O Ranking dos campeonatos do distrito de Setúbal elaborado pelo senhor Fernando Santos, incansável, semana a semana sempre a atualizar os dados, provou aquilo que parece evidente para todos: O Fabril é o clube com o melhor trabalho de formação do distrito.
É notável como todas ou quase todas as equipas de competição do Fabril lideram ou espreitam a liderança de todos os campeonatos.
Confesso que não conheço bem o trabalho que é feito no clube, mas os resultados mostram-no: é notável o número de títulos obtidos:
Replico aqui uma nota deixada pelo responsável da formação do Fabril no Facebook:
Este fim-de-semana a Escola Futebol GD Fabril em algumas das muitas actividades que proporciona aos seus alunos, voltou a repetir VITÓRIAS onde já tinha alcançado em anos anteriores.
- A Selecção 2002b pelo 2º ano consecutivo é VENCEDORA do TORNEIO COMPLEMENTAR (Série "B") do seu ano de nascimento.
- A Selecção 2002a pelo 2º ano consecutivo é CAMPEÃ do CAMPEONATO DISTRITAL do seu ano de nascimento, sendo a ESCOLA de FUTEBOL GD FABRIL CAMPEÃ há 2 anos consecutivos no ESCALÃO de BENJAMINS "A".
- A Selecção 2001 pelo 4º ano consecutivo é CAMPEÃ do CAMPEONATO DISTRITAL do seu ano de nascimento (desde 2009 a VENCER!!!!!!!!!!).
Agradecer a todos os que FAZEM PARTE (Alunos e seus acompanhantes) do projecto da ESCOLA de FUTEBOL GD FABRIL e que dela ACEITAM fazer PARTE.
Acreditem que existe muitos momentos em que a vontade é NÃO CONTINUAR mas FELIZMENTE são mais os que me FAZEM continuar do que os OUTROS, pois o ABRAÇO que recebi hoje VALE O ESFORÇO - OBRIGADO!!!!!!!!.
Desde o 1º dia que INICIEI o projecto (8 SETEMBRO 2008) ficou decidido que para fazer parte deste projecto é preciso vontade de 2 partes (ALUNO + ESCOLA DE FUTEBOL) e que a PORTA ESTÁ SEMPRE ABERTA para ENTRAR e SAIR, com uma Certeza as REGRAS e o STAFF são para RESPEITAR e para quem SAI ou NÃO CONTINUA a ESCOLA FUTEBOL GD FABRIL deseja o dobro do que esses nos desejam a nós, com a certeza que iremos cá estar para fazer o melhor que pudemos e sabemos. COM UMA CERTEZA NEM MELHOR, NEM PIOR - MAS DIFERENTE.
- A Selecção de 2004 disputou uma meia-final num torneio entre as suas equipas e FIQUEI ORGULHOSO pelo COMPORTAMENTO dos NOSSOS ALUNOS (durante e final do jogo) e PELA EXCELENTE ATITUDE DOS SEUS ACOMPANHANTES NO FINAL DO MESMO - PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!
Grande parte dessa vontade deve-se à EXCELENTE EQUIPA que COLABORA com a ESCOLA FUTEBOL GD FABRIL e que sem eles era IMPOSSIVEL atingir o SUCESSO que atingimos (e não é só a NIVEL DE RESULTADOS) - Fatima Claudio, Fernanda, David Ribeiro, José Monteiro, Moitinha, Alvaro Mota, Bruno Correia, Pedro Veiga, Nuno Aiveca, Pedro Guerreiro, Nuno Pinheiro, Guta, João Santos, Pedro Costa, Carlos Correia, Vitor Gonçalves, Luis Rocha, Vitor Hugo, José Galante, João Furtado, Ricardo Santos, Daniel Lopes, Carlos China, André Silva, João Abrantes e Manuel Carneiro.
PARA TODOS OS MEUS:
ALEZZZZZZZZZZZZZZ
PS - A época termina a 31 Julho e até lá ainda muito TRABALHO nos falta (muitos torneios e na AFS o escalão de 2003 e 2001/2002 (Complementar Infantis A) ainda não terminou.........
Continuo a agradecer não haver comentários pois o que escrevi não é com esse objectivo, mas sim de VALORIZAR o excelente grupo que TEMOS e que para a época 2013/2014 vai AUMENTAR/MELHORAR.
