Confesso que não conheço nenhum documento, não tive quaisquer conversas com responsáveis do Almada sobre quais os objetivos da nossa equipa «B» de juvenis.
Mas gostava de partilhar a minha opinião convosco:
Há, na verdade, um objetivo a médio prazo, esse está implícito, esse tem sido veiculado pelas várias plataformas e discursos e não é segredo para ninguém:
O Almada pretende formar bons conjuntos em cada escalão, com uma boa formação, uniforme, que permita elevar o nível competitivo do clube e, com tempo, atingir o topo das competições e disputar os primeiros lugares.
Como todos os bons projetos não se pretende atingir resultados já amanhã.
As coisas bem feitas levam o seu tempo!
«Depressa e bem, não há quem!», diz o povo...
Para os juvenis «B», que como o «B» indica, é uma equipa secundária, uma equipa com miúdos um ano mais novos que a maioria dos seus adversários, não há objetivos definidos. Não há ambições, de atingir este ou aquele lugar.
Há o objetivo, sim, esse sempre presente, de uma boa formação, de se praticar um bom futebol, com bons princípios, com boas práticas. Continuar a fazer aquilo que temos feito nos escalões anteriores, entrar num torneio e deixar uma marca para todos os que observam os nossos jogos: «Estes miúdos têm um bom futebol, sim senhor!»
Não saão as medalhas, as taças, que nos dão orgulho.
É o desempenho em campo. A forma como em cada minuto de jogo queremos ser nós a dominar, a mandar no jogo, a decidir o encontro, a ter a bola, a construir jogadas.
É verdade que há equipas a jogar feio que ganham muitas taças... é verdade. Sabemos disso!
Até já houve uma equipa de seniores na I LIga que ganhou um Campeonato Nacional, a dar porrada do primeiro ao último minuto... Foi o Boavista! A equipa com o jogo mais feio que alguma vez vi... E foram campeões!
«Que levem a taça» - costuma dizer-se para esta gente que faz tudo, atropela todas as boas regras do bom senso e do fair-play só para ganhar...
Não, no Almada não vemos equipas a queimar tempo, a atirar a bola para longe...
Isso pode acontecer de quando em vez, mas naturalmente vamos ouvir alguém a corrigir, a criticar! Não é um princípio da boa formação no Almada.
Mais a longo prazo esperamos que esta equipa faça um bom campeonato, que os miúdos que compõem o plantel evoluam... joguem cada vez melhor. Ganhem competências, desenvolvam aptidões... que cheguem ao fim do ano e possamos dizer: «Este miúdo está cada vez melhor...»
Se pensarmos a dois anos, qual é o objetivo?
É que construamos cada vez maior solidez no grupo para que na época seguinte 2013/2014 cheguemos ao Campeonato Nacional de Juvenis (isto só será possível se a equipa «A» de Juvenis conseguir a subida de divisão este ano... esse sim, um objetivo assumido pela direção do clube)
VEJAMOS os vários patamares possíveis para esta nossa época:
5- Se ficarmos nos últimos cinco lugares da classificação (10.º, 11.º, 12.º, 13.º ou 14.º) diria que não atingimos os nossos objetivos. Seria sinal de que, mesmo sendo uma equipa «B», jogando quase sempre contra miudos mais velhos, não mostrámos qualidade suficiente para dar garantias de que no ano seguinte, no Nacional, fariamos um bom campeonato.
Numa situação destas, diria que na época seguinte, a fazer o Nacional de Juvenis, voltaríamos a descer de divisão (isto se mantivéssemos o plantel igual, sem entradas de grande qualidade).
4- Se conseguirmos ficar num lugar razoável (7.º, 8.º ou 9.º) desta 2.ª Divisão Distrital, diria que teríamos conseguido um lugar menos despristigioso, um lugar honroso, mas seria sempre uma posição mediana, razoável... No fundo estaríamos a dizer aos nossos adversários do Campeonato Nacional que somos uma equipa razoável... capaz de dar luta. Mas pouco mais!
3- Se ficarmos num lugar muito interessante (4.º, 5.º, 6.º) será uma prova de que temos um conjunto forte, um conjunto que deu provas de estar acima da média dos conjuntos da sua idade.
Num Campeonato Nacional de Juvenis seríamos uma equipa para nos batermos pelo meio da tabela.
2- Ficando entre os três primeiros lugares da 2.ª Divisão distrital, sendo uma equipa «B», não tenho dúvidas de que estaremos a dar provas de termos qualidade para fazer um excelente campeonato Nacional na época seguinte! A mostrar que nem sequer precisaremos de reforços para fazer um grande campeonato no Nacional.
1- Ficar em 1.º lugar do Campeonato Distrital, 2ª Divisão, seria uma grande surpresa e algo completamente surpreendente. Ninguém espera que miúdos com 16 anos consigam mostrar superioridade a todas as equipas formadas por miúdos com 17 anos... Aí seria a prova indubitável que estávamos preparados para um grande campeonato Nacional... quem sabe até a lutar pela passagem á segunda fase.
Agora, perguntam-me, «qual é a tua opinião? Do que conheces da equipa, que achas vai acontecer? Em que capítulo a equipa vai encaixar?»
Pois, não me atrevo a fazer esse palpite, porque não passaria de um palpite sem qualquer fundamento.
O que sei é que conheço 4 equipas com quem vamos jogar neste campeonato. Dessas 4 equipas posso dizer que, se tivermos sorte, se tudo correr bem, se não nos falharem jogadores no plantel... se isto, se aquilo... com todos esses «ses» são equipas que nos são acessíveis.
Podemos ganhar a essas 4 equipas.
Só que este campeonato tem mais 10 equipas... Não faço a mais pequena ideia do valor de equipas como o Paio Pires, como o Quinta do Conde, o Luso, o Moitense, o Galitos, o CRI, o Monte, o Trafaria... etc etc...
O que sei é que temos um excelente conjunto e temos condições para fazer um bom campeonato!
Só a meio do campeonato, depois de ter visto todos os nossos adversários, é que posso dar uma opinião...
Sem comentários:
Enviar um comentário