quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Quando dizem mal... por dizer...

Todos nós sabemos e todos nós estamos conscientes que o mundo do futebol atrai muita gente ruim, gente para quem não há valores, não há civismo, só há ganância...

Lê-se todos os dias nos jornais desportivos, assistimos todos os dias nos clubes onde jogam os nossos filhos...

Não há nada a fazer, é mesmo assim.!
Só temos é que aprender a lidar com essa gente e preservarmos sempre os nossos valores acima de tudo, acima de toda essa podridão...

Ora, vem esta conversa porquê?


Não é a 1.ª, nem a 2.ª nem a 3.ª vez, e desconfio que não será a última, que aparecem no Almada miúdos e alguns pais a questionar responsáveis do Almada sobre se é verdade que vai acabar o clube, que os juvenis não vão ter equipa, enfim, que o Almada é o pior clube do mundo...

Ora, como todos os que vão lendo este blogue sabem bem, o Almada não é nenhum clube perfeito, obviamente que tem muitos problemas, também tem gente que não interessa, mas também tem gente muito boa, tem um projeto consolidado, tem os melhores treinadores do distrito (e isso vê-se nos resultados, pela segundo ano consecutivo é o único clube do distrito a colocar-se no pódium dos dois rankings distritais, de futebol 7 e de futebol 11.

Isto não acontece por acaso, acontece porque há muito trabalho, há muita organização, há muita qualidade de equipas técnicas, de atletas, de condições de trabalho.

Então, perguntam vocês, de onde vem essa conversa bota-abaixista  a denegrir o Almada?

Pois, eu sei de onde vem, todos os dirigentes do clube sabem de onde vem, e acho que toda a gente que acompanha os escalões de juvenis do distrito sabe de onde vem...

São sempre os mesmos, aqueles que andam com os seus filhos a saltar de clube em clube, e sempre que vão saindo vão deixando estas mensagens de ódio e mal-dizer... gente sem princípios, que vive de esquemas e aldrabices só para se promover...

Julgo que não há quaisquer dúvidas, todos nós vaos já conhecendo um pouco da realidade dos clubes e vamos sabendo que em todos os clubes há coisas boas e coisas más... é da vida!
É como nas empresas, é como nas nossas ruas, é assim a vida. Há bom e mau em todo o lado!

Vender aos sete ventos que o Almada não presta e sugerir a todos os miúdos que «fujam» para o Arrentela, para o Paio Pires, para clubes longe do concelho alegando que para o Almada é que não, é tão ridículo, tão ridículo, que na verdade não causa qualquer transtorno ao clube.

É que, quem acreditar na conversa dessa gente de má índole, gente sem princípios,... sinceramente é gente que não interessa ao Almada.

Por outro lado, e quanto aos juvenis (que é o objetivo principal de ataque dessa gente) nem sequer preocupa muito, porque temos o nosso plantel praticamente fechado, e sem querer ultrapassar os limites da humildade, atrevo-me a dizer que a equipa de juvenis A do Almada (grupo de 1997/1998) continua a ter um dos melhores planteis do distrito.

Para infelicidade de muitos, a equipa continua coesa e continuam no Almada alguns dos melhores jogadores do distrito... Ah pois é...

Julgo não ser abusivo dizer que sou uma voz livre e que tenho deixado nas páginas deste blogue muitas críticas ao Almada mas também muitos elogios, e que por isso não há razões para desconfiarem daquilo que escrevo, não faço aqui publicidade enganosa, nem vendo «banha-da-cobra».
Escrevo aquilo que penso, com a informação que disponho! Não hesito em criticar o que acho que está mal feito, elogiando o que julgo ser positivo.

Ao contrário de outros, não escrevo apenas quando as coisas correm bem. Não escrevo apenas quando ganhamos. Também escrevo quando perdemos. Também escrevo quando acho que as coisas correm mal.  Bem sei que há muitos projetos que espalham mensagens fantásticas quando ganham jogos, depois quando perdem... é como se não tivesse acontecido!  Não, comigo não é assim! Comigo podem contar com o elogio, mas também com a crítica. Porque a vida é assim. Não fazemos tudo bem, sempre. Às vezes somos geniais, outras vezes falhamos. Temos de o admitir! Quando nos recusamos a admitir isso....  estaremos a falsear a realidade!