------------------------------------------------------------------------------------
Ora, feito este balanço, do Fabril, é altura de fazer o balanço do 2.º melhor clube na formação do distrito, o Almada:
Eu diria, resumindo, que esta é uma época exemplar para se aprender com os erros. Uma época em que se começou muito bem em praticamente todos os escalões. Em vários escalões manteve-se no topo até quase ao final dos campeonatos, com possibilidade de subidas de divisões... E acabou-se de forma triste, cabeça baixa, a perder tudo semana a semana...
Nesta altura, julgo que ainda há a esperança de conseguir uma taça de Campeão distrital, e a possibilidade de vencer alguns complementares. Mas aquilo que era o mais importante, foi tudo por água abaixo...
Senão vejamos:
SENIORES:
O Almada a começar bem, esteve talvez mais de metade do campeonato em primeiro lugar. Mas não teve a maturidade, a capacidade de liderança, a estrelinha dos campeões. Na altura decisiva, a poucas jornadas do fim perde jogos inacreditáveis com equipas do fim da tabela, empates com equipas que desceram de divisão... enfim... Alguma coisa não correu bem!
Oferecida a subida de divisão ao Cova da Piedade uma jornada antes do fim do campeonato ao perder por resultado volumoso, 4-1 com mais uma equipa com menos de 20 pontos de diferença...
Conclusão: Uma equipa a praticar bom futebol. Um grupo jovem. Uma dinâmica muito positiva. Mas a fraqueza nos momentos decisivos. Não se pode dizer que seja uma época de fracasso, porque na verdade esta equipa subira da 2.ª distrital na época anterior. Analisando friamente, esta foi uma época fabulosa, se considerarmos que é uma equipa formada quase totalmente com novos jogadores. Poucos vinham da equipa anterior. Foi uma revolução, nova equipa, novo treinador.
Se conseguisse subir de divisão duas épocas seguidas, seria um feito absolutamente notável.
O 2.º lugar acaba por saber a pouco pelo trabalho feito na época.
-----------------------------------------------
JUNIORES:
Mais uma equipa a começar o campeonato de forma notável. A dada altura, está a equipa em 1.º lugar e as mentes brilhantes do Almada tomam a decisão mais absurda que já vi: Demitem o treinador...
Não, não é anedota! Foi mesmo assim! demitem o treinador de uma equipa que vai em 1.º lugar.
A equipa começa a cair, cair, cair... fica a meio da tabela. Depois faz um bom fim de época e volta a subir. O melhor que consegue é o 3.º lugar! Não é uma má classificação. Mas, para quem ia em 1.º lugar a meio...
Parece-me óbvio que os decisores do Almada têm de fazer bem as contas aos erros cometidos nesta época de sucessivos fracassos e aprender com os erros! Se continuam em frente, com arrogãncia, a fingir que nada aconteceu, o desastre acabará por acontecer, e um projeto com todas as condições para ser um sucesso, vai desmoronar-se rapidamente...
Este caso dos juniores é ainda mais grave porque não só se tirou um treinador com sucesso, como se foi oferecer esse treinador ao Cova da Piedade. Curiosamente, o C. Piedade em juvenis estava a fazer uma época desastrada... tudo corria mal, já tinham trocado 3 vezes a equipa técnica, tudo apontava para a descida de divisão. Mas o Almada ofereceu-lhes um treinador vitorioso, que pegou na equipa de Juvenis «A» do Almada e, em 14 jogos perdeu 1, empatou 3 e ganhou 10... foi a melhor equipa do campeonato da despromoção!
Mais uma vez, parabéns aos decisores do Almada, pela ajudinha dada ao clube rival do concelho.
Para agravar tudo, eis que sobe ao Nacional o Pinhalnovense... mas, curiosamente, esta equipa não quer subir e oferece a subida ao 2.º lugar... Sobe o Corroios! E o Almada ali ao lado a espreitar a subida dos outros...
--------------------------------------------------------------------
JUVENIS A
Mais uma lição a tomar!
Quando se aceita um treinador e uma equipa que vêm diretamente, completa, de outro clube (no caso o Corroios) se calhar não é boa ideia... Primeiro tratou-se de desvalorizar os jogadores que estavam no Almada há vários anos, entravam aos magotes miúdos a tentar a sua sorte e eram dispensados... tudo para manter intacta a equipa vinda do Corroios.
Um plantel muito bom, é verdade!
Acontece que a equipa não funciona.
