domingo, 15 de setembro de 2013

Almada - 1 Linda-a-Velha - 2 Jogo de treino 15SET2013

Mais um jogo de treino de pré-época, e eis que sofremos a primeira derrota.
O adversário foi o Linda-a-Velha, uma equipa da Liga de Honra de Lisboa, é uma equipa forte, com bom futebol, com boa formação, com bom plantel.

Foi um jogo muito equilibrado, um jogo que se tivesse dado vitória ao Almada não chocaria ninguém, mas se fosse um empate também estaria bem. A vitória para o Linda-a-Velha também não choca, porque foi uma equipa muito coesa, os jogadores bem posicionados em campo, processos mecanizados, rapidez na construção de jogo. Deu gosto ver ambas as equipas.

Tal como ontem, contra o Corroios, o jogo teve alguns momentos mais duros, mas foi um jogo com lealdade, muita intensidade mas sem maldade, sem tentativas de aleijar, ao contrário do que acontecera no jogo com o Charneca, esse sim um jogo horrível, de futebol feio, quesilento. Uma equipa sempre na busca do truquezinho. Detesto esse futebol.
Curiosamente, o presidente do Charneca nunca chegou a publicar o resultado desse jogo (Almada ganhou 4-0) como até apagou um link que no Facebook do Charneca lá foi colocado...
É feio propagandear as vitórias e esconder as derrotas, mas já sabemos como é este mundo do futebol.
Está cheio de gente assim...  Não é só no Charneca, infelizmente há muita gente assim...
Acham muito bonito anunciar aos ventos que se ganhou, mas depois quando se perde.. caladinhos, caladinhos... a ver se ninguém nota e fica esquecido...
Acredito até que no Almada exista quem conteste as minhas crónicas de jogos em que jogamos mal. Também devem achar que só devemos tornar público os jogos maravilhosos, as vitórias, e tudo o resto é para esconder...

Pois, comigo não é assim!
Comigo escreve-se tudo, quando se ganha, quando se perde, quando tudo corre bem, quando quase tudo corre mal...
Esconder a verdade é algo muito feio, e não contem comigo para esse jogo sujo!
Já agora, outro resultado, essa mesma equipa de juvenis do Charneca perdeu ontem com o Arrentela por 4-1.
Parece confirmar-se a ideia de que o Arrentela tem uma equipa muito forte. provavelmente voltará a ser candidata ao título, tal como no ano passado. Acabou por ficar em 2.º... muita responsabilidade para a equipa do mister Emanuel, que a 3 jornadas do fim foi à Arrentela vencer aquela que era a equipa líder do campeonato!
Ah pois foi... E o fabril passou para a frente e já não deu hipóteses.


QUEM É ESTA EQUIPA DO LINDA-A_VELHA?
Bem, pelo que percebi estes miúdos eram, na sua maioria, sub16, jogadores que cumpriram no ano passado o Campeonato Nacional de Iniciados. Percebe-se que é uma equipa forte com um jogo bem definido. Para quem quiser acompanhar o resto da época deste grupo, estão na Liga de Honra de juvenis, no Campeonato Distrital de  Lisboa.
 


NOTAS DO JOGO:
Ao contrário de ontem, que não merecíamos ter ganho, mas beneficiámos de duas falhas flagrantes da defesa e guarda-redes do Corroios (se não teria ficado 1-1)  mas vencemos por 3-1, hoje já jogámos melhor e até criámos muitas oportunidades de golo, mas duas falhas defensivas nossas ofereceram 2 golos ao Linda-a-Velha.

A primeira é um erro infantil, o guarda-redes sai-se e grita bem alto «é minhaaaaa!!!», mas um jogador nosso vai na mesma à bola e deixa a bola à mercê do avançado deles... um absurdo.
Uma falha mesmo muito estúpida... Mas acontece! O Futebol é assim...

A segunda é um lançamento à linha, pelo guarda-redes, mas o nosso lateral em vez de vir ao encontro da bola ficou à espera que a bola chegasse aos pés... a este nível já não se perdoam falhas destas. O avançado deles foi mais rápido e levou a bola para baliza sem dar hipóteses ao Hugo.
Dois golos completamente escusados. Duas falhas infantis, duas desatenções. Bem se pode andar 80 minutos a tentar construir bom futebol, mas depois duas falhas destas decidem o resultado...

É assim o futebol.
Todos nós falhamos na vida! Acontece. Importante é que aprendamos com  os erros, que fiquem as lições para nunca mais se repetir. Importante é que exista uma mensagem positiva para quem falha, explicar que não correu bem, e como é que nas próximas vezes se pode evitar que isto aconteça...

