quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Almada - 1. Corroios - 2.

Este grupo de juvenis A está cada vez mais parecido com o Sporting.
Diria que sofre da "síndrome de Sporting": Não consegue ganhar os jogos, mesmo que jogue melhor que os adversários, falha golos uns atrás dos outros, não tem atitude... Tudo corre mal... Não se percebe bem porquê, mas nada sai bem!

Um fiasco.

Mas abstraindo agora de todo o contexto da equipa, do que tem acontecido nos outros jogos, se olharmos para este jogo como um caso isolado, o que temos?


-  Uma primeira parte em que a equipa mais dominadora foi o Almada, com mais posse de bola, com mais vontade de ganhar, com mais futebol, com mais oportunidades. Mas apesar disso o que é que aconteceu?
Pois, o Almada teve pelo menos 6 oportunidades de golo... Seis...  Quantos golos marcou? Zero...
O Corroios teve quanta oportunidades de golo? Eu diria que apenas uma.  E na única oportunidade de golo, um erro defensivo nosso, e faz o golo!

Aliás, eu achei esta equipa do Corroios muito fraca. Conheço alguns dos jogadores desta equipa e esperava melhor, esperava muito melhor... Dos 8 jogos do Almada que vi, este foi claramente o adversário mais fraco que tivemos.  Mas ganhou-nos... e isso faz que pensar...

Mas o futebol tem destas coisas. O Almada está a atravessar uma fase difícil. Há qualquer coisa que não está a funcionar em termos de dinâmica de grupo.  Não pude deixar de ouvir os comentários de alguns pais referindo que o jogador «tal» nunca passa a bola ao jogador «tal»... ou seja, há ali fenómenos estranhos no grupo e quando o espírito de grupo não funciona, até podíamos ter os melhores jogadores do mundo, não se consegue nada...

- Na segunda parte, depois de uma mexida no grupo, a equipa mudou um bocadinho, mas continuou a não funcionar. Diria até que nos tornámos na segunda parte mais dominadores, mas  criámos menos oportunidades de golo! E repetiu-se a lição da primeira parte. O Corroios ganha um canto, eles marcam e aparece um jogador sozinho a fazer o golo!
É impressionante como é que uma equipa pode ter uma percentagem de eficácia de 100%...
Concretizaram todas as duas oportunidades!

Pelo meio, temos de dar os parabéns ao guarda-redes do Corroios, jogador que conhecemos bem, o Peixe, que fez defesas formidáveis, ao nível que estamos habituados a ver.

Gostei de ver o Pedro Carmo, o Rufio e o Ruizinho no meio-campo do Corroios (curiosamente todos jogadores de 1997)  sem grandes rasgos mas a cumprirem na perfeição.

O Almada, que levou uma equipa muito desfalcada, não conseguiu sequer um empate, e consegue a fantástica proeza de perder 3 dos 4 jogos que fez em casa... notável einnn?

Em termos de competição, e apesar de matematicamente tudo ainda ser possível, eu acho que com esta derrota assinámos o nosso atestado de incapacidade na luta pelo título.

A partir deste momento, esta equipa está a lutar pelo meio da tabela.
A partir deste momento, esta equipa pode aspirar a fazer um 4.º, um 5.º ou 6.º lugar... se o conseguir terá feito um excelente campeonato!
Está assinada a nossa declaração de incapacidade.
Não. Não somos equipa para subir de divisão como solenemente anunciou o presidente do Clube antes de começar o campeonato.
Foi uma má avaliação!
Acontece que dos 6 grupos de futebol 11, apenas um era assumidamente candidato a subir de divisão, os Juvenis A, neste momento todos os outros 5 conjuntos estão próximos dos primeiros lugares... só nós estamos arredados, empurrados para os últimos lugares...


Ao contrário do que muitos acreditavam (eu incluído) esta equipa não soube, não foi capaz de mostrar o nível que todos nós acreditávamos ser possível.

É uma equipa banalíssima!
Vamos disputar os lugares do fim da tabela com o Amora, o Corroios, o Desportivo de Portugal, o Seixal...

