O Almada está à beira de terminar uma época que começou bem, começou mesmo muito bem, uma época que com o desempenho dos primeiros meses fez sonhar... muitos pensaram que podia ser a época de viragem, a época que marcaria o antes e o depois.
O início foi fulguroso, eram vários os escalões em 1.º lugar.
A dada altura quase parecia que o Almada podia meter quase todas as equipas do futebol 11 nos Campeonatos Nacionais.
Mas o tempo foi passando, algumas «grandes» promessas revelaram-se autênticos fiascos, algumas decisões erradas nas trocas de cadeiras dos treinadores, e tudo se foi desmoronando aos poucos, semana a semana...
Os seniores ainda podem lá chegar.
Eu quero acreditar que ainda consiga lá chegar.
Mas estamos a chegar ao fim do campeonato e desperdiçamos pontos... na semana passada perdemos em casa com uma equipa de fim de tabela... praticamente demos o campeonato ao C. da Piedade.
Mau sinal!
Os juniores, que foi o grupo que começou melhor, tiveram um início que fazia sonhar. Ganhavam tudo...
A dada altura, ainda no 1.º lugar, a direção do clube decide demitir o treinador!
Como? Demitir um treinador que está em 1.º lugar?
Isso é como uma assembleia de accionistas demitir um gestor que bate recordes com milhões de lucros.
Das duas uma, ou se sabia que o homem ganhava os jogos com aldrabice, com falcatruas, com truques, e aí acho bem a sua demissão, porque as vitórias não valem tudo. Ou então, se havia alguma divergência, nada como definir objetivos e fazer as mudanças no final da época. Então se corria tudo bem....
Uma péssima decisão!
Não só porque desde que demitiram o treinador dos juniores começaram a perder jogos e hoje já estão em 5.º lugar, mas também porque «ofereceram» um bom treinador ao clube rival, o C. da Piedade.
Péssima decisão em dois sentidos. Perdeu a equipa, ganhou o principal rival. Desde que chegou ao Piedade e começou a treinar os juvenis A no campeonato nacional, o treinador que o Almada achou que não prestava ainda não perdeu um único jogo... Já garantiu a não descida de divisão (ontem foi jogar ao campo do Oeiras e foi lá vencer por 3-1...) Equipa esta, hoje com grande sucesso, mas que vivia naquela altura uma fase muito complicada, com trocas de treinadores quase todos os meses, com péssimos resultados. Pior, não só oferecemos um bom treinador ao nosso rival como ainda lhe oferecemos dois excelentes jogadores que estavam no nosso grupo de Juvenis A, o 'Pedras' e o Sandro.
E falando de Juvenis A, concluímos o mesmo. Era a única equipa que oferecia garantias de fazer um grande campeonato, tinha um treinador de créditos firmados, um grupo que mostrara capacidades. O Presidente do clube anuncia publicamente na sua noite de apresentação como novo presidente, aos sócios, que os juvenis são candidatos a subir ao Nacional. Seria a primeira de outros escalões a subirem ao escalão máximo do futebol 11.
Nada mais errado. A equipa revelar-se-ia um grupo em que os egos exacerbados e a má gestão de talentos no plantel mostraria uma equipa desequilibrada, com muitas peneiras, muita soberba, mas sem chama, sem garra.
Como escrevi nos comentários aos jogos, uma equipa que corria metade que todos os nossos adversários.
Jogadores a arrastarem-se em campo... um espetáculo triste de miúdos convencidos mas pouco esforçados. Quando perdemos em casa com o Corroios, vi traçado o destino daquele grupo. 9 jogos, 5 derrotas, 4 vitórias... Qual promoção ao Nacional, qual quê! Uma equipa mediana, um pouco acima que as equipas do fim da tabela...
A direção apercebe-se do descalabro que está à frente dos olhos de todos, demite o treinador.
Mas essa alteração não resolve nada. A motivação, o espírito de grupo, a vontade, o empenho... tudo isso que é fundamental a uma equipa de sucesso, continua ausente. É uma equipa votada a um campeonato de meio da tabela... Uma equipa cuja comunidade, miúdos, pais, tudo à volta daquele grupo emana ondas negativas... não se vê ali entusiasmo, empenho, vontade... parece que estão todos zangados com a vida... enfim! Dali não sai nada...
Só não percebo porque esta equipa continua a usar jogadores de 1997 que podiam estar já a formar a equipa que fará a 1.ª distrital do ano que vem! Em vez de se preocuparem em remediar o que não tem remédio, deviam estar já apostar no futuro, a criar um grupo que possa ter sucesso no ano que vem!
Mas nada...
