Segunda derrota.
Segunda péssima exibição.
Segundo jogo que entramos sem chama, sem garra, sem convicção.
Alguma coisa não está bem!
Está a faltar a motivação, a equipa não está a acreditar. Há jogadores que entram em campo a fazer um frete... Assim não dá!
RELATO DO JOGO:
Ainda não passavam 10 minutos de jogo e já estamos a perder.
Curiosamente, mais um golo num canto...
Se virmos bem, desde o início da época, diria que 90% dos golos dos adversários são obtidos em cantos...
Mas aparentemente não se muda nada.
Continuamos calmamente a marcar à zona e a deixar o adversário meter as bolas na nossa baliza nos cantos e livres...
Não são necessários grandes estudos do adversário para qualquer treinador perceber que temos ali uma tremenda de uma fragilidade. O mérito nem é do adversário.
É mesmo azelhice nossa.
Cantos, livres indiretos... é de tremer... vemos a bola no ar e estamos à espera do pior: um buraco medonho. Ninguém marca ninguém... os adversários fazem o que querem!
Há esta moda de marcar à zona... ou seja, ninguém tem a responsabilidade de marcar ninguém, e portanto... é ao gosto do freguês!
Contra o Corroios foi o que se viu... sofremos assim contra Arrentela... sofremos assim contra Pelezinhos... assim também contra o Sintrense, hoje outra vez... Enfim! Devemos estar à espera de milagres para mudar qualquer coisa...
Depois de uma primeira parte miserável, em que só conseguimos chegar duas vezes à área deles... 40 minutos de jogo e apenas um remate à baliza... curiosamente uma excelente jogada do Filipe à esquerda, que centrou cruzado para a entrada da área (gostava de ver mais vezes jogadas destas...) onde estava o Vlad que rematou bem, mas saiu ao lado do poste...
Ou seja, uma primeira parte pobrérrima. A jogar assim... sinceramente... temos equipa para fim da tabela...
Já não me lembrava de ver a nossa equipa jogar tão mal... Falta de atitude. Entramos em campo já com uma postura de derrotados. Jogadores sem garra... Parece que temos medo do adversário. Não ganhamos um ressalto. Não metemos a bola no chão.
Depois dá-se o intervalo e as coisas mudam um bocadinho para melhor... Mas mesmo assim, nada de especial.
Finalmente começamos a criar alguma organização de jogo, bola no chão, desmarcação às linhas. O Edu finalmente começa a subir no terreno com perigo, e chegamos à área adversária...
Só que, mais uma azelhice inacreditável:
O Nuno Martins vai marcar um livre direto e temos a equipa toda dentro da área. Fica sozinho, a tomar conta do Jardel, o rapidíssimo avançado do Barreirense, apenas o Vlad. Ou seja, o nosso jogador mais baixo, a tomar conta daquele que é provavelmente o jogador mais rápido deste campeonato, mais forte fisicamente. Bem, e acontece o que se espera que aconteça quando se cometem erros básicos como este.
O Jardel passa pelo Vlad, entra na área e faz golo.
Estamos a perder por 2-0...
Qual é a decisão?
Meter o nosso defesa central em melhor forma, o Santana, a avançado...
Que é que acontece?
Barreirense faz o 3-0...
Pior não podia acontecer!
É desastre atrás de desastre!
É claro que os treinadores dispõem de dados que nós, que estamos cá fora, não temos e por isso muitas vezes somos injustos nas críticas.
Mas por isso é que somos apenas comentadores de bancada...
O que pensamos é apenas a perspetiva de quem está de fora a ver...
E para quem estava de fora a ver, este jogo foi um desastre completo!
A dada altura, parecia inevitável, depois de sermos massacrados pelo Corroios (para quem quisesse, aí havia a desculpa de que tínhamos menos um... mas hoje essa desculpa não pegava!) estávamos a ser massacrados pelo Barreirense...
As 3 vitórias iniciais começam a parecer resultado de sorte... porque a nossa equipa perdeu toda a garra, está sem cor, sem alegria, sem vontade... deixou de ser uma equipa!
Mas eis que, a dada altura, numa jogada de ataque nossa há uma mão na bola na área do Barreirense.
É o Iuri quem marca, fazemos o 3-1...
Renasce a esperança.
A equipa acordou finalmente!!!.
Afinal, parece que temos equipa!
Agora sim, vemos o Almada, a equipa que nos habituámos a ver. Finalmente...
Faltam 23 minutos para acabar o jogo. Estamos a perder por 3-1, mas parece que o grupo agora sim, acordou! Agora voltámos a ver o nosso grupo, com querer, com vontade, com garra.
Tal qual o que aconteceu no jogo com o Corroios, acordamos tarde de mais. Agora sim, a equipa parece motivada, está a dar o litro, há algum discernimento, meter a bola no chão, jogar futebol com organização, com cabeça. Circular a bola pelo meio-campo, construir com sabedoria.