Se ganharmos um ou outro jogo a um Barreirense, a um Olímpico, a um Arrentela, a um Fabril  ou a um Pescadores, será caso para festejarmos.

Se entretanto alguma coisa mudar no grupo, posso vir a mudar as expectativas. Mas depois dos 8 jogos que vi... parece-me que temos um grupo normalíssimo, que, pior, não tem metade da atitude dos nossos adversários! E assim é difícil ganhar jogos.


Mas atenção, não acabou o mundo.
É verdade que se criaram muitas expectativas com este grupo, está provado que eram expectativas exageradas.

Agora é voltar à terra, perceber que temos afinal um grupo banal, e tentar fazer um campeonato razoável.

Percebi no campo do Pragal um ambiente muito pesado, alguns pais muito alterados com esta derrota, vi até uma mãe desesperada a chamar o filho, e quanto a isso não posso deixar de dar a minha opinião, que vale o que vale:

Eu também não gosto nada de perder, mas que raio... não é caso para perdermos o discernimento.
Os nossos filhos não são profissionais.
Os nossos filhos não têm obrigação de ganhar tudo.   Não está nada em jogo!
Temos de meter a cabeça entre os ombros e dar a importância a um assunto que não merece mais do que um desabafo de fim de jogo... A vida continua. Nada está em causa.

Os miúdos vão continuar a treinar, vão continuar a jogar e a fazer o melhor que sabem e tudo deve ser visto com normalidade... Não há necessidade de exaltações.

Perguntam-me: «Mas não te irritas por ver uma equipa que tinha tanto potencial a jogar tão mal?» Pois, eu de facto não conhecia bem este grupo, vi todos os jogos do Ibercup e adorei. Fiquei fã. Só que a equipa que joga este campeonato não tem nada a ver com a equipa do Ibercup. Os miúdos são quase os mesmos, mas a atitude é totalmente diferente.

Há problemas no grupo e que têm de ser resolvidos. Falta ali terapia de grupo.

Bem sei que há muita gente com invejazinha do Almada e que se estará a rir neste momento...
Que se ria...

Infelizmente não há clubes aqui por perto que se possam rir muito porque a desgraça está a infectar todos os grupos de juvenis do concelho...

Se olharem os dois clubes do concelho mais próximos do Almada, notarão que a época está bem pior que a nossa. Nós, apesar de tudo, ainda podemos em termos matemáticos conseguir uma época relativamente bem sucedida. Eles, já não conseguem nada...  Senão vejamos:

7Cova da Piedade161544718180Jogos
8Beira-Mar Almada13153481827-9

Nós temos 4 vitórias em 8 jogos... o Piedade tem 4 vitórias em 15 jogos...
Nós temos 4 derrotas em 8 jogos, o Beira Mar tem 8 derrotas e 4 empates em 15 jogos...

Reconheçamos, nenhuma das 3 melhores equipas do concelho tem razões para se rir dos seus rivais...

E, no entanto, nós ainda só atingimos 1/3 do campeonato.
Ainda há 16 jogos pela frente... é muito jogo!



O QUE EU TERIA FEITO DIFERENTE:

Há jogadores que insistem sempre nas mesmas soluções de jogo, em meter a cabeça no chão e tentar fintas quando há jogadores desmarcados... infelizmente esses jogadores jogam 80 minutos...  sempre 80 minutos... Ou seja, é como se estivéssemos a jogar com menos jogadores...

Eu teria experimentado outras soluções... É verdade que não assisto a treinos, só vejo os jogos, mas que raio, parece-me óbvio que há neste grupo receitas que estão esgotadas...  já se viu que não dá...  Há miúdos que não se esforçam nadinha e jogam sempre 80 minutos...  isso mina todo o grupo!

Há jogadores que independentemente do desempenho nos jogos ou nos treinos sabem sempre que têm lugar cativo no 11 titular...  Isso mina todo o espírito de sacrifício do grupo:
«Se aquele não se esforça e é sempre titular, porque razão me hei-de esforçar.?..»
Está tudo estragado! Reina a desmotivação... E a doença alastra com facilidade...

