sábado, 20 de abril de 2013

Paio Pires - 2 Almada «B» - 0 Jogo de Treino juvenis 20ABR2013


Jogo de treino no campo da Abelha, em Paio Pires, um dos melhores sintéticos do distrito e um campo que gosto sempre de visitar, não sei se é por ser espaçoso, se é por ter uma boa exposição solar, sei que gosto sempre de ver as nossas equipas jogarem ali, e normalmente jogamos bem neste campo.

Hoje não foi exceção!

Alguns dirão, «mas perderam 2-0!»
É verdade perdemos 2-0 contra uma boa equipa, uma equipa que provavelmente vai subir à 1.ª distrital. Uma equipa que tem um plantel muito forte, boa defesa, um meio campo equilibrado, e uma linha avançada a trabalhar para um único jogador, o Ronaldo, que é, de facto, um jogador com imensa força, com muita vontade, com uma capacidade física acima do normal e embora não seja nenhum prodígio com a bola nos pés, toda aquela força e intensidade acaba por resultar em golos.

Foi o que aconteceu hoje, Ronaldo tentou, tentou, não teve grande sucesso na 1.ª parte. mas na 2.ª parte insistiu e acabou por fazer dois golos.

Talvez seja por isso que o Ronaldo já tem contrato com o Sporting, equipa onde vai jogar na próxima época.
Parabéns Ronaldo!

Mas hoje foi daqueles casos em que não me chateia nada dizer que perdemos, porque há razões
para termos perdido, mas há também muitas razões para sairmos de Paio Pires felizes com o que vimos, porque se no total dos 80 minutos houve uma equipa que jogou melhor futebol, essa equipa foi o Almada.
Eu explico!

A primeira parte foi quase totalmente passada no meio campo do Paio Pires.
Dominámos o meio campo, e fomos mais dominadores em quase todo o campo. Tivemos um futebol mais bonito, na maior parte do jogo (nem sempre, não exageremos).

Também gostei do futebol do Paio Pires, é uma equipa que constrói tudo para o Ronaldo, mas constrói futebol com a bola no chão, joga às linhas, procura um futebol apoiado. E isso do que eu gosto!
Parabéns ao Almada, mas parabéns também ao Paio Pires.
Foram duas equipas dignas de um bom futebol e assim dá gozo ver futebol.!

BREVE RESUMO
No geral, a primeira parte foi do Almada. Uma ou outra jogada de perigo do paio Pires, mas foi o Almada que chutou mais à baliza, que construiu mais, que dominou mais. Não foi capaz de criar jogadas de golo, e aí temos de dar os parabéns não sou à defesa do Paio Pires como ao excelente guarda-redes, extremamente seguro.

Chegamos ao intervalo com essa sensação. De uma equipa mais dominadora, a chegar mais vezes à baliza adversária, mas sem oportunidades de golo flagrantes. Ao contrário, o Paio Pires, a dominar menos, a viver dos contra-ataques direccionados para Ronaldo, mas a chegar à nossa àrea com muito perigo. Aquele Ronaldo sempre que entra na área, tudo pode acontecer, porque o rapaz é uma força da natureza, muito difícil de ser travado.

Começa a segunda parte e o mister Gabriel troca praticamente toda a equipa. Ficam apenas o Carmelo à baliza, e o Leo e o Mário no meio campo. Toda a restante equipa é trocada.

Um conjunto mantém-se forte, mas menos forte, na minha modesta opinião. Há setores que ficam mais fragilizados e isso agora nota-se, com o Paio Pires a chegar à nossa baliza com mais facilidade.
Logo no início da segunda parte o Paio Pires faz um golo que é uma infantilidade nossa.
Desentendimento entre guarda-redes e defesa central. Um diz «deixa, deixa...» o defesa continua sem tocar na bola mas a tentar protegê-la... mas o guarda-redes não chega à bola com a rapidez que se esperava, e, claro, é o Ronaldo que dá um toque na bola antes dos dois do Almada... e faz o golo...

Das duas uma, ou o Valdemar ignorava as ordens do Carmelo e tirava a bola dali (teria sido a melhor solução...)  mas estaria a desobedecer a uma ordem do guarda-redes que é quem está de frente para a jogada e com maior capacidade de percepção do que se estava a passar... percebo que o Valdemar tenha cumprido, deixou... Só que quando se diz «deixa», não se pode esperar...  O Ronaldo não esperou e aproveitou o desentendimento.

