sábado, 7 de setembro de 2013

Almada - 4. Oriental - 1. Jogo de treino 07SET2013

Mais um jogo de treino, e mais cresce a confiança no grupo.
Foi uma excelente partida de futebol.
Duas equipas a quererem jogar bola no chão, um futebol evoluído de ambas as partes.
A primeira parte foi mais equilibrada (o resultado de 1-0 ao intervalo espelha esse equilíbrio) a segunda foi muito mais para o Almada.


Não sei bem se hei-de dizer que jogou a Equipa A de juvenis ou se jogou a equipa B...
Eu explico, na verdade, a maioria dos miúdos eram de 1998,  de 1997 só jogaram o Bruno Sousa, o Iuri, o Miguel Lopes, Gonçalo Martins e o Mário. E jogaram menos tempo. Portanto, era mais fácil chamar-lhe equipa B. Só que também sabemos que daquele grupo há uns 5 ou 6, ou provavelmente mais, que vão fazer muitos jogos na equipa A, desde logo o João Lopes, o Jacinto, o Pimenta, o Edu, o Alcino o Márcio, entre outros.


A equipa começou só com jogadores de 1998. Eu peço mil desculpas mas ainda não conheço os nomes de todos e por isso não consigo descrever aqui a equipa principal, só alguns.


EQUIPA
Pedro Jorge
Alcino
Bruno Sousa
Bruno
Márcio
João Lopes
Jacinto
Pimenta
Edu
?
Valter

SUPLENTES
Pedro Galamba
Gonçalo Martins
Mário
Iúri
Miguel Lopes
Reis
??
??

GOLOS:
Jacinto
Gonçalo Martins (2)
Iuri





NOTAS DO JOGO
Foi um jogo muito rápido, a bola a correr com grande velocidade, seja quando estava nos pés dos do Almada, seja quando nos do adversário.
O Oriental tem uma excelente equipa. Joga futebol simples, tudo ao primeiro toque, o que facilita num campo pequeno como o nosso sintético.

Na primeira parte o Oriental ainda criou algum perigo, mas conforme o jogo se foi desenvolvendo, o Almada foi dominando mais e criando muito perigo.
Na primeira parte falhou-se muito golo de baliza aberta... pois, é verdade... há que treinar mais este capítulo, há jogadores a falharem golos de forma incrível.
Agora, todo o trabalho até a bola chegar à área foi fabuloso. A saída da defesa para os médios, na perfeição, as entradas à linha com grande sucesso, nomeadamente na primeira parte com o Edu e na segunda parte com o Iuri.
Eu diria que esta equipa está a demonstrar uma grande coesão, é um grupo muito coerente, troca bem a bola, não complica, joga simples, e chega com facilidade à área adversária.

Depois de uma semana com treinos duríssimos em termos físicos, hoje esperava alguns jogadores mais ressentidos. Mas não, vi-os com uma garra. E assim dá gozo ver futebol.

Quando uma equipa joga como esta está a jogar, tanto importa se ganha ou se perde. Jogar assim dá gozo ver, e não há nada melhor do que ver futebol evoluído, jogadores completos em termos de técnica e posicionamento tático.

Se me perguntarem o que é que falhou hoje... sinceramente vi pouca coisa. Talvez os golos desperdiçados. Algumas más decisões no passe, mas em muito menor número do que os passes bem feitos.

Se este jogo tivesse um árbitro, não tenho dúvidas que teria tido um resultado mais dilatado.
Eu explico:
Mais uma vez decidiu-se jogar sem árbitro e que as faltas seriam assinaladas pelos próprios treinadores quando vissem faltas mais descaradas.

Ora, o que é que aconteceu?
Na primeira parte seguiu tudo. Praticamente ninguém assinalou faltas. Sendo que os miúdos do Oriental estão muito habituados a jogar com os bracinhos. Muito empurrão pelas costas, muito puxão de camisola.
Eu sempre detestei este tipo de jogadores que procuram conseguir com os braços aquilo que não conseguem com os pés. Como dizia o Paulo Bento, numa frase que ficou célebre, «Futebol - pés. Mãos, Basket».
Quem gosta de ver bom futebol não gosta nada de ver estas manhas do empurrãozinho por trás... Já vi árbitros a marcarem penaltis por muito menos do que aquilo que vi hoje!

Ora, se os treinadores  decidiram não marcar os empurrões... ok! Tudo bem!
 O Almada em desvantagem porque os seus jogadores não têm essa hábito. Mas o jogo foi correndo assim. Como jogávamos melhor que eles, pouco importa, eles que ficassem com essa 'vantagemzinha' de poderem empurrar.

O que não está bem é que, na segunda parte, não só continuava a ser possível para eles empurrar à vontade, mas agora os nossos jogadores não podiam nem fazer uma carga de ombro, era tudo falta...