De uma coisa ninguém deve ter dúvidas: NÃO HÁ CLUBES PERFEITOS! 
Obviamente que o Almada Ac não é um clube perfeito, nem tudo é bom no clube, algumas coisas são excelentes, outras apenas razoáveis, outras serão mesmo más.  Mas todos os clubes são assim, uns têm excelentes treinadores mas péssima gestão, outros fracos treinadores mas grande organização, uns trabalham com princípios e valores outros só querem resultados, uns têm muita capacidade de iniciativa, outros nenhuma, uns têm excelentes equipamentos desportivos e formidáveis condições de treino, outros menos boas... enfim... há de tudo!



Assim, eis algumas breves notas sobre o que penso do atual momento do Almada AC:
(é apenas uma ajuda para quem ouve a conversa de má-língua sobre o Almada)

PONTOS POSITIVOS:

1. Não tenho dúvidas nenhumas em afirmar que o Almada tem um leque de treinadores do melhor que há no distrito.
Desde os mais pequeninos até aos seniores, temos dos melhores treinadores que existem no distrito.
E quando falo em bons treinadores, atenção que não estou a falar daquilo a que muitos se habituaram a falar, que é apenas dos resultados. Ganhar a todo o custo, sem valores, sem respeito pelos miúdos, sem boa gestão dos planteis, é possível. Há muitos treiunadores que se gabam de ganhar a todo o custo. Não, no Almada não se ganha jogos com truques só para dizer que ganhamos. Não! No Almada ganha-se com mérito!

Os resultados são sempre um dos objetivos das equipas técnicas mas não se sobrepõem a tudo.  Ou seja, não vale tudo para ganhar! Há valores, há outros objetivos e os resultados aparecerão, é verdade, mas com tempo.

Foi sempre este o discurso que ouvi dos dirigentes do Almada desde 2008, quando comecei a acompanhar o clube, e de facto só agora os resultados começam a surgir. Naturalmente, sem pressas, sem atropelos. É, a meu ver, a base de sustentação deste projeto que existe no Almada, e é esta a base que permite que continuem no Almada alguns dos melhores atletas do distrito, em vários escalões.

E o que me agrada mais é saber que ano para ano vai querendo ter ainda mais e mais treinadores de elevado nível.  Soube que este ano estão a ser convidados novos talentos para treinar equipas do Almada. E isso mostra visão estratégica. O segredo dos clubes está nos treinadores, na capacidade de gerar equipas competitivas. É o segredo de tudo, porque gera melhores jogadores, satisfaz a comunidade de jogadores e de encarregados de educação, agrada ao clube porque consegue melhores resultados.
Na verdade, a chave está nas equipas técnicas. Bons treinadores. Só bons treinadores. Grandes treinadores! Bem formados, com métodos bem definidos. Com valores de civismo, de educação.



2. As condições de treino não são brilhantes, o Almada não tem nenhum centro de Estágios como o Benfica no Seixal, ou como o Sporting em Alcochete, mas tem umas instalações com dois campos de futebol11, um sintético e outro relvado (quantos clubes no distrito podem dizer o mesmo?) é verdade que nenhum deles é perfeito, mas soube que nesta época que vai começar em breve,  o Almada vai ter um dos melhores relvados do distrito, já que vai ter a mesma empresa que arranja a relva do Estádio da Luz e do centro de estágio do Seixal.

Sim, é verdade que o campo n.º 2 é pequeno. Sim, todos sabemos que para o futebol 7 é um campo perfeito, para 11 é curto. Tem 90 metros de comprimento (medida mínima) e 47 de largura (mínimo é 45 metros)  é um campo pequeno.
Para os escalões de Iniciados ainda é aceitável, nos juvenis é claramente apertado, para juniores é impossível. Julgo que Iniciados e Juvenis B continuarão a jogar no sintético, mas os juvenis A jogarão na relva natural.