O treinador não consegue fazer nada da equipa. É assumido oficialmente que este é o único grupo, dos 13 de competição, que tem como objetivo a subida de divisão... Mas não passa de discurso, porque no jogo jogado, na luta no terreno, nos 8' minutos de suor os que jogam melhor são sempre os adversários: com 9 jogos jogados o Almada já leva 5 derrotas!
Um desastre completo!
A direção decide mudar a equipa técnica. Mas já nada adiantava.!
Aguentou-se o grupo com dignidade até ao fim, um 5.º lugar que não envergonha ninguém.
A época acabou e o tal grupo que vem do Corroios com a fama e a ambição desaparece todo! Julgo que ainda lá estão um ou dois, tudo o resto desapareceu!
Mais uma lição para a direção do clube!
Importar equipas completas, tenham fama de sucesso ou não, é um mau negócio! Se as coisas correm bem, a coisa ainda se aceita, se corre mal, desaparecem todos que nem ratos... a ligação ao clube não é nenhuma, estão ali como podiam estar noutro sítio, não sentem qualquer afeto ao clube, não têm qualquer amor à camisola, estão ali por interesses egoístas e desaparecem de um dia para o outro!
O que é que o Almada ganhou com aquele grupo? Nadinha... não ganhou nada, desprezou jogadores que esses sim tinham amor à camisola amarela do Almada, alguns miudos estavam no Almada desde os 7 ou 8 anos, foram corridos e desprezados... e as «estrelas» que fizeram um campeonato que fica nos seus currículos como uma época miserável fugiram logo que puderam!
-------------------------------------------------------------------
JUVENIS B
As equipas «B» são sempre equipas que contam menos, que se valorizam menos. Também esta foi uma equipa que mereceu pouca atenção. Os treinadores trocaram ao longo da época várias vezes, alguns jogadores iam chamados aos «A», outros lesionados... uma época muito difícil, mas afinal uma época com sucesso. Uma equipa «B», a jogar contra adversários mais velhos, conseguiu um 4.º lugar, com muitas mais vitórias que derrotas. Com mais 30 pontos que outra equipa B, o C. Piedade.
Agora a fazer o Complementar com 5 jogos, 5 vitórias... não tenho dúvidas que, dentro das contrariedades, do desprezo com que foi tratado o grupo... foi uma época de sucesso!
----------------------------------------------------------------------------
INICIADOS A
A morrer na praia. Este grupo fez o campeonato do Benfica de Jesus. Um excelente campeonato, a dada altura assume o comando, faz muitas jornadas a liderar e depois... a 3 ou 4 jornadas do fim perde um jogo em Setúbal, contra o Pelezinhos... Na semana seguinte vai-se abaixo psicologicamente e empata em casa... Está oferecida de bandeja a subida ao Nacional ao C. da Piedade.
É frustrante, é desesperante... mas é preciso aprender com os erros! Os campeonatos só se ganham na última jornada! Quando se quer ter sucesso tem de se lutar mais que os adversários. Não se conseguiu! Foi pena... Já vamos no terceiro grupo que esteve quase, quase...
----------------------------------------------------------------------------
INICIADOS B
Mais uma equipa que, quando já se sabia do desaire dos Iniciados «A», se acreditava que podia salvar a época ao Almada. Sempre pensei que ia ser esta a única equipa a subir de divisão. Pois... perdeu hije em casa, por 3-0, com o Alfarim e praticamente comprometeu essa possibilidade. Julgo que matematicamente ainda é possível, ainda faltam duas jornadas, mas tudo se tornou muito difícil!
É verdade que se trata de uma equipa B, e o facto de estar nesta fase de apuramento de campeão da 3.ª divisão já é sinal de muita qualidade.
Mesmo assim. Temos aqui mais um caso de uma equipa que faz um campeonato exemplar e deixa perder tudo nas últimas semanas...
Pior ainda, se o grupo fica contagiado com esta onda negativa de insucessos, como oferecemos o Nacional ao nosso rival do concelho, que ainda por cima essa equipa vai ser treinada pelo ex-treinador de juvenis A do Almada... ou seja conhece muita gente... vai certamente convidar muitos dos talentos deste grupo de 1999, e está criada a receita para mais uma vez estarmos a ajudar o nosso rival!
Ainda por cima a equipa de iniciados do C. Piedade que vai para o Nacional não tem jogadores, os miúdos de 1999 estavam na 2.ª divisão e desceram... um grupo fraquérrimo! Vão precisar de reforços e o Almada está repleto de grandes jogadores. Vai ser preciso ter muitos bons argumentos para travar esses miúdos!