Se ficamos apenas na fase da repreensão... só «bota-abaixo» sem moralizar, sem motivar para o futuro, não adiantamos nada... nem os jogadores aprendem com os erros, nem ganhamos motivação. Apenas ganhamos jogadores sem auto-estima, cada vez mais descrentes em si próprios, temerosos de falhar... jogadores para quem a bola «queima» e só querem é fugir da bola...

Hoje a equipa esteve melhor que ontem, vi um futebol mais coerente, houve momentos de belíssimo futebol.
Mas continuamos a falhar demasiados golos, no momento em que deve haver discernimento, foco na baliza, há muita precipitação, muito centro atabalhoado, remates toscos...

Diria que a equipa já constrói excelente futebol até à área, mas depois falta ali algum trabalho de posicionamento, de remate à baliza.

Um dos momentos do jogo foi a revelação (só para quem não conhecia...) do Nuno Martins como marcador de livres a partir do canto esquerdo da área. Já tinhamos o Leo no lado contrário.
Um livre marcado de forma magistral, a bola a ir ao ângulo, a bater na parte de dentro do poste e a sair... era mais 1 cm ao lado e era golo... Acontece! Hoje não era o nosso dia de sorte!



CONVERSAS DE BANCADA

O estado do relvado é absolutamente incrível. Como uma empresa especializada consegue fazer em pouco mais de um mês quase  um milagre com aquele relvado.
Há certamente muitos clubes da I Liga com relvados piores que o do Almada.
Está impecável.
Alguns pais diziam-se ansiosos de ver os nossos miúdos a jogarem lá em cima.
De facto o sintético começa a ser pequeno para miúdos de 16, 17 anos...
Fazer um campeonato da 1.ª distrital no sintético seria um erro.
Mais: pela conversa que ouvi hoje, diria que se fosse tomada essa decisão, o clube que se preparasse para arranjar umas centenas de euros para a multa de desistir de uma equipa, porque grande parte dos miúdos sairiam do clube. Eu próprio, não tenho dúvidas em assumi-lo publicamente: Jogar naquele sintético foi bom quando os miúdos eram pequenos. A partir de agora, é insustentável, torna-se difícil fazer bom futebol num campo apertado.
No entanto, convém lembrar (eu não estive lá, mas hoje vários pais o recordaram) que na reunião de pais do início de época, quando alguns miúdos ainda avaliavam se iriam ficar no Almada ou iriam aceitar convites de outros clubes, foi feita essa promessa pela coordenação do Almada: «Os juvenis A vão jogar no relvado».




IDEIAS PARA FINANCIAMENTO DO CLUBE: Hoje um pai de um jogador dos juvenis recordava que quando o filho jogava no Corroios, um conjunto de pais juntaram-se e dividiram o aluguer de um camarote para poderem ver jogos e treinos mais aconchegados.  Uns 30 euros por ano/pessoa não é uma despesa assim tão elevada e permite algum conforto nos jogos e treinos dos juvenis.
Pelo que percebi na conversa... só no nosso grupo o Almada somava pelo menos uns 300 euros sem investimento nenhum. Os espaços estão lá. Estão vazios à hora dos treinos e dos jogos dos juvenis, era só faturar...
Aqui fica a ideia!


CAUSAR BOA IMPRESSÂO:É bom ver as novas caras do Almada a manifestarem satisfação com as condições do clube. De facto foi feito um grande investimento na estrutura do clube. Ainda muito há para fazer, mas de facto já há ali muito trabalho meritório.
Agora com aquela relvinha impecável, então o cartão de visita é fabuloso.
Dois bons bares, boas casas de banho, bons balneários.
Só falta ali uma coisa: Mais sombra para quem vê os jogos lá em baixo.
Ainda não se conseguiu uma  pala na bancada de baixo... dava um jeitão.





EQUIPA:

Gonçalo Raposo
Miguel Lopes
Rafa
Abreu
Márcio
Mário
Leo
Nuno Martins
Iuri
Edu
Valter

SUPLENTES
Hugo
Chiquinho
Samuel
Bruno
Valdemar
Jacinto
Alcino
Luís Lopes

GOLO:
Valter

Arbitragem:
Foi mister César que apitou.
Deixou jogar muito, podia ter apitado mais, mas teve o jogo sob controlo sem permitir abusos.
No final devia ter tido maior intervenção, o jogo tornou-se um pouco violento. Mas felizmente o jogo estava já a acabar...


RESULTADOS DA PRÉ-ÉPOCA:

Almada - 5 Juniores - 3
Almada - 8  V. Milhaços - 0
Paio Pires - 2 Almada - 3
Almada - 4 Charneca - 0
Almada - 4  Oriental - 1
Corroios - 1 Almada - 3
Almada - 1 Linda-a-Velha - 2

7 jogos
6 vitórias
1 derrota
28 golos marcados
9 golos sofridos


Sem comentários:

Enviar um comentário