Ainda nem se sabe quem vai treinar os juvenis A na época do ano que vem.
Tal como venho sempre dizendo, os clubes com ambição estão já a fazer convites a jogadores que querem ver nas suas equipas... nós continuamos a dormir... lá para julho alguma mente sábia decidirá quem vão ser os treinadores dos vários grupos... e só em setembro vão andar atrás de bons jogadores... Obviamente esses bons jogadores já terão sido cativados por outros clubes! Será tarde!
Depois esperam milagres... subidas de divisão...
Os Juvenis B fizeram um campeonato difícil. Mudanças de treinadores a meio da época, jogadores «retirados ao grupo» para irem jogar aos «A», muitos miúdos lesionados... não foi nada fácil!
Com muita imaginação e esforço, a equipa técnica foi conseguindo formar equipas semana a semana... quase sempre com jogadores diferentes. Conseguiu fazer um 4.º lugar, num grupo de 14 equipas... 12 delas equipas «A», com miúdos um ano mais velhos que os nossos.
O balanço é francamente positivo.
Para uma equipa B, é muito bom!
Os Iniciados A ainda têm possibilidades, mas terão oferecido o campeonato ao C. Piedade a semana passada em Setúbal.
O Piedade começou o campeonato em 1.º, e manteve o 1.º lugar durante várias jornadas. Mas a dada altura o Almada tomou a dianteira e nunca mais largou! Agora que faltavam 3 jornadas, estava quase tudo resolvido, perdemos.
Agora já não dependemos de nós.
Temos de ganhar os 3 jogos e esperar que o C. Piedade acuse a pressão e perca pontos...
Ainda é possível!
Os Iniciados B são talvez o único grupo que pode gabar-se do sucesso. Ficaram em 2.º lugar, o que para uma equipa B é absolutamente fantástico, apesar de falarmos de uma 3.ª divisão.
Vão agora disputar a liguilha para a subida de divisão. Podem, eventualmente, ser o único grupo do futebol 11 a subir de divisão... A ver vamos...
Mas há um factor muito perigoso para este grupo.
É um grupo muito forte,. com excelentes jogadores (de referir que têm 6 miúdos na seleção distrital de Setúbal) e imagino que devem ser muito persistentes os convites para estes miúdos incorporarem clubes maiores. Se até aqui era fácil convencê-los: «Deixem estar que para o ano vamos jogar no Nacional e vamos poder mostrar a Benfica, Sporting e Belenenses que não estamos muito abaixo»... Agora começa a ficar mais difícil: Ainda para mais com o nosso principal rival no Nacional... Ali mesmo ao lado! Se os Iniciados não subirem, será o Almada capaz de manter aquele grupo repleto de talentos, de 1999, a disputar a 1.ª distrital? Na prática, se iniciados não subirem, este grupo só joga no Nacional na melhor das hipóteses daqui a 3 épocas, quando forem juvenis A... complicado! 2013/14 Iniciados A, 2014/15 Juvenis B, 2015/16 Juvenis A.
No futebol 7 o panorama é mais risonho.
Nos infantis nenhuma das equipas conseguiu os dois primeiros luhgares para as fases finais em que se decide quem vai ser campeão distrital.
Mas temos agora nos complementares equipas muito fortes, nomeadamente a equipa de Infantis A, que vai invencível em 1.º lugar.
Candidata a campeão do Complementar.
Em Benjamins, conseguimos levar uma equipa à fase final.
Temos uma equipa fortíssima, mas dizem-me, quem tem visto os jogos, que tem havido uma descaradíssima onda de péssimas arbitragens a desfavor do Almada...
Parece que está está escrito quem vai ser campeão distrital de Benjamins... e é pena.
O fabril leva 25 pontos e o Almada 18, em 9 jogos. Faltam 5 jornadas... ainda tudo é possível. A ver vamos. A segunda equipa de Benjamins foi campeã na primeira fase, mas como o Almada não pode ter duas equipas na fase final, esta equipa está agora a disputar o Complementar.
Em Escolas, temos uma equipa na Fase de apuramento de campeões, começou a semana passada. à primeira jornada estamos em 1.º lugar... com uma vitória por 8-1 na estreia.
A equipa B de escolas começa amanhã o Complementar, mas como vem de um 1.º lugar na primeira fase, prevê-se mais um bom desempenho.
Em conclusão: No futebol 11 temos ainda três escalões com possibilidades de subida de divisão, os Seniores (é difícil mas não impossível) os Iniciados A (não depende de nós... só se o Piedade perder pontos nas 3 jornadas que faltam) os Iniciados B (vão disputar a liguilha de subida à 2.ª divisão distrital).
