domingo, 24 de março de 2013

Almada - 4 V. Milhaços - 1 Juvenis"B" 24MAR2013

Vitória claríssima do Almada frente a um rival que, por tradição, sempre dificultou muito a vida a este grupo de 1997.


Uma vitória frente a uma boa equipa, um bom conjunto, com vários jogadores talentosos e, tenho de o dizer, uma equipa que, finalmente, vi a procurar fazer um bom futebol.

Mas, acima de tudo, foi um bom jogo de futebol, bem disputado. O resultado pendeu para o lado do Almada, mas temos de reconhecer, o V. Milhaços também obteve muitas situações de perigo. Basta dizer que o Carmelo foi hoje muito solicitado...

Julgo não me enganar, mas talvez tenha sido o melhor resultado do nosso grupo de 1997 contra o V. Milhaços desde os infantis.. A tradição era muitos empates e algumas derrotas... lembro-me mesmo de um jogo de infantis em que estávamos a ganhar 2-0 e acabámos por perder por 3-2...

No ano passado não nos cruzámos com o V. Milhaços, a nossa equipa de Iniciados estava na 2.ª divisão (fomos campeões) e este grupo do V. Milhaços estava na 3.ª divisão (também foram campeões e subiram à 2.ª distrital).

Por outro lado, os miúdos conhecem-se todos, são colegas de turma, de escola, e há sempre aquela rivalidade, muitas bocas no «facebook», muitas provocações, faz parte...

A vitória do Almada foi totalmente merecida, embora tenhamos de aceitar que esta equipa do V. Milhaços é um grupo muito interessante e que procura agora fazer um bom futebol.

Se jogar na terra do V. Milhaços não é nada fácil, também jogar no nosso campo n.º2 não é nada simples...

-------------------------------------------------------------------------------

RESUMO DO JOGO:


Começou melhor o V. Milhaços. A segurar mais a bola, a jogar com mais concentração. Curiosamente, o primeiro golo do encontro é do Almada e vem em contra-ciclo.
Uma jogada de muita pressão sobre os jogadores do Almada, há uma primeira falta feia que o árbitro não vê,  e depois uma violenta cacetada no Gonçalo dentro de área, agora não dava para fingir que não via. Assinala Penalti.
É o leo que marca e é golo!

Depois tudo muda. É o Almada que mais domina, que mais segura a bola nos seus pés, que consegue mais progressão no terreno adversário. E, a história repete-se, são eles que marcam, em contra-ciclo.

No entanto, este é um golo que surge na sequência de uma irregularidade. Há uma falta claríssima sobre o Leo, o jogador não vai à bola, vai à perna do nosso médio, que fica aleijado, no chão a queixar-se. O árbitro deixa seguir...
Na sequência dessa jogada há alguma desatenção na nossa defesa, o médio do V. Milhaços passa por dois e entra na área, disparando um  remate fortíssimo, o Carmelo não consegue evitar o golo.

Vendo a coisa do nosso lado, trata-se de um golo irregular, precedido de uma falta clara.
Vendo do lado deles, é um golão, porque há algum talento na forma como o jogador se desenvencilha dos adversários e remata na perfeição.

Depois dá-se o intervalo.
Vamos para o período de descanso com uma sensação mista. Por um lado sentimos que estamos a segurar o jogo, não estamos a jogar mal, criámos oportunidades, não lhes permitimos grandes liberdades, mas por outro também sentimos que o adversário não é fácil e pode fazer golo a qualquer momento. Ou seja, estava um jogo muito equilibrado.

1-1

Começa a segunda parte, e o Almada continua mais forte. O jogo continua muito disputado nos dois meios-campos, ora um ataque do Almada, ora um ataque do V. Milhaços.

O que se nota agora é que o árbitro, que claramente se vê que é um excelente árbitro, começa a procurar desequilibrar as coisas. Aquelas bolas disputadas com uns encontrões pelas costas  (o que costuma acontecer é que alguns árbitros não admitem este tipo de jogo e marcam sempre falta - eu defendo esta leitura, o futebol não se joga assim - outros deixam seguir tudo, enquadram estas bolas no âmbito da virilidade própria do futebol. Ora, ou uma coisa ou outra, agora todos os encontrões do Almada são falta e os do V. Milhaços não contam... isso é que não... e a dada altura o desequilíbrio tornou-se demasiado descarado. E é pena. Porque percebeu-se que o árbitro, tecnicamente, é bom! ) começaram a ser formas de travar o Almada e de dar um «empurrãozinho» ao V. Milhaços...