Esta parece ter sido uma época em que o Almada tomou muitas decisões erradas para ajudar o C. da Piedade!
Que se aprenda com os erros...
------------------------------------------------------------------
No Futebol 7, genericamente, estamos acima da maioria dos clubes à nossa volta. Tirando o Fabril, somos superiores em quase todos os escalões.
Mas falemos em títulos: Vamos consegui-los ou tal como no futebol de 11 também nos ficamos pelos segundos lugares??
Pois... é verdade. Também no futebol 7 ficámos ali à beirinha...
Nos
Infantis nada...
Julgo que vamos ganhar o Complementar de Infantis A!
Nos
Benjamins, começámos mal, depois recuperámos, mas o Fabril provou que era superior!
Fabril Campeão distrital! Almada mais uma vez no eterno 2.º lugar!
Nos
Escolas, a taça de campeão distrital tem estado ali ao lado... sempre com avanço, eis que ontem perdem em casa com o Quinda do Conde por 3-2... Agora já não há margem para erros. Faltam duas jornadas e temos os mesmos pontos do Fabril!
Ao menos neste grupo vamos ser capazes de manter a superioridade até ao fim??
Esperemos que sim!
Ao menos um escalão consiga a taça... numa época para esquecer!!!
---------------------------------------------
O que é que o Almada ganha esta época?
Para já... quase nada!
Mas vamos Recapitular esta jornada para ver como estamos e o que ainda é possível:
9 jogos, 5 vitórias, 3 derrotas e 1 empate.
Esta jornada foi muito negativa. Nem tanto pelos resultados, mas pelas suas implicações.
As derrotas e o empate são autênticos trunfos aos adversários diretos! E mesmo a terminar os campeonatos... é pena!
DESTAQUES: Os Escolas A comprometem o primeiro lugar que t~em tido desde o início do campeonato ao perder em casa com o Quinta do Conde.
Os Benjamins A venceram, mas não adiantou nada. O rival, o fabril, venceu também e sagrou-se Campeão Distrital!
A vitória dos juvenis B na Charneca mantém a equipa invencível neste Complementar.
Falta uma jornada para o Almada.
Os seniores perderam no Desportivo de Portugal e ofereceram a subida de divisão ao C. da Piedade.
Destaque negativo para a equipa Infantis B1 que ao empatar em casa com equipa do fim da tabela, ofereceu o 1.º lugar destacado ao C. da Piedade. E também para os Iniciados B, a única equipa que ainda se esperava que pudesse conseguir a subida de divisão, à 2.ª distrital, mas perde em casa por 3-0 e compromete tudo. Desconfio que matematicamente é possível, mas depois do resultado de hoje é praticamente impossível...
Seniores
Desportivo de Portugal - 4 Almada - 1
2.º lugar
Falta uma jornada, está tudo decidido!
C. Piedade sobe à nova 2.ª divisão Nacional
Juniores
ACABOU CAMPEONATOFicámos em 3.º lugar
Juvenis «A»
ACABOU CAMPEONATOFicámos em 5.º lugar
Juvenis «B»
Charneca - 0 Almada - 3
1.º lugar
Complementar
Iniciados «A»
ACABOU O CAMPEONATO
Ficámos em 2.º lugar
Iniciados «B»
Almada - 0 Alfarim - 3
ESTAMOS EM último lugar
FASE APURAMENTO CAMPEÃO (só os 2 primeiros sobem de divisão)
Infantis «A»
Almada - 4 Corroios - 0
1.º lugar
Complementar
FALTA UMA JORNADA MAS JÁ SOMOS CAMPEÔES |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Infantis «B1»
Corroios - 1 Almada - 1
2.º lugar
Complementar
Este empate hoje compromete, mas a última jornada é Almada - C. Piedade!
Infantis «B2»
Almada descansou!
3.º lugar
Complementar
Benjamins «A»
Almada - 3 Rosarense - 1
2.º lugar
APURAMENTO DE CAMPEÂO
FABRIL SAGROU-SE CAMPEÃO DISTRITAL
ALMADA É VICE-CAMPEÂO DISTRITAL
Benjamins «B»
Almada - 14 Barreirense - 1
1.º lugar
Complementar
ALMADA É CAMPEÂO DO COMPLEMENTAR COM UMA EQUIPA B
Escolas «A»
Almada - 2 Quinta do Conde - 3
1.º lugar
APURAMENTO DE CAMPEÃO
Faltam 3 jornadas!