As bolas começam a chegar à área adversária... criamos várias jogadas perigosas.
E quase a terminar o jogo, o Santana aparece com a bola dentro da área e comporta-se como um jogador que sempre foi avançado, com o pé esquerdo mete a bola nas malhas...
3-2
Agora, mais do que nunca, estamos muito motivados. Agora queremos fazer em 5 minutos o que não fizemos em 70... é pena!!!
Dominamos, jogamos bem, controlamos e criamos perigo e eis que o Iuri aparece na área com a bola controlada em frente ao guarda-redes. Remata... o guarda-redes defende.
O Iuri em grande forma que nós conhecíamos jamais falharia esta bola... mas temos de perceber que vem de uma longa lesão, está ainda em fase de crescimento de forma. Uma pena. Pelo menos o empate esteve ao nosso alcance!
No período de descontos ainda criamos mais perigo, mas não conseguimos fazer golo.
A última jogada do encontro, é um canto nosso.
Vai tudo para dentro da área, até o nosso guarda-redes. Todos estão lá dentro da área!
A única coisa que se esperava era uma bola alta para a cabeça do Santana...
A equipa está motivadíssima. Está tudo consciente que o jogo se pode decidir naquela bola!
É agora ou nunca! Vamos todos em força fazer o golo!
Mas quando se está em dia não, nada sai bem... o Iuri não consegue melhor que uma bola fraquíssima ao primeiro poste...
... e acaba o jogo!
3-2 para o Barreirense.
----------------------------------------------------------------------------------
NOTAS FINAIS:
Não podemos deixar de felicitar o Barreirense. Tal como na semana passada, foi o nosso adversário quem mais fez para ganhar! Foram mais lutadores, mais empenho em campo, mais concentração. Mais focados. Sem cometerem erros. O Barreirense foi bastante superior ao Almada. E mereceu a vitória!
Perguntam-me se esta equipa do Barreirense é muito superior ao Almada? Pois, é difícil dizer em abstrato, porque uma equipa é o que é em cada jogo. Já mostrámos noutros jogos um futebol muito superior ao do Barreirense, mas hoje estivémos muito abaixo. Uma equipa sem chama... desconcentrada!
Demasiados erros...
Os jogos não se ganham ao calhas. Ganham-se com atitude, com concentração, com foco, com saber o que temos de fazer. E hoje não se viu nada disso... taticamente muitas variações, vários jogadores que foram uma sombra do que costumam ser... vários jogadores fundamentais de fora... enfim! Este pareceu-me um jogo que era mesmo para perder!
EQUIPA:
Gonçalo Raposo
Filipe
Santana
Rafa
Abreu
Pimenta
Vlad
Nuno Martins
Edu
Gonçalo Martins
Reis
SUPLENTES:
Hugo
Miguel Lopes
Bruno Sousa
Rodrigo
Iúri
Mário
AUSENTES:
Leo (lesão)
João Lopes (a cumprir castigo de vermelho no Corroios)
Jacinto (lesão prolongada)
Alcino (foi à equipa B)
Varandas (motivo familiar)
GOLOS:
Iuri (penalti)
Santana
SUBSTITUIÇÔES:Ainda antes do intervalo a equipa técnica apercebe-se que o Gonçalo não está em campo. Ele está ali, mas a vontade é pouquíssima... (um problema a resolver...)
Sai o Gonçalo e entra o Iuri
Ao intervalo, sai o Nuno entra o Mário
Pouco depois, sai o Reis entra o Miguel Lopes (Santana sobre para avançado, Filipe passa a central)
Pouco depois, sai o Abreu, entra o Bruno para lateral direito
DISCIPLINA:
Cartão vermelho a Gonçalo Raposo por ter ido ajudar um colega que foi agredido pelo n.º3 do Barreirense.
Aliás, foi uma vergonha, um diretor do Barreirense entrou em campo e agrediu vários miúdos do Almada. o N.º 3 do Barreirense agrediu o Santana e mais jogadores do Almada. Tudo em frente à Polícia que confirmou tudo... mas o senhor árbitro preferiu fechar os olhos e fingir que não viu!
O futebol está podre...
ARBITRAGEM:
Tirando a necessária intervenção no final do jogo que se impunha perante a agressividade dos miúdos do Barreirense, diria que foi uma arbitragem bastante aceitável. Sem grandes erros.
Muitas falhas ao nivel dos fiscais de linha... foras ao contrário etc... Mas de resto a arbitragem foi até muito positiva, a meu ver!
AVANÇADOS:
Curiosidade: Enquanto o Almada está sem avançado (o Valter foi viver para Inglaterra... ) eis que todas as equipas com quem jogamos têm excelentes avançados. o Arrentela tem o Flávio, o Corroios tem o Tiago e o Barreirense tem o Jardel.