Era escusado!
Porque o dia hoje era do Almada.

Chega o segundo golo. Há uma bola perigosa na área, o ressalto vem para pés do Filipe (Zuca) que mete lá dentro...


Poucos minutos depois, vem o 3-1... 

Que resulta de uma bola de alguma confusão na área e a sobrar para o Rafa que mete a bola nas malhas.


Já a terminar o jogo um golão do Leo, que faz um livre milimétrico. O Guarda-redes  ainda toca na bola, mas não evita o golo.


Sem espinhas.
Uma vitória clara do Almada. Uma vitória que era importante para moralizar o grupo que está quase a terminar a época e se preparara para reunir todo o grupo de 1997 para o Complementar.


DESTAQUES:

Já há muito tempo que não via jogar esta equipa e, confesso, já tinha saudades. Mas posso dizer que noto algumas diferenças, uma clara evolução. Eis algumas notas:

1.º 
Depois de ver outras equipas jogarem, agora olhando o nosso grupo de 1997 não tenho quaisquer dúvidas. A imagem de marca deste grupo é, de facto, a garra que coloca em campo. Cada jogador dá o litro minuto a minuto. Ao contrário de outros grupos, aqui não se vêem jogadores a recuarem a andar... aqui vê-se entre-ajuda, todos sobem no terreno, todos descem. Há muito espírito de sacrifício, muito trabalho de equipa. Eu acho que é aqui que está a receita do sucesso. É neste espírito. Falemme em grandes jogadores, em grandes treinadores, em grandes táticas, tudo isso vale zero se não existir entrega em campo. Se em campo não estiverem 11 elementos a suar as estopinhas, de pouco vale o talento de um ou de outro, a tática bem delineada, o treino específico, de nada vale...


2.º
Jogar num campo anormalmente pequeno é um problema. Um problema para as outras equipas, mas também um problema para nós. Ou aprendemos a fazer um jogo adaptado a espaços curtos, ou então somos apanhados na nossa própria armadilha. Um dos segredos do jogo em espaço curto é o futebol apoiado, de jogo ao primeiro toque, tem de ser rápido, porque o espaço é menor, tem de ser rápido a decidir, tem de haver opções de passe curto. Não adianta grandes passes à distância, se o espaço não permite tirar vantagem disso.
Pois, eu hoje comecei a ver uma equipa a jogar assim, ao primeiro toque. Evitar a finta em corrida, a bola deve é circular de pé para pé, o mais rápido possível. Gostei, gostei do que vi. Obviamente há sempre muito a corrigir, muito a melhorar, mas é bonito ver uma equipa a jogar assim, simples.

3.º
O «mestre» da equipa hoje foi o Leo. Ele dominou atrás, ao meio, à frente, está em grande! Que é um jogador com grande talento sempre o soubemos, mas o que vi hoje é que está com uma grande confiança, está muito lutador, e continua a ser um jogador decisivo com os seus passes fabulosos e remates certeiros. Parabéns Leo! Estás em grande, continua assim!


4.º
Há um jogador que é a marca desta equipa, é o símbolo da garra, da intensidade, da vontade e que contagia todo o grupo: Gonçalo Martins. É verdade! O Gonçalo tem uma energia e uma vontade que contagiam todo o grupo e por isso quando está nos seus dias (hoje esteve em grande) é o «coração» desta equipa.


5.º
Não o via jogar há uns meses, está em grande forma, e agora sim, encontrou o compasso certo para as fintas quando é o momento de as fazer, os passes quando têm de ser feitos, os remates quando pode rematar... em grande! Adorei ver hoje o nosso «Zuca», o Filipe.


6.º
Carmelo hoje foi muitas vezes testado. Foram muitos os cantos curtos, os livres, os centros, muita bola na área, mas o Carmelo esteve sempre à altura dos acontecimentos. Parabéns!