Escolas «B»
Almada - 2 Beira-Mar - 0
1.º lugar
Complementar
Faltam 2 jornadas
NO FUTEBOL 11
3 jogos
1 vitória
2 derrotas
3 equipas acabaram a época
NO FUTEBOL 7
6 jogos
4 vitórias
1 empate
1 derrota
1 equipa descansou
TOTAL
9 jogaram
5 vitórias
1 empate
3 derrotas
30 golos marcados
13 sofridos
CLASSIFICAÇÔES:
5 equipas em 1.º lugar
4 equipas em 2.º lugar
2 equipas em 3.º lugar
1 equipa em 4.º lugar
1 equipa em 5.º lugar
Não está mal!
Em 13 equipas de competição apenas duas ficaram fora do pódium!
--------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------
EM CONCLUSÃO:
Esta época pode ficar na história do Almada por uma de duas formas: Só depende da direção do clube decidir qual delas prefere:Ou será a época que marca o início do fim.Se insistirem no erro e não perceberem que um clube para crescer e chegar ao topo não basta ter bons treinadores e bons métodos, é preciso muito mais. E foi aí que falhou muita coisa esta época! Falta humildade para perceber que temos de acarinhar as pessoas que estão com o Almada, que dão muito de si pelo clube, as pessoas que estão disponíveis para ajudar mais e mais, daqueles que defendem o clube acima de tudo, dos que estão no clube sem ser apenas pelo interesse mesquinho de terem contrapartidas para os seus filhinhos. Porque esses, no momento em que lhes acenarem um convite para algo que julguem ser melhor, não hesitam um segundo! Saltam e amanhã são os primeiros a denegrir o Almada. Mas há os outros. Há os que defendem o Almada, os seus treinadores, a sua formação.
E há muita gente assim, muita gente desinteressada, que compreende e apoia o projeto do clube e está disponível para ajudar!
Até aqui, os responsáveis do clube acharam que a melhor ideia era desprezar toda essa gente... tratar com desprezo, com falta de respeito, com arrogância, pessoas que deram grande parte da sua vida ao Almada. Eu conheço algumas, pessoas que sofrem pelo clube, que fazem tudo para chamar novos talentos ao clube, que gastam centenas de euros no telemóvel para resolver problemas, para ajudar o clube.
Pessoas que nem sequer são consultadas quando se tomam decisões importantes. Pessoas que durante anos e anos se dedicaram a defender o clube, a atrair novos apoiantes, pessoas que mereciam atenção, carinho, apoio.
Enquanto não perceberem que maltratando e ignorando estas pessoas, o clube jamais terá aquela massa de apoio ao sucesso, a dinâmica de vitória, o espírito e motivação de grupo... e sem essa massa de apoiantes, o clube jamais crescerá.
Ficará eternamente (enquanto os bons treinadores se mantiverem no Almada e não saírem, quando estes abandonarem, é o fim...) o clube dos 2.ºs lugares...
Ou a época que marca a passagem dos bons resultados para a obtenção dos títulos e a subida aos nacionais.Esta pode ser, e eu estou a apostar nisso, a época do «salto».
A época em que o Almada passa para um estágio superior.
Até aqui o Almada tentou, e conseguiu, com elevado sucesso, apagar a péssima imagem que o clube tinha há 5 anos. Era um clube sem equipas competitivas, um clube que tinha equipas nos últimos lugares das classificações. Sem sucesso desportivo, sem miúdos... um clube fantasma.
Hoje a imagem é outra.
A atual direção do clube tem grande parte do mérito dessa transformação.
Hoje o Almada é o segundo clube na formação do distrito!
Todas as 13 equipas de competição são competitivas.
Espreitem todos os clubes do distrito e vejam se descobrem algum clube que não tenha uma única equipa nos últimos lugares... Pois é, o Almada, a pior classificação que obteve este ano foi o 5.º lugar dos juvenis A...
Mas falta o «click» para um estágio superior.
Falta passar do clube das boas equipas para o clube dos títulos e das subidas de divisão.
Para essa alteração substantiva são necessárias alterações importantes.
O clube tem hoje uma imagem de arrogância.
No ano passado assumiu como garantida a subida de divisão em Juvenis A e essa aposta revelou-se um fracasso!
O clube tem de ter uma postura de humildade. TEm de provar semana a semana que é superior, mas sem nada garantido!
O clube tem de deixar de pensar que pode mandar naquilo que os apoiantes, pais e amigos decidem dizer sobre o Almada.