O relvado, que é o campo n.º 1, é talvez o maior campo de futebol11 do distrito, tem 112 metros de comprimentos e 62 de largura.  É excelente, é bastante maior que alguns campos de clubes que jogam na I Liga em Portugal.
Tem umas bancadas formidáveis, com uma pala que protege do sol e da chuva para algumas centenas de adeptos, tem cadeiras de plástico confortáveis, e para além da bancada central ainda tem mais duas bancadas. No total, só nas bancadas, de lugar sentado, o Almada tem cerca de dois mil lugares disponíveis.
Tirando o Estádio do Bonfim, diria que é o estádio com melhores condições de todo o distrito, melhor ainda que o o do Fabril, incomparavelmente melhor que o do Pinhalnovense, Sesimbra ou Arrentela ou Paio Pires, ou C. da Piedade...  Não há, de facto, no distrito nenhum estádio com melhores condições que o do Pragal, depois do do Bonfim! Estamos a falar de dimensão, piso relvado natural, e bancadas para a assistência.

Outro aspecto que há uns anos era mau era a iluminação. Mas há dois anos foi feito um grande investimento, a iluminação do Estádio é hoje quase ao nível dos clubes da I Liga. Falta ainda um pequeno «upgrade» na potência das luzes.
Lembro que há um ano ou dois o Pescadores tinha um jogo com o Sporting para a Taça de Portugal e foi feita uma avaliação para o jogo ser feito no estádio do Almada. Estava tudo em condições, apenas a Sportv não aceitou por causa da potência da iluminação, insuficiente para uma transmissão televisiva com qualidade.

Ou seja, se o Almada fizer mais um investimento na iluminação poderá ter jogos no estádio do Pragal a serem transmitidos na TV.


Quanto ao estado da relva, que estava no final da época passada com um aspeto miserável, hoje já parece outra coisa e ainda faltam alguns retoques finais para alem de que vai ter uma manutenção semanal cuidada.


3. Os balneários são bons, existem em quantidade (seniores e juniores têm balneários só para eles com cacifos individuais), foram feitas obras recentes nos vários balneários, modernizado o sistema de aquecimento para permitir a água quente sem problemas em todos os balneários.  Há também dois pequenos balneários no campo n.º 2.



4. Os espaços em volta  do relvado foram arranjados no último ano. Um trabalho de muita paciência e investimento financeiro. Acabaram-se os caminhos de terra, está tudo com mosaicos. Quem entra no Almada, assiste a um jogo, vai para as bancadas, vai ao bar, volta a sair, não pisa um único pedaço de terra... impecável! Julgo saber que estas melhorias são obra do senhor Carlos Abrantes, um dos maiores adeptos do clube, sempre pronto a ajudar! Acho que já era altura de se mandar erguer numa zona nobre do clube, não digo uma estátua, mas pelo menos uma placa de homenagem deixando para sempre o nome desse benemérito! O meu obrigado e a minha homenagem a Carlos Abrantes!




5. O antigo bar do Almada junto à entrada em frente ao portão do Cristo-rei passou a ser o Bar n.º 1, e existe agora um segundo bar à esquerda da entrada principal do estádio. O primeiro bar está maior, com mais equipamentos, mais oferta, mais qualidade. Foi feita uma sala em ferro e telas de vinil onde se fazem algumas refeições para os seniores antes dos jogos, onde se realizam algumas celebrações dos variados escalões. Nessa sala há uma televisão com Sportv onde muitos pais ficam a ver jogos enquanto os seus filhos treinam. O bar n.º 2 tem agora uma agradável esplanada com uma excelente visão do campo de futebol, uma paisagem maravilhosa para a baía do Seixal.




6. A direção do Almada tem vindo a aperfeiçoar a organização, seja ao nível do planeamento de treinos (mesmo com dois campos de futebol 11 não é fácil «arrumar» 13 equipas de competição, e ainda mais uma série de grupos só de formação) quer em termos de participação em torneios e gestão de jogos de treino. Não sei se alguém no Almada tem toda a estatística, mas entre campeonatos, torneios e jogos de treino, as equipas do Almada participam, por época, em muitas centenas de jogos.
É uma organização que requer muito trabalho humano (e aqui entra a parte que eu acho estar a ser o grande erro desta direção do Almada - que abordarei adiante!).