Podia destacar individualmente todos os jogadores, hoje foi um grande jogo, todos estiveram bem, todos cumpriram como as peças se encaixam num puzzle.
PARABÈNS MIUDOS!

Os meus parabéns também ao Vale Milhaços, por ter mostrado um futebol evoluído e bons jogadores.
Parabéns.


NOTAS FINAIS:
Felicitação ao Matheus, que depois de uma maratona de papeis e mais papeis finalmente foi inscrito e já é jogador do Almada. Fez hoje o seu primeiro jogo oficial!
Parabéns Matheus, agora é dar o litro para recuperar tempo perdido..:






EQUIPA:

Carmelo
Carracinha
Rafa
Liladar
Miguel Lopes
Ricardo Rodrigues
Leo
Gonçalo Martins
Iuri
Chiquinho
Zuca

SUPLENTES
Pomposo
Matheus
Garcia
André Carvalho
Gonçalo Santos
Varandas
Mário

GOLOS:Leo (2)
Rafa
Filipe

DISCIPLINA:
Pelo menos dois amarelos para o V. Milhaços.
Julgo que o Almada não teve nenhum!


ARBITRAGEM:Podia ter sido brilhante. Viu-se que é um árbitro com capacidade. mas quis ajudar o V. Milhaços e estragou tudo. Ainda por cima, segundo ouvi, parece existir um relacionamento familiar com um dirigente do clube...  Devia pedir escusa a jogos destes. Não o fez... fica sempre a dúvida se não está a ajudar o clube amigo! Mas enfim!



FORAM À EQUIPA A:
Santana
Daniel Carvalho

NÃO ESTIVERAM:
Ricardo Francisco
Samuel
Bruno
Valdemar
Torres
Didi





Está prestes a terminar a época, falta-nos dois jogos.
Com o Quinta do Conde, que já comemorou hoje o campeonato!
mesmo que percam os dois jogos, já são campeões, têm 8 pontos a mais que o segundo lugar! E são a única equipa que não perdeu nesta época.

E com o CRI.

Depois, venha o Complementar!


1AD Quinta do Conde662421308916+73Jogos
2Paio Pires FC552318146820+48Jogos
3Charneca Caparica522417168525+60Jogos
4Subiu 1 posições Almada B502416267225+47Jogos
5Desceu 1 posições Vale de Milhaços472415277937+42Jogos
6Luso FC452315087548+27Jogos
7AIDC392312385943+16Jogos
8Trafaria3424104106047+13Jogos
9Cova da Piedade B262375114356-13Jogos
10Monte Caparica AC242473142950-21Jogos
11CR Instrução162351172873-45Jogos
12ACRUT Zambujalense112332181866-48Jogos
13Galitos82422201189-78Jogos
14Moitense624132013134-121



.----------------------------------------------------------------

COMENTÀRIO DE LEITORA:
Cara, telma
Antes de mais agradecer a sua atenção e cortesia ao enviar um comentário.
Quanto ao teor da sua mensagem, a +unica resposta que tenho, é que o futebol é assim. Uns veem de uma maneira, outros veem de outra.
Se falar com gente do Almada que viu o jogo, todos dizem o mesmo. O árbitro exagerou na ajuda ao V. Milhaços. Até uma agressão a um jogador nosso perdoou... deu cartão amarelo...
Não me leve a mal... mas são opiniões.
Respeito a sua, mas tenho a minha!
FELICIDADES para o V. Milhaços


Boa noite, 

Hoje estive a ler a sua crónica ao jogo contra o Vale Milhaços, e eu estive presente nesse jogo pois sou familiar dum jogador do CC Vale Milhaços, 
Agradeço os comentários que foram feitos a nossa equipa, mas apenas tenho um pequeno reparo à sua cronica, o primeiro golo do Almada foi obtido num penalty assinalado pelo arbitro e bem marcado pelo vosso numero 8, e não entendo a sua critica ao arbitro quando até um penalty para vocês assinalou! E o vosso terceiro golo? Que todo o publico e jogadores ficaram com sensação de fora de jogo. Acho que as critica que fez, não são correctas!

Com os melhores cumprimentos,

Telma Nabiças




Sem comentários:

Enviar um comentário