...
Cheguei a pensar que era estratégia propositada. Que havia ali um objetivo obscuro de prejudicar o grupo.

Afinal, parece que não era isso que estava a acontecer.
Afinal era apenas apatia, inércia.  As coisas não estavam bem, mas não havia vontade, não havia coragem, não havia a consciência de que as coisas estavam mesmo mal...
Felizmente, houve decisões, houve acção, e estão aí os resultados.

Do que me contaram tivemos um jogo muito intenso, muito disputado.
O Almada foi a equipa com mais posse de bola, com mais construção de jogo. No fundo a equipa que mostrou maior capacidade para criar perigo na baliza adversária.
O Beira-Mar com um jogo mais direto, bola nos laterais, e de imediato bola despejada nas costas dos nossos defesas. O Almada a fazer um futebol mais evoluído, a circular pelos pés dos médios, para a esquerda, para a direita. A chegar à área adversária com mais perigo.

O campo do Beira-Mar também é um campo pequeno, não é fácil de jogar um futebol evoluído. O espaço escasseia. E foram muitos os choques.

O Almada faz o primeiro golo, por Meriacre.
Quando dominava, dominava, dominava...

Num lance infeliz, de um atraso mal acompanhado,  oferecemos a bola ao Gonçalo Santos que apanha a bola oferecida na área e não tem dificuldade em fazer o 1-1.

Com o empate, o Beira-Mar ganha alguma confiança, e nesta fase é mais dominador.
Mas o Almada não desiste de mandar no jogo e volta a tomar conta da bola, criando mais oportunidades.
Até que faz o 2-1.
Era a equipa com mais futebol e merecia a vitória.
A terminar, o Beira-Mar volta a tentar o empate, mas em vão.

Foi uma grande vitória, fora, contra uma das equipas mais fortes deste campeonato.
Uma vitória que representa muito para este grupo, em várias vertentes:
1. Significa um regresso aos jogos com bom empenho em campo. (isto é o mais importante, a meu ver)
2. Significa um regresso ao campeonato, estamos a muitos pontos do 1.º lugar (Barreirense tem mais 6 que nós) e não é sensato achar que de repente passamos a ter ambições de sermos campeões. Não desistimos disso, mas não é realista pensar nisso. Primeiro temos de entrar em campo todos os domingos como fizemos hoje. Temos de fazer esquecer os tempos de jogos apáticos, de miúdos amuados,  de jogos sem atitude. temos de fazer esquecer isso.
3. Significa uma prova de que temos plantel para disputar jogos contra todos os nossos adversários. Temos qualidade para isso. E vamos lutar por fazer bons jogos todas as semanas.
4. Esta vitória significa também um reconhecimento de quando vemos que as coisas estão mal temos de actuar. Temos de tomar decisões. Temos de mudar o que está mal. Este jogo provou-o. A equipa voltou a ser o que era.
5. Esta vitória prova também que não precisamos de ter um plantel muito grande. Hoje levámos um banco muito curto. Precisamos é de jogadores que entrem em campo a dar o litro.


----------------------------------------------------------------------
NOTAS SOLTAS:



Melhores do Beira-Mar:O melhor da equipa do Beira-Mar foi o Gonçalo Santos, embora tenha jogado muito duro, o que não estávamos habituados a ver.
Contaram-me que o nosso Zuca (que fez toda a sua formação no Almada) entrou na segunda parte e fez um bom jogo. Parabéns Filipe.


Melhores do Almada:Dizem-me que foi um jogo muito forte do Almada, que foi muito dominador. Toda a equipa esteve muito intensa, muito focada.
Os parabéns para todos.
Especial referência para o Meriacre, contam-me que foi incansável. Lutou, lutou, lutou... e nunca desistiu de nenhuma jogada! E com esse esforço teve a recompensa, somou mais dois golos. Tendo entrado no Almada já depois de iniciado o campeonato, não me admiraria que seja o melhor marcador do campeonato. Já leva uns 8 ou 9 golos...
Falam-me também no Miguel Lopes, que fez uma grande exibição.
Os 3 médios estiveram impecáveis, o João Lopes mais atrás e o Mário com o Nuno Martins à frente.
Dizem-me que foram o motor da equipa, incansáveis na construção de jogo!
O Renato à esquerda e o Iuri à direita também estiveram muito bem!
Os defesas também estiveram todos eles globalmente bem!


NOTA POSITIVA:
Segundo me relatam várias fontes, estiveram a ver o nosso jogo, a direção do clube em peso.
Sinal de que também perceberam que a equipa estava a viver um momento importante e era fundamental um sinal de que estavam a apoiar o nosso grupo.
Parabéns à direção do Almada.
Mostrou que estava atenta aos problemas, e deu um forte sinal de que quer manter o nosso grupo coeso.
Só foi pena terem ignorado os nossos miudos durante as primeiras 11 jornadas... mas enfim. O que lá vai, lá vai!

NOTA IMPORTANTE: 
A equipa B tinha hoje um jogo importantíssimo, um jogo que clarificava os primeiros lugares. Almada B - C. Piedade B.
Ora, com a importância do jogo da equipa A, também a equipa B foi para o jogo desfalcada, com um banco curto.
Tivémos no banco da equipa A jogadores tão importantes como o Pimenta, o Edu e o Jacinto, que tanta falta faziam na equipa B.
No entanto, a decisão foi a de encontrar um equilíbrio e ambas as equipas tiveram sucesso. Uma prova de que há formas inteligentes de gerir o plantel.