PONTOS NEGATIVOS:

1.  A estrutura do clube precisava de uma remodelação.  Começou muito bem em 2008, mas o clube foi crescendo, entrou muita gente, muitos atletas,  o clube ganhou dimensão. E quando se chega a determinada dimensão, há maiores exigências, a fasquia está mais alta.
 E a estrutura continua praticamente a mesma. Entraram algumas pessoas de grande valor, mas não chega. Nota-se dia para dia que o clube cresceu demais.
Bem sei que em tempos sugeri nestas páginas deste blog que o Almada deveria definir tarefas específicas e encontrar junto dos pais das várias equipas de competição voluntários para ajudarem na organização.
Infelizmente, acharam que a minha ideia não fazia sentido...
Eu sei que era melhor ter profissionais, mas há dinheiro para isso? Não... então se não há, tem de se procurar quem queira trabalhar apenas pelo prazer de estar a ajudar o clube.
Há tanta e tanta gente válida... Só eu, que não conheço 1% da comunidade do Almada, conheço vários pais com capacidades, com vontade de ajudar.  Mas não.

Sente-se que a estrutura não aguenta... e é uma pena. Porque o essencial, o mais difícil de tudo, que era conseguir criar uma imagem pública positiva sobre o Almada, que era um clube moribundo, isso conseguiu-se. Também se conseguiu criar equipas competitivas, com excelentes treinadores. Agora só faltava o pormenor, uma estrutura organizativa mais profissional, mais gente a tratar de problemas do clube. 

2.  A imagem do clube também se faz promovendo os feitos do clube, mas não só, há muita coisa que se pode fazer. O clube devia ter uma página na Internet em que explicasse tudo: os seus objetivos, a sua estratégia, os seus valores, no fundo a sua marca. O Almada devia saber explicar porque é que quer ser um clube diferente da maioria dos clubes. Infelizmente o clube não sabe fazê-lo, é como um elefante numa loja de cristais. São demasiado desastrados, fazem tudo ao contrário.

Tinham este blogue como um parceiro na divulgação do clube, decidiram tentar impedir que eu escrevesse sobre arbitragens, cedendo à pressão de umas figuras sinistras que os ameaçaram que enquanto houvesse este blogue o Almada seria prejudicado, tudo porque uns senhores sentiam-se incomodados pelo que eu escrevia sobre algumas arbitragens miseráveis!... Ora, isto, a meu ver, tinha uma resposta simples, mas corajosa: Era um caso de Polícia, era meter um gravador escondido,  ter algumas testemunhas numa conversa dessas e meter essa gente em tribunal... Mas não, seguiram o caminho mais absurdo, o caminho da cobardia.  «Vamos lá calar o homem do blogue»... azar, não só não calaram o homem do blogue como continuam a queixar-se das arbitragens...  Pouco inteligentes! E ingratos... preferiram acobardar-se perante gente sem escrúpulos e esquecer tudo o que eu fizera pelo clube nos últimos 5 anos hostilizando-me!. É pena! Não perdoo gente ingrata, cortei relações!

3.  Há coisas que são simples e que se resolvem sem grandes complicações e que deixam toda a gente contente. Mas no Almada o erro repete-se todos os anos.  Eu explico. É o caso dos equipamentos. Num clube com 13 escalões de competição, estamos a falar em cerca de 300 equipamentos... Não é preciso ser muito inteligente para perceber que qualquer empresa quer ter um cliente destes, que de um dia para o outro compre 300 conjuntos de equipamentos... Estamos a falar de uma encomenda que pode custar 25 mil euros/30 mil euros... numa altura de crise há alguma marca, por muito grande que seja, que não queira fazer este negócio?
  Era tão simples, era só dizer o que queriam, que cores e tamanhos e enviar para 5 ou 6 marcas a pedir-lhes qual o melhor preço que podiam fazer! Uma espécie de concurso público. Depois, consoante os preços apresentados,  tomavam a decisão, metiam as imagens dos equipamentos no site... era um sucesso.
 Todos os escalões com equipamentos iguais, bons preços, boas marcas, tudo contente!
Mas não... é todos os anos a mesma fita. Um escalão compra de uma marca, outro de outra, uns compram azul escuro, outros azul claro, outros amarelo vivo, outros amarelo claro....  outros nem compram, ficam com os equipamentos velhos... enfim... a trapalhada do costume!
A coisa bem organizada ficava o clube todo vestido de Nike ou de Adidas, com cada atleta a pagar uns 60 ou 70 euros...  Com equipamento de jogo, T-shirt de treino, e fato-de-treino... não tenho dúvidas!