Proibir blogues, decidir quem pode e não pode escrever, o que se pode e não pode escrever, são atitudes de arrogância que afastam as pessoas.
O Clube devia pedir a ajuda a todos para que «vendam» uma boa imagem do Almada.
Criem blogues, façam páginas do Facebook, falem do Almada, das suas vitórias, dos seus sucessos, mas também do que correu ,menos bem, sejam transparentes, não tentem mascarar a realidade.
Não é com mentira e a esconder a verdade que se cativam apoiantes e adeptos.
É com verdade!
As pessoas que não se sentem bem no clube, falem com elas, a bem, sem ameaças, com educação, sem políticas de não-retorno, tentem perceber porque estão insatisfeitos, encaminhe as pessoas para onde possam ser felizes.
O Clube tem de ser visto como uma casa de gente de bem.
Tratar mal um miúdo hoje, é fechar a porta amanhã a dois ou 3 talentos que até estavam a pensar vir para o Almada, mas como são amigos do outro que foi maltratado... já não vêm...
Tratar mal um pai bem intencionado, como se fosse algo sem importância, é arranjar mais meia-dúzia de pessoas que vão ter histórias negativas do clube para contar a mais uma dezena de pais... E a história vai ganhar dimensões...
Todos sabemos que o futebol está cheio de gente com maus fígados, gente que quer a todo o custo que os filhos venham a ser futebolistas, e que nesse intuito são capazes de tornar a vida de treinadores e diretores um inferno, mas um clube que quer ter sucesso tem de ter a capacidade de saber lidar com essa gente! É cortar na altura certa!
Um clube com ambições tem de ser um clube que adapta a sua organização à dimensão do clube.
Eu acredito que o clube vai conseguir ultrapassar esta barreira.
Ao contrário de outros clubes, o Almada tem sabido preservar alguns dos verdadeiros «almadenses». Aqueles que têm amor à camisola. E isso permite-lhe manter a sua identidade, ao contrário dos clubes que vêm miudos entrar e sair ano para ano... pouco importa...
Se o Almada conseguir manter em cada escalão sempre um núcleo duro de jogadores que são bons atletas, bons cidadãos, defensores do Almada , isso pode permitir manter a identidade do clube e a evolução. Mas isso consegue-se mantendo uma estreita ligação ao grupo, seja pelos diretores, treinadores ou responsáveis do clube. Se se perde esta ligação...
Dou um exemplo: imaginem que na próxima época de juvenis «A» saía o diretor Nuno Morais e os treinadores com quem o grupo agora mais se identifica, César e Gabriel? Sabem o que acontecia? O mais provável era a saída do clube de alguns dos jogadores mais antigos...
Outro aspeto muito importante: Para o sucesso desportivo não basta ter bons treinadores e bons jogadores. Não se consegue ter sucesso sem esses dois argumentos, mas só isso não chega!
Se viram as entrevistas pós-final da Liga dos Campeões ouviram o holandês, Robben dizer qual é a chave do sucesso do Bayern de Munique: «Somos uma verdadeira equipa! Todos lutamos pela equipa, todos atacamos, todos defendemos, todos ajudamos!»
Esta é a chave do sucesso!
Quem viu jogar no início da época a equipa de Juvenis «A» percebeu rapidamente porque é que aquele grupo ia ser um desastre: demasiados egos. Uns não corriam para trás, outros não corriam para a frente, outros só passavam a bola a certos jogadores, outros passeavam-se em campo, outros mostravam que sabiam fazer fintinhas bonitas... Isto não é futebol! Isto é um desfile de vaidosos sem qualquer consequência!
Equipas que dão o litro em campo, são equipas vencedoras!
Como é que se ganha espírito de grupo? Pois é. É preciso muito trabalho. E não é só trabalho de treino.
Consegue-se com iniciativas extra-futebol, consegue-se com atividades que criam laços entre os miúdos! consegue-se com estágios, com torneios, com passeios...
Tudo isto dá trabalho! Muito trabalho!
E damo-nos ao luxo de prescindir de gente disponível para ajudar???
Pois é!
Este foi o grande erro que se cometeu este ano no Almada!
Desperdício de recursos extremamente úteis!
Foi este pequeno «click» que faz a diferença entre
«boas equipas» e
«equipas vencedoras» que tornou o Almada no clube da síndrome do 2.º lugar!
Há que reforçar o espírito de grupo no Almada, são necessários grupos coesos, equipas que sejam «Equipa!»