Esses mesmos jogadores que não se esforçam também não sentem qualquer motivação... sabem que nunca são repreendidos, sentem que jogarão sempre qualquer que seja o esforço...



Pior. Há jogadores que se esforçam imenso e nunca tiveram uma oportunidade... Obviamente, à oitava jornada, já desistiram: «Esforçar para quê? Nunca irei jogar...»

Não percebo nada de futebol, mas não será por isto que vemos um grupo sem garra, sem motivação, sem espírito de grupo?

Eu não percebo nada disto, mas se percebesse teria feito outras apostas. Se calhar correndo riscos.
Se calhar correndo riscos estávamos na mesma ou pior ainda. Nunca saberemos. O que sabemos é que agora estamos mal, muito mal.
 Mas se calhar tínhamos recuperado alguns jogadores. Assim deixámos alastrar o deixa-andar... criou-se desânimo, a falta de atitude... temos uma equipa sem força anímica, uma equipa sem chama, uma equipa com a moral de rastos... uma equipa envergonhada. Uma equipa sem confiança.


Ao contrário, semana a semana vemos os nossos adversários a comer a relva... Todos eles... a darem o litro! E ficamos a pensar: «Que raio... os outros jogam connosco como se fosse uma final do campeonato do mundo, e nós parece que estamos a fazer uma peladinha de praia... Afinal quem é que se apresentou como candidato a subir ao Nacional?»

Já o escrevi aqui várias vezes. Há muita gente que acha que os jogos se ganham com inspiração...
Basta-nos ter alguns jogadores habilidosos e está ganho!
Desenganem-se... as fintinhas vistosas, os pontapés de bicicleta, as vírgulas... tudo isso é muito giro quando estamos a ganhar 5-0... Quando estamos a perder quero lá saber da porcaria da vírgula... queria era que as bolas entrassem na baliza do adversário!
 Os jogos ganham-se com transpiração! Ainda não vi nenhuma equipa neste campeonato com melhor futebol que o Almada. Mas já perdemos 4 jogos. Porquê? Porque os outros correm mais que nós!


APRENDER COM OS ERROS

Agora que atirámos a toalha ao chão, a ver se conseguimos reconstruir o grupo a partir do zero!
O próximo jogo é com o Arrentela, dia 6...
Um jogo importantíssimo!
O Adversário deu provas de ter muita qualidade.
É a única equipa que ainda não perdeu neste campeonato.
É a ocasião ideal para entrar em campo com extrema humildade. Com empenhamento a 100%. E tentar fazer o melhor que sabemos!
Agora sim, jogarmos como os nossos adversários.
Comer a relva... dar o tudo por tudo em cada jogada, em cada segundo de jogo...
Não é só a atacar, é também a defender (acho que esta é a grande falha desta equipa, é pouco solidária a defender. Desculpem-me repetir isto, sei que o digo semana a semana, mas de facto é uma coisa que me irrita solenemente, que é ver jogadores a recuarem a andar quando o adversário tem vantagem numérica. Enquanto a atitude for essa, de desrespeito pelo grupo, vamos perder todos os jogos! Acreditem...)

Faltam 3 semanas... há muito tempo para refrescar ideias, era bom que esse jogo fosse o ponto de viragem!
A ver vamos...
Eu estou com esperança!


UM ERRO COMETIDO HOJE:
O Gonçalo Martins... quem o conhece, sabe que é o típico jogador para resolver um jogo como o de hoje.
É um jogador lutador, que corre o campo todo, corre para trás, corre para a frente, acredita que chega à bola antes do adversário, tem 200% da atitude que queríamos que o resto da equipa tivesse e não tem... Ou seja, era o jogador que podia contagiar a equipa com a sua irreverência, com a sua vontade, a sua garra!
Ele foi convocado para este jogo, e bem.
Mas infelizmente ninguém se lembrou que a chave do jogo podia estar nele...