Todos sabemos como os miúdos hoje em dia ligam às marcas, mas enfim... Parece que a estrutura do clube não tem gente com tempo, com vontade, com capacidade para isso!

E depois, se por acaso a direção do Almada não conseguisse um patrocinador único para todos os escalões,  por cada escalão procurava-se arranjar patrocinadores. Podia até lançar-se esse desafio aos pais, se arranjassem patrocínios para as equipas dos filhos...
Não percebo porquê... é todos os anos a mesma salganhada...

4.  Quando esta direção ganhou as eleições foi prometido que o clube passaria a ser um, acabaria essa divisão entre Almada/futebol e Almada/andebol...  Pois, passaram meses e meses, está tudo na mesma. Um dia destes os nossos miúdos acabavam um treino e estava a jogar o Benfica no pavilhão. Os nossos miúdos queriam ir lá espreitar, certamente para apoiarem a equipa do Almada, foram proibidos de entrar... lindo! Como se fossem pessoas estranhas ao clube... grande espírito de unidade, sim senhor! é triste... Está agora a ser anunciada uma nova modalidade no clube, a patinagem sobre rodas. Acho excelente a ideia, mas não deixo de me recordar de tantas promessas feitas, de torneios de futsal que iam organizar, de atividades de verão tipo colónias de férias que se poderiam organizar e até daria receita ao clube... nada! Continua tudo no papel... ou melhor, palavras que levaram o vento...

Tudo vai dar no mesmo, na minha opinião: Para uma organização ter capacidade de planear e executar tantas atividades precisa de gente!  Mas não vejo essa gente entrar no clube, e o pior é que sei que é o clube que não quer! Esta direção pretende continuar a ser um pequeno grupo de amigos, restrito, a mandar em tudo! Enquanto assim for, azar, mas não se fazem milagres. Não vão longe...  Era preciso ter coragem de descentralizar tarefas, partilhar informação, tornar o clube mais aberto ao voluntariado!
Infelizmente, sei que não é essa a estratégia, e desconfio que se não tiverem a coragem de investir este ano, a curva de crescimento vai acabar, e começará a curva descendente...  E é pena! De facto, é uma pena!


5.  Não há transporte. O Almada deve ser dos poucos clubes que não tem carrinhas de transporte. Vive do esforço dos pais que transportam jogadores para todos os campos, uns perto, outros longe... enfim!
Há outros clubes sem carrinhas de transporte mas com boas relações com as autarquias e conseguem garantir o transporte com veículos da câmara.  Não é o caso do Almada, que parece não ter uma relação muito feliz com a autarquia... É curioso que muitas vezes se ouve dizer que o clube não quer que os pais façam isto, que façam aquilo, e até se diz que os pais não são precisos para nada.

 Mas normalmente esquecem-se que se os pais metessem os miúdos à porta dos clubes e fossem embora, muitas equipas técnicas  não tinham forma de levar os jogadores para os campos dos adversários... enfim! Ingratidão é muito feio... Ao menos uma vez por outra podiam enaltecer esse apoio dado pelos pais. Mas não. Parece que há uma qualquer desconfiança em relação aos pais. Quando todos sabemos que sem pais, não havia clubes...