Acontece. Não é nada de grave, acontece com os melhores, é do futebol... é com estas que aprendemos! tenho a certeza que o Carmelo nunca mais vai dizer «deixa» numa jogada em que não tem a certeza de ser o primeiro a chegar à bola... e o Valdemar também ficará com esta na memória e nunca mais vai «deixar» a bola... à primeira oportunidade tira-a dali daquele sítio tão perigoso...

Mais uns minutos e o Paio Pires faz o 2-0... uma desatenção na defesa e o Ronaldo aparece sozinho na área. Não sei se estava fora-de-jogo, mas também sem fiscais de linha não se podia esperar tamanha precisão na arbitragem.

Depois do 2-0 o Almada voltou a ganhar preponderância, e entretanto o mister foi recuperando alguns dos jogadores da primeira parte, e a equipa foi ficando cada vez mais forte e é nos últimos 10 minutos que o Almada faz o melhor futebol. Com várias oportunidades de golo, viram-se algumas grandes jogadas de futebol! Foi uma emoção... mas mais uma vez o guarda-redes do Paio Pires esteve excelente nomeadamente numa jogada em que o Daniel entrou nas área e fez um remate fabuloso, mas o rapaz esticou-se e foi buscá-la mesmo ao canto.

CONCLUSÂO: 
Vi hoje alguns dos melhores momentos de futebol de toda a época. Que me desculpem todos os jogadores da equipa «A», mas hoje foi a primeira vez que voltei a ver um Almada a dominar, a mostrar bom futebol, a mostrar ao adversário que sabe jogar bom futebol.  Coisa que raras vezes vi em praticamente todos os jogos que vi da equipa «A», que foram alguns 15 jogos...
Hoje vi aquilo que gosto de ver numa equipa, atitude, vontade de fazer bom futebol, empenho, dedicação, espírito de equipa, entre-ajuda. Todos a lutarem por algo comum, a equipa. Sem individualismos, sem vedetismos, sem preguicites, sem amuanços...  Todos a darem o litro.

Parabéns miúdos!
É assim que se joga futebol!
A jogar assim vão longe!



DESTAQUES:

Já há muito tempo que não fazia apreciações individuais nas minhas crónicas dos jogos, mas depois deste jogo de hoje,  em que vi uma grande equipa jogar, tenho mesmo que realçar algumas prestações, que foram excelentes:

IURI. Depois do que vi hoje, que me fez lembrar os velhos tempos do Iuri na seleção distrital SUB14 do mister Chaby, (hoje percebo que, de facto, o mister tinha um grande olho para os talentos... ) não tenho dúvidas em dizer que o Iuri a defesa direito é, provavelmente, dos melhores jogadores de todo o distrito naquele lugar.
É imbatível. Ele tem tudo para ser um jogador fora-de-série naquele lugar. Ele chega primeiro à bola quando ela vem de longe, ele é rapidíssimo e nunca se deixa ultrapassar pelo extremo, qualquer que seja a sua velocidade,  ele eleva-se como ninguém para tirar as bolas altas de cabeça,  ele sai com a bola nos pés com uma velocidade invejável, ele ameaça ir á linha e mete para dentro e já ninguém o apanha, mete o turbo e, de repente, numa jogada em que estamos a defender o Iuri consegue transformar numa jogada de contra-ataque perigosíssima pela rapidez com que decide e executa.
Procurando um paralelo no futebol senior, diria que o Iuri é uma espécie de  Maxi Pereira...  Ele defende como ninguém, e ataca como poucos.
Depois de ver o Iuri jogar hoje, e até sabendo que nos últimos meses tem andado pouco motivado, fico perplexo a pensar como é que foi possível pensar que o Iuri seria melhor jogador noutro espaço do campo. É verdade que todos sabemos que o Iuri adora fazer golos, e por isso adora jogar o mais à frente possível... Só que o Iuri á frente é apenas um bom jogador, a lateral direito ele é fora de série...
Tirar o Iuri daquele lugar é quase um crime!
O que vi hoje foi um jogador muito acima do nível médio que temos no Almada.
Com um jogador destes no plantel, para quê fazer experiências noutros lugares???


DANIEL CARVALHO. Já não via o Daniel jogar há vários meses, desde que o meu miúdo se lesionou e largou os treinos. Já não me lembrava como o Daniel é rápido, como tem uma finta rápida e imprevisível, como se empenha em campo. Uma equipa que tem dois jogadores que sobem na linha como o Iuri e o Daniel tem à partida dois grandes trunfos. Tal como o Iuri, o Daniel a lateral esquerdo é fora-de-série e na minha modesta opinião, é o seu lugar natural, onde tira mais proveito da sua rapidez e finta desconcertante! Não esquecer o seu sentido de baliza, viram como o Daniel se apercebe da  possibilidade de entrar pelo meio e rematar com perigo e não desperdiça a oportunidade, com grande rapidez.