EQUIPA PRINCIPAL
Gonçalo Raposo
Miguel Lopes
Santana
Rafa
Márcio
João Lopes
Mário
Nuno Martins
Renato
Iuri
Meriacre




SUPLENTES
Hugo
Edu
Jacinto
Carracinha
Pimenta

SUBSTITUIÇÕES:
Entrou o Edu a substituir o Iuri

ARBITRAGEM:Dizem-me que foi muito castigadora do Almada, com muitos erros!

GOLOS:
Meriacre (2)








PS: Para os cobardes que me insultam sob anonimato, algumas respostas, já que os seus minúsculos cérebros não dão para mais...
Ora, sobre a acusação de que escrevo sobre jogos que não vejo... bem, coitaditos, essa cabeça não dá para mais, mas eu explico como se estivesse a falar para uma criança de 5 anos:
Ora, todas as notícias que os senhores leem nos jornais, ouvem nas rádios, vêm nas televisões... talvez 80% dessas notícias não resultam da observação direta de jornalistas. Não, não são. Mas eu explico. Uma grande parte das notícias são feitas com fontes: Bombeiros que contam o que viram nos incêndios, comandantes da Marinha que nos falam dos desastres ocorridos no mar... e por aí adiante. Ou seja, para se escrever sobre um acontecimento, não precisamos de o ter visto. Precisamos é de ter uma fonte que consideramos fidedigna.
 Eu explico. Uma fonte em quem confiamos. Alguém que nós sabemos que está a falar verdade e não está a «vender-nos» gato por lebre.
Qualquer pessoa com quem eu tenha confiança pode perguntar-me que eu não tenhop problema nenhum em revelar as minhas fontes,  eu digo quais são, e são pessoas por quem meto as mãos no fogo. Não há truques, não há armadilhas.

Não, as minhas fontes não são como alguns de vós, que andam no futebol só para ver os vossos filhinhos... Não! São pessoas como eu, que gostam de ver futebol, e que observam equipas a jogar. E Sabem explicar o que se passou em campo.
Compreendido?

Mais:

Acham que eu sou um desestabilizador porque critico aquilo que acho está a correr mal. E acham isso horrível, acham isso quase um crime de lesa-pátria...

Pois, eu sei que há gente assim. Vocês gostam mais do estilo cobarde, tal como as críticas que me fazem em anonimato.
Claro, Pela frente fazem sorrizinhos aos treinadores, são até capazes de o gabar... e por trás é só cortar na casaca... Pois eu sei. Eu também vos oiço nas bancadas... a diferença entre vocês e eu é só uma: Vocês são cobardes, defendem interesses mesquinhos (vocês são dos que vão pressionar o treinador para favorecer os vossos filhinhos nas convocatórias... pois... eu também sei disso...)  vocês são dos que dizem mal pelas costas. São dos que me insultam em anonimato.
 Eu dou a cara. Escrevo num blogue, toda a gente sabe quem sou. Está lá o meu nome, o meu email. Vocês dizem que criticar é um crime. Falar pelas costas, para vocês é que é bom!
Pois, somos diferentes.
Eu acho que quando critico estou a pressionar a estrutura para resolver os problemas porque quero muito o sucesso do grupo, o sucesso do clube. Eu quero que o meu filho seja feliz no Almada, mas quero ainda mais que o grupo tenha sucesso. Vocês só estão preocupados com os vossos filhinhos...

Vocês que me achavam quase um criminoso por ter alertado que o nosso grupo precisava de decisões... agora que essas decisões foram tomadas e deram resultados, agora são daqueles que vão continuar a fazer sorrisinhos para os treinadores a dar graxa e a dizer mal pelas costas... se por acaso o vosso filhinho foi para o banco.

Eu critiquei quando achei que era muito grave deixar morrer uma equipa com miúdos tão talentosos, mas também sou justo o suficiente para vir agora elogiar a tomada de decisões.
É assim que eu sei estar na vida.

As pessoas inteligentes percebem que quem critica é alguém que se preocupa. Quem se preocupa é alguém que gosta, que preza, que defende o clube.

  Os que não dizem nada pela frente... mesmo sabendo que as coisas estão mal... são vocês.
 Os que dão muita graxa e mostram cinismo à frente dos dirigentes, e à primeira contrariedade viram as costas ao clube e estão-se nas tintas...
  Sempre o interessezinho do filhinho à frente de tudo...
Mas sim, eu sei, o mais fácil é bater em quem dá a cara, em quem assume aquilo que pensa.
Estou habituado. Não se preocupem.
Estou mesmo muito habituado! E não me chateia nem um bocadinho.
Continuo a ter muito apoio de muitos pais que valorizam o meu papel enquanto apoiante do nosso grupo de  juvenis,  e continuarei também a somar inimigos...  Mas ter inimigos como vocês para mim é um orgulho.
As pessoas medem-se pelo seu carácter!
E eu tenho orgulho nos amigos que tenho.
É assim a vida.
Quanto a vocês... não se preocupem com isso. Não temos de ser amigos de toda a gente! Há pessoas que, sinceramente... eu até agradeço que nem se aproximem de mim... Cada um de nós escolhe os seus amigos. E eu, posso dizer-vos, tenho muito orgulho naqueles que escolho.
Para vós, os cobardes... continuem a insultar ao abrigo do anonimato... é uma boa lição de civismo que dão aos vossos filhos!






Sem comentários:

Enviar um comentário