6.  A relação com o Sport Lisboa e Benfica (afinal o Almada também é Escola Geração Benfica)  devia ser muito mais profícua. No fundo, parece a subalternização de Portugal face à 'troika'. O Almada tem uma série de obrigações com o SLB para poder ostentar a marca, mas não se consegue coisas tão básicas como uma rotina de jogos-de-treino com equipas do Benfica. Todos sabemos como os miúdos gostam de jogar contra os «grandes».
Temos todas as equipas na 1.ª distrital, todas à beira de subir, o Almada tem equipas interessantes para treinos das equipas do Benfica. Mas é raro... um jogo-treino por época...  Parece haver aqui também um défice de iniciativa dos responsáveis do Almada.
Será assim tão difícil garantir que o Almada levasse uma equipa por mês ao Seixal para um jogo-treino com as equipas do Benfica? nos escalões de iniciados, juvenis e juniores? Pelos vistos é!
Ou o Benfica não reconhece qualquer qualidade ao trabalho feito no Almada (e isso seria péssimo) ou então é mesmo falta de iniciativa, preguicite dos responsáveis do Almada. É pena!
Era um trunfo que podia atrair muitos miúdos ao Almada...



7.  O ALmada já devia ter criado uma organização própria, uma marca que fosse melhorando ano a ano. Um torneio. Escolhia um escalão e tentava ter nesse torneio algumas excelentes equipas.  Bem sei que havia a ideia de organizar uma coisa em grande, envolvendo todos os clubes do concelho (se virmos bem, Almada já tem 7 sintéticos e 1 relvado. É excelente e permite organizar um grande torneio), mas se calhar isso precisa de tempo para se conseguir.
O que eu acho é que devia começar por uma coisa mais pequena, só no Almada, com poucas equipas, mas todas de elevada qualidade, e depois tentava ano para ano alargar a iniciativa. Temos 2 campos de futebol 11, podemos realizar 6 jogos numa manhã, 6 numa tarde...  enchia-se o estádio, ganhava-se notoriedade, receita nos bares...  Parcerias com restaurantes, bares, hoteis, Cristo-Rei, etc etc etc...
Um clube que cresceu como o Almada nestes últimos 5 anos já merecia ter uma marca de prestígio! têm nascido todos os anos novos torneios, alguns já têm uma marca de grande prestígio, como o Mundialito de Vila Real de Santo António, o Torneio da Pontinha (do CAC) , o Tornio da Ponte de Frielas, o Ibercup, o SesimbraCup... entre outros. Porque é que o Almada não tenta ter uma marca dessas de prestígio. Por exemplo, um tornio de pré-época, em finais de Agosto. Ainda não há nenhum... Almada pre-season Cup. Tinha de conseguir convidar algumas equipas de prestígio, ganhava um nome, uma marca!




7.  Um dia destes lia o boletim municipal e dei com esta constatação: são 3 páginas com uma listagem de clubes e associações recreativas que receberam apoios da autarquia. Ora, o que é que ali vemos? Observamos clubes semelhantes ao Almada como o Piedade, o Beira Mar, (que movimentam centenas de atletas)  ou ainda pequenos clubes de bairro todos a receberem verbas na ordem dos 10 mil euros, 20 mil euros, 5 mil euros... etc etc... Por exemplo, ficámos a saber que o C. Piedade recebeu este ano uma verba para comprar uma vitrine para meter taças  (eheheh... curioso não é? Parece uma despesa fundamental... sem aquela vitrine nada funcionaria... haja paciência!!!) e ainda umas máquinas para lavar roupa. Ora, entre aquelas dezenas de clubes apoiados, não há 1 cêntimo para o Almada. Um único cêntimo! Posso garantir-vos que não há nenhum clube no concelho que movimente mais atletas que o Almada. Um concelho que se gaba de ganhar prémios pela sua aposta no Ambiente, na saúde dos cidadãos... mas depois não apoia nem com um cêntimo o maior clube do concelho?
Vão desculpar-me, mas só pode haver incompetência da direção do Almada.
Eu, se fosse diretor do clube, pegava naquele boletim, e levava todos os dados, com os números de atletas de todos aqueles clubes apoiados financeiramente pela autarquia e exigia uma explicação da câmara!
Se calhar, na autarquia ninguém sabe o trabalho que se faz no clube... Se for isso, é incompetência!
Não é normal que clubes, alguns conheço, que praticamente não têm atletas, são mais clubes onde se reúnem alguns reformados a beber umas cervejas e a jogar damas e a ver jogos de futebol na Sportv recebam apoios de milhares de euros e o Almada que movimenta entre o futebol e o andebol perto de 500 atletas não receba um cêntimo....
Não acho normal!








Sem comentários:

Enviar um comentário