O normal nestas convocatórias de selecções nacionais é ir-se buscar 95% dos jogadores a Benfica, Sporting e Porto.
Ora, qual é a novidade desta convocatória?
1. Tem um jogador que conhecemos bem, que jogou no ano passado no campeonato da 2.a distrital de juvenis, no Paio Pires, o possante avançado, o Ronaldo. Soube que o Almada o convidou para ingressar na nossa equipa, assim como deve ter tido convites de muitos clubes, mas acabaria por ser chamado ao Sporting. Ainda a época mal começou, e eu ainda me interrogava sobre se o Ronaldo estaria a jogar ou se era apenas mais um miúdo em Alcochete com poucas possibilidades de jogar, quando vejo que foi chamado ah selecção nacional. É obra. Parabéns ao Ronaldo, e aqui fica mais uma prova daquilo que tantas vezes repeti neste blog: nao adianta andarem com os miudos de um lado para o outro, a procurar clubes do Nacional, como se fosse aí que os miudos tivessem mais possibilidades de singrar no futebol.
Não, não interessa para nada. O Ronaldo estava numa equipa modesta, na 2.ª distrital, e foi nessa equipa que deu nas vistas, foi aí que o Sporting o viu.
O Ronaldo é um jogador muito forte fisicamente, um lutador, um jogador que mete tudo em campo, e foi graças a essa sua dedicação que chegou à selecção nacional. Mais uma lição. Não é com manias, com fintinhas vistosas, com vírgulas e outros devaneios artísticos que chegam ao mais alto nível. Chegam ao topo se derem o vosso máximo em campo em cada minuto que jogarem. Esse é o segredo do sucesso.
Tenho vários jogos com o Paio Pires filmados...
Lembram-se em iniciados que ganhámos 6-0 no vale da abelha, e que depois demos julgo que 11 no Pragal? Pois, já nessa altura o Ronaldo dava nas vistas, era o jogador mais forte da equipa.
2. Noto com estranheza que nesta selecção não há um único jogador do FCPorto... Sinceramente, não acho normal. Se é uma das melhores equipas do país, deve ter pelo menos 2 ou 3 jogadores que são dos melhores de todo o país. Não percebo.
3. Aplaudo o facto de terem sido "detectados" alguns jogadores de clubes ditos "pequenos", um do Juventude, outro do Rio Ave, e ainda outro do Alverca e outro da Académica.
É pena que os seleccionadores não tenham a oportunidade de ver mais jogadores de clubes ditos pequenos, confiando apenas nas captações dos clubes grandes.
Obviamente que fazendo a escolha apenas nos 3 grandes correm menos riscos, mas descobrem menos valor inesperados. Não percebo porque é que não se faz um torneio anual com as selecções distritais como se faz nos sub14. Fazia todo o sentido que existissem selecções de sub14, de sub15, de sub16, sub17, etc... Uma semana por ano os melhores jogador dos distritos estariam num torneio e o seleccionador observaria todas as equipas. Tenho a certeza que se encontrariam excelente valores... .
FUTEBOL - SUB-17
CONVOCATÓRIA PARA ESTÁGIO
O treinador nacional Emílio Peixe já escolheu os jogadores que vão integrar o próximo estágio de observação dos sub-17.
Já são conhecidos os atletas convocados pelo treinador nacional Emílio Peixe para o próximo estágio de observação da Seleção Nacional de sub-17, que vai decorrer nos dias 5 e 6 de Novembro, no Centro de Estágios de Rio Maior.
Peixe vai ter oportunidade de trabalhar com 24 jogadores e de preparar a disputa da Ronda de Elite, que pode dar à Equipa das Quinas a qualificação para o Campeonato da Europa de 2014.
Eis a lista completa:
Académica: Hugo Ribeiro
Benfica: Buta, Diogo Gonçalves, Fábio Duarte, Francisco Ferreira, Hugo Santos, João Carvalho, João Coelho, Pedro Rodrigues, Renato Sanches e Yuri Ribeiro
Inter: Pedro Delgado
FC Alverca: Tiago Martins
Juventude SC: Pedro Garcia
Rio Ave FC: Vítor Emanuel
Sporting: Alexandre Silva, Arilton Ebo, Felicio Quiaque, Guilherme Ramos, Pedro Empis, Pedro Ferreira, Pedro Silva e Ronaldo Tavares
Vitória SC: Denis Martins
Académica: Hugo Ribeiro
Benfica: Buta, Diogo Gonçalves, Fábio Duarte, Francisco Ferreira, Hugo Santos, João Carvalho, João Coelho, Pedro Rodrigues, Renato Sanches e Yuri Ribeiro
Inter: Pedro Delgado
FC Alverca: Tiago Martins
Juventude SC: Pedro Garcia
Rio Ave FC: Vítor Emanuel
Sporting: Alexandre Silva, Arilton Ebo, Felicio Quiaque, Guilherme Ramos, Pedro Empis, Pedro Ferreira, Pedro Silva e Ronaldo Tavares
Vitória SC: Denis Martins
O Pedro jogava no Portimonense na época passada, um médio esquerdino que o Inter detectou e levou para Itália com apenas 16 anos.
DADOS PESSOAIS
Nome Pedro Miguel Gomes Delgado
Nacionalidade Portugal
Nascimento 1997-04-07 (16 anos)
Naturalidade Portimão - Portugal
Parentescos Filho de Delgado
Posição Médio (Médio Ofensivo)
Pé preferencial Esquerdo
Altura 186 cm
Peso 71 kg
Clube Internazionale
Sem comentários:
Enviar um comentário