SANTANA. Também não via o Santana jogar há muito tempo, sinto-o agora um jogador mais seguro de si, mais rápido a decidir (a meu ver das poucas fragilidades que tinha) e mais intenso na disputa com o adversário! Um Santana mais rápido, mais decidido, mais intenso, é um central fora-de-série... e uma garantia defensiva (com o seu 1,90) no futebol aéreo!


TRIO RICARDO, LEO E MÁRIO. O meio campo esteve muito bem, muito seguro a defender, a fazer um futebol apoiado, passes curtos, foram geniais em alguns momentos do jogo. Pena que, ofensivamente,  às vezes o Ricardo demorasse a decidir o passe, basta um segundo de atraso para se perder uma grande oportunidade. Mas é um pormenor a corrigir. O Leo esteve em grande e o Mário hoje já foi um bocadinho daquilo que lhe conhecemos, depois de praticamente 3 meses parado.

ANDRÉ CARVALHO. Entrou na segunda parte, numa equipa menos forte e isso deu-lhe menos posse de bola, mas adorei a atitude, a garra, a rapidez. Esteve em grande forma o André, a jogar atrás do avançado, lugar onde mostra qualidades nas tabelinhas, passes rápidos e rapidez na posse de bola. Se fosse um pouco mais intenso, mais agressivo na bola, sem medo do choque, poderia tirar grande proveito no lugar de ponta de lança. São pormenores a melhorar!

GONÇALO MARTINS. Esteve imparável lá à frente a criar perigo, mas hoje não era o seu dia de concretizar. Criou inúmeras jogadas de perigo, foi rápido a fugir à linha, centrou +ara a área, rematou de longe, tentou tudo... O Gonçalo está melhor a largar a bola quando está apertado pelo adversário. Toma melhores decisões e isso faz dele um jogador cada vez mais completo.

VALDEMAR. Tirando a descoordenação com o Carmelo, esteve bem na marcação do Ronaldo. Fez uma excelente segunda parte. Para quem fez hoje o seu segundo jogo de competição, foi excelente. Falta-lhe competitividade e competição para ganhar ritmo, mas é um excelente central.

RAFA. Esteve excelente. Daqueles dias em que nada falhou. Boas decisões, rápido a resolver, inteligente a fugir da confusão, um jogo perfeito.

TORRES. Tem estado em grande nos últimos jogos, está com uma motivação e uma auto-confiança que o têm tornado dos melhores jogadores em campo. Hoje esteve poucos minutos em campo e depois saiu, esperemos que não seja nenhuma lesão, porque tem estado em grande forma e um dos melhores do grupo.


CARMELO. Está cada vez mais forte na baliza. Mais alto, mais  forte fisicamente, mais confiante. Hoje teve um desentendimento com um defesa, que lhe custou um golo, mas em contrapartida teve bem a sair-se em todas as jogadas perigosas do Paio Pires. Está em grande! Cada vez melhor!

RICARDO FRANCISCO. O Ricardo tem estado a jogar a defesa direito e, confesso, também gosto mais de o ver jogar mais atrás. É rápido, não tem medo do choque, é aplicado, vai á luta. Não é fácil passar por ele no corredor. Como é muito rápido, sobe bem no corredor e permite transições ofensivas com grande perigo. Hoje fez mais um excelente jogo.


Houve mais jogadores com boas prestações em campo, mas estes acho que se destacaram hoje, na minha modesta opinião.


EQUIPA:

Carmelo
Iuri
Rafa
Santana
Daniel Carvalho
Mário
Leo
Ricardo Rodrigues
Samuel
Gonçalo Martins
Chiquinho

SUPLENTES:

Ricardo Francisco
Valdemar
Torres
Miguel Lopes
André Carvalho
Bruno
Zuca
Garcia


AUSENTES:

Gonçalo Santos
Varandas (lesionado - mas esteve a ver a sua equipa)
Matheus
Liladar
Carracinha
Didi (parece que desistiu)

Esteve a ver o nosso jogo o André Horta, que veio passar o fim de semana a casa, vindo de Sines onde agora vive.


Sem comentários:

Enviar um comentário