Era o jogador que hoje podia ter feito a diferença. Infelizmente ficou no banco...
E com facilidade enorme identifico pelo menos 3 jogadores que tinham saído para entrar o Gonçalo e tínhamos ganho imenso com a troca...  Foi pena!
Em qualquer um desses 3 lugares o Gonçalo Martins tinha corrido o triplo, tinha ganho o dobro das bolas, tinha criado 3 vezes mais perigo...   nem que fosse apenas 15 minutos da 2.ª parte...
Quando podíamos ao menos ter lutado para empatar o jogo, mantivemos em campo jogadores sem vontade, sem atitude... e o Gonçalo Martins no banco... que desperdício!


ARBITRAGEM

Adorei a arbitragem da menina de branco!
Muito boa!
Não vi grandes erros. Há sempre uma ou outra dúvida. se teria sido falta ou não, mas no essencial esteve bem!
Os meus parabéns a este trio!
É bom de vez em quando apanhar uma boa arbitragem!
Aplicou alguns amarelos aos jogadores do Corroios que, na segunda parte, começaram a dar muito na canela...  Jogo feio... mas próprio de uma equipa que só queria segurar o resultado. Afinal a vitória no Pragal era, para o Corroios, um excelente resultado!



EQUIPA:

Fábio
Natário
Chico
Rafa (1997)
Gongas
Rafa
Bruno
Mémé
Sandro
Pigoita
André Fonseca

SUPLENTES
Carmelo
Diogo
Diogo Évora
Leo
Gonçalo Santos
Daniel Carvalho
Gonçalo Martins

SUBSTITUIÇÔES
Na 2.ª parte entraram Leo e Gonçalo Santos
Saíram Rafa e Bruno
Mais tarde saiu o Sandro, entrou o Daniel Carvalho

GOLOS:
Daniel Carvalho aos 60''...

DISCIPLINA:
Houve um amarelo absurdo para um jogador do Almada que não estava a fazer nada, apenas foi falar com um jogador... uma infantilidade da senhora
Para o Corroios julgo que 3 amarelos em cacetadas muito feias sem bola




CASTIGADOS/LESIONADOS/NÃO CONVOCADOS


Pina
Guga
'Pedras'
Luís Branca
Mário
Santana
Gilberto

Rui Coelho
Ruben


CLASSIFICAÇÂO
Com esta derrota o Almada coloca-se numa posição muito complicada!
Se não fosse o Arrentela ter já 10 pontos de avanço, eu ainda diria que era possível chegarmos ao 1.º lugar, caso mudasse a atitude da equipa.
Até porque o segundo lugar tem apenas mais 4 pontos que nós... não é nada de especial!
Só que o Arrentela está numa posição muito confortável!
Vamos ver como correm as coisas daqui prá frente...


1Subiu 3 posições Arrentela228710186+12Jogos
2Pinhalnovense1685121914+5Jogos
3Subiu 4 posições Barreirense158503256+19Jogos
4Desceu 1 posições Pescadores1494231712+5Jogos
5Subiu 6 posições Corroios1394141513+2Jogos
6Subiu 4 posições Olímpico Montijo128332138+5Jogos
7Desceu 2 posições Sesimbra1293331816+2Jogos
8Desceu 2 posições Almada1284042014+6Jogos
9Desceu 1 posições Desp. Portugal1173221411+3Jogos
10Desceu 9 posições Fabril Barreiro117322108+2Jogos
11Desceu 2 posições Amora FC982331211+1Jogos
12Seixal38107832-24Jogos
13Vasco da Gama Sines09009745-38

CURIOSIDADES ESTATÌSTICAS:

Almada está em 2.º lugar em golos marcados:

Barreirense - 25
Almada - 20
Pinhalnovense - 19

Almada está em 3.º lugar em goal average:

Barrerense + 19
Arrentela + 12
Almada + 6

Almada está em 4.º lugar a contar do fim em golos sofridos:

Vasco da Gama - 45
Seixal - 32
Sesimbra - 16
Almada 14
Pinhalnovense - 14


MINHA ANÀLISE:
Ou seja, o Almada tem uma grande fragilidade defensiva. Há que fazer as correções necessárias naquela defesa. Eu diria mais: Não é apenas no sector defensivo, é na atitude defensiva de toda a equipa.
É normalíssimo vermos o adversário instalado no nosso meio campo e observarmos 3, às vezes 4 jogadores de mão na anca a descansar no meio campo adversário... à espera que a bola volte... Sinceramente, uma equipa com jogadores com esta atitude não vai a lado nenhum!
Pode parecer absurdo, mas eu acho que o grande problema desta equipa está na falta de atitude defensiva nos jogadores do meio-campo e avançada.