Os restantes 3, os juniores já não têm grandes possibilidades de subir, mas podem ainda subir na classificação. Os Juvenis A o melhor que podem conseguir é um 5.º lugar, atualmente estão em 6.º.
Os juvenis B conseguiram um bom 4.º lugar e vão agora começar o Complementar. Acredito que possam conseguir a taça que obtiveram no ano passado também. A ver vamos... como corre...
No futebol 7 o panorama é muito mais favorável. Infantis A podem ganhar taça de campeões do Complementar. Nos Infantis B também temos uma equipa no 1.º lugar do Complementar (fortes hipóteses de levar a taça) e outra em 3.º lugar. Não é tão fácil. Benjamins A ainda podem ser campeões distritais (embora tenham desvantagem grande do Fabril- é muito difícil) Os Escolas A podem ser campeões distritais, vamos ver como corre a fase final, e os Escolas B tb são candidatos à taça do Complementar.
No total, o Almada pode ter a possibilidade de deslocar-se a Setúbal no final do verão para receber uma boa meia-dúzia de taças... ou não! Ainda tudo pode acontecer! Mas há fortes probabilidades.
Provavelmente no futebol 11 não terá muitas, no futebol 7 são mais sólidas as hipóteses.
--------------------------------------------------------------------------------
Se os Iniciados A do Almada não conseguirem subir ao Nacional é uma pena.
Uma pena, mas não apenas para o Almada. É uma pena para a competividade em geral.
O Almada tem uma equipa B de Iniciados fabulosa, uma equipa que iria fazer um campeonato Nacional muito competitivo. Ao contrário, o C. Piedade, se subir ao Nacional, vai ter dificuldades em não descer na época seguinte, porque a sua equipa B que irá disputar o Nacional é uma equipa de fim de tabela...
É uma equipa que está para descer à 3.ª distrital, em penúltimo lugar.
O mesmo se pode dizer da equipa de juvenis.
A equipa de juvenis A do C. Piedade é muito forte, garantiu a manutenção no Nacional.
Mas a equipa que vai disputar o Nacional na época que vem, é a equipa de Juvenis B que fez connosco o campeonato da 2.ª distrital. Ficou em 9.º lugar, 26 jogos, 8 vitórias, 6 empates, 12 derrotas...
goal average negativo, 50 marcados, 64 sofridos...
Temos de reconhecer, não é uma equipa muito competitiva para disputar um Nacional.
Por outro lado, se o C. Piedade for o único clube aqui por perto (concelhos de Almada, Seixal, Sesimbra e Barreiro) com equipas no Nacional de Iniciados e de Juvenis, é natural que venha a receber muitos reforços. Como todos nós sabemos, há muitos paizinhos que vivem nessa ilusão de querer ver os filhinhos a jogar contra equipas do Nacional... sem querer saber se o filho vai ter lugar, se vai jogar muito, se a equipa vai ser competitiva e vai ter sucessso...
Muitas vezes cometem erros, nomeadamente a desistência do futebol...
-----------------------------------------------------------------------------
NOTA FINAL:
É verdade que um início de época muito favorável levou a uma confiança e uma esperança muito elevadas. E que a não concretização desses sonhos iniciais causa alguma frutração, alguma tristeza.
Mas chegados ao final da época, não sejamos demasiado críticos.
É verdade que todos queríamos que o Almada este ano levasse 2 ou 3 equipas para os Nacionais, que conseguisse várias equipas de futebol 7 nas fases finais, é verdade que tudo isso parecia possível.
Mas não nos esqueçamos da realidade. De pés no chão temos de reconhecer que esta época que agora termina foi muito, mas mesmo muito positiva.
Já não estamos em 1.º lugar no ranking distrital. O Fabril tem vindo a crescer na formação e destronou o Almada. Mas continuamos em 2.º lugar. Continuamos a ser o unico clube que está nos 3 primeiros dos 3 tops distritais, global, futebol11 e futebol 7.
E isso tem de ser reconhecido.
Mesmo que não consigamos o 1.º lugar em nenhum escalão do futebol11, não podemos deixar de assinalar que podemos ter 3 equipas em 2.º ou 3.º lugar... que ficámos com uma em 4.º lugar e outras duas não deverão ficar abaixo de 6.º lugar. Ou seja, todos os 6 grupos de futebol11 são grupos altamente competitivos, a disputarem os primeiros lugares.
Quantos clubes podem dizer o mesmo? Que têm todas as equipas de futebol11 a disputar os primeiros lugares? Eu acho que não haverá muitos...
Sem comentários:
Enviar um comentário