domingo, 16 de junho de 2013

as desistencias no final de época

desistencia precoce do futebol é um dos problemas dos finais de época.
acabei de ler um artigo sob o assunto no blog de Fernando Santos, de ambito mais generalizado, mas como so conheco o mundo do futebol juvenis, é disso que aqui escrevo.


eudigo "problema" porque acho que é mesmo um problema quando um jovem abandona o desporto.
eu sou dos que acreditam que pratica destportiva é uma grande licao de vida, e permite aprendizagens que vao servir para toda a vida.
e quando falo na pratica desportiva nao me estou a referir a uma prática de topo, nao estou a dizer que só é importante a pratica desportiva quando os miudos a conseguem realizar num clube de primeira linha.
nao! a pratica desportiva é importantissima em qualquer nivel, em qualquer clube, em qualquer situacao.

por isso nao me canso de dizer que o segredo está em ter a nocao das nossas capacidades e adaptarmo-nos ao clube onde possamos ser mais felizes.

,
nao tenho a menor duvida de que muitos miudos acabam por desistir do futebol apenas porque sao mal aconselhados. sejam os pais, sejam amigos, sejam professores, alimentam ideias de grandes sucessos, sugerem clubes com mais ambicao, e depois os miudos constatam que afinal nao vao jogar tanto como achavam que mereciam...  alguns têm ate vergonha de voltar ao clube onde estavam, e acabam por desistir.

e é uma pena.
porque há lugar para todos. ha clubes de topo onde so chegam os ,elhores, ha os clubes à berinha do topo e há clubes muito competitivos mas sem o nome, ha clubes medios com boa formacao e ha tambem os clubes menos competitivos, em que se valoriza sobretudo a pratica desportiva e nao tamto a busca de titulos.

ou seja, ha lugar para todos.

confesso que nao compreendo que alguns "conselheiros" aponte,
m sempre os miudos para equipas mais competitivas, sem consirar que pode haver lugar a frustracao, a desadaptacao, a desistemcia...
no nosso escalao, por exemplo, e o mesmo ja acontecia em iniciados, ha uma obsessao em jogar nos campeonatos nacionais, como se houvesse aí um mundo de futebol muito superior, e como se jogar num nacional seja sinonimo de sucesso.
nada mais errado.

na verdade, quem arrisca a ingressar numa equipa do nacional é alguém que mostra uma boa autoestima, considera-se um dos melhores no seu escalao. isso é bom. a autoconfianca é, muitas vezes,  a chave para o sucesso.
mas ha que ter consciencia que assim como esse jovem que acha que vai ter lugar nessa equipa, vao aparecer mais 20 ou 30 com a mesma ambicao. e nao havea lugar para todos.

mas o problema nao se poe apenas nos clubes do nacional.
coloca se em todos os clubes. assim que o funil comeca a ficar pmais estreito, o espaco para os menos bons começa a ser cada vez mais diminuto.

e quando isso acontece, o melhor é ter humildade e fazer o downgrade. procurar outro clube com menos ambicao e prociurar ser feliz.
 desistir do desporto é que nao.



Sem comentários:

Enviar um comentário