EQUIPA A VERSUS EQUIPA B

Com a derrota de hoje, que criou um ambiente de desânimo, muito derrotista, nas bancadas, alguns pais diziam que se calhar deixou de fazer sentido  a equipa A recorrer a jogadores de 1997, que fazem parte do grupo da EQUIPA B. E que com o regresso à equipa B de vários jogadores que têm sido chamados à A podia fazer-se uma época de muito sucesso com a equipa B.

Sobre isso eu acho que ainda é muito cedo para essa decisão!
Talvez no fim da 1.ª volta já se possa verificar isso.
Imaginem que com 12 jornadas a equipa já perdeu 7 ou 8 jogos... obviamente já não há condições para ganhar nada... o objetivo passa a ser apenas não descer, o que é fácil conseguir bastando para isso mais uma ou duas vitórias.

Nesse caso talvez fizesse sentido começar a penar na época seguinte e juntar os miúdos de 1997 no mesmo grupo.

Mas eu acredito que não.
Acredito que esta equipa chegará ao final da primeira volta com pelo menos 6 ou 7 vitórias.


NOTAS FINAIS:

Não pude deixar de reparar que o extremo esquerdo do Corroios (peço desculpa já não me lembro do nome) esteve a treinar no Almada no início da época.

Pois, é verdade, esteve a treinar connosco mas acabou por ser dispensado, o que nos faz pensar...
Então há um jogador que nãio tem lugar num plantel de 26 jogadores da equipa B... joga a titular no Corroios e vem ganhar ao Pragal?
Êu repito:
Um jogador  que não tem lugar num plantel de 26 jogadores da EQUIPA B do Almada... ou seja, é dispensado porque o Almada supostamente tem 26+18 = 44 jogadores melhores que ele...

Ele vai para o Corroios, é titular e chega ao Pragal e o Corroios ganha aos melhores 11 do Almada???
Faz-nos pensar não acham...?
Um miúdo que supostamente é pior que os nossos 44, fica nos melhores 11 do Corroios e vem a nossa casa ganhar o jogo... desculpem-me, mas não é normal...

Há qualquer coisa aqui que não está a bater bem...


CAMPEONATO EXTREMAMENTE COMPETITIVO


2Pinhalnovense1685121914+5Jogos
3Subiu 4 posições Barreirense158503256+19Jogos
4Desceu 1 posições Pescadores1494231712+5Jogos
5Subiu 6 posições Corroios1394141513+2Jogos
6Subiu 4 posições Olímpico Montijo128332138+5Jogos
7Desceu 2 posições Sesimbra1293331816+2Jogos
8Desceu 2 posições Almada1284042014+6Jogos
9Desceu 1 posições Desp. Portugal1173221411+3Jogos
10Desceu 9 posições Fabril Barreiro117322108+2


Não sei como foi nos anos anteriores.
Não sei se houve algum campeonato tão competitivo como este.
A verdade é que, se repararem bem, estão a confirmar-se as previsões que fiz: Há um grupo de 9 equipas em que todos podem roubar pontos a todos.
A diferença entre o 5.º e o 10.º lugar é de apenas 5 pontos...  Imaginem que o Fabril ganha dois jogos e o Pinhalnovense perde 2 jogos, e o Fabril pode ser 2.º lugar e o Pinhalnovense o 10.º...


Alguém me dizia um dia destes que nesta 1.ª distrital estão bastantes equipas que podiam estar a fazer um bom campeonato no Nacional.

Eu ainda não vi nenhum jogo do Nacional,  (excepto o benfica, que tenho visto na Benfica TV) mas acredito que sim!
Isto para dizer que nos 16 jogos que faltam para terminar este campeonato, ainda muito vai acontecer e tudo está em aberto.





Sem comentários:

Enviar um comentário