Bem, assim a coisa já se torna um bocadinho ridícula.
Há uma bola em que o Iuri é empurrado na área pelas costas fica estatelado no chão... segue, ninguém diz que é falta!

E depois quando o Gonçalo que vem a ser empurrado pelas costas há 20 metros, quando se encosta ao defesa deles, já é falta... bem, assim não vale a pena.
Mais vale oferecer-lhes o golo administrativamente na secretaria.
Os nossos treinadores a verem e a ficarem caladinhos. Enfim... talvez para sermos bons anfitriões! Receber bem os convidados é bonito, mas fazer dos miúdos tótós... isso, para mim já é feio!
Bonito é tratamento igual para todos!

Aliás, com o jogo a  terminar foi-se tornando cada vez mais escandaloso, de tal forma que o golo deles é um empurrão pelas costas no Pimenta... uma falta claríssima a meio campo mas que ninguém assinala nada, a bola chega à área e aparece um avançado deles sozinho em frente ao Pedro Galamba, que numa situação daquelas não podia fazer nada...

Estávamos a ganhar 4-0 e podíamos estar a ganhar por 6 ou 7...  e eles marcam numa jogada claramente irregular!
Enfim. É irrelevante. Os do Oriental ficam todos contentes com o golinho... e acaba o jogo!
Eu, sinceramente, não gosto de ver.
 Nem gosto de ver o que vi no ADCEO a semana passada, em que o árbitro da equipa da casa está claramente a ajudar o seu clube, até inventou um penalti, nem gosto desta situação em que os nossos miúdos estão a ser carregados desde o primeiro ao ultimo minuto, e os nossos treinadores a verem e a deixarem andar... Pode até ser de propósito, querer que se habituem a adversários destes, em casos de árbitros que não assinalam. Que os há, bem sabemos.
Mas eu não gosto! Desculpem-me, sou coerente, gosto de bom futebol.
Gosto de igualdade de direitos. Mesmo em jogos a brincar, tem de haver justiça em campo.
Acho que assim é que é bonito!


DESTAQUES


Gonçalo Martins. Parece-me que, apesar de ter jogado pouco mais de meio tempo foi o «homem do jogo».  Igual aos seus melhores tempos, com grande garra, muito lutador, a ir com a bola até à linha do fundo para centrar, a vir buscar a bola atrás, a rematar bem à baliza de longe, a trocar bem a bola com o meio-campo. O Gonçalo hoje esteve ao nível do que esperamos vê-lo esta época. Grande velocidade, lutador, sempre insatisfeito em busca da bola. É assim que o Gonçalo mostra o seu nível. A jogar com esta «pica», com esta intensidade.


Edu. Este é o jogador que muito raramente comete erros. Tem muito sucesso nas tentativas de drible 1 contra 1, quando vê que não consegue para a bola, volta para trás e entrega a um colega, quando chega à linha de fundo centra bem. Eu sou um fã do Edu, é um jogador muito forte, muito rápido, muito lutador, grande posse de bola, dá-me a ideia que joga com os dois pés. É um «peso pesado» desta equipa. A meu ver...

Iuri. Apesar de ter vindo de férias apenas há uma semana, ainda leva poucos treinos, esteve muito bem. Logo que entrou viram-se excelentes jogadas à linha. Coordenou-se na perfeição com o Márcio, que também sobe na linha. E até marcou um golo. Parabéns.


João Lopes. É uma garantia no processo defensivo. Está sempre a dar o litro à frente da defesa. Adorei.

Jacinto. Jogador polivalente, faz de médio, de lateral, de central. Mais uma vez hoje esteve em grande forma. E até marcou um golo. Logo o Primeiro!

Bruno Sousa. Confesso que já não via o Bruno jogar há vários anos. Lembro-me que em iniciados era um jogador pesado, agora está alto e magro. Hoje vi-o jogar e digo-vos que foi uma surpresa muito agradável. A central é um jogador inteligente, sabe quando tem de ir com rapidez e quando tem de fazer marcação, eleva-se bem a cortar de cabeça, mete muito bem a bola no chão para os laterais ou para os médios. Diria que fez um excelente jogo a central, e parece-me que se ficar no Almada é mais uma excelente opção para central. Obviamente que tem pormenores a corrigir, por exemplo quando está apertado por dois ou três, às vezes insiste em tentar conseguir sair com a bola jogável e arrisca um bocadinho.  Tirando isso, que se corrige facilmente, vi ali um central inteligente. Parabéns! E bem-vindo ao Almada!


Podia colocar nos destaques mais jogadores, porque na verdade muitos foram os jogadores a jogar bem, mas estes foram os que, para mim, estiveram melhor.




Sem comentários:

Enviar um comentário