sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Um elogio ao grupo de juvenis do C. Piedade


Bem sei que muita gente sofre de «clubite aguda» e achará mal que alguém que é simpatizante do Almada venha fazer um elogio público a um clube adversário... Pois, eu sei disso!

Eu sei que não está na moda reconhecermos que os adversários às vezes são melhores que nós.
Eu sei que não é habitual assumirmos publicamente quando estamos mal e elogiarmos os nossos adversários.

Pois, eu sei isso tudo. Mas mesmo assim... é assim que penso, eu sempre me assumi como alguém que assume valores, não defendo clubes, nem quintas, nem amigos... defendo valores, e defendo o futebol.

E não há duvida que me sinto obrigado a fazer um elogio público ao grupo de juvenis do C. da Piedade.

E digo já porquê. Para que não fiquem dúvidas... Eu sou assim, transparente, lamento:   (também sei que os habituais má-línguas do futebol estão já a esta hora a pensar: «Ah, então já está a dar graxa ao Piedade é porque vai mudar o filho para lá...»)

Pois, nem o meu filho está a pensar sair do Almada (só se o desaire for mesmo tão desastroso, tão desastroso... coisa que não acredito que possa acontecer...)  nem o meu filho poderia ir para o C. da Piedade, e muita gente sabe porquê... Apesar de ter tido em tempos um convite!


Ora, então porque razão me sinto na obrigação de fazer um elogio a este grupo?

1.º Fui ver o primeiro jogo deste grupo no campeonato Nacional de Juvenis. Foi na Piedade, contra o Fabril. Na altura escrevi um pequeno texto sobre esse jogo, de facto foi um dos piores jogos de futebol que vi nos últimos anos. Só houve uma equipa que se esforçou um bocadinho, que foi o Piedade, por fazer bom futebol, mas não conseguiu. Foi desastroso! O Fabril a fazer um futebol horrível de pontapé para a frente, todos os 11 jogadores fechados atrás do meio-campo. E o Piedade, mais abeirado da área adversária... mas em 80 minutos conseguiu meter 2 ou 3 bolas com perigo na área. Foi desastroso!
Previ o pior.
Na altura achei que aquela equipa ia ser um desastre. O que vi em campo foi pouco melhor que fraquinho...

2.º Um mês depois a nossa equipa do Almada fez um jogo de treino com este grupo do Piedade. Ainda tinhamos começado os treinos há 2 ou 3 semanas, estava tudo muito verde... enquanto o Piedade já levava mais de um mês de campeonato.  Aí já vi um Piedade mais rotinado, a criar mais perigo, com entradas às linhas. Confesso que já gostei. O Almada não fez um jogo especialmente brilhante mas bateu-se bem. Perdemos por 1-0 num golo fenomenal do Juninho do meio da rua.


3.º Nunca mais vi jogos desta equipa, mas tenho sido um atento observador dos resultados, semana a semana. E tenho de admitir, o Piedade conseguiu formar uma equipa competitiva e a obter resultados. Semana a semana sempre a somar cada vez melhores resultados.

4.º Esta semana foi a cereja no topo do bolo. O C. Piedade vai ao Estoril jogar contra o líder do campeonato. A equipa que já tinha garantida a passagem à segunda fase se calhar folgou um bocadinho na exigência, se calhar deu mais minutos a alguns miúdos que jogavam menos. Faz sentido. De qualquer forma, ninguém gosta de perder, e se tivesse sido esse o caso, o Estoril teria reforçado o grupo quando começaram a sofrer golos. A verdade é que o Piedade foi ao Estoril ganhar por 5-0...
É obra.

5.º Sou amigo de longa data do casal Conceição/Francisco, os pais do Vasquinho, que conheço desde bébé. O Vasco joga no Piedade desde pequenino. Sei que na época passada fazia parte de uma equipa de sucesso (fez o Piedade subir em Iniciados ao Nacional) mas jogava pouco. Era quase sempre convocado mas não teve muitas oportunidades. Provavelmente tinha jogadores no seu lugar mais fortes. Mas o Vasco é daqueles que não desistem. Tem fibra e nunca deixou de acreditar no seu valor. Trabalhando arduamente haveria de chegar a sua vez...
Pois, quando esta semana andei à procura de referências a este jogo dos 5-0, eis que descubro que o Vasco foi chamado à equipa A, entrou e fez um jogão, para além de marcar um golo fora de série... Ah pois é! A provar que nunca se deve desistir.
Parabéns Vasco! Segundo alguém escreveu no Facebook, o Vasco foi o «man of the match!»... é obra!
A opção do Vasco para este jogo revelou-se uma decisão acertada.
E aqui entra a última questão que aqui queria abordar:
 O mister Ricardo Silva (que tal como eu, terá muitos inimigos...) que tomou as suas decisões que desagradam a muitos pais, porque escolhe uns miúdos e não escolhe outros (é da vida...)  merece um elogio público porque provou que as suas escolhas foram acertadas. Aliás, semana a semana ele vai provando que decide bem, porque o grupo está cada vez mais forte, cada vez mais coeso, e pelo que acabo de ver num vídeo, joga cada vez melhor futebol...
Parabéns!

6.º E como vou numa onda de elogios, não posso deixar de registar aqui uma palavra à formação do Estoril. Ao garantirem a passagem à segunda fase do Campeonato Nacional, contrariando as expetativas criadas com as equipas tradicionais, o V. Setúbal e o Belenenses, que este ano se revelaram autênticos desastres, os responsáveis deste grupo do Estoril provaram que têm um excelente grupo.
Mas o que eu queria salientar também é o facto de um grupo de formação tenha dado juz ao nome, e tenha publicado no youtube um resumo do jogo, apesar da derrota pesada por 5-0 em casa...
Habituado que estou a dirigentes por esses clubes fora que fazem muita publicidade das suas equipas quando ganham, mas depois quando perdem é como se nada tivesse acontecido, não mencionam nos seus facebooks, nos seus blogues... Pois, a formação do Estoril á cá dos meus. Perdeu e nem por isso deixou de publicitar o resumo do vídeo com os 5 golos do Piedade.
Fico muito feliz quando vejo bons exemplos de clubes que apostam na verdadeira formação e não defendem apenas a ganância da vitória.


Vejam, em baixo:



Sem comentários:

Enviar um comentário