sábado, 10 de agosto de 2013

Dois treinadores exemplares, duas boas notícias!

Como já devem ter percebido pelo que escrevo, tenho grande admiração pelos bons treinadores.
Vou me cruzando com alguns e aqueles por quem tenho admiração, gosto de continuar a acompanhar o seu trabalho.

Ontem foi um excelente dia nesse sentido.

De manhã, fui com o meu filho ver o treino aberto do Sporting em Alvalade (de caminho para uma consulta médica) e lá estivemos cerca de duas horas. Quando nos dirigíamos para o elevador, quem é que ali estava? O mister Chaby, que logo reconheceu o miúdo e o tratou carinhosamente: «Olha o meu menino!»

Conversámos uns minutos, soube que está bem de saúde. Registe-se que o mister que conheci quando foi treinador da seleção distrital de Setúbal SUB14 na época 2011/12 acabaria por ter de abandonar os treinos por problemas cardíacos, já no início da época quando treinava os seniores do Comércio e Indústria.
 O mister estava, como devem adivinhar, a assistir ao treino para ver o seu filho, Filipe Chaby, um jovem talentoso que está a conseguir a integração nos seniores do Sporting, depois de 7 anos na formação dos leões.
Não é um fenómeno muito comum, apesar de tudo vai acontecendo mais no Sporting que nos outros grandes, mas o jovem Chaby está a entrar com muito sucesso, tem feito excelentes jogos.

É um jovem talentoso e muito esforçado em campo, conforme pude assistir. Muito lutador, não obstante ser, fisicamente,  frágil, mas o talento supera essa fragilidade.
 Desejo-lhe as maiores felicidades.

Afinal, Filipe Chaby pode vir a ser um dos raros casos de sucesso daquilo que aqui vamos falando frequentemente neste blogue, que é o tal «SONHO», de que muitos miúdos na formação vão atrás.
Parabéns ao mister Chaby, não só por ter formado (como pai) este jovem com tão elevado talento, mas também, não esquecer, pela experiência em 2011 da seleção de SUB14.
Conseguimos o 5.º lugar no Lopes da Silva desse ano, a melhor classificação de sempre da seleção de Setúbal.
Só para comparar, este ano a seleção de Setúbal ficou em 18.º... em 22 equipas...
Mas o mérito não está apenas nos resultados. Falem com cada um dos 18 miudos seleccionados, e verão o que dizem do mister Chaby! Grande e profunda admiração e carinho! E isso é impagável...


---------------------------------------------------------

O segundo caso de que ontem tive notícia é o Pedro Paiva. Jovem talentoso que conheci quando era adjunto do mister Nuno Vieira, no Corroios.
Na altura era ele que observava jogadores talentosos nos clubes da região e fazia os convites para ingressarem no Corroios.

Recorde-se que, nessa altura, o Corroios tinha os Iniciados no Campeonato Nacional (já desceu aos distritais...)  e o objetivo da equipa técnica era ter uma «super-equipa» com os maiores talentos do distrito para se baterem contra Benfica e Sporting...

Apesar de, nessa altura, ter considerado que o meu filho deveria continuar no Almada, onde tinha uma boa formação, confesso que toda a argumentação de Pedro Paiva não me deixou indiferente. De facto, o jovem, na altura julgo que tinha apenas 19 anos, tinha um conhecimento profundo do meu filho. Das suas qualidades, mas também das suas fragilidades, da margem de progressão, etc.!!

Daquilo que ouvi percebi logo que era um jovem com muito talento.
Entretanto aquele projeto no Corroios 'borregou', e o mister Nuno Vieira acabaria por ingressar no Almada, mas no escalão acima, de juvenis. Pedro Paiva acompanhou-o, mas só no primeiro ano. Acabaria por sair do Almada, tendo convites para vários clubes.
Neste momento está no Quinta do Conde, um clube que está a viver uma revolução na formação e que mostrou na época passada uma tremenda evolução em vários escalões.

Prova de que quem dirige o Quinta do Conde mostra estratégia e inteligência, agarraram o Pedro no clube, e este ano deram-lhe a responsabilidade dos Iniciados, em futebol 11!

É a primeira vez que vai treinar uma equipa de futebol11, como treinador principal, mas pelo que percebi está muito motivado!
Parabéns Pedro, tenho a certeza que vai ter muitos sucessos.

Eis a mensagem que deixou no facebook:




De regresso ao Futebol 11... Boas memórias que tenho da anterior passagem por Iniciados só poderão ser superadas por novas ainda melhores, EU ACREDITO! Não vou ter a sorte e felicidade de jogar num campeonato com Benfica, Sporting ou Belenenses, mas certamente que a experiência ficou e lá quero voltar, desta vez como Treinador Principal.
Nesta nova etapa não me vou esquecer daqueles que se cruzaram comigo em vivências anteriores, quero ser feliz com os Meus do meu lado.
Aos que me apoiam e acreditam em mim, Obrigado. Aos que não apoiam e olham com desconfiança, Obrigado também. Sem críticas ninguém evolui.
Tenho a felicidade de me estrear nesta nova etapa num Clube que está em claro crescimento, que tem as melhores condições para as camadas jovens a nível distrital, uma estrutura que me apoia e confia em mim. A ADQC é um Clube diferente, onde ninguém que por lá passe consegue ficar indiferente.
Iniciados A AD Quinta do Conde 2013/2014 - 2ª Divisão Distrital, rumo a onde pertencemos, 1ª Divisão!
Gosto ·  ·  · há 9 horas · 


Já agora, deixo aqui o meu «sonho».

E se um dia o mister Chaby e o Pedro Paiva estivessem os dois na mesma equipa técnica a treinar a equipa do meu filho???

Quem sabe... o mundo dá tantas voltas!

Imaginem uma grande equipa de juniores do Almada, com uma excelente seleção de atletas de 1997, daqui a dois anos...

Ambos conhecem os miúdos de 1997 melhor que ninguém!
o Mister Chaby, que como seleccionador distrital, viu praticamente todos os atletas do distrito. E, pelo que sei, vai acompanhando o percurso desses miúdos que treinou.

O Pedro Paiva, porque foi um fabuloso «olheiro» dos miúdos de 1997, viu jogos, treinos, contactou pais, tem inúmeros contactos...
 Ambos têm em comum o facto de serem muito admirados pelos melhores jogadores do distrito, nascidos em 1997.
E ambos conseguem facilmente reunir todos esses talentos numa equipa.!
Quem sabe...


Sem comentários:

Enviar um comentário