Reconheçamos, é excelente. É o melhor avançado de todos os que já vi esta época.
Pensei até que o Jardel estava no Sporting, uma vez que tinha sido chamado a treinar lá, mas pelos vistos voltou ao Barreirense. É um jogador muito semelhante ao Flávio do Arrentela, muito rápido, bom tecnicamente, dá o litro em campo, vem buscar a bola atrás, ajuda a equipa a defender, é bom no drible, é bom a rematar! É um avançado completo, que qualquer equipa gostava de ter... Mas é o Barreirense que o tem!
------------------------------------------------------------------------------------------
Com esta derrota, o Almada passa para meio da tabela.
Nunca tivemos ambições, achar que éramos candidatos ao título, ou que podíamos subir de divisão.
5 jornadas cumpridas a realidade dá-nos razão. Duas derrotas... Ainda bem que não traçámos objetivos ambiciosos, porque assim não vamos lá, de certeza.
É jogar jogo a jogo...
Mas esta jornada teve outras surpresas para algumas equipas fortes. O Beira-Mar foi perder à Quinta do Conde, o Arrentela não conseguiu mais que um empate com o Olímpico e os Pelezinhos perderam em Sesimbra.
Pinhalnovense e Corroios não desperdiçaram e deram por vencidos os seus adversários.
O Corroios é agora a única equipa no campeonato que ainda não perdeu pontos. Segue isolado no comando, se bem que vai começar agora a jogar com as equipas mais complicadas!
1 | Corroios | 15 | 5 | 5 | 0 | 0 | 27 | 3 | +24 | Jogos | |
2 | Barreirense | 12 | 5 | 4 | 0 | 1 | 24 | 4 | +20 | Jogos | |
3 | AD Quinta do Conde | 12 | 5 | 4 | 0 | 1 | 12 | 5 | +7 | Jogos | |
4 | Beira-Mar Almada | 10 | 5 | 3 | 1 | 1 | 11 | 6 | +5 | Jogos | |
5 | Sesimbra | 10 | 5 | 3 | 1 | 1 | 13 | 12 | +1 | Jogos | |
6 | Almada | 9 | 5 | 3 | 0 | 2 | 10 | 7 | +3 | Jogos | |
7 | Os Pelezinhos | 7 | 5 | 2 | 1 | 2 | 9 | 7 | +2 | Jogos | |
8 | Pinhalnovense | 7 | 5 | 2 | 1 | 2 | 10 | 12 | -2 | Jogos | |
9 | Amora | 6 | 5 | 2 | 0 | 3 | 8 | 12 | -4 | Jogos | |
10 | Arrentela | 5 | 5 | 1 | 2 | 2 | 9 | 11 | -2 | Jogos | |
11 | Olímpico Montijo | 5 | 5 | 1 | 2 | 2 | 6 | 11 | -5 | Jogos | |
12 | Pescadores | 0 | 5 | 0 | 0 | 5 | 2 | 14 | -12 | Jogos | |
13 | Palmelense | 0 | 4 | 0 | 0 | 4 | 2 | 14 | -12 | Jogos | |
14 | Vasco da Gama Sines | 0 | 4 | 0 | 0 | 4 | 4 | 29 | -25 |
FUTURO:
Este campeonato é muito longo e muito difícil.
Perder dois jogos seguidos não é razão para deitarmos a toalha ao chão e desistirmos de tudo!
Não!
Pelo contrário.
Perder dois jogos seguidos deveria ser um sinal de alerta.
Alerta para daqui em diante se entrar com garra. Todos. Todos os 11 jogadores têm de entrar com garra!
Não é ficar à espera de estarmos a perder para depois dar o litro!
É dar o litro logo no primeiro minuto!
Se voltarmos a entrar em campo como costumávamos fazer, tudo pode ser muito melhor!
Estes dois jogos, duas péssimas exibições, não são para esquecer!
Não.
Deveriam ser jogos para nos lembrarmos sempre.
Lembrarmo-nos daquilo que nunca podemos fazer!
Faltam 21 jogos... todas as equipas vão perder muitos pontos!
Nós já perdemos dois, mas não acredito que haja alguma equipa que chegue ao fim sem perder dois jogos... lamento, mas não vi ainda nenhuma equipa assim tão fantástica capaz de um feito desses.
Como já aqui escrevi, o Fabril foi campeão na época passada com umas 4 ou 5 derrotas e outros tantos empates. Este campeonato é muito equilibrado, perdem-se muitos pontos.
É preciso é aprendermos com os erros e corrigirmos o que foi mal feito!
Se tivermos inteligência para isso, tudo pode correr melhor!
Sem comentários:
Enviar um comentário